Contente
A cenoura e a beterraba são valorizadas por suas qualidades únicas: ricas em vitaminas e microelementos. Além disso, ambas as raízes têm propriedades medicinais. Mas isso requer raízes que não agridam o meio ambiente, cultivadas sem o uso de produtos químicos. É por isso que muitos russos têm lotes de plantas terrestres em seus terrenos.
Conhecendo os fundamentos da tecnologia agrícola, é possível obter uma rica colheita desses vegetais. Mas isso é meio caminho andado, já que as raízes devem ser guardadas até a próxima colheita. Cultivadores de vegetais novatos estão interessados na questão, quando colher cenouras e beterraba para que retenham sua apresentação por muito tempo e não estraguem. Isso é o que será discutido.
Como decidir um prazo
A questão de quando começar a colher a safra cultivada não pode ser considerada ociosa. Na verdade, a segurança da colheita durante o inverno depende da oportunidade de desenterrar esses vegetais. Infelizmente, ninguém, mesmo o mais experiente produtor de produtos agrícolas, será capaz de dizer o número exato de colheitas de cenoura e beterraba.
Com o que está conectado:
- A Mãe Rússia se estendia por milhares de quilômetros de norte a sul e de leste a oeste. As condições climáticas e meteorológicas são diferentes em todos os lugares. Se no sul já está sendo feita uma colheita antecipada, no norte está apenas começando o plantio. O mesmo acontece com a colheita - em regiões onde o frio começa cedo, as raízes são colhidas nos anos 20 de setembro, nas regiões do sul da Rússia esse tipo de trabalho cai em outubro.
- O momento da colheita das raízes depende muito do verão. Se for quente e seco no verão, o amadurecimento ocorre mais rápido, o que significa que a colheita será mais precoce. No clima frio e chuvoso, a preparação das cenouras e beterrabas para cavar o jardim é atrasada por vários dias, ou mesmo semanas.
Fatores que ajudam a determinar a maturidade
Como entender que os vegetais estão maduros e prontos para a colheita. Há uma série de fatores a serem observados. Se os levarmos em consideração, então os horticultores novatos serão capazes de colher as safras dos canteiros a tempo e sem perdas:
- Na hora de comprar sementes, observe as recomendações dos sachês. Empresas que se respeitam indicam tempo de amadurecimento para uma variedade específica. As hortaliças primitivas destinam-se ao uso por pouco tempo, são cultivadas principalmente para a colheita, colhidas quando surge a necessidade. Para armazenamento no inverno, você precisa escolher variedades de vegetais no meio da temporada e no final da temporada.
- Você precisa se concentrar no início das primeiras geadas em sua região. A beterraba é um vegetal que não tolera o congelamento, mantendo a qualidade é drasticamente reduzida. Mas as cenouras podem suportar várias matinês, o que só as torna mais doces.
- As condições climáticas são um fator importante. Se estiver seco, quente em setembro e chover até o final do mês, então você precisa fazer a colheita antes da precipitação. A umidade excessiva leva à germinação de novas raízes. Além disso, a raiz da colheita ficará muito suculenta e poderá rachar durante a colheita. Manchas de podridão podem aparecer em beterrabas e cenouras. E esses vegetais não são armazenados por muito tempo.
- O tamanho da raiz da colheita também desempenha um papel importante no momento da colheita. Vegetais maiores são menos adequados para armazenamento. Em primeiro lugar, porque a beterraba gigante tem polpa muito grossa, e a cenoura tem uma haste grossa, quase intragável. Portanto, ao decidir quando colher raízes, preste atenção ao seu tamanho.
Deixe crescer pequenas cenouras e beterrabas.
Colheita tardia - perda de colheita
A questão da colheita de raízes é de grande interesse para os produtores de vegetais novatos. E isso é totalmente justificado. O fato é que as raízes arrancadas com antecedência precisam ser armazenadas em algum lugar, para criar condições confortáveis. Isso não é tão fácil de fazer, porque pode estar quente lá fora e não há lugar onde os vegetais seriam bons. De fato, para preservar a colheita, a temperatura idealmente justificada deve ser de +2 a +4 graus.
Além disso, os vegetais trazidos para uma sala fria começarão a ficar cobertos de umidade, o que os tornará rapidamente inutilizáveis. Portanto, é hora de desenterrar beterraba em meados ou final de setembro e cenouras no final de setembro - início de outubro. Nesse momento, o solo esfria junto com os vegetais, o que contribui para um excelente armazenamento.
E ainda, quando ...
Momento para as cenouras
A cenoura é considerada uma raiz vegetal, para a qual as pequenas geadas não prejudicam, mas mesmo beneficiam, melhoram o seu sabor. Portanto, é melhor colher este vegetal depois de várias matinês. O principal é que o solo esteja seco. Ele esfria naturalmente, por isso pode ser bem armazenado no inverno.
Quando exatamente começar a colher as cenouras. Naturalmente, o momento do amadurecimento também é importante. Mesmo assim, a hora de colher essa raiz vem quando ela congela à noite, mas depois do nascer do sol, uma fina crosta no solo derrete.
Você pode até esperar pela primeira neve, se a cama estiver seca, as pontas são esmagadas diretamente nas raízes e cobrem as plantações de cima à noite. Alguns produtores cobrem suas cenouras com uma camada de feno ou palha. Sob tal abrigo, ela não tem medo de geadas ainda mais severas.
Como lidar com beterraba
Assim como a cenoura, o vegetal não é regado antes da colheita para que “amadureça” bem. Na última década de agosto, a beterraba começa a acumular glicose e frutose, depois rafinose. Cerca de uma semana antes da colheita, a sacarose começa a se formar nele, o que dá doçura à raiz. Então a questão é quando começar colheita de beterraba importante em relação ao acúmulo de açúcar nas hortaliças. Os espécimes maduros serão os mais doces.
Você pode entender que é hora de colher a beterraba pelos tubérculos na superfície e na raiz.
Como manter vegetais colhidos
Já dissemos que os vegetais precisam de condições confortáveis de armazenamento. Ao guardar na adega, onde ainda está quente, pode perder a colheita: os vegetais secam ou começam a apodrecer.
Muitos jardineiros, tendo desenterrado e secado as raízes, cortam as pontas, colocam os vegetais em sacos e colocam-nos em covas. O buraco deve ser profundo e seco. Os sacos são dobrados nele e o topo é coberto com terra. Agora, cenouras e beterrabas podem ser armazenadas no solo mesmo até geadas severas.
Quando a temperatura na adega cai para os parâmetros ideais, as raízes são retiradas da cova, secas para remover a umidade da superfície, separadas e armazenadas de maneira conveniente.
Vamos resumir
Quando remover as raízes do jardim, cada produtor decide individualmente. Mas, ao mesmo tempo, é importante lembrar que geadas de mais de -3 graus, que persistem constantemente, podem arruinar a colheita. Também não aconselhamos focar nos vizinhos, pois as sementes não foram semeadas ao mesmo tempo e as variedades podem ser diferentes.
Foco no amadurecimento técnico, quando as folhas inferiores da beterraba e da cenoura começam a amarelar.
Em um outono chuvoso, não deixe raízes no solo, elas inevitavelmente começarão a germinar. Melhor remover os vegetais do jardim e cavar no buraco.