Contente
Por mais de duas décadas na agricultura, preparações biológicas sintéticas baseadas em toxinas naturais têm sido usadas com sucesso. Um deles é o fungicida Strobi. As instruções de uso o caracterizam como um remédio universal no combate à microflora fúngica.
A substância ativa da droga é criada com base nas estrobilurinas - derivados do ácido betametoxiacrílico isolados da família dos cogumelos comuns. O mecanismo de sua ação é suprimir a respiração mitocondrial das células do patógeno, bloqueando a síntese de ATP e se manifesta mais intensamente nos estágios iniciais da infecção, impedindo o crescimento de micélio e posterior esporulação.
Descrição do fungicida
Estroboscópios podem ser usados para proteger:
- árvores frutiferas;
- vinhas;
- arbustos ornamentais e de bagas;
- colheitas de vegetais;
- diferentes tipos de flores.
A eficácia da droga se deve à capacidade das estrobilurinas de interagir com a camada superficial das folhas e outras partes da planta e penetrar em seus tecidos internos. O fungicida Strobi não apenas suprime a ação de patógenos fúngicos, mas também evita a formação de esporos secundários, o que é muito importante para doenças como a sarna.
Os fungicidas à base de estrobilurinas não se acumulam no solo e nos corpos d'água, pois são rapidamente destruídos. Por exemplo, ao determinar as quantidades residuais de Strobi nas maçãs, o seu conteúdo revelou ser muito pequeno e nos cereais não foi encontrado de todo. O Strobi tem baixa toxicidade para organismos vivos, o que é sua principal vantagem e, ao mesmo tempo, uma desvantagem. Os cogumelos sofrem mutações rapidamente e tornam-se resistentes à ação da droga. Resistência ao medicamento foi observada, por exemplo:
- oídio de cereais e pepino;
- podridão cinza em estufas de vegetais.
Os primeiros medicamentos à base de estrobilurinas surgiram em meados dos anos 90 e, desde então, o volume de vendas só aumentou. Entre os análogos do Strobi, a Trichodermin pode ser distinguida, Topsin M, Prestígio e outros. A forma comercial do medicamento Strobi, evidenciada nas instruções de uso, apresenta-se sob a forma de grânulos, acondicionados em saquinhos de 2 g cada, nas lojas online encontram-se embalagens de 10 e 200 gramas. Embalagens convenientes e preços razoáveis tornam o produto disponível para uma ampla gama de consumidores. O prazo de validade do medicamento é de 5 anos a partir da data de fabricação. Os grânulos dissolvem-se perfeitamente na água e não obstruem o pulverizador.
A maior atividade da solução de trabalho surge imediatamente após a preparação, o que deve ser levado em consideração ao utilizá-la. A quantidade de substância usada depende de:
- do tipo de cultura cultivada;
- área aproximada a ser pulverizada.
Benefícios da droga
Instruções de uso e avaliações de jardineiros e jardineiros atestam as vantagens indiscutíveis do fungicida Strobi:
- pode ser aplicado durante o período de floração;
- devido à capacidade de ser distribuído uniformemente sobre a superfície da lâmina da folha, o Strobe é eficaz mesmo com um golpe parcial;
- a pulverização com o medicamento pode ser realizada em folhas úmidas, a temperaturas de +1 graus;
- o efeito protetor dura por muito tempo - até 6 semanas;
- para processar volumes pequenos o suficiente do medicamento;
- devido à rápida hidrólise, não se acumulam nas frutas;
- não têm um efeito crônico negativo;
- decompondo-se rapidamente, não têm efeito poluente sobre o meio ambiente.
Strobe tem uma ampla gama de ação e pode ser usado contra:
- diferentes formas de manchas;
- requeima;
- oídio;
- variedades de podridão;
- sarna;
- ferrugem;
- antracnose;
- mofo cinza.
Pulverizando vinhas
O Strobi, conforme indicado nas instruções de uso da uva, é um dos fungicidas mais seguros. Ele trata com eficácia as videiras já afetadas por um fungo patogênico, suprimindo o crescimento de micélio e posterior esporulação. Por isso, a doença não atinge grandes áreas da vinha. Paralelamente, é fornecida proteção contra a possível ação de outros patógenos.
As instruções de uso aconselham pulverizar durante a estação de crescimento, mas não mais do que 2 vezes em toda a estação e o mais tardar um mês antes da colheita das uvas. A solução para pulverização é preparada a partir da proporção de 2 g de substância para 6 litros de água.
Recursos de processamento
Para que a preparação das plantas de processamento tenha o melhor efeito, algumas recomendações devem ser levadas em consideração:
- as horas da manhã e da noite são as mais adequadas para os tratamentos;
- embora o medicamento seja pouco tóxico, deve-se usar proteção química durante o trabalho;
- após o término da pulverização, a roupa de trabalho deve ser embebida em água com sabão;
- é melhor escolher um dia calmo para o processamento;
- depois de pulverizar por três dias, a jardinagem não é recomendada;
- o uso frequente de Strobi pode levar ao desenvolvimento de resistência de patógenos ao medicamento;
- cada pulverização com Strobi deve ser precedida de um tratamento com outro fungicida não incluído nesta classe de compostos químicos;
- o tratamento deve envolver não apenas partes da planta - folhas, troncos, frutos, mas também a zona das raízes.
A prática de muitos anos de uso de Strobi e revisões nos permitiu desenvolver recomendações, cuja implementação ajudará a prevenir ou reduzir o surgimento de resistência a esses medicamentos:
- a pulverização deve ser realizada no máximo uma semana após as chuvas que provocam infecção fúngica;
- seguir as regras de rotação de culturas;
- usar sementes de alta qualidade para o plantio.
Proteção de flores
Com a ajuda do Strobi, as flores protegem contra doenças como o oídio e ferrugem. A pulverização é realizada a cada 10 dias com uma solução contendo 5 g da substância por balde de água. Para rosas de jardim, o cronograma de tratamentos com solução de Strobi muda ligeiramente - elas são pulverizadas uma vez a cada duas semanas e também antes de serem cobertas para o inverno.
As flores afetadas por uma doença fúngica devem ser tratadas com um complexo de fungicidas, combinando o Strobi com outros meios, por exemplo, com o Topázio. Também é necessário alternar a pulverização com soluções de Strobi com fungicidas que possuem um mecanismo de ação diferente para prevenir a resistência. No segundo ano de processamento, Strobe deve ser removido.
Colheitas de vegetais
Para pulverizar vegetais, é preparada uma solução na proporção de 2 g do fármaco por 10 l de água. Strobe é eficaz:
- quando o oídio ou a requeima tardia aparecem nos tomates;
- mancha marrom em cenouras e pimentões;
- peronosporose - em pepinos, alho e cebola.
As instruções de uso recomendam pulverizar pepinos e outros vegetais com fungicida Strobi durante a estação de crescimento com outras preparações. No ano seguinte, eles mudam o local de plantio de hortaliças. Após o último tratamento da temporada, antes da colheita dos pepinos e tomates, deve haver:
- em leitos abertos - até 10 dias;
- em estufas de 2 a 5 dias.
Árvores frutiferas
O principal problema das árvores frutíferas é a sarna e o oídio. A ação do fármaco Strobi contra essas patologias é inibir o processo de germinação dos esporos. Ao mesmo tempo, outras doenças fúngicas são evitadas, por exemplo, vários tipos de podridões. Ao tratar sarna em macieiras e peras, há um efeito tão interessante como o plantio de folhagens.
De acordo com as instruções, uma solução do fungicida Strobi é preparada na proporção usual de 2 g por balde de água. A pulverização é realizada no máximo três vezes durante a estação de crescimento e em alternância com outras preparações. Devem decorrer pelo menos 25 dias a partir do dia do último tratamento até a colheita.
Avaliações de usuários
A droga Strobi há muito é popular entre os residentes de verão e jardineiros. Isso é evidenciado por seus comentários positivos.
Conclusão
Se todos os requisitos das instruções para o uso do fungicida Strobi forem estritamente seguidos, a segurança das plantas e sua rica colheita serão garantidas.