Contente
Raramente algum dos jardineiros tem condições de cultivar mudas que atendam aos padrões. Na maioria das vezes, as plantas não têm luz e calor suficientes. Você pode resolver o problema com a ajuda de vários bioestimulantes. Um deles, o Epin Extra para mudas, é popular há muito tempo.
Vamos ver que tipo de droga é, quais são suas vantagens. Mas, o mais importante, como usar Epin ao processar pimentas, tomates, morangos, petúnias e outras plantas.
Descrição e características
Epin Extra é uma droga artificial feita pelo homem. A ferramenta tem um efeito anti-stress. Ele contém componentes especiais que podem proteger as plantas de influências ambientais negativas.
A droga tem três medalhas do Centro de Exposições da Rússia, além de um diploma da Sociedade Científica e Técnica Russa do Ministério da Agricultura e Alimentação. Quando o acidente ocorreu em Chernobyl, este bioestimulante vegetal foi usado para eliminar as consequências.
Mudas tratadas com Epin Extra:
- protegido de temperaturas extremas;
- tolera seca ou chuvas fortes;
- sobrevive às geadas de primavera ou outono sem muitas perdas;
- dá um rendimento mais alto, que amadurece mais cedo do que em plantas não tratadas.
O bioestimulante Epin começou a ser produzido há mais de 10 anos. Mas devido a enormes falsificações, decidiu-se retirá-lo da produção. Em seguida, uma ferramenta aprimorada apareceu. Pulverizar mudas com Epin Extra, de acordo com os jardineiros:
- promove o desenvolvimento do sistema radicular;
- aumenta a resistência da planta;
- reduz a quantidade de nitratos, nitritos e pesticidas nos produtos acabados.
O Epin Extra é produzido em pequenas ampolas de plástico com volume de 1 ml ou em frascos de 50 e 1000 ml. Possui cheiro alcoólico acentuado e espuma durante a diluição da solução, pois contém shampoo.
Muitos jardineiros estão interessados em como diluir uma preparação de mudas em gotas. Portanto, 1 ml corresponde a 40 gotas.
Instruções de uso
Antes de começar a criar Epin Extra, você precisa ler as instruções de uso para mudas de tomate, pimentão e outras culturas hortícolas. É necessário diluir o agente de tratamento de plantas levando em consideração as recomendações.
O bioestimulante pode ser usado para embeber sementes, bem como pulverizar vegetais, flores em diferentes períodos da estação de crescimento.
Como diluir um estimulante
Ao preparar uma solução de trabalho para regar ou pulverizar plantas, você deve usar luvas de borracha. Você precisa dosar o medicamento usando uma seringa:
- Água fervida limpa é colocada no recipiente, cuja temperatura não é inferior a 20 graus. A quantidade de água depende do consumo esperado.
- Usando uma agulha, perfure a ampola e colete a dose necessária do medicamento.
- Adicione quantas gotas de água forem indicadas nas instruções para um determinado tipo de trabalho. Para dissolver completamente o bioestimulante, adicione um pouco de ácido cítrico à água.
- Mexa a água nutritiva com uma colher de pau ou um pedaço de pau.
A solução deve ser usada dentro de dois dias.O resto do agente de tratamento da planta pode ser armazenado em uma sala escura (é destruído na luz). Se depois de dois dias toda a solução não se esgota, ela é derramada, pois não representa mais nenhum benefício.
Dosagem
Muitos jardineiros estão interessados em saber se é possível regar flores, mudas de hortaliças com Epin na raiz. As instruções afirmam claramente que o medicamento é usado apenas para pulverização, ou seja, alimentação foliar.
Um bioestimulante é usado em qualquer estágio da estação de crescimento da planta, inclusive para o tratamento da semente antes da semeadura. O consumo da preparação para safras individuais é indicado na tabela abaixo.
Tempo e metodologia
Nas diferentes fases do ciclo vegetativo, para a pulverização das plantas, é necessária uma solução de diferentes concentrações, tendo em conta a dosagem obrigatória, de forma a não prejudicar as mudas:
- Quando 2-4 folhas aparecem em um litro de água, uma ampola do medicamento é diluída e as mudas são pulverizadas.
- Três horas antes do mergulho, as mudas são tratadas com Epin: 3 gotas do medicamento são dissolvidas em 100 ml de água. A rega ajuda as plantas a sobreviver ao estresse se as raízes forem danificadas.
- Antes de plantar as plantas em local definitivo, toda a ampola é diluída em 5 litros de água. As mudas pulverizadas se aclimatam e enraízam mais rápido, além disso, a resistência à requeima e Alternaria aumenta.
- Quando os botões são formados e as plantas começam a florescer, 1 ml do produto é dissolvido em um litro de água fervida. Graças a esta pulverização de tomates, os pimentões não derramam flores, todos os ovários são preservados.
- Se houver ameaça de retorno do gelo, houver forte calor ou surgirem sinais de doença, é necessário aumentar a imunidade das plantas tratando-as com solução bioestimulante várias vezes após duas semanas. A ampola é dissolvida em 5 litros de água.
Aplicação para diferentes culturas
Tomates
Para embeber as sementes, use uma solução de 3-4 gotas de Epin por 100 ml de água morna. A semente é guardada por 12 horas, depois semeada imediatamente sem lavagem.
Agora vamos descobrir como usar Epin para mudas de tomate:
- Para pulverizar mudas de tomate antes da colheita, use uma solução de duas gotas do produto em um copo d'água.
- Segundo os jardineiros, as mudas de tomate podem ser pulverizadas na véspera do plantio no solo ou imediatamente após esse procedimento. A solução torna-se mais concentrada: adicionam-se 6 gotas do produto a um copo de água. As plantas são tratadas com a mesma solução antes da geada.
- Quando os botões são formados nos tomates, uma ampola de um bioestimulador é dissolvida em 5 litros de água para processar as plantações.
- A última vez que o Epin, segundo os jardineiros, é usado no tomate no final de agosto ou setembro, quando é hora de nevoeiros frios.
Pimentos e berinjelas
Ao cultivar pimentas, um bioestimulante também é usado. Para mudas de pimentão, Epin é usado de acordo com as instruções. As etapas de processamento e dosagem do medicamento são idênticas às do tomate.
Colheita de abóbora
Esta cultura inclui pepinos, abóbora e abóbora. Características do processamento de pepinos:
- Primeiro, o inóculo é tratado em uma solução rosa de permanganato de potássio, depois em um bioestimulador por 12-18 horas. A solução consiste em 100 ml de água fervida morna e 4 gotas de um bioestimulador.
- Você precisa borrifar os pepinos quando aparecerem 3 folhas verdadeiras, ou antes do transplante, se as plantas forem cultivadas em um viveiro. Epin para mudas de pepino é diluído da seguinte maneira: 6 gotas do produto são adicionadas a 200 ml de água.
- Os pepinos são pulverizados com a mesma solução na fase de brotação e no início da floração.
- Em seguida, os tratamentos são repetidos várias vezes a cada 2 semanas.
morango
- Antes do plantio das mudas dessa cultura, elas são embebidas em solução de um bioestimulante na proporção de 0,5 ampola por 1000 ml de água.
- Sete dias após o plantio, as mudas de morango são pulverizadas com esta solução de Epin: uma ampola é dissolvida em cinco litros de água.
- O próximo processamento é feito quando os morangos soltam os botões e começam a florir, com a mesma composição.
As plantações de morango são processadas na primavera para salvar as plantas da geada após a colheita das folhas do ano passado, dissolvendo 1 ampola de um bioestimulante em 5 litros de água. No outono, quando a colheita é feita e as folhas cortadas, os morangos são pulverizados com uma composição mais concentrada: 4 a 6 gotas de Epin Extra são dissolvidas em um copo d'água. Você pode processar as plantações em outubro (uma ampola é dissolvida em 10 litros de água) se for esperado um inverno com pouca neve. Isso aumentará a imunidade do morango.
Bioestimulante para flores
De acordo com os jardineiros, Epin também é útil para mudas de flores. Dilua o produto de acordo com as instruções. Dissolva 8 a 10 gotas de um bioestimulador em um litro de água. 500 ml da solução resultante são suficientes para processar 10 metros quadrados. Pulverize as flores após o plantio em local permanente para diminuir o estresse, adapte-se rapidamente e crie raízes. Você pode repetir o tratamento após duas semanas com a mesma composição da solução.
Quando e como pulverizar
Para trabalhar, eles escolhem uma noite clara e sem vento. Você precisa pulverizar com um bico de pulverização fino. Essa é uma condição importante, pois as gotas da solução devem se depositar nas folhas e não no solo.
O tratamento das plantas com bioestimulante também auxilia no combate às pragas, pois os fios ficam duros, é impossível mordê-los. O bioestimulador não mata pragas, mas ajuda a aumentar a vitalidade da planta, ativa sua resistência.
Alguns jardineiros usam zircão. Eles estão interessados no que é melhor, Epin ou Zircon para mudas.
Deve-se destacar que ambas as preparações são boas, são utilizadas no tratamento de sementes, mudas e plantas adultas. Somente Zircon age nas plantas mais rigidamente, portanto, ao criar, você precisa ser extremamente cuidadoso.
O que é melhor: