Contente
As doenças fúngicas representam uma ameaça para as árvores frutíferas, uvas e batatas. As preparações de contato ajudam a conter a propagação do fungo. Um deles é o Cuproxat, que contém compostos de cobre. Após o tratamento, as plantas ficam protegidas da penetração de esporos de fungos.
Características do fungicida
Cuproxat é um fungicida de contato com propriedades protetoras. O ingrediente ativo é o sulfato de cobre tribásico. Seu conteúdo na preparação é de 345 g / l. O principal análogo do fungicida é o líquido Bordeaux.
A solução de sulfato de cobre forma uma película protetora na superfície da planta. Como resultado, um obstáculo é criado para a germinação de esporos de fungos.
O ingrediente ativo do fungicida Kuproksat bloqueia a função respiratória dos microrganismos. O sulfato de cobre se acumula nas células fúngicas e as destrói completamente. Portanto, o medicamento Cuproxat é eficaz como agente profilático antes da infecção.
O medicamento é usado para proteger contra doenças fúngicas de várias culturas: árvores frutíferas, vegetais, uvas. Se as dosagens forem observadas, o sulfato de cobre não é fitotóxico para as plantas.
Cuproxat atua em temperaturas de 0 a +35 ° C. O efeito protetor dura de 7 a 10 dias.
Entre todas as preparações que contêm cobre, Cuproxat é considerado o padrão. O fungicida é eficaz mesmo em tempo chuvoso. A película protetora não é removida após a exposição à umidade.
O fabricante do Cuproxat é a empresa austríaca Nufarm. O fungicida está na forma de suspensão líquida e é fornecido em embalagens plásticas com capacidade de 50 ml a 25 litros.
Benefícios
As principais vantagens do medicamento Cuproxat:
- alta qualidade da substância ativa;
- protege contra doenças perigosas que afetam as culturas hortícolas;
- forma proteção confiável resistente a condições climáticas adversas;
- não causa dependência em microrganismos patogênicos;
- compatível com outras drogas.
desvantagens
Antes de usar o fungicida Cuproxat, leve em consideração suas desvantagens:
- o cumprimento das regras de segurança é exigido;
- limitação de uso dependendo do estágio da vegetação;
- tem apenas um efeito preventivo.
Procedimento de aplicação
O fungicida Kuproksat é usado para preparar uma solução de trabalho. Sua concentração depende do tipo de cultura cultivada. A solução requer pratos de esmalte, vidro ou plástico.
Primeiro, uma quantidade medida da droga Cuproxat é dissolvida em um pequeno volume de água. Gradualmente, adicione a água restante à solução.
A solução é usada dentro de 24 horas após a preparação. As plantas são tratadas por pulverização na folha. Isso requer um spray atomizador fino.
árvore de maçã
Com alta umidade, a macieira pode sofrer de crostas. Esta é uma doença fúngica que afeta os brotos, folhas e ovários. Neles aparecem manchas de pântano, que gradualmente escurecem e levam à formação de fissuras.
Para proteger a macieira da sarna, é preparada uma solução com base no fungicida Kuproksat. De acordo com as instruções de uso, para o tratamento de 1 centésimo de plantações, são necessários 50 ml de suspensão, que se misturam com 10 litros de água.
A pulverização é realizada durante a estação de crescimento da macieira, mas não mais do que 3 vezes durante a estação.O primeiro tratamento com o fungicida Cuproxat é realizado quando os botões se abrem. 3 semanas antes da colheita das maçãs, todos os tratamentos são interrompidos.
Existem variedades de maçã que são sensíveis aos fungicidas à base de cobre. Após o processamento durante o período de floração, uma chamada "grade" é formada nas folhas e frutos.
Colheita de frutas de caroço
As culturas de pêssego, damasco e outras frutas com caroço são suscetíveis a doenças como moniliose, ondulação das folhas e clusterosporiose. As doenças se espalham rapidamente e resultam em perda de safra.
Os tratamentos preventivos para as culturas de frutas com caroço começam na primavera, quando os botões se abrem. Durante a temporada, é permitido realizar 4 pulverizações com a solução Kuproksat. Entre os procedimentos, eles são mantidos de 7 a 10 dias. A última pulverização é realizada 25 dias antes da colheita.
Para 10 litros de água, de acordo com as instruções de uso, adiciona-se 45 ml de suspensão ao fungicida Cuproxat. A solução resultante é suficiente para processar 1 tecelagem de um pomar.
Uvas
Uma doença perigosa das uvas é o mofo. A doença é de natureza fúngica e é diagnosticada pela presença de flor branca nos brotos e folhas. Como resultado, as folhas da uva morrem, a imunidade da planta diminui e seu rendimento diminui.
Os tratamentos preventivos ajudam a evitar o desenvolvimento da doença. Durante a estação de crescimento, as plantações são pulverizadas com uma solução da droga Kuproksat. De acordo com as instruções de uso, são necessários 6 ml de concentrado para 1 litro de água. A solução preparada é consumida por 10 sq. m vinha.
Batatas
Na segunda metade do verão, sinais de requeima podem aparecer nas batatas. O agente causador da doença é um fungo que infecta os brotos e tubérculos das batatas. A requeima é determinada pela presença de manchas marrons cobertas por uma flor acinzentada. As partes afetadas do arbusto morrem; em casos avançados, morrem os plantios.
Outra doença perigosa da batata é a Alternaria, que se parece com manchas secas marrom-acinzentadas. A derrota se espalha para as folhas, que amarelam e morrem, passa gradativamente para os tubérculos.
As medidas de proteção são realizadas após o plantio da batata. Durante a estação, as plantações podem ser tratadas com Cuproxat três vezes, mas não mais frequentemente do que uma vez a cada 10 dias.
A solução para pulverização é preparada de acordo com as instruções de uso do medicamento Cuproxat. 10 água requer 50 ml de suspensão. A solução preparada é suficiente para processar cem metros quadrados de plantações.
Precauções
O fungicida Kuproksat foi classificado como classe de perigo 3 para humanos e abelhas. Se houver um apiário nas proximidades, é permitido liberar as abelhas 12-24 horas após a pulverização das plantações.
O ingrediente ativo do fungicida Kuproksat é perigoso para peixes e outros organismos aquáticos. O processamento é realizado à distância de corpos d'água, rios e outros objetos semelhantes.
Para pulverizar as plantas, escolha o horário da manhã ou da tarde, quando não há luz solar direta, chuva e vento forte.
É importante evitar o contato da solução com a pele e membranas mucosas. Em caso de contato com áreas abertas, enxágue-as com água frequente.
Em caso de envenenamento com Kuproksat, a vítima recebe 2 copos de água limpa e 3 comprimidos sorventes (carvão ativado) para beber. Certifique-se de procurar ajuda médica.
O fungicida Cuproxat é armazenado em local seco a temperaturas acima de 0 ° C. O produto é mantido fora do alcance de crianças, animais, alimentos e medicamentos.
Críticas de jardineiros
Conclusão
O medicamento Cuproxat tem um efeito de contato e ajuda a conter o desenvolvimento de doenças fúngicas. O principal objetivo do fungicida é a profilaxia ou o combate aos primeiros sintomas da doença. Ao utilizar o produto, observe a dosagem e os cuidados.