Contente
- 1 Formigas em cerejas: boas ou más
- 2 Por que as formigas aparecem nas cerejas
- 3 Por que o aparecimento de formigas nas cerejas é perigoso?
- 4 Métodos de controle da formiga cereja
- 5 Como salvar uma cereja das formigas: armadilhas e dispositivos
- 6 Como voce pode tratar uma cereja de formiga
- 7 Como remover formigas debaixo das cerejas
- 8 Regras para processamento de cerejas de formigas
- 9 Medidas de prevenção
- 10 Conclusão
Muitos jardineiros se esforçam por todos os meios para se livrar das formigas nas cerejas, classificando-as como pragas maliciosas. Em parte, eles têm razão, já que se formigas correm pelo tronco, com certeza os pulgões serão encontrados na cereja. Mas nem tudo é tão simples.
Formigas em cerejas: boas ou más
Os jardineiros têm uma atitude ambivalente em relação às formigas nas cerejas e outras árvores. Na verdade, essas são vespas que perderam suas asas no período Cretáceo. Eles preservaram a forma de alimentação das vespas: proteína para larvas, carboidratos para adultos.
Para alimentar as larvas, as operárias carregam todas as proteínas que podem encontrar:
- lagartas;
- Zhukov;
- larvas diferentes;
- pedaços de carne de animais mortos.
Ao destruir outras pragas de jardim, as formigas trazem benefícios tangíveis. Mas os adultos também querem comer. Eles podem se alimentar de sementes, seiva e néctar das plantas, mas sua principal fonte de carboidratos é a melada. Este é o nome dos excrementos de pulgões, cochonilhas e cochonilhas devido ao alto teor de açúcares. A coleta não é um negócio confiável, a pecuária é mais lucrativa. E as formigas encontraram uma saída: reproduzindo pulgões em árvores e arbustos.
Como resultado da evolução, algumas espécies até desenvolveram uma casta de "criadores de gado". A formiga "boiada" passa o inverno em celeiros subterrâneos quentes. No inverno, os donos também cuidam dos "bezerros" - os ovos, lambendo-os e limpando-os.
Como todo gado precisa ser pastoreado, as formigas cuidadosamente trazem suas "vacas" para o pasto na primavera. Este último é freqüentemente jogado por árvores frutíferas no jardim. Pulgões pastam em suas pastagens, dando "orvalho" doce às formigas como pagamento.
Por causa da "criação de gado" desenvolvida, os jardineiros e as formigas se alistaram como pragas. Se os “criadores de gado” não sofrerem interferência, suas “vacas” serão capazes de matar árvores novas, e as velhas certamente perderão suas colheitas. No entanto, sem formigas, os pulgões também aparecerão nas árvores, pois também voam. Isso significa que você não deve arruinar fanaticamente formigueiros e destruir seus residentes. É o suficiente para bloquear seu caminho até as árvores.
Por que as formigas aparecem nas cerejas
Estritamente falando, eles aparecem em todas as árvores. A partir do momento em que as formigas acordam, elas precisam começar a armazenar alimentos e, portanto, incluir a transferência de pulgões para as árvores para receberem melada. Naturalmente, eles transferem suas proteções para as árvores que já começaram a despertar. Ainda não há grama adequada no início da primavera. E nem todas as árvores brotaram ainda. Neste momento, as culturas de frutas com caroço estão florescendo ativamente. É nelas que as formigas carregam pulgões.E então eles apenas correm para frente e para trás, recolhendo suas presas e transferindo-as para o formigueiro. Como a cereja é uma das primeiras árvores que acorda cedo, o aparecimento de formigas nela é natural.
Ciclo de vida da praga
A formiga é um inseto em transformação completa. Isso significa que em seu desenvolvimento passa por 4 etapas:
- ovo;
- larva;
- crisálida;
- um adulto.
A formiga cresce apenas na fase larval.
O ciclo de vida começa com um ovo. O sexo da futura formiga depende se ela é fertilizada ou não. As fêmeas eclodem de ovos fertilizados, os machos de ovos não fertilizados. Os ovos são geralmente armazenados em pequenos "pacotes".
A larva eclodida é inativa e parece um verme. Você pode ver um análogo de uma larva de formiga em um álamo ou ninho de abelha. As fêmeas trabalhadoras alimentam a ninhada. Depende do tipo de comida, se você acaba com uma formiga rainha ou um indivíduo trabalhador. Como as coberturas externas da larva são capazes de se esticar apenas até certos limites, a futura formiga é forçada a mudar. Durante o crescimento, a larva passa por 4 mudas.
No último estágio de crescimento, a larva entra em fase de pupa. Esses casulos, geralmente a granel, são popularmente chamados erroneamente de ovos de formiga. São as formigas que salvam febrilmente quando o formigueiro é destruído.
Se um macho emergir da pupa, seu tempo de vida será limitado a apenas algumas semanas. Ele morrerá imediatamente após a fertilização da mulher. O útero pode viver até 20 anos, mantendo a colônia viva. A expectativa de vida de um indivíduo trabalhador é de 1-3 anos. Em condições naturais, a população do formigueiro é totalmente renovada em um ano.
Sinais e causas do aparecimento
Sinal do aparecimento de formigas na cereja é o caminho desses insetos, que sobem e descem pelo tronco da árvore. Se ainda não há caminho e os pulgões já chegaram nas folhas, logo aparecerão formigas.
Existem apenas duas razões para o aparecimento de formigas em árvores frutíferas: pulgões e frutas maduras e bagas. A época da primeira razão é a primavera ou início do verão, a segunda é o período de amadurecimento da cereja. As formigas não se importam em comer frutas e bagas doces. A maioria dos jardineiros provavelmente já viu esses insetos enxameando frutas em buracos roídos.
Por que o aparecimento de formigas nas cerejas é perigoso?
Esses insetos não são capazes de causar danos à própria árvore. O perigo é que os pulgões se espalhem muito rapidamente na árvore e danifiquem os frutos maduros. Cerejas com casca danificada apodrecem rapidamente, o que significa perda de safra.
Métodos de controle da formiga cereja
Lutar contra formigas no jardim é divertido e interminável. Porque livrar-se das formigas para sempre só é possível de duas maneiras:
- salgue bem o solo e renove a "salga" todos os anos (as chuvas lavam o sal);
- encher a área com derivados de petróleo para saturar o solo com 20 cm de profundidade (também renovar periodicamente).
Bem, sim, nada vai crescer. Mas o objetivo era livrar-se das formigas e não cultivar algo em seu site.
Se você precisa de uma colheita, terá que se contentar com meias medidas e travar uma luta sem fim com as formigas:
- trate os troncos das árvores com inseticidas;
- desenterrar o terreno no local;
- limpe a área de restos de plantas;
- construir armadilhas para formigas;
- trate as árvores e o solo com inseticidas.
Mas, em qualquer caso, nenhuma maneira permitirá que o jardineiro se livre das formigas para sempre. E você não precisa disso. Esses insetos trazem mais benefícios do que danos.
Como salvar uma cereja das formigas: armadilhas e dispositivos
Os inseticidas atuam apenas nos insetos que entram em contato com eles de uma forma ou de outra.Isso significa que o uso de produtos químicos destruirá alguns dos indivíduos ativos, mas não afetará seriamente a vida do formigueiro. Portanto, faz pouco sentido tratar o jardim das formigas com inseticidas. É isso em paralelo com a destruição de outras pragas.
Mas faz sentido fazer armadilhas ou dispositivos que não permitam que as formigas escalem o tronco da cerejeira. Você também pode tentar se livrar dos insetos com aromas.
Como espantar as formigas das cerejas com aromas
Todas as tentativas de afastar as formigas das cerejas com a ajuda de cheiros são remédios populares. Com exceção das preparações "naturais" com aroma de lavanda, produzidas por método industrial.
Se uma sala pode ser tratada com óleos aromáticos, então é um prazer caro para um jardim. Os jardineiros estão tentando assustar as formigas com plantações de jardim de cheiro forte:
- alho;
- cebolas;
- salsão;
- aneto.
Às vezes, eles também tentam se livrar dos insetos plantando flores como malmequeres ou calêndulas. Infelizmente, a prática mostra que formigas analfabetas rastejam bem sobre todas essas plantas repelentes "terríveis". E se você plantar endro, alho ou cebola muito perto das cerejas, eles também usam os brotos de flores de ervas aromáticas como um caminho para a árvore.
Salmão, vinagre e vodka "funcionam" por algumas horas. Exatamente até o momento em que o líquido seque. Portanto, livrar-se das formigas nas árvores com a ajuda de substâncias aromáticas não funcionará. As armadilhas para cerejas são muito mais eficazes quando devidamente cuidadas e atualizadas.
Como se livrar de formigas em cerejas usando armadilhas
Todas as armadilhas para formigas envolvem algo em torno da árvore. Nome apropriado: cinto de caça. O princípio de todas essas armadilhas é o mesmo: a formiga cai em uma superfície pegajosa ou viscosa e não consegue sair. Você pode comprar cintos de pesca na loja ou fazer você mesmo. As cintas de pesca podem ser:
- de uma fita especial comprada em uma loja;
- de fita adesiva comum;
- de fita adesiva para moscas.
O cinto de caça é enrolado no tronco da árvore, fechando a linha. A fita adesiva é enrolada ao redor do tronco da cereja com o lado adesivo para cima. Fazer essas armadilhas não é difícil, mas o principal aqui: preparar o tronco da árvore.
Preparação de uma seção do tronco para uma cinta de pesca
As formigas são capazes de rastejar até o menor espaço, então um lugar no tronco de uma cereja deve ser preparado para a instalação de um cinto. A casca morta é removida de uma seção de 10-15 cm de largura de uma árvore. É dada especial atenção às cerejas velhas com casca retorcida. Todas as irregularidades do tronco são cobertas com argila ou outro material plástico.
O objetivo da preparação do tronco da cerejeira é bloquear o caminho das formigas sob a correia de captura.
Desvantagens das correias
Todas as superfícies adesivas das correias ficarão empoeiradas rapidamente e perderão a capacidade de pegar insetos. Além disso, as formigas há muito dominam a arte de passar por cima dos cadáveres de seus companheiros de tribo. Portanto, é improvável que o efeito das correias de retenção nas árvores dure mais do que alguns dias. A única saída aqui é atualizar constantemente a superfície adesiva ou usar uma nova correia. A fita adesiva tem outra característica desagradável: não gosta de água. A chuva pode fazer com que a fita caia.
Outras maneiras de lidar com formigas em cerejas
Acredita-se que clarear o tronco com cal ou giz ajuda a se livrar das formigas. Na verdade, eles são um e o mesmo. Mas a prática mostra que as formigas não correm ao longo dos troncos branqueados das árvores apenas nos primeiros dois dias. Portanto, arneses adicionais são usados para rede de segurança. Freqüentemente, uma corda embebida em algum tipo de substância gordurosa é usada para esse propósito.
Como um cinto completo não é feito neste caso, a corda é amarrada diretamente ao tronco. Como um impedimento, eles são usados:
- óleo vegetal;
- alcatrão;
- petrolatum;
- graxa.
Mas, de acordo com os jardineiros, a menos que o óleo vegetal não prejudique as árvores. E isso não é preciso. Mas eles provavelmente já verificaram as árvores mortas com alcatrão e graxa queimando a casca sob a corda.
Este tipo de proteção em árvores só pode ser usado amarrando a corda sobre algum material de proteção. Normalmente polietileno ou filme plástico. Mas, com o calor, todos os derivados de petróleo entram no estado líquido e escorrem para o tronco da cereja. Na verdade, isso é o mesmo que aplicá-los a uma árvore sem qualquer proteção.
Saia
Se você pode fazer tudo certo, ele permite que você se livre das formigas na cereja da maneira mais suave. A “saia” não os assusta nem os mata. Só não permite que as formigas subam na cerejeira. A seção da árvore onde será fixada a saia é preparada da mesma forma que os cintos de caça.
A saia em si é geralmente uma garrafa de plástico cortada no sentido do comprimento. É fixada no tronco da cereja para que não haja buracos na parte superior. A incisão deve ser selada, também não deixando oportunidade de sair por ela. A borda inferior da saia não deve se encaixar confortavelmente no tronco da cereja para que as formigas possam rastejar por baixo dela. É por isso que esse dispositivo é chamado de saia. É semelhante em forma a ela.
Frustrar
Um pouco parecido com uma saia, mas com falhas graves. Você precisará de uma tira de papel alumínio para fazer este dispositivo. A cerca de 2 cm da borda que ficará o topo é dobrado em ângulo reto e pequenos cortes são feitos. Estes últimos são necessários para fazer com que a folha fique mais lisa no tronco da cereja. Depois disso, o material é enrolado na árvore e fixado.
Em teoria, as formigas não podem escalar a borda dobrada e cair. Isso é feito desde que os insetos subam. A foto mostra claramente que a folha nunca fica plana no tronco da árvore e há espaço suficiente sob ela para as formigas.
Mas se a seção do tronco também for lisa, o barbante, que precisará amarrar o papel alumínio à cereja, bloqueará o caminho dos insetos entre a armadilha e a árvore. Mas não há garantia de que será possível se livrar das formigas forrageadoras.
Cinturão de sinuca
Feito de uma larga tira de borracha. Esta armadilha requer uma boa quantidade de trabalho. Primeiro, a borracha é fixada na cereja com sua extremidade superior, assim como a saia. A borda inferior é dobrada para cima de forma que uma ranhura de borracha se forma ao redor do tronco da árvore. A partir de baixo, a estrutura deverá ser sustentada por escoras de arame ou outra coisa. Objetivo: evitar que a borracha se desenrole.
O óleo vegetal é despejado na sarjeta. Deve ser trocado, pois fica sujo com cadáveres de formigas. Recomenda-se o uso de óleo vegetal em caso de "acidente" se o anel se abrir.
Idéia com enchimento de poliéster
Esta é uma opção de reserva, a segunda linha de defesa depois do cinturão oleado no tronco da árvore. O inverno sintético é amarrado nos galhos principais da cereja acima do cinto de dissuasão. Não se sabe se esse material ajudará a livrar-se das visitas de formigas forrageadoras às cerejas, uma vez que não existem estatísticas especiais. Alguns acreditam que as formigas caminharão ao longo do inverno sintético, outros que ficarão confusas.
Como voce pode tratar uma cereja de formiga
Para se livrar das formigas, as cerejas são pulverizadas com inseticidas ou repelentes. Mas deve-se ter em mente que o remédio só funcionará em indivíduos que trabalham.
Remédios populares
Remédios populares geralmente significam infusões e decocções de ervas:
- alho;
- tops de beladona;
- celidônia;
- tansy;
- absinto.
Mas, para ser justo, livrar-se das formigas dificilmente ajudará. De remédios não fitoterápicos a negócios, muitas vezes vão:
- cinza de madeira;
- sabão em pó;
- amônia;
- vinagre.
Essas substâncias podem agir bem em insetos que não vivem em colônias.Mesmo a morte de várias centenas de operárias não afetará significativamente a vida da colônia de formigas.
Biológicos
Os biológicos são usados para destruir não as formigas, mas seu "gado". Portanto, as cerejas podem ser tratadas com qualquer bioinseticida que atue sobre os pulgões. Os mais populares;
- Fitoverm;
- Akarin;
- Jardim saudável.
Os medicamentos são usados de acordo com as instruções, geralmente escritas na embalagem ou anexadas a ela.
Produtos químicos
Com produtos químicos, a questão é controversa. Para se livrar de uma colônia de formigas, você deve usar inseticidas potentes com ação de contato ou a luta será interminável. Para formigas no país, você pode usar pulverização ou grânulos. As marcas mais populares são:
- Raptor;
- Karbofos;
- Klaus.
Ao escolher um medicamento, deve-se atentar não só para a inscrição que indica os insetos exterminados, mas também para a composição.
Existem preparações destinadas a exterminar as formigas em casa e existem para o jardim. Eles podem diferir não apenas no tamanho da embalagem, mas também no ingrediente ativo.
Raptor
Para formigas no jardim, geralmente são usados grânulos que contêm fipronil. O produto químico venenoso tem a capacidade de penetrar a quitina e aditivos especiais atraem insetos. Quando as formigas entram em contato com os grânulos, o veneno penetra em seu interior e as operárias morrem. A duração dos grânulos é de 2 meses.
Karbofos
Um potente inseticida, uma solução líquida que trata as árvores contra as pragas. Só pode ser usado na primavera, quando ainda não há frutos silvestres nas cerejas. Com a ajuda de karbofos, é possível se livrar das formigas. Mas você precisa borrifar no chão. O medicamento é diluído de acordo com as instruções. Destruir o formigueiro exigirá um conjunto de medidas e muito trabalho.
Para começar, eles rastreiam onde as forrageadoras carregam suprimentos. Em seguida, eles cavam o formigueiro o mais fundo possível e o processam com karbofos de cima.
Os chumbinhos também permitem que você se livre de toda a colônia de formigas. Depois de rastrear o formigueiro, as operárias são bloqueadas no caminho das cerejas para seus pulgões favoritos. Em seguida, microgrânulos de malofos são espalhados perto do formigueiro. Presume-se que as formigas famintas irão, mais cedo ou mais tarde, alimentar sua rainha com veneno. Mas, dada a diversidade do suprimento alimentar para esses insetos, o método é questionável.
Dr. Klaus
A partir das formigas no local, o produto é liberado em duas formas: spray e granulado.
Composição do spray:
- lambda-cialotrina 0,1%;
- sinérgico;
- estabilizador;
- emulsionante;
- agua.
Para processar uma casa de campo de verão a partir de formigas, eles primeiro encontram um formigueiro. Em seguida, eles desenterram, pegando as larvas. Pulverize o solo com um spray. Todos os caminhos das formigas são processados. Após 2 dias, as formigas devem desaparecer.
Composição do grânulo:
- lambda-cialotrina 0,05%;
- sinergista 0,15%;
- estabilizador 0,8%;
- emulsionante;
- atrativos alimentares.
Use luvas de borracha ao usar pellets. A droga é despejada nos caminhos pelos quais os insetos se movem. Os componentes dos alimentos atraem formigas, que carregam os pellets de volta ao seu armazenamento. Consumo de fundos 15 g por 1 m². Após 2 dias, os insetos morrem.
Muratox
Às vezes, também há recomendações para o uso dessa droga para se livrar dos insetos rastejantes nas árvores. Mas é mais adequado para uso interno do que para espaços abertos. Ingrediente ativo: diazinon 60%. Produzido na forma de concentrado líquido. A solução é usada em locais onde as formigas se reúnem.
Como remover formigas debaixo das cerejas
Os tratamentos de solo mais populares são cal e cinzas. É verdade que a principal tarefa aqui é não exagerar com essas substâncias.A cal neutraliza a acidez do solo, mas pode não ser necessário. Ash é um fertilizante de nitrogênio natural que também deve ser usado com muito cuidado. Desde que o jardineiro precise de cerejas e não de uma bela árvore verde.
Tem mais uma coisa. Jardineiros que experimentaram essas substâncias dizem que o método funciona apenas nos primeiros dias. Então as formigas param de prestar atenção ao calcário e às cinzas.
É bom que o jardineiro saiba que suas árvores não têm cobre ou ferro. Nesse caso, o solo sob a árvore pode ser eliminado com uma solução de sulfato de cobre ou ferro. A árvore receberá o elemento que falta e as formigas morrerão.
Outra opção é conduzir o formigueiro com trapos de óleo. A entrada é coberta com trapos untados com óleo. Alguns dias depois, os insetos cavarão uma nova entrada longe da antiga. Cubra com trapos novamente. E assim, gradualmente, "afaste" as formigas da cereja.
Regras para processamento de cerejas de formigas
Como outras árvores frutíferas, a primeira vez para tratar cerejas de formigas e outras pragas é na primavera, quando as árvores ainda hibernam. Normalmente, esta é a primeira década de março. Desde que o ar já tenha aquecido até 5-6 ° C. Nesta altura, as cerejas da horta são pulverizadas com uma solução de sulfato de cobre e os troncos das árvores caiados. De olho nas formigas, você também deve cuidar para preparar um local para prender as correias no tronco da árvore.
As cerejas jovens são pulverizadas com solução de vitríolo a 1%. Para árvores velhas, prepare 3%. Como o sulfato de cobre pode ser misturado com cal, após a pulverização, os troncos das cerejas são branqueados. O vitríolo também pode ser adicionado à argamassa para aumentar o efeito.
Você pode caiar as cerejas mais tarde, mas não vale mais a pena adicionar vitríolo, pois é venenoso. No final da primavera, antes que a cereja comece a amadurecer, as árvores podem ser tratadas com produtos químicos industriais de ação sistêmica e de contato. Mas durante o amadurecimento das cerejas, ou seja, por volta de meados de junho, você terá que lidar com produtos biológicos ou remédios populares.
É durante o período de amadurecimento das cerejas que o uso de formigueiros nos troncos das árvores será a solução ideal, pois não afeta em nada a qualidade dos frutos. Depois de colher as cerejas, as árvores podem novamente ser tratadas com pesticidas. Drogas sistêmicas são necessárias para se livrar do "gado" das formigas. Para se livrar das formigas nas árvores, é mais aconselhável usar venenos de contato.
Como e quando pulverizar árvores
Antes de borrifar as cerejas com qualquer remédio, incluindo remédios populares, é uma boa ideia verificar a previsão do tempo. Nos próximos 3 dias, não deve chover, para não lavar o inseticida. É melhor processar as árvores de manhã cedo ou à noite e sempre com tempo calmo. Este último é necessário, em primeiro lugar, para a segurança do jardineiro. Mesmo que remédios populares sejam usados ao borrifar as cerejas, o contato com os olhos da infusão ou do caldo causará muitas sensações desagradáveis.
Para trabalhar com inseticidas industriais, você precisa usar:
- capa de chuva de borracha com capuz;
- máscara com respirador;
- óculos de proteção;
- luvas de borracha;
- botas de borracha.
A capa pode ser substituída por uma roupa de proteção química.
Frequência de processamento
Este fator depende diretamente dos meios usados da última vez. "People's" deve ser atualizado pelo menos uma vez por semana, e alguns deles ainda mais a cada dia. Ao processar cerejas com preparações industriais, deve-se observar as instruções de uso. Alguns produtos têm um período de proteção das árvores contra insetos por 2 semanas, para outros - até um mês.
Medidas de prevenção
As medidas para evitar que as formigas visitem as cerejas incluem:
- escavação profunda da terra ao lado das árvores;
- ausência completa de plantas sob as cerejas, especialmente "espantando" o endro, a cebola e o alho;
- limpeza regular do jardim de resíduos de plantas secas;
- verificação sistemática de placas de ardósia, placas e outros detritos semelhantes no local;
- processamento de árvores de pragas na primavera e no outono;
- poda higiênica de cerejas;
- colheita oportuna.
As formigas gostam muito de arranjar formigueiros debaixo de algo aquecido ao sol. Freqüentemente, são folhas de ferro para telhados ou ardósia. Os insetos trazem pupas sob esses lençóis quando é necessário aumentar a temperatura em futuros adultos. Da mesma forma, eles podem organizar um "jardim de infância" sob folhagem seca. Se você não jogar lixo no jardim, ou pelo menos mover o lixo regularmente, você pode complicar seriamente a vida de uma colônia de formigas.
Conclusão
Eliminar as formigas nas cerejas não é tão fácil como gostaríamos. É melhor se livrar dos insetos com barreiras nos troncos das árvores, bloqueando apenas o caminho das cerejas para as forrageadoras. Deixe-os procurar comida em outro lugar e pegar invertebrados nocivos, e não criar suas "vacas".