Contente
A busca por métodos eficazes de combate a insetos nocivos é um problema urgente para os jardineiros. A lepidocida é um remédio popular contra vários tipos de pragas. As instruções de uso do Lepidocida contêm informações detalhadas sobre o mecanismo de ação e as regras de uso do inseticida.
Descrição do medicamento Lepidocida
A ferramenta é um inseticida de origem biológica. A substância é projetada para proteger as plantações de pragas de insetos. Devido à especificidade dos componentes, tem efeito seletivo.
Composição do Lepidocida
O principal ingrediente ativo são os esporos dos micróbios Bacillus thuringiensis var. Kurstaki, bem como seus resíduos. É um tipo de bactéria gram-positiva do solo que produz endotoxinas que exibem propriedades inseticidas.
Fabricante e formas de liberação de lepidocida
As matérias-primas biológicas para a droga são feitas com a ajuda de OOO PO Sibbiopharm. É um conhecido fabricante russo de substâncias ativas para fins agrotécnicos. As matérias-primas produzidas por esta empresa são utilizadas por outras empresas para a produção de vários tipos de "Lepidocidas".
Detalhes da ferramenta:
A droga é produzida em várias formas. A opção mais comum é um pó para fazer uma suspensão líquida, que é usado para tratar plantas afetadas. O "Lepidocida" é produzido em embalagens a partir de 1 kg. A composição do pó contém um grande número de esporos ativos. No entanto, se usados de forma incorreta, não provocam aumento no número de bactérias, o que diminui a eficácia do inseticida.
A segunda forma de Lepidocida é o concentrado de suspensão (SC). Trata-se de um inseticida na forma líquida, disponível em embalagens de 0,5 litro. Via de regra, é usado para invasões em massa de pragas. Existe também um concentrado de suspensão modificado que contém bactérias de um serótipo diferente.
O mecanismo de ação sobre as pragas
As principais características do Lepidocida são a alta eficácia seletiva e segurança para as plantas. A ferramenta pertence à categoria de inseticidas intestinais.
O efeito ocorre quando os ingredientes ativos do "Lepidocida" penetram no sistema digestivo do inseto. As endotoxinas, que são produzidas por bactérias, são ativadas dentro do intestino e o destroem. Isso leva ao fato de que as pragas perdem sua capacidade de se alimentar e subsequentemente morrem.
O agente é eficaz contra os seguintes tipos de insetos:
- rolos de folhas;
- bicho da seda;
- mariposas do prado;
- mariposa;
- brancos;
- traça da fruta;
- colheres de repolho e algodão;
- mariposas;
- mariposas da maçã;
- Borboleta americana.
A ação do medicamento começa 4-5 horas após o tratamento da planta.A morte em massa de insetos ocorre em 3-7 dias.
Prós e contras do medicamento Lepidocida
O produto biológico tem muitas vantagens. Além de um amplo espectro de ação e um alto nível de eficácia, este inseticida é totalmente seguro para o corpo humano.
Outros benefícios incluem:
- Os ingredientes ativos são seguros para abelhas e insetos polinizadores.
- O produto não tem efeito nocivo nas células vegetais.
- A droga não afeta a composição do solo, já que seu principal habitat são os intestinos dos insetos.
- Bactérias e esporos ativos não se acumulam na fruta.
- As pragas não apresentam resistência ao inseticida, ou seja, não conseguem se adaptar à sua ação.
- O produto pode ser combinado com a maioria dos pesticidas, soluções de álcool, ácidos.
- Resíduos do medicamento são um tipo de resíduo seguro e não requerem descarte especial.
Outros inseticidas biológicos, que são análogos do lepidocida, têm propriedades idênticas. Apesar de uma série de vantagens, essas ferramentas também apresentam desvantagens.
Entre eles:
- Os medicamentos funcionam apenas se entrarem nos intestinos.
- As substâncias ativas não destroem as pragas, mas interferem na sua nutrição, o que só leva à morte após alguns dias.
- A geração de insetos migratórios e reprodutores pode não ser sensível à droga.
- O produto é ineficaz contra alguns tipos de coleópteros e dípteros.
- O inseticida atua apenas em insetos comedores de folhas.
- A droga tem um odor desagradável e pungente.
- O tratamento com "Lepidocida" deve ser realizado repetidamente para prevenir o reaparecimento de pragas.
As desvantagens listadas indicam que o medicamento não é universal. Portanto, para obter o efeito desejado, o inseticida deve ser utilizado de acordo com as normas.
Instruções para o uso de Lepidocida para plantas
O método de uso depende de qual cultura é afetada por pragas. Além disso, a aplicação é influenciada por uma variedade de "Lepidocida".
A planta deve ser tratada com esse remédio em caso de danos massivos por insetos comedores de folhas, especialmente lagartas. O pó ou concentrado é dissolvido em água.
O produto de tratamento consiste em um concentrado, água e um adesivo. A função deste último pode ser realizada com um sabonete líquido ou uma pequena quantidade de detergente.
Preparação de inseticida:
- Calcule a dose do medicamento para o tratamento de um tipo específico de safra.
- Dilua a quantidade necessária de pó em 0,5 litros de água morna.
- Deixe a solução por 10-15 minutos para ativar os esporos.
- Introduzir o agente no tanque de pulverização cheio de líquido.
- Adicione adesivo.
Este método de preparação é usado tanto para pó quanto para concentrado de lepidocida. O tratamento das plantas afetadas deve ser feito pela manhã, quando o orvalho seca. A folhagem deve estar seca. Se houver previsão de chuva, recomenda-se adiar o procedimento.
Aplicação de lepidocida para hortaliças
O inseticida destina-se a tratamentos repetidos durante a estação de crescimento. O período entre cada procedimento é de 5 dias. Para se livrar das pragas de vegetais, 2-3 tratamentos são suficientes.
"Lepidocida" é usado para proteger as seguintes culturas:
- batatas;
- repolho;
- beterraba;
- cenoura;
- tomates;
- Berinjela;
- Pimenta.
Os tipos mais comuns de pragas vegetais são a traça da batata e do repolho, o besouro da batata do Colorado, a concha, a traça do prado e a mariposa. O processamento é realizado para cada geração de insetos.Instruções detalhadas para o uso de "Lepidocida" contra traças da batata e outros tipos de pragas estão incluídas com a preparação. O volume da solução de trabalho é de 200 a 400 litros por 1 hectare da parcela.
Tratamento com lepidocida de safras de frutas e bagas
A droga é usada para derrotar muitas espécies de plantas. Devido às suas propriedades, o inseticida biológico pode ser usado no tratamento de frutas e grãos.
Entre eles:
- macieiras;
- ameixas;
- cerejas;
- peras;
- cerejas;
- Damasco;
- uvas;
- framboesas;
- Rowan;
- groselha;
- amora;
- groselha;
- morangos.
As plantas são pulverizadas com "Lepidocida" durante a estação de crescimento em intervalos de 7-8 dias. Para cada geração de pragas, 2 tratamentos são realizados. A terceira é permitida para fins preventivos, mas deve ser realizada pelo menos 5 dias antes da colheita.
Para preparar o fluido de trabalho, misture 20-30 g do medicamento e 10 litros de água. Esta dose de inseticida é usada para tratar árvores frutíferas. Para arbustos de bagas, são usados a partir de 2 litros de fluido de trabalho.
As plantas são pulverizadas de modo que sejam cobertas com uma fina camada úmida. Nesse caso, o líquido não deve ser drenado intensamente da folhagem. Se isso acontecer, a dosagem é excedida.
Regras para o uso de inseticida lepidocida
Apesar de o produto ser considerado seguro, algumas recomendações devem ser seguidas nas unidades de processamento. Isso eliminará o risco potencial e garantirá a eficácia dos procedimentos em caso de danos por diferentes tipos de lagartas.
Etapas do procedimento:
- Prepare um fluido de trabalho a partir de um pó ou concentrado.
- Encha o frasco de spray.
- Pulverize o topo da planta, caindo até as raízes.
- Árvores frutíferas e arbustos de bagas são tratados de vários lados.
- Se o tempo estiver ventando, borrife na direção do movimento do ar.
- Durante o procedimento, você precisa usar todo o inseticida preparado.
A eficácia do procedimento é influenciada por muitos fatores. Para que o controle de pragas seja bem-sucedido, várias regras devem ser seguidas.
Entre eles:
- O processamento é realizado a uma temperatura do ar não superior a 30 graus.
- À noite, as plantas não podem ser pulverizadas, pois as pragas não se alimentam neste horário.
- Um segundo procedimento é necessário se a chuva forte passou depois da anterior.
- Na realização de ações, é necessário limitar o contato de animais de estimação com a droga.
- Os componentes do inseticida queimam bem, portanto o tratamento não é realizado próximo a fontes de fogo.
- A solução de trabalho não deve ser preparada em recipientes para alimentos.
Antes de processar, você deve certificar-se de que não há restrições ao procedimento. É imperativo certificar-se de que as plantas são afetadas por pragas sensíveis à ação do lepidocida.
Compatibilidade com outras drogas
"Lepidocida" pode ser combinado com inseticidas sintéticos e biológicos. No entanto, isso não é recomendado, pois a mistura resultante pode representar um perigo para as plantas e para o corpo humano. É permitido misturar o medicamento em pequenas doses com outros inseticidas. Se, durante a combinação, aparecer um precipitado, formar flocos ou espuma, é proibido o uso do produto resultante.
Medidas de segurança
A droga não representa uma ameaça direta ao corpo humano. Não é capaz de causar intoxicação aguda, mesmo se entrar nos intestinos. No entanto, existem outros efeitos colaterais possíveis que são mais comuns em indivíduos com tendência à alergia.
As seguintes precauções são recomendadas:
- Ao manusear, use roupas de trabalho que cubram todo o corpo.
- Use luvas impermeáveis.
- Ao pulverizar árvores, use óculos, cubra a boca e o nariz com uma atadura de gaze.
- Não permitir que animais entrem em contato com o inseticida.
- Pulverize vegetais e árvores frutíferas pelo menos 5 dias antes da colheita.
- Não pulverize contra a direção do vento.
- Efetue o controle de pragas à distância de corpos d'água, apiários, plantações com plantas forrageiras.
A intoxicação só é possível se uma grande quantidade de inseticida entrar no corpo. Nesse caso, a vítima desenvolve sintomas de intoxicação.
Entre eles:
- náusea;
- vômito;
- palidez da pele;
- diarréia;
- dor abdominal;
- hemorragia subcutânea;
- tontura.
Se aparecerem sinais de intoxicação, procure atendimento médico. Se a solução entrar em contato com a pele, lave-a com água morna e um anti-séptico.
Regras de armazenamento
O inseticida deve ser mantido em uma despensa separada, fora do alcance de crianças e animais. Não armazene perto de alimentos, remédios, sapatos e roupas.
A vida útil do medicamento é de 1 ano. O local de armazenamento deve ser seco com umidade moderada do ar. Recomenda-se manter o inseticida em temperaturas entre 5 e 30 graus.
Conclusão
As instruções de uso do Lepidocida ajudarão no uso adequado do inseticida no controle de pragas. O produto tem muitos benefícios e é seguro para as lavouras. Seguindo as instruções, todos podem preparar uma solução e borrifar contra insetos.