Contente
Manchas pretas nas folhas da rosa, como outras lesões, causam enfraquecimento e reduzem o brotamento da planta. Se você não tomar medidas para eliminar a doença a tempo, a flor pode morrer. Pode ser muito problemático para combater manchas, muitas vezes acontece que se espalha para todos os arbustos. Jardineiros experientes argumentam que é muito mais eficaz e fácil não tratar rosas já infectadas, mas prevenir esta doença anualmente.
Qual é a aparência da mancha preta e o que é perigoso?
A mancha marrom em roseiras é causada pelo fungo Marssonina rosae, que é transmitido pela chuva ou gotas de orvalho e tem um efeito prejudicial na cultura.
A doença não aparece imediatamente, as folhas das rosas começam a ficar cobertas de manchas pretas 30 dias após o desenvolvimento do fungo. A única exceção a esta regra é o clima quente e úmido. Em temperaturas em torno de 30 graus, manchas podem se tornar perceptíveis já no décimo dia. Mas geralmente ela se manifesta totalmente mais perto de julho.
Os primeiros sintomas aparecem na parte inferior da planta e gradualmente se espalham para o topo do arbusto. Brotos e folhas são cobertos de manchas marrom-escuras com uma borda amarela. Com o tempo, outros sintomas aparecem:
- as manchas começam a crescer, adquirem uma coloração preta;
- as folhas ficam amarelas e encaracoladas, um pouco depois começam a esfarelar;
- os brotos crescem lentamente ou param de se desenvolver completamente;
- os botões tornam-se imperceptíveis na aparência ou param completamente de se formar nos arbustos.
Por que manchas pretas aparecem nas folhas de uma rosa e elas caem
Para que o tratamento da doença dê um resultado positivo, é importante determinar corretamente o motivo pelo qual as manchas pretas nas rosas e as folhas caem. Vários são os motivos que contribuem para a derrota dos arbustos:
- Clima úmido e quente. Isso leva à ativação de esporos de fungos, como resultado do que as folhas das rosas começam a ficar cobertas com manchas marrons e cair.
- Local de pouso impróprio. Uma área espessada ou planície contribui para a lenta evaporação da umidade, reprodução e disseminação de manchas.
- Cuidado impróprio. A detecção precoce de fatores desencadeantes também pode ser a causa do aparecimento da doença.
- Usar pouco ou pouco fertilizante. A falta ou excesso de nutrientes leva ao desenvolvimento da doença.
O que fazer e como tratar manchas pretas em folhas de rosa
O tratamento oportuno e corretamente selecionado da mancha preta em rosas (veja a foto da lesão abaixo) ajudará a eliminar a doença. Existem várias maneiras de combater a doença, mas a primeira coisa a fazer é cortar e queimar todas as folhas infectadas. Se esse procedimento for negligenciado, na nova estação a rosa ficará doente novamente.
Além de destruir os elementos doentes da planta, o jardineiro costuma recorrer a diversos meios, também considerados muito eficazes no combate à mancha preta. As preparações podem ser de natureza química e biológica, algumas usam métodos populares.
Produtos químicos
Se as folhas da rosa ficam amarelas, ficam cobertas de manchas pretas, então elas devem ser tratadas com preparações químicas, que contêm mancozebe e zinco. Os mais eficazes entre eles são:
- Oksihom.
- Lucro M (Lucro M).
- Cloróxido de cobre (Cloroxed cuprum).
- Ouro Ridomil.
- Strobe.
O tratamento deve ser realizado a cada 14 dias, com troca constante do medicamento. Isso é feito para que o fungo não desenvolva uma forte imunidade a ele.
Agentes biológicos
Se folhas amarelas com manchas pretas forem encontradas em uma rosa, você pode usar não apenas produtos químicos, mas também agentes biológicos para eliminar o problema. O medicamento Fitosporin-M com adição de Zircon ou Siliplant tem se mostrado como uma cura para a mancha preta. Antes do processamento, todas as amostras doentes devem ser destruídas, então o solo deve ser alimentado com compostos contendo cobre e os arbustos devem ser borrifados com uma solução. O procedimento deve ser realizado a cada 5 dias, preferencialmente pelo menos quatro vezes. Nos intervalos entre os tratamentos com "Fitosporina", deve-se também lançar a terra ao redor das plantas.
Métodos populares de luta
Você também pode combater manchas escuras nas folhas de uma rosa com a ajuda de meios improvisados. Pulverizar as mudas com solução de iodo é considerado um bom método popular contra a infecção. Neste caso, deve-se utilizar o produto com cuidado para que não caia no solo. Prepare o medicamento misturando 1,5 ml de iodo e meio litro de água.
Outro agente antifúngico popular é uma decocção de cascas de cebola. Eles podem borrifar e regar uma planta doente. Para preparar o remédio, pegue a casca de duas cebolas e ferva em 500 ml de água.
O esterco de vaca não é menos eficaz contra manchas. Verbasco é criado em uma proporção de 1 para 20 e a cultura é regada com a infusão resultante.
Muitos jardineiros relatam bons resultados após usar infusões de dente-de-leão, urtiga ou cavalinha.
Como tratar rosas da mancha negra na primavera
Para evitar o aparecimento de manchas pretas nas folhas das rosas, deve-se pulverizá-las na primavera, antes do surgimento dos botões. O sulfato de cobre é considerado por muitos jardineiros como o tratamento primário mais comum e comprovado. É um fungicida muito poderoso e só pode ser usado uma vez por temporada. Diluído na proporção de 50 g por 1000 ml.
No final da primavera, em maio, você também pode pulverizar rosas com Strobi. Isso deve ser feito 2 a 3 vezes com um intervalo de 10 dias.
Como tratar rosas da mancha preta no verão
Um remédio barato "Fitosporin M" pode ajudar a evitar manchas pretas nas rosas. A regularidade é considerada apenas a regra principal ao usá-lo. O biofungicida dará resultados se for usado durante todo o período de verão, todas as semanas (especialmente em agosto). Sua combinação com a pasta Gumi pode aumentar a eficácia da Fitosporina.
Como tratar rosas da mancha preta no outono
Para uma invernada bem-sucedida, as roseiras também são importantes para tratar com agentes anti-infecciosos. Você pode melhorá-los usando métodos tradicionais (caldo de cebola, solução de iodo) e medicamentos comprados (fungicidas).
No outono, o tratamento das rosas da mancha preta consiste no uso de "Fitosporina" (se a planta não estiver doente). A pulverização deve ser realizada com o início de noites frias, nevoeiro e orvalho. A frequência das ações é de até 4 vezes, a cada 5 dias.
À menor suspeita de infecção de mancha preta, folhas de rosa devem ser borrifadas com drogas mais fortes, como:
- Topázio (topázio).
- Velocidade (skor).
- Bayleton
Se a doença cobrir todo o arbusto, é melhor usar "Hom" ou "Oxyhom".
Prevenção do aparecimento da doença
Como medidas preventivas para combater a mancha negra, os jardineiros usam os mesmos meios que no tratamento de uma doença. A única diferença entre o procedimento é a frequência de uso dos medicamentos.
Processamento oportuno da planta
A pulverização deve ser realizada antes mesmo do aparecimento de manchas pretas nas folhas e na roseira, por ocasião do início do calor, após o derretimento da neve. Nesse momento, os cogumelos não têm tempo para ficarem mais fortes e se espalharem. Para prevenção, fungicidas, biofungicidas e formulações com cobre são geralmente usados:
- Glyocladin ou Mikosan-I (100 ml por 10 litros de água).
- Sulfato de cobre.
- Bayleton.
Plantando variedades resistentes a doenças
Não há variedades 100% imunes à doença das rosas - mancha preta. Mas, como mostra a prática, as espécies com folhas brilhantes são consideradas as mais resistentes a danos:
- Grand Amore (Grande Amore).
- Quadra.
- Leonardo da Vinci (Leonardo de Vinci).
- Ressonância (Resonanz).
- Nostalgie.
- Baronesa (Baronesa).
Variedades trepadeiras, assim como variedades de chá e polyanthus, são mais propensas a infecção com mancha preta. Vale a pena abster-se de plantar rosas se as condições de cultivo forem propícias ao aparecimento da doença.
Recomendações
Para que nunca apareçam manchas marrons nas folhas das rosas, é aconselhável seguir estas recomendações:
- Trocar drogas constantemente... Tanto o tratamento das rosas como as medidas de prevenção da mancha negra devem ser realizados com diferentes substâncias. O fungo se adapta bem à vida e pode desenvolver resistência a fungicidas.
- Considere a nocividade da composição... Ao comprar um medicamento, você deve prestar atenção à sua classe de perigo e seguir estritamente as recomendações para o preparo das soluções.
- Queimar folhas afetadas... O fungo é completamente destruído somente após a exposição ao fogo, nenhum outro método funciona nisso.
- Realizar prevenção... Toda primavera, deve-se pulverizar bem as folhas e arbustos das rosas com antifúngicos, monitorar a evaporação da umidade do solo, observar o intervalo entre as plantas no momento do plantio.
- Plante apenas mudas saudáveis... Você precisa comprar mudas de rosas fortes e não infectadas, de preferência em lojas especializadas. Antes de plantar novos arbustos, é melhor tentar mantê-los em quarentena por 1-2 meses.
Conclusão
Manchas pretas nas folhas de uma rosa nem sempre podem provocar a morte de uma planta. Para evitar consequências tristes, é importante diagnosticar a doença a tempo e tomar medidas urgentes para eliminá-la. E é melhor não descurar as medidas preventivas, cuidar regularmente do arbusto e não permitir o desenvolvimento da mancha negra. Se ocorrer infecção, o tratamento demorará muito.