Gigante do tomate Ural: comentários, fotos, rendimento

O tomate gigante dos Urais é uma variedade de nova geração criada por cientistas russos. A variedade é indicada para jardineiros que gostam de cultivar frutos enormes com polpa saborosa e aromática. O tomate não é extravagante para cuidar e é adequado até mesmo para um jardineiro novato. Antes de embarcar, você deve ler a descrição e descobrir todas as vantagens e desvantagens. Se você seguir as regras, o resultado vai superar todas as expectativas.

Descrição detalhada da variedade

O tomate gigante dos Urais é uma variedade indeterminada (durante o período vegetativo a planta não para de crescer).

A planta é alta, podendo atingir 1,5-2 m de altura, portanto, para evitar quebras ou dobras, a bucha precisa de um suporte de alta qualidade. O tomate médio dos Urais gigante forma um arbusto poderoso, densamente coberto por folhagem verde escura. Uma haste poderosa tende rapidamente para cima, formando novas escovas a cada vez.

O primeiro cacho de flores aparece sob a 9ª folha, 100 dias após a germinação. Para ter uma boa colheita, a planta precisa de ajuda na polinização. Para fazer isso, eles atraem insetos, muitas vezes ventilam a estufa ou realizam a polinização manualmente.

Conselho! Para uma frutificação rica e de longo prazo, o tomate gigante dos Urais é formado em 2 troncos.

A variedade de tomate Ural Giant cresce bem em canteiros e estufas nos Urais, Altai, Sibéria, no Noroeste e na região de Moscou. Ao sol, a variedade é cultivada nas regiões do sul e nos países pós-soviéticos.

Breve descrição e sabor das frutas

O tomate gigante dos Urais é criado para cultivo em canteiros abertos e sob uma cobertura de filme. A variedade combina 4 tipos. Eles são diferenciados pela cor. Eles vêm em vermelho, rosa, amarelo e laranja. Cada espécie tem seu próprio sabor, aroma, qualidades positivas e negativas:

  • a gigante vermelha é rica em licopeno;
  • o rosa tem a carne mais doce;
  • amarelo - tem um sabor incomum;
  • laranja - contém vitamina A.

Apesar da cor, com os devidos cuidados, os tomates crescem grandes, pesando até 900 G. Os tomates de múltiplas câmaras achatadas redondas contêm uma pequena quantidade de sementes médias. A película fina protege a polpa suculenta e doce durante o transporte.

Os tomates gigantes dos Urais são usados ​​frescos, para fazer saladas, ketchup, adjiki, molhos frios e sucos. Você também pode ferver pasta de tomate, lecho colorido e cozinhar fatias sob uma marinada de geleia.

Características varietais

O tomate gigante dos Urais é uma variedade de alto rendimento, com cuidado adequado a partir de 1 sq. m pode ser coletado 15 kg e mais. O alto rendimento é explicado pelo fato de que a planta produz de 3 a 5 frutos grandes em cada pincel. Como regra, a primeira safra colhida cresce muito mais do que os frutos subsequentes. Se a tarefa for cultivar tomates gigantes, é necessário desbastar os pincéis de flores a cada 7 dias.

O rendimento é influenciado não só pelas características da casta, mas também pelas condições climáticas, a região de cultivo e o cumprimento das regras de cuidado.

Os tomates da variedade Ural Giant são moderadamente resistentes a doenças. Freqüentemente, o arbusto do tomate é afetado por:

  • praga tardia - folhas e frutos são cobertos com manchas marrom-escuras;
  • mancha marrom - manchas amarelas arredondadas aparecem na parte externa da folha, uma flor marrom aveludada forma-se na parte interna;
  • quebra de frutas - o defeito da fruta ocorre devido à rega irregular;
  • macrosporiose - manchas marrons são formadas na lâmina foliar, tronco e estacas.
Importante! A doença se junta com alta umidade e ventilação rara.

Para proteger o tomate gigante dos Urais de convidados inesperados, medidas preventivas devem ser seguidas:

  • observar rotação de culturas;
  • realizar uma escavação de outono do local;
  • antes de plantar uma safra, derrame o solo com água fervente ou uma solução de permanganato de potássio;
  • cultivar mudas de sementes comprovadas que passaram pelo estágio de desinfecção.

Prós e contras da variedade

O tomate gigante dos Urais tem seus lados positivos e negativos. As vantagens incluem:

  • alta produtividade;
  • grande massa de frutas;
  • a variedade é resistente a mudanças bruscas de temperatura;
  • bom gosto e aroma rico;
  • os tomates têm alto teor de vitaminas e minerais.

As desvantagens de muitos residentes de verão incluem a incapacidade de manter a integridade durante o transporte de longo prazo, instabilidade para doenças e uma liga para o suporte.

Regras de plantio e cuidados

O crescimento e o desenvolvimento do futuro arbusto dependem de mudas devidamente cultivadas e plantadas. Sob certas condições, por parte do jardineiro, o tomate gigante dos Urais agradecerá com frutos grandes, doces e perfumados.

Semeando sementes para mudas

Para cultivar mudas de pleno direito, é necessário criar condições ideais para as mudas:

  • iluminação adicional;
  • manter alta umidade;
  • para um bom desenvolvimento, a temperatura ambiente deve ser de + 18-23 ° C durante o dia e + 10-14 ° C à noite.

Para cultivar tomates fortes e saudáveis ​​que trarão uma boa colheita, você precisa seguir o conselho de jardineiros experientes:

  1. As sementes são desinfetadas antes da semeadura. Para isso, a semente pode ser embebida por 10 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio, em uma solução de refrigerante a 0,5%, em suco de aloe vera ou no preparado "Fitosporin".
  2. Prepare o solo. Pode ser comprado na loja, ou você pode misturá-lo você mesmo (grama, turfa e húmus são coletados em proporções iguais, fertilizantes minerais são adicionados e bem misturados).
  3. Copos de plástico com um volume de 0,5 ml ou caixas de 10 cm de altura são preenchidos com solo nutriente e derramados com água fervente ou uma solução fraca de permanganato de potássio.
  4. As sementes são semeadas até 1 cm de profundidade, cobertas com terra e cobertas com polietileno ou vidro para manter um microclima favorável.
  5. Para uma germinação rápida, a temperatura deve estar dentro de + 25 ° C, então o recipiente deve ser removido para o local mais quente.
  6. Antes do surgimento dos brotos, não é realizada rega, pois o condensado acumulado no filme será suficiente para a irrigação.
  7. Após 2-3 dias, quando os brotos aparecem, o abrigo é removido e o recipiente é reorganizado em um local bem iluminado. Com um curto período de luz do dia, as mudas devem ser complementadas. Nos primeiros 2-3 dias, as mudas são iluminadas 24 horas por dia, então a duração total das horas de luz do dia deve ser de pelo menos 15 horas.
  8. Ao cultivar mudas, a camada superior não deve secar. Se necessário, os brotos são irrigados de manhã ou à noite com água morna e sedimentada.
  9. A primeira alimentação é realizada um mês após o surgimento dos brotos. Para isso, fertilizantes à base de húmus são adequados, na hora da alimentação deve-se seguir estritamente as instruções.
  10. Quando 2-3 folhas verdadeiras aparecem, as mudas mergulham. Para isso, as mudas que crescem em caixas são transplantadas para copos de 0,2 litro. Após um mês, pode-se fazer uma segunda coleta em um recipiente com um volume de pelo menos 500 ml. Ao semear em xícaras separadas, a colheita é feita imediatamente em um recipiente de 0,5 litro.
  11. Na idade de 45 dias, o tomate é preparado para transplante para um local permanente. 2 semanas antes do plantio, as mudas são endurecidas, aumentando diariamente o período de permanência ao ar livre.
Importante! Se a planta formou 1 pincel de flor, depois de 2 semanas o arbusto deve ser transplantado sem falha.

Transplante de mudas

Boas mudas de tomate devem ter tronco forte, folhas grandes, sistema radicular bem desenvolvido e botões bem formados.

O gigante dos Urais é plantado em um clima nublado, fresco e calmo. Os tomates altos da variedade Ural Giant são plantados em covas preparadas e derramadas em um ângulo agudo ou em uma posição inclinada. Com o tempo, o tronco enterrado formará um sistema radicular, que ajudará a planta a formar um grande número de frutos. Após o plantio, os tomates são derramados com água morna e sedimentada, e a terra é coberta com cobertura morta. Para que as plantas recebam uma quantidade suficiente de luz solar, por 1 sq. m plantado 3-4 arbustos.

Cuidado de plantio

A quantidade, qualidade e tamanho dos tomates dependem de um atendimento correto e oportuno. Existem 10 mandamentos de cuidado que devem ser seguidos por jardineiros responsáveis ​​que cultivam o tomate gigante dos Urais:

  1. A rega e a alimentação são realizadas 12 dias após o plantio. Além disso, pelo menos 2 litros de água quente estabilizada são derramados sob cada arbusto. A cobertura é realizada 3 vezes por estação: durante o crescimento ativo e a formação do sistema radicular, durante a formação de 2 escovas e durante o período de maturação dos primeiros tomates.
  2. Você precisa formar uma planta em 2 hastes. Para fazer isso, deixe o enteado formado sob o primeiro pincel de flores. Todos os outros enteados são limpos todas as semanas até terem crescido 3 cm. Para uma rápida cicatrização da ferida, o trabalho é realizado em dia de sol.
  3. Se flores duplas aparecem nos ovários, elas são impiedosamente removidas, pois frutos feios aparecem neles. Além disso, essas flores consomem muita força da planta e para no desenvolvimento.
  4. Durante o período de amadurecimento do cacho de frutos, as folhas inferiores são removidas, mas não mais do que 3 por semana.
  5. Pincéis de flores podem ser diluídos, se desejado. Já com um número menor de frutos, sua massa aumenta significativamente.
  6. Como o tomate gigante dos Urais cresce até 2 m, ele deve ser amarrado a uma forte treliça. Quando a liga é amarrada, o caule é torcido no sentido horário para que o fio não interfira com a planta durante a rotação atrás do sol.
  7. Pincéis pesados ​​e tomates grandes são amarrados separadamente para que a planta não dobre ou quebre com o peso.
  8. Se o tempo estiver quente, os tomates são polinizados manualmente. Para fazer isso, o arbusto é ligeiramente agitado 2 a 3 vezes ao dia. Esse trabalho é realizado das 8 às 11 horas da manhã, pois nessa hora o pólen da flor se espalha bem no pistilo.
  9. Embora o tomate gigante dos Urais seja resistente a rachaduras, é necessário regá-lo na hora certa, várias horas antes do pôr do sol.
  10. No outono, esses tomates amadurecem, o que conseguiu definir antes de 1º de agosto. Portanto, em agosto, todos os pincéis de flores são removidos e o topo é pinçado, deixando 2 folhas acima do último fruto. Para amadurecer os tomates mais rápido, o arbusto é alimentado com fertilizantes de potássio e fósforo e a irrigação é reduzida.

Conclusão

O tomate gigante dos Urais é um dos líderes entre as variedades altas. Ganhou grande popularidade pelo seu alto rendimento, resistência às mudanças bruscas de temperatura e pelo seu bom gosto. Apesar das desvantagens, a variedade é cultivada tanto em regiões de clima instável quanto em cidades com verões quentes e secos.

Testemunhos

Miroshnichenko Elizaveta Alekseevna, 55 anos, Orenburg
O tomate gigante dos Urais é uma das variedades altas mais apreciadas. Ele se apaixonou pelo sabor, alto rendimento e pelo tamanho grande das frutas. No ano passado, decidi fazer um experimento - cultivar um tomate gigante. Durante o período de crescimento, deixou 2-3 ovários de flores na planta. Os primeiros tomates foram colhidos 120 dias após o plantio das mudas. A massa de um tomate era de 1200 G. Para os amantes de tomates grandes e saborosos, recomendo a variedade Gigante dos Urais.
Elizarova Maria Ilyinichna, 49 anos, Chelyabinsk
O gigante dos Urais aprendeu sobre o tomate pela Internet. Li comentários e comprei sementes. A taxa de germinação foi de 100%. As mudas cresceram fortes e saudáveis. Plantei em estufa e depois de 3 meses fiz a primeira colheita de frutas vermelhas gigantes e saborosas. Ouvi dizer que o gigante dos Urais tem mais 3 espécies de cores diferentes. No ano seguinte, decidi cultivar todas as 4 variedades.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção