Manchas enferrujadas em folhas de rosa: como são, como tratar

A ferrugem nas folhas das rosas é uma das doenças mais populares das plantas ornamentais. Essa infecção se espalha rapidamente e pode causar a morte da flor. Os fungicidas para rosas são usados ​​para tratar a ferrugem das folhas. Você também pode se livrar das manchas usando vários métodos populares.

Como é a ferrugem nas rosas

Os primeiros sinais de infecção geralmente aparecem na primavera. O grau de danos da ferrugem depende da variedade da rosa, da idade do arbusto e do estágio da doença.

O principal sintoma da ferrugem são manchas de pólvora amarela ou laranja

Normalmente, a doença aparece na parte inferior da lâmina foliar das rosas. Parecem pequenas manchas amarelas, cujo número está aumentando gradualmente. São fungos pequenos, que se multiplicam rapidamente por esporos.

No futuro, a infecção penetra no tecido da folha. Depois de algumas semanas, as placas começam a amarelar, completamente cobertas de manchas enferrujadas, murcham e ressecam.

Nos estágios posteriores, a doença também afeta os brotos da rosa.

Durante o período de floração, a ferrugem pode se espalhar para os botões. O fungo interfere no curso normal da fotossíntese nas células da rosa. Ao mesmo tempo, a infecção absorve os nutrientes que a planta acumulou. Como resultado, o arbusto começa a descolorir por falta de clorofila. Se não for tratada, a planta torna-se muito fraca e subsequentemente seca ou congela no inverno.

Razões para o aparecimento

A ferrugem é causada por fungos do gênero Gymnosporangium. Na maioria das vezes, a infecção afeta coníferas, especialmente zimbros arbustivos. O aparecimento da doença da ferrugem rosa geralmente está associado ao fato de que a planta está enfraquecida por fatores adversos que a afetam.

O aparecimento de manchas nas folhas pode ser causado por:

  • violação do regime de irrigação;
  • alta umidade do ar em baixas temperaturas;
  • violação da tecnologia de pouso;
  • excesso de nitrogênio no solo;
  • aeração insuficiente da planta;
  • a presença de botões murcha nos arbustos.

O uso impróprio de fertilizantes orgânicos pode causar doenças

Importante! Uma causa comum de ferrugem é solo contaminado. Antes de plantar um arbusto, o solo deve ser desinfetado.

Freqüentemente, as rosas são infectadas com ferrugem de outras plantas do local. Isso sugere a necessidade de verificar periodicamente todos os arbustos em busca de sintomas da doença.

Qual é o perigo da doença

Manchas enferrujadas nas folhas são consideradas uma das infecções mais perigosas. A maioria das variedades de rosas é suscetível a fungos. A infecção leva a várias consequências negativas.

Entre eles:

  • perda de decoratividade;
  • falta de floração;
  • murchamento prematuro;
  • espalhar fungos de uma rosa para as folhas de outras plantas no jardim;
  • o potencial para a morte do arbusto.

A ferrugem é o mais perigoso para as plantas jovens. Eles mostram menos resistência a doenças.

O que fazer e como tratar folhas de rosa contra a ferrugem

Em primeiro lugar, a planta deve ser examinada cuidadosamente para determinar o grau de infecção. Se houver uma pequena quantidade de pequenas manchas enferrujadas nas folhas, é o suficiente para processar. Nos estágios posteriores, os brotos afetados são removidos para evitar a disseminação da infecção para hastes saudáveis.

Fungicidas

Se as folhas da rosa estiverem cobertas de manchas enferrujadas, recomenda-se o uso de antifúngicos potentes. Os fungicidas perturbam o metabolismo celular, criam condições para a morte de microorganismos patogênicos. Abaixo estão as preparações anti-ferrugem mais eficazes em folhas de rosa.

Fitosporin-M

Agente antifúngico com amplo espectro de ação. É um fungicida bacteriano. O ingrediente ativo são microrganismos que suprimem o fungo e, ao mesmo tempo, não prejudicam a planta doente.

Para pulverizar folhas de rosa, use "Fitosporin-M" em pó. Para 10 litros de água, tome 15 g do medicamento. Um arbusto doente é pulverizado com intervalo de 7 dias até que as manchas nas folhas desapareçam.

Topázio

Fungicida biológico sistêmico, usado para flores e plantas frutíferas. É caracterizada por alta eficiência em doenças, ação rápida. O produto inibe o crescimento de ferrugem nas folhas, protege os brotos saudáveis ​​e as flores de rosa contra infecções.

O medicamento é produzido em ampolas de 2 ml. É diluído em 5 litros de água e borrifado com um arbusto doente.

A pulverização de rosas é aconselhável em tempo seco e calmo.

O reprocessamento das folhas da ferrugem é realizado após 10 dias. O fungicida não possui propriedades fototóxicas, portanto é seguro para a planta.

Strobe

O medicamento está na forma de cápsulas solúveis para a preparação de uma solução líquida. O produto é altamente eficaz nas primeiras 3-4 horas após a pulverização.

As plantas doentes são tratadas 3 vezes com um intervalo de 10 dias. 1 g do medicamento é dissolvido em 10 litros de água.

Importante! Para combater o fungo com sucesso, borrife não apenas as folhas, mas também o solo ao redor da rosa.

A solução deve ser preparada imediatamente antes do procedimento. Para aumentar a eficiência, você pode combinar "Strobi" com outros fungicidas.

Baktofit

É um fungicida bacteriano em pó. O tratamento da ferrugem nas rosas é feito por pulverização. Para 10 litros de água, são necessários 20 g de pó. O procedimento é repetido após 7 dias.

Maneiras de tratar rosas de manchas:

O "Baktofit" também pode ser adicionado à água para irrigação. É aconselhável realizar o procedimento para proteger as raízes e evitar a entrada de fungos do solo. Para 10 litros de água de irrigação, leve 30 g de pó.

Remédios populares

Jardineiros experientes recomendam tratar manchas enferrujadas em folhas de rosas não apenas com fungicidas. Os medicamentos antifúngicos podem ser complementados com remédios populares que não são menos eficazes no combate à doença.

Decocção de absinto

Esse remédio é usado ativamente contra a ferrugem e o oídio. Os componentes contidos no absinto suprimem os fungos.

Método de cozimento:

  1. Moa 400 g de folhas secas e brotos de absinto.
  2. Coloque em um balde de metal.
  3. Encher de água.
  4. Ferver.
  5. Cozinhe por 5-7 minutos.

O caldo de absinto pode ser armazenado em uma jarra por 2-3 dias.

Quando o líquido é infundido e resfriado, ele deve ser diluído em água na proporção de 1 para 1. O caldo é usado para borrifar as folhas e a terra ao redor de um arbusto enferrujado.

Água ensaboada

A ferramenta tem um efeito antibacteriano e antifúngico pronunciado. A desvantagem desse método é que, para obter o resultado, é necessário borrifar folhas de rosa das manchas por um longo período de tempo - 30-45 dias.

Importante! Para preparar a solução, use apenas sabão em pó ou de alcatrão.

Preparação do removedor de ferrugem:

  1. Aqueça um balde de água (10 L) no fogão.
  2. Moa 2 pedaços de sabão de 200 g cada em um ralador grosso.
  3. Despeje as aparas resultantes em água quente.
  4. Mexa o líquido para que se dissolva ligeiramente.

Dilua a água com sabão antes de pulverizar. O procedimento é realizado a cada 2-3 dias.

Infusão de urtiga

Um remédio eficaz para manchas de ferrugem e outras doenças de rosas. A principal desvantagem é o longo tempo de cozimento.

Preparação da infusão:

  1. Colete 2 kg de urtigas frescas.
  2. Corte os brotos e as folhas.
  3. Despeje 7 litros de água fervente.
  4. Insista por 10-15 dias, mexa ocasionalmente.

O líquido estará pronto para uso depois de parar de borbulhar. A infusão é diluída em água 1 a 2 e pulverizada no arbusto.

Decocção de calêndula

A planta possui propriedades desinfetantes e antifúngicas. É aconselhável usá-lo para tratar rosas de manchas enferrujadas nas folhas.

Método de cozimento:

  1. Ferva 1 litro de água.
  2. Coloque 100 g de flores de calêndula secas em um recipiente com o líquido.
  3. Cozinhe por 5-7 minutos.
  4. Esfrie e escorra o líquido.
Importante! Uma decocção de calêndula pode ser complementada com flores secas de calêndula, que também têm propriedades antifúngicas.

Acontece um caldo concentrado, que deve ser diluído com água em proporções iguais. Para o tratamento da ferrugem nas folhas de uma rosa, a pulverização é realizada 1 vez em 7 dias.

Prevenção do aparecimento da doença

A principal forma de prevenir a ferrugem é a manutenção adequada e oportuna. As roseiras precisam de rega periódica, afrouxamento e cobertura morta do solo. É necessário alimentar adequadamente os arbustos com fertilizantes, para fazer a poda na hora certa. As folhas devem ser inspecionadas regularmente para pequenas manchas laranja indicando ferrugem.

Plantando variedades resistentes a doenças

Para não ter que tratar a rosa das manchas nas folhas, você pode plantar plantas resistentes a infecções fúngicas. Existem muitas variedades híbridas que apresentam excelentes qualidades decorativas e não são suscetíveis à ferrugem.

Esses incluem:

  1. Nostalgie.
  2. Princesa Alexandra.
  3. Aspirina Rose.
  4. William Shakespeare.
  5. Abraham Darby.
  6. Novo amanhecer.
  7. Magia negra.
  8. Westerland.
  9. Chippendale.
  10. Angela.

Esses tipos de rosas são os mais resistentes aos fungos. Com os devidos cuidados, a probabilidade de manchas de ferrugem nas folhas é excluída.

Processamento de plantas em tempo hábil

As flores e arbustos localizados na área próxima às rosas devem ser submetidos à pulverização preventiva. Para fazer isso, use um agente fungicida ou um dos métodos alternativos propostos.

A pulverização é realizada na primavera, após um corte de cabelo higiênico

Durante o período de brotamento, os arbustos não são processados. Durante a floração, as rosas podem ser pulverizadas apenas se forem detectados pontos nas folhas ou outros sinais de doença.

O tratamento preventivo repetido deve ser realizado no outono. Bordéus líquido ou sulfato de cobre são mais adequados para esses fins. A pulverização é aplicada ao arbusto e ao solo ao seu redor.

Receita profilática:

Conclusão

A ferrugem nas folhas da rosa é uma doença fúngica que surge devido a cuidados inadequados e violação das condições de cultivo. Para salvar uma flor, é extremamente importante identificar atempadamente os pontos que indicam danos. O tratamento subsequente envolve pulverizar os arbustos com fungicidas e o uso de remédios populares. A prevenção competente e oportuna pode reduzir significativamente o risco de desenvolver a doença.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção