Contente
Os fungicidas são usados para curar doenças fúngicas das uvas, bem como de outras culturas hortícolas e hortícolas. A segurança dos medicamentos os torna fáceis de usar para profilaxia. De acordo com o mecanismo de ação, todos os fungicidas para uvas são divididos em três grupos, o que determina sua finalidade.
Divisão de drogas em grupos de acordo com o princípio de ação
Os vinhedos estão sujeitos a várias doenças, mas na maioria das vezes a cultura é afetada por fungos. Primeiro, a colheita é destruída. Em segundo lugar, se você não fizer nada, todo o arbusto desaparecerá. Criadores estão constantemente desenvolvendo híbridos com imunidade aumentada. No entanto, o problema está apenas parcialmente resolvido. Durante uma epidemia, o fungo se espalha rapidamente pela plantação, destruindo até as variedades de uvas mais resistentes.
A pulverização preventiva com fungicidas ajuda a matar os esporos dos fungos, evitando que se multipliquem e progridam. No entanto, os medicamentos não são universais. Eles não são capazes de curar todas as doenças. Por exemplo, fungicidas para o tratamento de uvas Topázio ou Tipt ajudará a prevenir a propagação da crosta e do oídio. Esses medicamentos não lidam com a antracnose. A prevenção deve ser realizada em várias etapas, por meio de diferentes ações.
Drogas de contato
A infestação dos vinhedos pelo fungo começa com a folhagem. Gradualmente, a doença se espalha para bagas e brotos jovens. Ao tratar um jardim e vinhas, fungicidas de contato ou locais formam uma película protetora nas frutas, folhas e galhos. A pulverização preventiva evita a contaminação da cultura. O processamento durante uma epidemia não permite que o fungo se multiplique.
Os esporos do fungo aderem à película formada pelo fungicida de contato e são destruídos. Uma grande vantagem é a falta de adaptação dos patógenos às drogas. O filme protetor na planta dura em média 12 dias. A duração do contato com o agente é influenciada pelas condições climáticas. O calor e a chuva forte irão acelerar a destruição da película protetora. Às vezes, o culpado passa a ser o próprio jardineiro, sujeitando as uvas tratadas à aspersão.
Para proteção completa contra fungos durante uma epidemia, recomenda-se pulverizar as plantações a cada 10 dias. A vinha é cultivada até 8 vezes por temporada. Se chover após a pulverização, o procedimento é repetido de forma não programada.
Um exemplo de fungicida de contato é o Hom. Em ação, é semelhante ao líquido bordalês. O remédio não é eficaz para o tratamento. É usado para prevenção. O Folpan é mais adequado para o tratamento de uvas infectadas. O número máximo de tratamentos com fungicidas por temporada não excede 4 vezes.
Drogas sistêmicas
De acordo com o princípio de operação, os fungicidas sistêmicos para uvas diferem das preparações de contato.O ingrediente ativo é completamente absorvido pelas células, após o que se espalha junto com o suco por toda a planta. O fungicida sistêmico não forma uma película protetora. A substância precisa de 6 horas para absorção completa. A droga atua de dentro da planta, destruindo completamente o fungo.
A partir do momento da pulverização, os fungicidas sistêmicos para uvas atuam por três semanas. Além disso, a substância ativa espalha-se pelo arbusto e pelo sistema radicular, mesmo que durante o tratamento a solução penetre apenas em parte da videira. Depois de seis horas após o tratamento, a chuva, o calor ou a alta umidade não são assustadores. O número de tratamentos é reduzido para três vezes ao ano.
A desvantagem dos agentes sistêmicos é a adaptação do fungo a eles. Em um arbusto de uva, a droga de um grupo é usada no máximo duas vezes.
Cada agente sistêmico é projetado para combater uma doença específica. Falcão lida bem com o oídio. Se os fungicidas forem necessários para o míldio das uvas, o Fundazol é o preferido.
Drogas complexas
Em sua composição, fungicidas complexos para uvas contêm substâncias ativas de preparações sistêmicas e de contato. A ação é realizada seletivamente sobre um determinado tipo de fungo. O fungicida localmente sistêmico para uvas é caracterizado pelo aumento da toxicidade, o que requer um manuseio cuidadoso.
Entre as drogas complexas populares estão:
- Mikal é um agente profilático e terapêutico contra doenças fúngicas. O processamento deve ser realizado o mais tardar três dias após a detecção das áreas afetadas de uvas.
- Shavit destrói todos os tipos de podridão e patógenos de doenças infecciosas. O produto é altamente tóxico. Aplicar no máximo duas vezes por temporada. As plantações são borrifadas com roupas de proteção, luvas, óculos e respirador.
- Flint lida bem com oídio, oídio e podridão. O produto não é altamente tóxico e pode ser usado até três vezes por temporada. A duração da ação após a pulverização é de cerca de duas semanas.
- Cabrio Top é capaz de curar um vinhedo durante um surto massivo de míldio e oídio. A ferramenta ajuda bem no combate à antracnose, destrói pragas. A substância ativa acumula-se nas uvas e dura um mês. Quaisquer condições climáticas não são capazes de neutralizar a droga.
A maioria dos remédios complexos também ajuda a combater manchas nas folhas e ressecamento infeccioso.
Revisão de drogas populares
É impossível escolher o fungicida mais eficaz para a uva, uma vez que a substância ativa de cada agente visa o combate a uma doença específica. Os viticultores novatos preferem preparações complexas devido à dificuldade de identificar a doença de forma independente. Jardineiros experientes que sabem diagnosticar corretamente podem selecionar com precisão um fungicida de ação sistêmica ou de contato.
Top 1. Consento, KS
- qualidades anti-esporulares;
- resistência à precipitação e água;
- segurança toxicológica;
- custo acessível.
Strobe
Considerando os melhores fungicidas para uvas, você deve prestar atenção a Strobe... O agente sistêmico destrói completamente o micélio, impede que os esporos se multipliquem e cura eficazmente os arbustos do míldio e do oídio. Além disso, Strobe luta contra a formação de apodrecimento.
O fungicida é usado mesmo em lesões significativas de vinhas, folhas e uvas. O número máximo de tratamentos é de 2 vezes por temporada. Uma embalagem de pó de 2 g é diluída em 7 litros de água, despejada em um borrifador e os arbustos são tratados. A substância ativa não é tóxica para abelhas, animais e humanos.
Falcão
O Falcon tem três componentes. A ferramenta é considerada complexa e combate eficazmente o oídio e o míldio, além de prevenir o aparecimento de manchas. O Falcon pode ser usado a qualquer momento, mesmo quando as uvas estão em flor. A droga é popular entre jardineiros particulares e grandes fazendas.
Para a profilaxia, uma solução de trabalho é preparada a partir de 5 ml de Falcon e 10 litros de água. Para o tratamento, é necessária uma concentração aumentada da substância ativa. A solução de trabalho é feita de 10 litros de água e 10 ml de Falcon.
Topázio
O popular medicamento sistêmico não é usado apenas para processar uvas. Topaz protege eficazmente as árvores e arbustos do jardim dos fungos. É permitida a combinação da preparação com fungicidas de contato, melhorando a proteção da massa verde e dos frutos.
Topaz é recomendado para uso na fase inicial de doença fúngica da videira. A substância ativa lida bem tanto com oídio como com o oídio. Para preparar a solução de trabalho, use 2 ml de Topázio por 10 l de água. O número de pulverizações depende do tipo de doença. A duração da ação da substância ativa é de 2 a 3 semanas. Porém, durante uma epidemia de oídio, com forte derrota dos arbustos, a próxima pulverização é repetida após 7 dias.
Velocidade
O remédio sistêmico para fungos protege as uvas por 7 a 21 dias. Pulverizar até quatro vezes é permitido por temporada. O melhor efeito é observado quando usado junto com fungicidas de contato. A droga não causa envenenamento tóxico de plantas, abelhas e humanos.
A solução de trabalho é feita de 2 ml de Scor por 10 l de água. A ferramenta é usada com mais frequência para prevenção. Skor ajudará com a podridão e a crosta, mas apenas no estágio inicial.
O vídeo fornece uma visão geral dos fungicidas populares usados pelos produtores de vinho:
Conclusão
Qualquer fungicida é um agente químico. Sua segurança se deve ao seu uso correto de acordo com as instruções do fabricante.