Contente
As doenças fúngicas podem destruir completamente as plantações. Na presença dos primeiros sinais de dano, as plantas são tratadas com Amistar Extra. Sua ação visa destruir microorganismos nocivos. Após o processamento, os plantios recebem proteção de longo prazo.
Características do fungicida
Amistar Extra é um fungicida de contato com boas propriedades protetoras. A preparação contém dois ingredientes ativos: azoxistrobina e ciproconazol.
Azoxystrobin pertence à classe das estrobilurinas, fornece um efeito protetor de longo prazo. A substância bloqueia a função respiratória das células fúngicas e combate eficazmente várias doenças. Seu conteúdo na preparação é de 200 g / l.
O ciproconazol tem propriedades medicinais e protetoras. Dentro de 30 minutos após a pulverização, a substância penetra nos tecidos das plantas e se move ao longo deles. Devido à sua alta velocidade, a solução não é lavada com água, o que diminui o número de tratamentos. A concentração da substância na preparação é de 80 g / l.
O fungicida Amistar Extra é usado para proteger as plantações de grãos de doenças da espiga e das folhas. Após o processamento, as plantas adquirem resistência às condições adversas: seca, radiação ultravioleta, etc. Na horticultura, o agente é usado para proteger o jardim de doenças fúngicas.
Amistar afeta os processos fisiológicos nos tecidos vegetais. Os princípios ativos ativam a defesa antioxidante, ajudam a absorver o nitrogênio e otimizam o metabolismo da água. Como resultado, a imunidade das safras cultivadas aumenta.
A preparação em suspensão líquida é fornecida ao mercado pela empresa suíça Syngenta. A substância é diluída com água para obter uma solução. O concentrado é embalado em recipientes plásticos de várias capacidades.
Uma das variedades do medicamento é o fungicida Amistar Trio. Além dos dois componentes principais, contém propiconazol. Esta substância é eficaz contra patógenos de ferrugem, manchas e oídio, e tem um poderoso efeito curativo. A eficiência máxima é observada em climas quentes.
O fungicida Amistar Trio é usado no tratamento de arroz, trigo e cevada. A pulverização melhora a qualidade da colheita. As taxas de aplicação são iguais às do Amistar Extra.
Benefícios
As principais vantagens do fungicida Amistar:
- proteção abrangente contra doenças;
- luta contra derrotas em várias etapas;
- um aumento no rendimento das colheitas;
- aumentar a imunidade das plantas;
- ajuda as plantações a absorver nitrogênio;
- retém o seu efeito após a rega e precipitação;
- adequado para misturas em tanque.
desvantagens
As desvantagens do medicamento Amistar incluem:
- a necessidade de cumprir regras de segurança;
- aderência estrita às dosagens;
- perigo para as abelhas;
- Preço Alto;
- só compensa quando usado em grandes áreas.
Procedimento de aplicação
Suspensão Amistar Extra é misturado com água para obter uma solução com a concentração necessária. Primeiro, o medicamento é diluído em uma pequena quantidade de água, e o restante da água é adicionado gradualmente.
Para preparar a solução, use recipientes de esmalte, vidro ou plástico. Os componentes são misturados manualmente ou por meio de equipamentos mecanizados.A pulverização requer um bico de pulverização ou ferramentas automatizadas especiais.
Trigo
O fungicida Amistar Extra protege o trigo de uma ampla gama de doenças:
- pirenoforose;
- ferrugem;
- oídio;
- septoria;
- multidão de uma orelha;
- fusarium.
A pulverização é realizada durante a estação de crescimento, quando aparecem sinais de danos. O próximo tratamento é realizado após 3 semanas.
Para tratar 1 hectare de plantio, é necessário 0,5 a 1 l do fungicida Amistar. As instruções de uso prescrevem consumir 300 litros de solução para a área indicada.
A espiga de Fusarium é uma doença perigosa do trigo. A derrota leva a uma perda de rendimento. Para combater a doença, as plantações são pulverizadas no início da floração.
Cevada
O medicamento Amistar Extra protege a cevada das seguintes doenças:
- marrom escuro e manchas de malha;
- oídio;
- rhynchosporia;
- ferrugem anã.
A pulverização é iniciada quando há sintomas de doença. Se necessário, repita o procedimento após 3 semanas. O consumo de suspensão por 1 ha de plantio de cevada é de 0,5 a 1 litro. Pulverizar essa área requer 300 litros de solução.
Centeio
O centeio de inverno é suscetível à ferrugem do caule e da folha, mofo da oliveira e rincosporio As plantações são pulverizadas se houver sinais de doenças. O retratamento é realizado após 20 dias, se a doença não tiver regredido.
O consumo de Amistar é de 0,8-1 l / ha. Cada hectare de campo requer 200 a 400 litros de solução pronta para uso.
Estupro
A colza pode ser gravemente afetada por fomoses, alternárias e esclerotíase. O plantio protege contra doenças por pulverização durante a estação de crescimento.
Quando aparecem sintomas de doenças, é preparada uma solução do fungicida Amistar Extra. De acordo com as instruções de uso, 10 ml do medicamento são suficientes para processar cem peças. O consumo da solução para a área indicada é de 2 a 4 litros.
Girassol
As plantações de girassol são suscetíveis a doenças fúngicas: septoria, fomose, míldio. Durante a estação de crescimento das plantas, um tratamento é realizado.
A pulverização é necessária quando os primeiros sinais de lesões são detectados. Para cem metros quadrados, são necessários 8-10 ml de Amistar. Então, o consumo médio da solução acabada será de 3 litros.
Milho
O processamento do milho é necessário se houver sintomas de helmintosporiose, podridão do caule ou raiz. A pulverização é realizada em qualquer fase da estação de cultivo, mas não mais do que 3 semanas antes da colheita.
Para cada hectare de plantio de milho, é necessário 0,5 a 1 l de fungicida. Então o consumo da solução preparada será de 200-300 litros. 2 pulverizações são suficientes por temporada.
Beterraba sacarina
As plantações de beterraba sacarina sofrem de fomoses, cercosporose, oídio. As doenças são de natureza fúngica, portanto, fungicidas são usados para combatê-las.
Para cem metros quadrados de plantio, são necessários 5-10 ml de Amistar. Para processar esta área, são necessários 2-3 litros da solução resultante. Durante a estação de crescimento, o fungicida é usado no máximo 2 vezes.
Medidas de segurança
O medicamento Amistar Extra foi classificado como classe de perigo 2 para humanos e classe 3 para abelhas. Portanto, ao interagir com a solução, precauções são tomadas.
As obras são realizadas em dia nublado, sem chuva ou vento forte. É permitido adiar o processamento para a manhã ou à noite.
Se a solução entrar em contato com a pele, lave a área de contato com água e sabão. Em caso de contato com os olhos, são lavados com água limpa por 10-15 minutos.
O fungicida Amistar é mantido em local seco, fora do alcance de animais e crianças. A duração do armazenamento não é superior a 3 anos.
Críticas de jardineiros
Conclusão
Amistar Extra atua sobre patógenos de doenças fúngicas e ajuda a preservar a colheita. Após o tratamento, os princípios ativos penetram nas plantas, destroem o fungo e proporcionam proteção a longo prazo contra novas lesões. Ao trabalhar com um fungicida, tome precauções. O consumo da droga depende do tipo de cultura a ser tratada.