Contente
A questão de quando retirar as cenouras da horta é uma das mais polêmicas: alguns jardineiros recomendam fazer isso o mais cedo possível, assim que as raízes amadurecem e ganham peso, enquanto outros, ao contrário, acreditam que a colheita das cenouras deve chegue tarde, só assim o vegetal é nutrido com todos os microelementos úteis.
Quem está certo, em que período de tempo as cenouras devem ser colhidas e também como colocar as raízes para armazenamento - este será um artigo sobre isso.
Quando desenterrar cenouras
Normalmente os jardineiros colhem cenouras, concentrando-se na aparência das raízes e em seu tamanho. Em princípio, esta é a abordagem correta, porque as cenouras derramadas de cor laranja forte e tamanho grande certamente estão maduras e prontas para serem cavadas.
Mas, por outro lado, existem situações em que uma avaliação externa pode não ser confiável. Calculando o tempo de cavar a cenoura, é necessário levar em consideração vários fatores, tais como:
- Variedade de raiz.
- Taxa de amadurecimento.
- A finalidade do vegetal (para consumo fresco, para processamento, para armazenamento de inverno ou para venda).
- Condição das partes aéreas e subterrâneas da planta.
- Condições meteorológicas em uma área específica.
Coleta de cenouras de diferentes variedades
O momento da colheita das cenouras depende muito da variedade desta cultura de raízes. Isso não é surpreendente, porque cenouras maduras externamente de diferentes variedades podem parecer completamente diferentes.
Hoje existem centenas de tipos de sementes de cenoura no mercado, e cada fruta é diferente umas das outras. Portanto, antes de cavar uma cenoura, você precisa olhar para o saco de sementes para entender como deve ser uma raiz vegetal madura. Ainda Seria bom provar o vegetal, porque as cenouras maduras têm um sabor especial pronunciado, polpa crocante e um agradável aroma vegetal.
Independentemente da variedade, as cenouras devem ser removidas antes que as folhas inferiores comecem a amarelar.
Colhendo cenouras de amadurecimento precoce
Como você sabe, variedades de cenouras maduras precoces não são cultivadas para armazenamento, mas para serem vendidas como os primeiros vegetais jovens, para fazer saladas, coquetéis de vitaminas e sucos.
As cenouras maduras precoces são muito suculentas e saborosas, mas são mal armazenadas, portanto, na maioria das vezes, essas raízes são arrancadas gradualmente - conforme necessário. Você precisa arrancar as cenouras para diluir as fileiras ao mesmo tempo, nutrindo assim as raízes das culturas vizinhas.
Não é necessário deixar buracos no solo para as cenouras rasgadas, esses buracos devem ser polvilhados com terra e calçados, caso contrário infecções e uma mosca da cenoura penetrarão por eles até as raízes.
Variedades de raiz de laranja no meio da estação também não são adequadas para armazenamento a longo prazo, mas essa cenoura já tolera bem o transporte e pode muito bem manter sua apresentação por várias semanas, ou até meses.
A aparência da cenoura média dirá quando removê-la: as folhas inferiores das copas começarão a secar, as próprias raízes atingirão o comprimento e o diâmetro ideais para a variedade, a cor do vegetal ficará rica e a o sabor será agradável.
Você não deve se apressar para colher cenouras de amadurecimento intermediário, porque assim o vegetal não ganhará massa suficiente e não acumulará a quantidade necessária de nutrientes e caroteno muito útil. Mas também é perigoso expor demais a cenoura, porque em solo úmido, as raízes podem apodrecer e a seca excessiva seca rapidamente as copas e as raízes - o vegetal se torna letárgico e insípido.
Com variedades de maturação tardia, tudo é um pouco mais simples, como sugere a sabedoria popular, a colheita das variedades de cenoura de inverno deve ser concluída até 24 de setembro - Dia de Cornelius. Após esta data, o tempo realmente frio começa em quase toda a Rússia, a temperatura noturna pode cair abaixo de zero, o que é muito perigoso para qualquer tubérculo.
Embora a cenoura seja considerada uma cultura resistente ao frio, seus frutos não precisam ser mantidos no solo quando a temperatura cai para -3 graus, isso leva ao apodrecimento das raízes e à infecção com várias infecções - a imunidade das cenouras congeladas é significativamente reduzida.
Colher cenouras muito cedo também traz muitos problemas. Este vegetal não gosta de mudanças bruscas de temperatura, portanto, se você arrancar a raiz da raiz do solo ainda quente e colocá-la em um porão frio, nada de bom virá disso - na melhor das hipóteses, as cenouras ficarão letárgicas e na pior das hipóteses, ele ficará infectado com podridão cinza.
Normalmente, as variedades de amadurecimento intermediário amadurecem em 80-100 dias, uma cenoura tardia precisará de 110-120 dias para maturidade total - a partir desses números, você precisa construir para determinar a data da colheita.
Os seguintes sinais dirão que as cenouras "sentaram-se" no jardim:
- o aparecimento nas colheitas de raízes de pequenas raízes cobrindo o vegetal ao longo de todo o seu comprimento;
- secagem completa das tampas;
- cracking cenouras;
- letargia de frutas;
- desbotamento da cor;
- apodrecimento ou danos por pragas, roedores.
E o mais importante é que as cenouras superexpostas perderão o sabor, podem ter um sabor amargo ou perder o aroma peculiar.
Essa cultura não pode ser armazenada por muito tempo - as raízes danificadas não durarão até a primavera.
Quando e como colher cenouras para armazenamento de inverno
É muito difícil cultivar qualquer hortaliça, mas é ainda mais difícil preservar as raízes até a próxima primavera, fornecendo sete vitaminas e microelementos úteis.
Conforme afirmado acima, o mais importante é determinar a época correta para a colheita. É importante entender que apenas uma cenoura bem madura está totalmente saturada de vitaminas, recebe uma grande dose de caroteno e pode ser armazenada por muito tempo.
Com base no exposto, podemos afirmar inequivocamente - os dias frios de outono são simplesmente necessários para a colheita da cenoura; ela não deve ser colhida antes da segunda quinzena de setembro.
As únicas exceções são os casos de anomalias climáticas: queda brusca de temperatura, geadas, chuvas fortes e prolongadas. Nesses casos, o jardineiro tenta economizar pelo menos parte de sua colheita, não há tempo para pensar na composição vitamínica da cenoura.
Para que as cenouras sejam bem armazenadas, elas precisam ser colhidas corretamente. Existem várias diretrizes para isso:
- Se o comprimento das raízes for pequeno, é melhor puxar as cenouras com as mãos. Neste caso, a colheita da raiz é segurada perto da base e puxada pela parte inferior das pontas. Um vegetal maduro e firme deve sair do solo facilmente. Podem surgir dificuldades quando o solo no local está muito seco e rachado.
- Nesses casos, assim como quando as raízes são longas e grandes, é melhor usar um forcado ou uma pá. Você precisa trabalhar com a ferramenta com cuidado: recuando alguns centímetros da linha, eles apenas cavam no chão. As cenouras frágeis quebram facilmente e podem ser cortadas com uma pá afiada, o que não deve ser permitido.
- Não deixe as cenouras cavadas sem cortar. A opinião de que as raízes devem ser deixadas com as pontas não cortadas por vários dias e deixadas diretamente nos canteiros é fundamentalmente errada. Isso não pode ser feito por um motivo - as pontas perderão sua nutrição e começarão a extrair umidade das raízes, secando as cenouras e deixando-as sem gosto. Posteriormente, a colheita começará a apodrecer, ficará muito mal armazenada.
- É melhor retirar as pontas imediatamente após desenterrar as cenouras e isto não deve ser feito com as mãos, mas com uma faca afiada ou uma tesoura - para que o corte fique bem cuidado, o risco de infecção na "ferida" é mínimo.
- Não deixe as "caudas" - as pontas das cenouras devem ser cortadas "pela raiz", ou seja, capturando 1 a 2 mm da própria raiz. Esta é a única maneira de cortar os botões dormentes, e as cenouras não serão capazes de dar início a brotos assim que sentirem o cheiro da primavera.
A remoção correta das cenouras é meio caminho andado; ela precisa ser preparada para armazenamento. As cenouras coletadas são cuidadosamente limpas de terra aderente e dispostas em uma camada sob um dossel. O local deve ser fresco, escuro e bem ventilado. Assim, as raízes são secas por vários dias.
O fato é que as “feridas” da cenoura ficam muito mal cicatrizadas, infecciona-se e a verdura apodrece, infectando frutas vizinhas.
Agora você precisa separar as cenouras, remover frutas danificadas e lentas. A colheita é colocada em caixas e deixada em uma câmara fria por alguns dias. Isso é necessário para que o vegetal "se acostume" com o frio do porão - as cenouras vão evaporar o excesso de umidade, não vão "suar" depois de colocadas na adega.
Na cave, as caixas ou caixas com raízes não são colocadas directamente no chão, é necessário construir uma plataforma ou colocar vários tijolos e barras por baixo do contentor.
Resultados
Tirando as conclusões, podemos mais uma vez notar a importância de determinar a data correta para a colheita da cenoura. É completamente inaceitável colher esta raiz ao acaso quando quiser, porque a cenoura perderá não só em massa e valor nutricional, as raízes ficarão mal armazenadas, começarão a murchar e apodrecer.
Quando colher cenouras, cada jardineiro deve decidir por si mesmo. Ao mesmo tempo, é importante levar em consideração todos os fatores que a acompanham, como o clima, a variedade, o tempo de maturação e a aparência da fruta.