Contente
A colher de repolho é uma praga polífaga que pode destruir uma parte significativa das plantações de repolho porque prefere atacar todas as culturas crucíferas. Pertence à classe dos insetos, a família scoop. Para proteger os canteiros de repolho, é preciso conhecer as peculiaridades do desenvolvimento da praga e os métodos de enfrentamento.
Por que a lagarta da colher de repolho é perigosa?
Para começar, você deve se familiarizar brevemente com a praga em si - a colher de repolho. Este é o nome da borboleta, embora suas larvas representem um perigo no jardim. Ela é bastante indefinida, tem asas grandes com dentículos nas bordas. A cor da colher é castanho-acinzentada, a fertilidade é muito elevada.
Enquanto o repolho cresce no jardim, a praga pode produzir 2 ou 3 descendentes. Mas o número de ovos em uma embreagem depende diretamente da região. Em áreas de clima frio, isso acontece apenas uma vez. As regiões do sul, onde a mariposa põe ovos novamente, são mais afetadas.
As larvas da mariposa são as que mais prejudicam as plantas à noite, pois durante o dia têm um tempo de descanso. Portanto, é difícil perceber os ovos e as lagartas da praga durante o dia. A borboleta põe ovos no interior das folhas de couve e não será possível detectar este foco perigoso sem feri-los. As larvas esverdeadas primeiro raspam o tecido na parte inferior da folha do repolho, depois começam a roer buracos de vários formatos.
Após o aparecimento da colher, apenas veias grossas permanecem nas folhas. Em mudas de repolho jovens, a praga rói o caule e a planta morre.
Durante o dia, as lagartas se acumulam na base da cabeça do repolho. Quando chega o outono, eles penetram ativamente na cabeça do repolho, roem as passagens e poluem a cabeça do repolho com excrementos. Esses espécimes não são mais adequados para armazenamento e consumo.
Tendo penetrado no núcleo, a lagarta move-se para o caule, devorando o interior do vegetal ao longo do caminho. Os garfos podem parecer relativamente saudáveis por fora, mas vazios por dentro.
A colher de repolho sobrevive no solo a uma profundidade de 1 m.
Sinais de uma colher de repolho
O conhecimento das características biológicas do desenvolvimento da colher ajudará a determinar o momento do aparecimento da praga. As borboletas aparecem no local no final de maio ou início de junho. A postura dos ovos começa imediatamente. Após 10-12 dias, as lagartas (larvas) irão aparecer a partir deles, que irão completar seu desenvolvimento dentro de 3,5 a 7 semanas. A primeira geração do furo vai crescer no final de junho, o próximo em outubro. Em seguida, as pupas hibernam e as borboletas voltam a aparecer no local. Focando nos estágios de desenvolvimento da praga, é possível perceber na hora o seu aparecimento no site:
- Na fase de crescimento das mudas, as lagartas da traça-do-repolho roem os troncos das mudas. Assim que forem notadas plantas caídas no jardim, significa que as larvas da colher já apareceram e atacaram o repolho.
- Assim que as espigas começam a endurecer, aparecem nas folhas locais com polpa suculenta comida. Restam apenas listras grossas - são vestígios de lagartas em forma de concha de terceiro estádio.
Os sinais listados indicam ao horticultor que existe uma praga nos canteiros de repolho.
Como lidar com uma colher de repolho
Este processo é bastante complicado. Para derrotar o inimigo do repolho, diferentes métodos de luta são usados:
- agrotécnica;
- mecânico;
- biológico;
- químico.
Além disso, os métodos tradicionais e as medidas preventivas são muito eficazes. Tal número de técnicas se deve ao fato de que o combate à pá da couve deve ser feito em qualquer estágio de desenvolvimento.
Medidas para combater a colher de repolho com remédios populares
Técnicas semelhantes são usadas por produtores de vegetais que preferem formulações ou preparações ecológicas. O ingrediente principal nas receitas contra a colher de repolho são as ervas com um sabor ou tempero específico. A partir de uma grande lista de fundos, você precisa destacar os existentes e comprovados:
- Pimenta picante. Você pode pegar vagens frescas (100 g) ou secas (20 g). Despeje a matéria-prima com água (1 litro) e ferva por 1 hora. Filtrar, deixar por 2 dias em recipiente lacrado. Antes de processar o repolho, dilua o volume de solução resultante em 10 litros de água.
- Absinto. Recolher a grama na fase de floração, antes de preparar a solução, pique a cor e os caules. Ferva 10 litros de água, adicione 350 g de matéria-prima picada, deixe por 6 horas. Para aumentar a eficácia do remédio colher, você precisa adicionar 1 colher de sopa. eu. sabonete líquido. Pulverize as plantas 2 vezes em intervalos de 14 dias. Você pode cozinhar absinto de outra maneira. Insista 100 g de excrementos secos de pássaros em 3 litros de água durante 2 dias. Em seguida, ferva 1 kg de absinto em 3 litros de água por pelo menos 15 minutos. Coe as fezes e o absinto, combine as composições, acrescente água até um volume de 10 litros. Pulverize o repolho 2 vezes após 7 dias.
Além de infusões contra colher de repolho, as armadilhas de aroma funcionam bem. Eles precisam colocar iscas, como compotas doces ou fermentadas, colocadas perto da horta. Podem ser copos de plástico, que é importante colocar a uma distância de 1 m das cristas onde a praga é avistada. A mistura deve ser adicionada à medida que evapora, após 2 semanas deve ser substituída por uma nova porção.
Alguns jardineiros preferem infusão de cinzas de madeira (1 copo) + folhas de tabaco (200 g) + pó de mostarda (15 g) + sabão líquido (30 g). Misture os componentes, despeje água fervente (19 l), deixe por 24 horas.
Produtos biológicos contra colher de repolho
Os fabricantes produzem uma ampla gama de produtos biológicos anti-repolho para uso no local. A principal vantagem dessas ferramentas é a segurança. Isso se aplica a humanos e plantações de jardim. Cada pacote contém instruções de uso, o que permite processar repolho com competência. É importante lembrar que o medicamento deve primeiro ser diluído em um pequeno volume de água. A segunda condição é que o último tratamento contra a colher seja o mais tardar 5 dias antes do início da coleta das cabeças. Fitoverm, Lepidocid, Biostop, Bitoxybacillin são usados.
Outro método biológico moderno é o uso de insetos - tricogramas. Esses himenópteros põem seus ovos dentro dos ovos da colher do repolho, destruindo assim a praga.
Produtos químicos contra colher de repolho
Produtos químicos também são usados para combater a praga. Eles são muito úteis para grandes áreas de cultivo e forte propagação de mariposas. Os medicamentos são usados estritamente de acordo com as instruções e com a implementação das precauções:
- Inta-Vir, Iskra-M - tomar 1 comprimido por 10 litros de água;
- Sherpa - 1,5 ml para 1 balde de água limpa.
Existe um grupo de inseticidas seletivos (piretróides), aos quais a colher não se acostuma. Isso é Fury, Decis, Karate.Também existe uma lista de neonicotinóides que são seguros para animais e pessoas - Aktara, Mospilan, Tanrek, Confidor. Eles se decompõem rapidamente no solo.
Dos remédios antigos comprovados contra a praga, são usados pó (5%) e pó de piretro. Para repolho precoce, recomenda-se Fas, Zeta, Decis, Kinmiks. Para tratamentos de verão, Zolon, Danadim, Dursban são mais adequados.
Existem regras gerais para trabalhar com inseticidas:
- spray em um dia calmo;
- aplique quando o sol se põe;
- não use mais do que 2 vezes durante a estação de crescimento do repolho;
- interromper o processamento 1 mês antes da colheita.
É imprescindível verificar o grau de perigo das drogas, utilizar equipamentos de proteção individual.
Prevenção do aparecimento da colher de repolho
As medidas preventivas de pragas são sempre eficazes. Entre os disponíveis para produtores de hortaliças, pode-se distinguir:
- Agrotécnica - aração profunda no inverno nos campos, cultivo de espaçamentos entre linhas no jardim (especialmente durante o período de postura dos ovos), remoção de ervas daninhas de alta qualidade.
- Folk - inspeção regular de repolho, coleta manual de lagartas, colocação de iscas, pulverização preventiva com infusão de ervas
A escavação do solo na primavera elimina as pupas da praga e evita o surgimento de um grande número de borboletas. A escavação no outono também luta contra as pupas, mas torrões não devem ser quebrados.
Os jardineiros sempre compartilham maneiras extraordinárias de lidar com a colher de repolho:
Conclusão
A colher de repolho é uma praga maliciosa. No entanto, ações oportunas e competentes para destruí-lo estão ao alcance de qualquer jardineiro. Sujeito às recomendações, é perfeitamente possível lidar com uma colher de repolho.