Contente
Freqüentemente, os jardineiros que cultivam plantas em estufas se deparam com vários insetos que podem destruir a plantação pela raiz. Entre essas pragas está o ácaro-aranha. Lutar contra os ácaros da aranha não é uma coisa tão fácil. Este inseto microscópico tem grande vitalidade e é capaz de sobreviver em qualquer condição.
O que os jardineiros não inventam para se livrar do carrapato, o que eles não regam e borrifam. Na maioria das vezes, a praga se instala em estufas onde os pepinos são cultivados. Tentaremos falar sobre os métodos de destruição do ácaro-aranha, muitos dos quais há muito tempo usados por jardineiros experientes.
Descrição da praga
A luta contra um carrapato terá sucesso se você souber que essa praga específica se instalou em seus pepinos:
- O inseto pertence aos aracnídeos, tem 4 pares de patas.
- Os bigodes e as asas estão faltando.
-
O ácaro pode ser vermelho, verde-amarelo ou laranja.
- É difícil ver a praga devido ao seu tamanho insignificante: um carrapato adulto não tem mais de 1 mm de comprimento. Embora seja raro para os jardineiros, havia duas vezes mais espécimes.
- O habitat é a parte inferior da folha na qual uma teia de aranha é tecida. Jardineiros experientes notam a praga na estufa pelos pequenos pontos claros na superfície superior das folhas do pepino.
O carrapato se multiplica instantaneamente. Julgue por si mesmo: uma fêmea é capaz de botar 400 ovos por dia e vive pelo menos 30-50 dias. Os ácaros surgem dos ovos, que depois de algum tempo põem ovos sozinhos, escondendo-os na teia de aranha.
O ciclo de desenvolvimento continua continuamente. Mesmo no outono, as fêmeas conseguem botar ovos. As pragas que apareceram na estufa nos últimos dias quentes invertem bem e tudo começa de novo.
Controle de carrapatos
Assentamentos de uma praga que se multiplica na velocidade da luz prejudicam as plantas. Portanto, os jardineiros, especialmente os iniciantes, estão interessados em como lidar com os ácaros da aranha em uma estufa.
Existem diferentes maneiras de se livrar da praga:
- biológico;
- folk;
- agrotécnica;
- químico.
Método biológico
Este método de controle de ácaros em uma estufa é seguro para plantas e humanos. O que pode ser usado para destruir a praga:
- Preparações acaricidas... Para sua fabricação, utilizam-se cogumelos que vivem no solo e são capazes de destruir a praga. Devido à ação seletiva da droga, outros insetos não morrem.
- Inimigos naturais... Na natureza, existem ácaros predadores, cujo principal alimento são os insetos vegetarianos. Eles não tocam nas plantas.
- Plantas repelentes... Existem várias plantas cujo cheiro repele os ácaros da aranha. Em primeiro lugar, tomate, alho, cebola.
Maneiras populares
A luta contra uma praga nociva na estufa é feita por jardineiros há muito tempo. Os métodos populares às vezes funcionam com mais eficiência do que as preparações químicas, se aplicados em tempo hábil, sem esperar pela reprodução em massa das pragas.
Como se livrar de um ácaro-aranha usando decocções e infusões de ervas, medicamentos? Considere algumas das receitas mais comuns:
- Você precisará de cerca de 1,5 kg de topos de batata. Após o corte em pequenos pedaços, a massa verde é despejada com 10 litros de água. Após 3 horas, o produto está pronto para pulverizar as pragas. Durante o processamento, apenas os adultos morrem e os ovos permanecem. Portanto, o procedimento é repetido várias vezes a cada 3-5 dias até a destruição completa. Com uma solução filtrada, você precisa processar a parte inferior da folha.
- Pegue 400 gramas de tomate picado, que são despejados com 10 litros de água limpa. Para obter o melhor efeito, ferva por 30 minutos. Para cada dois litros do caldo resultante, adicione 30 gramas de sabão em pó. A pulverização leva à destruição não apenas de pulgões, mas também de outras pragas de insetos.
- A casca da cebola vai aliviar não só o verme, mas também o carrapato. Coloque a casca em um balde até a metade e encha-o com água quente (não fervendo!). O remédio contra o ácaro-aranha estará pronto em 24 horas. Coe bem antes de pulverizar. Para melhor aderência da solução, pode-se adicionar sabonete líquido.
- Uma solução preparada com base em pastinaga de vaca funciona bem. Folhas, raízes e caules são colhidos antes ou depois da floração e secos. Para 10 litros de água, é necessário 1 kg de matéria-prima seca.
Dicas de jardineiro:
Agrotécnica na luta contra os carrapatos
O cumprimento das regras agrotécnicas permite que você cultive plantas de estufa sem doenças e pragas.
O que precisa ser feito:
- O ácaro-aranha não gosta de altas temperaturas e alta umidade, mas essas condições são ideais para pepinos. Não é difícil aumentar a umidade, basta borrifar as plantas várias vezes ao dia.
- O solo da estufa deve ser escavado na primavera e no outono.
- A limpeza é a chave não apenas para a saúde humana, mas também para o crescimento seguro das plantas. Os resíduos de plantas não devem ser deixados na estufa, onde podem permanecer pragas e esporos de doenças.
- As ervas daninhas são removidas assim que aparecem.
Química de proteção de plantas
Via de regra, os jardineiros usam meios químicos de controle em casos extremos, quando já usaram métodos populares ou biológicos, mas mesmo assim o ácaro-aranha continua a se banquetear na estufa.
A produção química moderna produz muitos medicamentos que podem ser usados para tratar a estufa e as próprias plantas. Recomendado:
- Fitoverm;
- Aktofit;
- Kleschevite;
- Agravertine;
- Akarin;
- Vertimek.
Se não foi possível se livrar do ácaro-aranha com as drogas acima, você pode usar meios mais fortes, como Actellik e Bi-58.
A técnica agrícola de utilização de produtos químicos possui características próprias, que devem ser respeitadas para não prejudicar as plantas e o homem:
- Antes do processamento, o solo deve ser regado em abundância.
- Sabão de potássio verde é adicionado à solução de qualquer produto químico para melhor adesão.
- Ao pulverizar, é indesejável atingir as raízes. Mas o solo ao redor da planta e da estufa pode ser processado com segurança.
Um ácaro-aranha em uma estufa não morre após um único tratamento, pois os produtos químicos não afetam os ovos. A nova pulverização é realizada após 10 dias, mas com um medicamento diferente. E assim, pelo menos 3-4 vezes. Você pode se livrar de um carrapato para sempre se usar a luta contra ele de uma forma complexa, usando todas as medidas de controle.
Praga na estufa:
Lavoura e estufas
Pulverizar plantas com efeito de estufa não dará o resultado desejado se o solo e as paredes da estufa estiverem infectados com pragas e esporos de doenças.A luta contra os ácaros-aranha na estufa deve ser iniciada com o tratamento do solo. Via de regra, esse parasita hiberna no solo e, na primavera, começa a se multiplicar novamente.
Você pode destruir o inseto no solo e na superfície da estufa com a ajuda de pesticidas ou gravetos especiais que são jogados no solo. Quando a água entra em contato com eles, os gravetos se dissolvem, matando as pragas ao seu redor. Penetrando através do sistema radicular na planta, eles tornam o suco não comestível para o ácaro.
Hoje, os fabricantes oferecem varas de jardineiro, que, além da substância venenosa, incluem fertilizantes complexos:
- Pino da planta;
- Etisso;
- Substral;
- Polonês varas "Green House".
Se durante o verão não foi possível lidar com o problema, no outono você terá que substituir completamente o solo e tratar a própria estufa com as seguintes composições:
- 5% de sulfato de cobre;
- Solução aquosa de água sanitária a 4-6%;
Uma estufa tratada com vitríolo ou alvejante pode ser fumigada com bombas de enxofre. O gás é capaz de penetrar em qualquer fenda, então as pragas são mortas em 100%.
Vamos resumir
Quaisquer doenças e pragas causam muitos problemas para os jardineiros. Se você não tomar medidas de controle oportunas, o ácaro-aranha o deixará sem uma colheita. Todos os seus custos materiais e esforços físicos serão em vão. Portanto, as plantas na estufa devem ser constantemente inspecionadas para evitar que os ácaros se multipliquem.