Contente
Todos sabem que plantas saudáveis produzem safras abundantes e de alta qualidade. Para que as culturas resistam a microorganismos patogênicos e pragas, é importante aumentar sua imunidade. Para isso, os agrônomos tratam as plantas com equipamentos de proteção especiais.
Um dos medicamentos mais recentes é o fungicida Optimo, da empresa Basf, que suprime o desenvolvimento de muitas doenças fúngicas. Veremos como funciona, conheceremos suas instruções de uso e avaliações de agrônomos.
Características da droga
Optimo é um novo fungicida de contato com propriedades únicas. O medicamento pode ser usado para prevenir doenças e quando os primeiros sintomas de infecção ocorrerem. Após o processamento na fábrica imunidade natural desenvolve, portanto, a cultura é mais resistente a microrganismos patogênicos.
Objetivo e forma de liberação
Optimo eficientemente protege milho, soja e girassóis de muitas doenças fúngicas:
- fusarium (podridão seca);
- phomopsis (mancha cinza);
- alternaria;
- peronosporose (míldio);
- ascocite (mancha fúngica da folha);
- poluição da bexiga;
- helmintosporiose;
- podridão do caule e da raiz.
O fungicida é liberado na forma emulsão concentrada em plástico recipientes com um volume de 5 e 10 litros. Tem uma cor amarela escura e um odor suave.
Mecanismo de ação
O ingrediente ativo do Optimo é a piraclostrobina, cuja concentração é de 20% (200 g de ingrediente ativo por 1 litro de emulsão). Após o tratamento, uma parte do fungicida penetra rapidamente no tecido da planta e se espalha uniformemente por todas as partes da planta.
Outra parte da substância é retida na superfície tratada, assim criando uma camada protetora e fornecendo proteção de longo prazo para a planta. A piraclostrobina inibe os processos respiratórios de fungos patogênicos, impede seu crescimento e bloqueia o crescimento de micélio. As funções vitais básicas dos microrganismos são violadas e eles morrem.
Vantagens e desvantagens
Os produtores destacam uma série de aspectos positivos da Optimo:
- fungicida aumenta a qualidade e o volume da colheita;
- controle eficaz de muitas doenças fúngicas;
- reduz a suscetibilidade das plantas a condições de cultivo desfavoráveis (calor e seca);
- acelera o crescimento da planta;
- melhora o processo de fotossíntese nas folhas e um efeito de esverdeamento é criado;
- não tem efeito tóxico na planta tratada;
- não é perigoso para pessoas, animais e microorganismos benéficos;
- resistente à precipitação, não lavado pela chuva e água;
- reduz o risco de acamamento da planta;
- aumenta a absorção de nitrogênio.
Apesar do fungicida ser eficaz contra muitos fungos patogênicos, ele não é adequado para todas as plantas cultivadas. Apenas girassóis, soja e milho podem ser tratados com a solução Optimo. Meios tem um custo alto, o que não é econômico. O preço médio de 1 litro de concentrado é de 2 a 2,3 mil rublos. Mas o resultado do uso de fungicida costuma justificar o custo.
Características da preparação da solução
Recomenda-se pulverizar a planta com o fungicida Optimo em climas calmos, ao entardecer ou de manhã. Em primeiro lugar, é necessário enxaguar bem o borrifador ou borrifador de contaminação.Em seguida, agite a suspensão em um recipiente, despeje a quantidade necessária do medicamento e dilua em 1 litro de água morna. Mexa a solução com um palito de madeira e despeje no tanque do pulverizador, que já deve estar 2/3 cheio de água. Adicione o resto da água de acordo com as instruções.
Milho
Em tempo de seca ou úmido, o plantio de safras pode facilmente infectar-se com muitas doenças: podridão da raiz e do caule, ferrugem do fusarium, helmintosporium e bolhas. Você pode perder até 50% dos grãos e 30-40% da massa verde do milho.
Procedimentos preventivos organizados em tempo hábil usando o fungicida Optimo ajudarão a proteger a cultura. A solução de trabalho da droga é preparada a partir do cálculo 15-20 ml de concentrado por 10 l de água para pulverização no solo e 100 ml de emulsão por balde de água (10 litros) para tratamento de ar. Para toda a temporada, o milho requer uma pulverização. É realizada durante a formação dos entrenós ou quando surgem os filamentos das espigas. Para 1 hectare de plantio, consome-se: para aviação processando 50 litros de fluido de trabalho, e para beneficiamento de solo - 300 litros (até 500 ml de fungicida).
Soja
A soja é afetada por muitas doenças fúngicas. O fungicida Optimo ajuda a proteger as plantações da ascocite e peronospora, que danificam o feijão, as sementes e as folhas. Uma planta enfraquecida pode ser atacada por outras pragas, por isso é muito importante tomar medidas preventivas a tempo.
Para pulverização no solo, misture uma solução de Suspensão de 18-20 ml e 10 litros água limpa. De acordo com as instruções para o tratamento de aviação, a dose do fungicida no fluido de trabalho é aumentada 5 vezes. Durante toda a temporada, a cultura precisa ser pulverizada só uma vez. O procedimento é realizado durante o período vegetativo para prevenção ou quando aparecem os primeiros sintomas de uma doença fúngica. Taxa de consumo de fluido de trabalho: de 50 a 300 litros (até 500 ml de suspensão), dependendo do método de processamento.
Girassol
As doenças mais prejudiciais do girassol incluem: podridão cinzenta, alternaria, ferrugem, fomose e fomopsia. Os patógenos tornam-se ativos durante o clima quente e úmido. Eles podem atacar a planta inteira e suas partes individuais.
Para preservar a colheita e salvar o girassol, agrônomos usam o fungicida Optimo. Para preparar uma solução, 18-20 ml do concentrado são despejados em um balde de dez litros e mexidos até ficar homogêneo. O líquido resultante é pulverizado nas plantas 1-2 vezes. O primeiro procedimento é realizado quando os primeiros sinais de infecção aparecem nas folhas e no cesto. O segundo - 2-3 semanas após o primeiro. Durante o tratamento aerotransportado, é necessário aumentar a concentração da solução em 5 vezes. Um hectare de plantio de girassol leva até 500 ml de suspensão. A taxa de consumo da droga depende do histórico infeccioso e do método de tratamento.
Compatibilidade com outras drogas
Optimo combina bem com muitos inseticidas e fungicidas. O produto não é compatível com oxidantes e ácidos fortes. Fungicida pode ser adicionado à mistura do tanque, mas antes disso, um teste de compatibilidade de medicamentos deve ser realizado. Se um precipitado aparecer ao misturar substâncias, ou se a mistura mudar a temperatura, eles são incompatíveis.
Regulamentos de segurança
Fungicida Optimo não é prejudicial para humanos e mamíferos, pois pertence à 3ª classe de perigo. Apesar disso, o medicamento pode causar irritação nos olhos, pele e aparecimento de reações alérgicas. Tóxico para peixes e organismos aquáticos, não permite que a substância entre no solo e nas águas subterrâneas.
Regras para trabalhar com Optimo:
- Certifique-se de usar luvas de látex, roupas especiais, máscaras e óculos de proteção.
- Misture a solução ao ar livre ou em ambientes fechados com boa ventilação.
- Não beba, fume ou coma enquanto estiver usando a droga.
- Depois de terminar o trabalho, tome um banho e troque de roupa.
- Se a solução entrar acidentalmente nos olhos ou na pele, lave a área afetada abundantemente com água.
- Se o vapor for inalado, vá para o ar fresco.
- Em caso de ingestão, enxágue a boca e beba 2 a 3 copos de água e entre em contato com um toxicologista. Não induza o vômito.
Guarde no máximo 3 anos em uma sala separada, longe de alimentos e bebidas. Não dê para crianças.
Revisão de agrônomo
Conclusão
O Fungicida Optimo é um medicamento moderno e promissor que merece atenção. Ajuda não só a proteger a planta de infecções fúngicas, mas também a aumentar o volume e a qualidade da colheita. Sujeita às instruções e normas de aplicação do fungicida, a substância não prejudica o homem e o meio ambiente.