Falcão Fungicida

As hortaliças, cereais, árvores frutíferas e arbustos são tão suscetíveis a doenças que é quase impossível obter uma colheita decente sem o uso de fungicidas. A droga de três componentes Falcon é muito popular. As substâncias incluídas em sua composição ajudam a combater fungos nos vinhedos, tomates, raízes e outras culturas. Com a composição do fungicida Falcon, instruções de uso, análogos e outras questões de interesse, vamos agora tentar descobrir.

Requisitos para o medicamento

Antes de estudar a descrição do fungicida Falcon, vale a pena conhecer a origem do medicamento e quais os requisitos que lhe são impostos. O desenvolvedor é a empresa alemã Bayer. O fungicida foi criado para proteger as plantações de grãos, bem como a beterraba sacarina de doenças fúngicas, em particular o oídio. Uma característica da doença é sua rápida disseminação. Se você esperar pelos primeiros sinais visíveis, a colheita será perdida.

O fungicida deve destruir instantaneamente os patógenos do fungo, mas não se acumular no grão na fase de maturação do leite. Em geral, a contaminação do solo é inaceitável. As plantações férteis envenenadas por pesticidas se tornam inadequadas para o trabalho agrícola no próximo ano. Os padrões europeus, bem como a grande concorrência no mercado de grãos, formaram uma série de requisitos importantes para o Falcon:

  • A presença na composição da droga de produtos químicos tóxicos que podem se acumular nas plantas e em solos férteis é inaceitável. A presença mínima de cloro, que pode se decompor rapidamente em condições naturais, é permitida.
  • A droga deve destruir o fungo 100%. A inocuidade também reside na impossibilidade de acumulação de sabores estranhos pelas culturas.
  • É muito difícil evitar que estranhos entrem em campos borrifados com fungicida. A droga deve ser completamente inofensiva em contato com ela. A classe de perigo máxima para humanos é 2.
  • Para insetos, pássaros e animais, a classe máxima de perigo é permitida - 3. O fungicida não deve causar danos aos apiários próximos aos campos.
  • Os agentes causadores de doenças fúngicas não devem se adaptar ao fungicida durante a pulverização dos plantios até quatro vezes por safra, desde que sejam usados ​​em um local por, no mínimo, cinco safras.
  • A droga deve ser usada para tratamento e prevenção, penetrar profundamente em todos os tecidos e então neutralizar rapidamente.
  • Após a abertura da embalagem, o concentrado deve ser armazenado por no mínimo 2 anos Isso permite que você use os restos do medicamento de uma embalagem grande para a próxima temporada.
  • As instruções mais simples e compreensíveis para o uso do fungicida Falcon, cujo preço é reduzido devido às diferentes formas de liberação.
Importante! Foi possível reduzir o custo do medicamento produzindo duas formas: um concentrado solúvel em água e uma emulsão.

A Bayer atendeu a todos os requisitos. O único problema era a temperatura de ação do fungicida Falcon até no máximo +25cerca deC. No calor extremo, a droga é ineficaz. Mesmo se o fungicida for armazenado em um recipiente lacrado, ele perde sua eficácia devido ao superaquecimento. O Falcon é fácil de usar, barato e, além disso, ajuda os produtores a combater o oídio. Os agricultores podem comprar o fungicida em latas de 5L. Para os comerciantes privados, existe uma pequena embalagem de 10 ml.

O vídeo fornece uma visão geral do fungicida Falcon:

Composição

A descrição da cor da solução do fungicida Falcon pode ser caracterizada como um líquido transparente marrom-avermelhado com uma tonalidade marrom. A preparação contém dois ativos e um excipiente:

  • espiroxamina - 25%;
  • tebuconazol - 16,7%;
  • triadimenol 4,3%.

A complexa composição do fungicida de três componentes se deve à exigência que impede a adaptação dos patógenos de doenças fúngicas ao fármaco.

Aplicação do medicamento em diferentes culturas

O Falcon é considerado uma droga de direção estreita, mais destinada a combater o oídio. O fungicida ajudará as plantas suscetíveis a esse tipo de fungo. As instruções gerais para o uso do fungicida Falcon para tomates, beterrabas, uvas, bem como outras culturas envolvem a preparação de uma solução e o tratamento das plantações por pulverização. A vantagem do medicamento é sua baixa toxicidade. O Falcon tem permissão para pulverizar as culturas do jardim com frutas maduras Por exemplo, o plantio de tomate pode ser salvo do oídio quando os frutos já estão curados. Em termos de custo, o Falcon supera seu homólogo tóxico Topaz. Porém, perde em termos de tempo de espera antes da colheita. Após pulverização com Falcon, os frutos estão aptos para consumo após 30 dias. O topázio torna-se seguro após 7 dias. Outro bom análogo do fungicida Falcon é Horus. Após a pulverização, é neutralizado após 15 dias.

Conselho! Para safras de baga Falcon de amadurecimento precoce, o fungicida não é recomendado devido à impossibilidade de ingestão dos frutos. Para esperar pela neutralização, a colheita vai amadurecer demais e ficar inutilizável em um mês.

Processamento de vinhas

Em fazendas privadas, o fungicida foi rapidamente apreciado pelos produtores. Para regiões mais frias com climas úmidos e variáveis, o oídio é um grande problema de perda de safra. Os tratamentos preventivos nem sempre são eficazes, caros e viciantes. O Falcon é praticamente inofensivo, barato e eficaz com uso anual.

Contra o oídio da uva, a instrução do fungicida Falcon consiste em vários pontos, diferenciando-se nas condições de uso.

Prevenção:

  • a videira do primeiro ano de vida é pulverizada com uma solução de 3 ml de concentrado por 10 litros de água;
  • no segundo ano, a quantidade de fungicida é aumentada para 4 ml;
  • os vinhedos de três e quatro anos de vida são borrifados com uma solução de 6 ml de concentrado por 10 litros de água;
  • as videiras com cinco ou mais anos de idade são tratadas com uma solução de 10 ml de fungicida por cada 10 litros de água.

Tratamento:

  • com a manifestação de sinais visíveis de oídio em uma videira anual, é utilizada uma solução de 6 ml de Falcon por 10 litros de água;
  • a concentração da solução para uma videira de dois anos é de 12 ml / 10 l;
  • para vinhas a partir do terceiro ano de vida, o teor de Falcon na solução é aumentado para 20 ml.

Se as medidas preventivas não produzirem resultados positivos e as uvas adoecerem, a concentração de Falcon é aumentada para uma dose terapêutica.

Os produtores desenvolveram o esquema de pulverização de fungicida mais conveniente:

  • A primeira pulverização com a preparação é realizada antes da floração. Os botões podem estar presentes, mas não florescendo.
  • O segundo tratamento com fungicida é realizado imediatamente após a floração.
  • A terceira pulverização com a preparação é realizada em bagas verdes do tamanho de ervilhas.
  • O último quarto tratamento fungicida é realizado no início da coloração do fruto, mas um mês antes da colheita.
Atenção! As uvas são pulverizadas em clima seco, calmo e fresco.

O consumo aproximado da solução de Falcon é de 100 ml / 1 m2 tapete de folhagem verde. A pulverização em uma área é continuada até que a folhagem esteja completamente umedecida e termine com o aparecimento de gotas.

Processamento de beterraba

Sinais de doenças fúngicas aparecem nas folhas da beterraba com manchas marrons secas. Pulverizar com uma solução fungicida duas vezes durante toda a estação de crescimento ajuda a prevenir a destruição da cultura de raízes pelo oídio.A taxa de fluxo aproximada é de cerca de 80 ml / 1 m2 camas. A solução é preparada a partir de 10 L de água e 6 ml de Falcon. A ação protetora é ativa por 21 dias. O próximo processamento é executado não antes de 14 dias depois.

Importante! Após a pulverização com Falcon, folhas de beterraba podem ser dadas aos animais após 21 dias.

Instruções de uso do medicamento

As instruções gerais para o fungicida Falcon afirmam que a solução de trabalho é preparada imediatamente no tanque do pulverizador e diretamente no local antes de iniciar o trabalho. Um medicamento diluído não utilizado torna-se inutilizável em um dia. Uma solução é preparada usando a seguinte tecnologia:

  • 1/3 ou 1/10 da água é despejada no tanque;
  • despeje a dose necessária de Falcon, mexa;
  • adicione água, trazendo à taxa necessária;
  • bombear o tanque do pulverizador com uma bomba, começar a trabalhar.

Ajuste a cabeça do spray para que o spray crie uma névoa. O tratamento com fungicida é realizado à noite ou em um dia nublado. O sol e o calor neutralizam o fungicida, por isso é melhor recusar-se a trabalhar durante o dia. O tempo de absorção do Falcon pelas células vegetais é de pelo menos 4 horas. Não regue durante este período. Se chover em 4 horas, nada de ruim acontecerá. A maior parte do fungicida já foi absorvida pela massa verde.

O vídeo fala sobre o uso do Falcon para pulverizar plantações hortícolas:

Compatibilidade com outras drogas

A pulverização com Falcon pode ser alternada com alguns outros fungicidas, por exemplo, Strobi ou Quadris. Os preparativos são amigáveis ​​mesmo no mesmo tanque do pulverizador. A combinação com outros fungicidas é testada empiricamente. Em uma jarra de vidro, misture duas soluções diferentes. Se após 2 horas não ocorrer reação química, acompanhada de descoloração do líquido, liberação de temperatura ou gases, os preparados são compatíveis para uso simultâneo.

Segurança

O Falcon é considerado uma substância pouco tóxica. O tempo de trabalho seguro com o fungicida é de 6 horas, desde que tenha respirador, macacão, luvas, capacete e óculos. De acordo com as normas sanitárias, é permitido pulverizar na seguinte distância de objetos:

  • apiário - 1500 m;
  • reservatórios, fontes de água potável, parques infantis - 150 m;
  • edifícios residenciais - 15 m;
  • edifícios agrícolas - 5 m.

Depois do trabalho, você precisa ir ao chuveiro ou lavar bem as áreas abertas do corpo.

Testemunhos

Sobre o fungicida Falcon, as avaliações dos jardineiros são bifurcadas. Alguns defendem novas tecnologias, enquanto outros ainda não confiam na química.

Stanislav
Meu vizinho Falcon até processa tomates. Eles são lindos, tem muita colheita, eles nunca ficam doentes. Tenho medo de química. Eu uso mais remédios populares. Até agora, testado apenas em flores. O resultado é normal.
Valentina Vladimirovna
Falcon o evitou por muito tempo, mas quando a infecção se espalhou pela estufa, não havia escolha. O fungo quase não foi removido. Até agora, nenhum efeito colateral foi observado após o uso do Falcon.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção