Contente
As plantas do jardim costumam ser afetadas por vários insetos. É importante tratar o repolho das pulgas a tempo para preservar a colheita. As pragas se multiplicam rapidamente e são capazes de destruir completamente uma plantação de hortaliças em poucos dias.
Por que as pulgas do repolho são perigosas?
A pulga do repolho é um pequeno inseto que não se parece com a pulga sugadora de sangue comum. Possui corpo oval convexo, com comprimento máximo de 3,5 mm. Tem seis pernas. As patas traseiras têm músculos bem desenvolvidos nas coxas, graças aos quais o inseto salta alto. Ele também pode voar bem.
Na maioria das vezes, os bugs são pintados de preto, mas existem:
- verde;
- listrado;
- azul;
- possuindo um brilho metálico;
- com acabamento fosco.
Eles começam a mostrar atividade quando a temperatura da primavera atinge + 15 ° C. Os adultos imediatamente começam a pôr ovos e a comer repolho ativamente.
O local que a pulga comeu imediatamente começa a secar. Como resultado, a cabeça do repolho não tem tempo de endurecer e a planta morre. O inseto prefere repolho jovem com folhas delicadas. As pragas não atacam depois que a cabeça do repolho está totalmente formada.
A pulga põe seus ovos no solo. As larvas, semelhantes aos vermes, penetram no sistema radicular do repolho e o comem. O pico de atividade ocorre no início do verão, quando o tempo está ensolarado.
Os insetos são menos ativos em climas chuvosos, mas durante esse período costumam mudar para lírios e rosas, roendo buracos nos botões.
Sinais de pulgas no repolho
A invasão de pulgas é observada por uma mudança na aparência da horta:
- o efeito destrutivo das larvas no sistema radicular é perceptível pelo estado de murcha da folhagem, que murcha mesmo com água abundante;
- o aparecimento de adultos pode ser detectado por extensos danos à folhagem, o aparecimento de úlceras na superfície e as intervenções roídas.
Com danos severos, as mudas de repolho secam rapidamente e morrem.
Como lidar com uma pulga em um repolho
O remédio para os besouros de pulgas no repolho pode ser popular, biológico ou químico. A escolha é interrompida em função do número de insetos que atacaram a plantação de hortaliças.
Como se livrar das pulgas do repolho usando métodos populares
O remédio popular para besouros de pulgas no repolho é o mais seguro, mas não menos eficaz. A polinização a seco de uma plantação de vegetais ajuda bem. Para fazer isso, misture as cinzas de madeira em proporções iguais e escolha entre:
- cal apagada;
- fumo ou poeira da estrada.
A versão selecionada da mistura é colocada em uma bolsa de gaze e agitada pela manhã sobre a planta para que o agente tenha tempo de aderir às folhas até que o orvalho as deixe.
Uma armadilha adesiva, que é usada como um compensado fino revestido com resina, ajuda a se livrar das pulgas. O dispositivo é colocado em volta do repolho e, de cima, eles começam a agitar as mãos, tocando levemente as folhas. Pulgas assustadas, saltando, caem sobre uma base adesiva. Após várias abordagens, o número de insetos é visivelmente reduzido.
Você pode cobrir as mudas jovens com spunbond, através do qual as pragas não podem passar, e o repolho permanecerá intacto.
Decocções e infusões ajudam bem na luta contra pulgas:
- Folhas de tabaco (200 g) são despejadas com água quente (10 l). Mexa e deixe por 2 horas. Em seguida, filtre e adicione 20 ml de sabonete líquido.
- 20 ml de vinagre a 9% são colocados em 10 litros de água fria.
- 500 g de raízes e 500 g de folhagem fresca de dente-de-leão são passados por um moedor de carne. A mistura é vertida em 10 litros de água. Mexer. Após meia hora, filtre e misture com 20 ml de sabonete líquido.
- Em 10 litros de água, dilui-se 20 ml de valeriana, que pode ser substituída por amônia.
- Durante um quarto de hora, 10 litros de água são fervidos com 4 kg de copas de batata. Deixe esfriar completamente e depois filtre. Diluir com água na proporção de 1: 1.
As plantas são tratadas com a mistura preparada à noite.
Como lidar com a pulga crucífera no repolho com drogas biológicas
Os produtos biológicos causam muito menos danos ao meio ambiente do que os produtos químicos. Para combater uma pulga no repolho, use:
- Fitoverm. A substância ativa da droga é produzida a partir do metaplasma de fungos que vivem no solo, que matam as pragas. Após 12 horas após o tratamento, eles ficam paralisados e a morte ocorre após três dias. A droga não tem efeito nas larvas.
- Aktofit. A preparação é obtida a partir de fungos de solo não patogênicos. O componente ativo do produto afeta negativamente o sistema nervoso da praga. Como resultado, ele morre. Toda a superfície das folhas da couve é tratada com um produto biológico. Use imediatamente após a preparação.
Como lidar com uma pulga crucífera em repolho com produtos químicos
Com um ataque em grande escala, os remédios populares são ineficazes. Neste caso, o repolho deve ser tratado com produtos químicos da pulga:
- Bi-58. É um inseticida de efeitos sistêmicos, exceto para pulgas, que mata a maioria das pragas. Dilua a substância em 10 litros de água.
- "Imidalite". O medicamento é usado para tratar as sementes antes do plantio, protegendo com eficácia o repolho durante o cultivo.
- "Decis". O medicamento é de ação universal, sendo recomendado processar a planta a uma temperatura de ar de pelo menos 25 ° C.
- Diazinon. Para evitar o ataque das pulgas, o solo é tratado com um preparo antes do plantio das mudas.
- "Bankol". A vantagem é o mínimo de perigo ao meio ambiente. Não é tóxico para humanos, insetos benéficos e animais. As pulgas morrem 72 horas após o tratamento.
- "Naftaleno". O medicamento mais acessível e também o mais seguro. As bolas estão espalhadas ao longo das camas de repolho. Por 1 sq. m usar 5 g do produto.
- "Karatê". Tem o maior período de ação protetora. Após alguns minutos, ele penetra no inseto através da cutícula e o paralisa. A pulga morre depois de meia hora. Em alguns casos, o processo pode levar até 3 horas. Isso se deve às condições climáticas e às condições físicas da praga. A droga funciona mesmo em tempo chuvoso. Não é fitotóxico para a cultura. Mantém seu efeito por uma semana.
Prevenindo o aparecimento de uma pulga crucífera no repolho
A prevenção desempenha um papel importante na luta contra os besouros da pulga. É imprescindível observar a rotação de culturas. Para isso, a couve é plantada anualmente em um novo local, alternando com outras culturas. Uma cama depois dos vegetais da família Solanaceae é o ideal.
Não se pode plantar nabos e rabanetes ao lado do repolho. Se uma pulga aparecer em uma dessas plantas, ela destruirá todas as plantações de hortaliças próximas.
Após o plantio, as mudas são borrifadas com solução de vinagre semanalmente até que as cabeças do repolho estejam fortes.
As pragas não toleram umidade, por isso vale a pena borrifar as camas todos os dias. Além disso, as pulgas não toleram aromas ricos. Portanto, eles plantaram ao lado de:
- calêndula;
- alho;
- calêndula;
- tomates;
- Alcaravia.
No processo de cultivo, é necessário remover as ervas daninhas a tempo. Como resultado, as condições se tornarão inadequadas para a pulga se reproduzir, viver e se desenvolver. Em pequenas áreas, você pode coletar e destruir as larvas com as mãos.
Dicas de jardineiro
Jardineiros experientes são aconselhados a observar o momento do plantio de mudas de repolho para evitar um ataque maciço de besouros de pulgas. O melhor momento é antes e depois do estágio principal de desenvolvimento da praga. Uma variedade precoce deve ser plantada no início de abril e uma variedade tardia em julho. Assim, o repolho terá tempo de se desenvolver e as folhas ficarão ásperas, o que se tornará pouco atraente para os adultos.
As pulgas hibernam na camada superior do solo, portanto, antes da geada, vale a pena cavar os canteiros. Os indivíduos na superfície morrem por causa das geadas noturnas.
Para que o repolho fique mais forte mais rápido e não atraia as pragas, é necessário alimentá-lo regularmente com salitre e matéria orgânica.
Se você tem um carro, pode pegar pragas com um pedaço de pano embebido em óleo diesel usado. O material é colocado sobre folhas de papelão ou ferro e estendido sobre as camas, observando-se a distância entre as armadilhas de 4 m, dois dias depois, o tecido é virado para o outro lado.
Jardineiros experientes espalham diariamente absinto fresco amarrado em cachos entre as fileiras de repolho. O óleo de pinho ou abeto também é adicionado à água para irrigação. Para 10 litros de água, bastam 15 gotas. Assim, o cheiro forte ajuda a repelir as pragas.
Se você tem um aspirador de pó de carro, pode aspirar o repolho. Todos os insetos vão cair no saco de lixo e tudo o que resta é destruí-los com cuidado.
Conclusão
Existem várias maneiras de tratar os besouros da pulga do repolho. O principal é iniciar o combate imediatamente após detectar os primeiros sinais de ataque de uma praga, caso contrário, a hortaliça morrerá rapidamente.