Contente
A mariposa do repolho é uma borboleta pertencente à família da mariposa voadora da foice. É uma das principais pragas das culturas crucíferas. Distribuído em todo o mundo. O inseto causa os maiores danos nas estepes e regiões de estepe florestal.
Por que a traça do repolho é perigosa?
As próprias borboletas não representam perigo para o repolho. O aparelho oral é pouco desenvolvido, praticamente não comem. No entanto, suas numerosas lagartas podem causar danos significativos às plantas selvagens e domesticadas da família dos crucíferos, que incluem vários tipos e variedades de repolho. É muito difícil prever surtos massivos de números de insetos, bem como as regiões em que aparecem. A foto de uma mariposa do repolho é apresentada abaixo:
Uma característica das borboletas são as antenas, às vezes atingindo 2/3 do comprimento da asa.
No total, 3 ou até 4 gerações da praga podem se formar durante a estação quente. Devido à sua abundância, eles podem sobreviver, apesar do fato de serem eles próprios alimento para várias dezenas de espécies de animais - desde pássaros e pequenos mamíferos a insetos e carrapatos.
As lagartas, com vários dias, se alimentam na parte inferior da folha.
De acordo com agrônomos do CIS, as lagartas são danificadas em vários graus:
- variedades de repolho precoce - de 15 a 17% das safras;
- médio - de 17 a 18%;
- tarde - de 32 a 47%;
- colza - de 19 a 60%.
Mesmo para pessoas não familiarizadas com a agricultura, é claro que as larvas da traça do repolho causam danos significativos a todas as culturas crucíferas cultivadas hoje, portanto, o combate é uma tarefa importante.
Sinais de uma mariposa do repolho
Tendo eclodido do ovo, as lagartas da traça do repolho penetram na polpa das folhas, onde começam a roer através das passagens sinuosas (chamadas "minas") de vários milímetros. Nesta fase, é quase impossível detectar a praga.
Após 2 dias, eles têm sua primeira muda e, depois de mais algumas horas, começam a se alimentar ativamente da polpa, deixando apenas uma fina casca. No 4-5º dia de vida, eles perfuram e saem para a superfície inferior das folhas. Nas plantações de colza, as lagartas danificam principalmente as sementes neste estágio.
Mais tarde, as lagartas praticamente não se escondem.
A coloração protetora os protege bem dos predadores, portanto o tamanho da população, apesar da mudança de comportamento, praticamente não sofre.
Ao contrário das claras, que fazem buracos relativamente grandes, a traça do repolho deixa para trás folhas com vários pequenos danos.
A parte vegetativa da planta é comida principalmente na periferia, mas em alguns casos as cabeças do repolho também podem ser danificadas. O tempo total de vida no estágio larval é de cerca de duas semanas para a praga. Em seguida, a mariposa do repolho pupa e, após 7 a 10 dias, uma borboleta surge da pupa, dando vida à próxima geração.
Como lidar com a traça do repolho
Apesar da prevalência da praga e de sua fertilidade excepcional, existem muitos métodos eficazes para controlá-la. Isso inclui o uso de produtos químicos e remédios populares.
Medidas para combater remédios populares da traça do repolho
Os métodos tradicionais de lidar com a traça do repolho são muito diversos e criativos. Os mais populares são discutidos abaixo.
Atrair inimigos naturais
As vespas ou formigas lutam contra os insetos de maneira mais eficaz. É relativamente fácil atrair esses artrópodes - basta colocar doces no local ou despejar uma solução adoçada no solo.
Usando odores
A maioria dos insetos cheira bem, nem todos são agradáveis para os artrópodes. Este recurso é usado ativamente. O plantio de safras próximas ao repolho com odor pungente ou muito forte pode levar as borboletas da traça-do-repolho para longe do local.
Essas plantas incluem alho ou cebola, batata, tomate, coentro, lovage, calêndula.
A distância recomendada dos canteiros de repolho até o local de plantio das safras repelentes é de 1 m
Se você não quiser se envolver no plantio de plantas, você pode usar várias infusões. Um remédio eficaz é uma decocção de copas de beladona. Para prepará-lo, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 3 kg de tomate ou batata;
- várias cabeças de cebola ou alho (você pode usar cascas de cebola);
- 1 pimenta vermelha;
- 50 g de sabão.
Os ingredientes são misturados em um recipiente com 10 litros de água e infundidos por 24 horas. Em seguida, essa mistura é pulverizada com plantações de repolho.
Outro remédio eficaz é o ácido acético. É diluído na quantidade de 30 ml em 10 litros de água e também é utilizado para pulverização.
Aplicação de refrigerante
O bicarbonato de sódio é misturado à farinha em proporções iguais e o pó resultante é polvilhado com cabeças de repolho. Este método é considerado um dos mais seguros.
Usando armadilhas
O surgimento das borboletas da traça do repolho ocorre à noite. Nesse caso, os insetos voam de boa vontade para as fontes de luz. As armadilhas são lanternas apontando para baixo. Um pires com óleo vegetal é colocado a uma distância de 10-15 cm da fonte de luz. Toda a estrutura é colocada no solo ou suspensa em uma árvore.
As borboletas da mariposa do repolho, atraídas pela luz, caem no óleo e não conseguem mais sair dele. Durante a noite, uma dessas armadilhas pode matar até centenas de insetos.
Armadilhas de feromônio compradas em borboletas podem matar até uma dúzia de insetos por dia
Produtos biológicos contra a traça do repolho
Os inseticidas biológicos ou bacterianos são altamente eficazes, mas seu efeito tem um certo retardo de tempo (de 4 a 12 horas). No entanto, em comparação com os produtos químicos, são menos prejudiciais, pois geralmente atuam contra alguns tipos específicos de pragas.
Para a traça do repolho, o uso de Lepodocida, Bitoxbacilina, Dipel, Dendrobacilina será eficaz.
As preparações listadas são eficazes na colonização de plantas com uma praga de 10 a 25%.
Inseticidas químicos contra a traça do repolho
Os produtos químicos são outra opção para o controle de pragas. Normalmente, as larvas e adultos da traça do repolho morrem 1-2 horas após sua aplicação. A maioria dos medicamentos é baseada em piretróides, peritrinas ou cipermetinas. Recomenda-se o uso de tais meios se o grau de dano pela traça do repolho exceder 10-20%.
Os medicamentos mais populares são Butizan, Triflutex, Decis.
Com um número significativo de insetos, inseticidas mais fortes devem ser usados: Iskra, Sherpa, Inta-vir.
O uso de preparações químicas ou biológicas é, sem dúvida, a forma mais eficaz de combater a traça-do-repolho, mas não se deve esquecer de seus danos ao homem e aos insetos benéficos.
Prevenção do aparecimento da traça do repolho
Em qualquer caso, a luta contra a traça do repolho é uma ocupação bastante árdua e cara (tanto em tempo como em dinheiro). Portanto, a melhor maneira de combater a praga é a profilaxia regular. Abaixo está uma lista de medidas que ajudarão a resistir efetivamente à traça do repolho e evitar que ela se fixe na maioria das plantações:
- Limpeza regular do solo de resíduos de plantas (folhas caídas, galhos, copas, ervas daninhas, etc.)
- Cobrir os canteiros com fibra de agrofibra, malha fina, fiado e outros materiais semelhantes para evitar que as borboletas ponham ovos.
- Plantar em torno do perímetro da plantação e entre os canteiros de safras "assustadoras": coentro, aipo, salsa, erva-cidreira, etc. O aroma dessas plantas protegerá com segurança as safras não apenas das traças do repolho, mas também de muitos outros convidados indesejados .
- Instalação de gaiolas e ninhos no local para atrair pássaros.
- Inspeção regular das folhas dos crucíferos e busca por ovos postos nelas, seguido de destruição.
- Tratamento das sementes antes da semeadura com desinfetantes. Esta medida é especialmente eficaz no combate à traça do repolho na colza.
- Cobrir camas de repolho com agentes perfumados (por exemplo, agulhas).
- Combinar o revestimento de cobertura com procedimentos preventivos (por exemplo, usar um inseticida natural na forma de cinza de madeira).
Todos esses métodos são bastante simples e muito menos trabalhosos do que o controle direto de pragas por qualquer meio.
Cobrir as camas com uma rede é um dos métodos eficazes de proteção
Conclusão
A traça do repolho é uma das principais pragas dos vegetais crucíferos. Este pequeno parasita é capaz de dar até quatro gerações por ano. As larvas de pequenos insetos podem danificar até 50% das safras plantadas, reduzindo significativamente o rendimento e a apresentação dos vegetais. A luta contra eles é bastante difícil e demorada, portanto, recomenda-se a realização de várias medidas preventivas.