Como colher sementes de tomate corretamente

Coletar sementes de tomate é relevante para todos que cultivam mudas por conta própria. Claro, você pode comprá-los em uma loja especializada, mas não há garantia de germinação e conformidade da variedade com o rótulo. Além disso, o material de plantio de elite não é barato. Para as pessoas que cultivam vegetais para venda e os agricultores, a questão de como coletar sementes de tomate em casa é especialmente importante.

Mesmo um jardineiro novato pode lidar com essa tarefa - ela não requer nenhum conhecimento especial, experiência ou muito tempo. Diremos como coletar corretamente as sementes do tomate e também o convidaremos a assistir a um vídeo sobre o assunto.

Por que colher sementes de tomate você mesmo?

Além do alto custo do material de semente de elite, existem outras razões pelas quais é melhor obtê-lo você mesmo:

  1. Na maioria das vezes, as sementes armazenadas são simplesmente colhidas e embaladas em sachês. Na melhor das hipóteses, eles são cobertos com uma concha especial, tratados com um laser ou ultrassom e incrustados. Claro, isso aumenta a germinação das sementes de tomate e a resistência a doenças fúngicas, mas onde está a garantia de que inicialmente eram de boa qualidade? Além disso, isso aumenta significativamente o preço do material de plantio, que, ao cultivar tomates para venda, aumenta significativamente seu custo.
  2. E quem de nós não percebeu que o número de sementes indicado na sacola não correspondia à realidade?
  3. Não é segredo que comerciantes sem escrúpulos alteram a data de validade indicada no rótulo.
  4. O material da semente nem sempre está disponível na loja. Às vezes, amigos e conhecidos de outras regiões ou mesmo países nos enviam o material de plantio necessário. O que fazer no próximo ano?
  5. Por conta própria, você pode coletar quantas sementes precisar e ainda mais.
  6. Os tomates cultivados a partir de suas próprias sementes são mais adequados do que os conservados, adaptados para o cultivo em suas condições.
  7. Você pode processar as sementes coletadas para as mudas para aumentar a germinação e contra doenças de qualquer maneira conveniente.
  8. Você economizará dinheiro, o que não é supérfluo ao plantar uma grande plantação de vegetais.
  9. E, por último, você vai salvar seus nervos. Ao comprar sementes em uma loja, primeiro achamos, vai germinar - não vai germinar, então o que exatamente vai crescer. E o tempo todo, desde a semeadura para as mudas até o fim da colheita: se ele adoecer, não adoecerá.

Tomates auto-reprodutores

Antes de coletar as sementes, você precisa saber de quais tomates pode e deve tirá-las e quais são inúteis em contato.

Tomate varietal

Estes são exatamente os tomates dos quais você precisa coletar as sementes. Basta escolher uma variedade e plantar pelo menos um arbusto. Claro, você não vai coletar sementes de uma planta por alguns hectares, mas nada, no próximo ano haverá mais sementes. O principal é que os arbustos não machuquem nem sejam afetados por pragas.

Tomates híbridos

As sementes podem ser colhidas de híbridos? Absolutamente não! Os híbridos são obtidos pelo cruzamento de duas ou mais variedades, e isso acontece em estufas para excluir a polinização cruzada por outras cultivares.

Você pode, é claro, coletar suas sementes e plantá-las nas mudas. Até vai subir e dar frutos. Mas é improvável que você se delicie com essa colheita.No próximo ano, os sinais de hibridização se dividirão e os tomates de diferentes alturas, formas, cores e tempos de maturação crescerão. Não é um facto que gostará deles ou, em geral, terão algum valor comercial ou nutricional.

Portanto, os tomates cultivados a partir de sementes colhidas de híbridos não herdam as propriedades das plantas originais. Muito provavelmente, eles nem mesmo se parecerão com as variedades originais ou entre si.

Comente! Na venda, os híbridos após o nome da variedade são marcados com F1 na embalagem.

Fruta de origem desconhecida

Uma pergunta interessante - vale a pena colher sementes de um tomate de que você realmente gosta? Podemos encontrar essas pessoas em qualquer lugar - no mercado, em uma festa. Nosso conselho - colete sementes de todas as frutas que você gosta! Se forem poucos, deixe até a primavera, semeie e veja o que acontece. Se houver muito - selecione 5-6 sementes, estimule com epin ou outro agente especial e semeie em uma tigela. Se as plantas resultantes forem iguais, como gêmeos - você está com sorte, esta é uma variedade, cultive-a para a saúde. Se for inconsistente, jogue-o fora sem se arrepender.

Coleta e armazenamento

Vamos dar uma olhada em como colher sementes de tomate de maneira adequada. Para isso, é necessário selecionar frutas adequadas, extrair seu conteúdo, secar e armazenar até a primavera.

Seleção de frutas de tomate

Para colher sementes de alta qualidade, não é necessário escolher o tomate maior e mantê-lo no arbusto até que esteja totalmente maduro. Siga estas regras:

  1. Para extrair as sementes, pegue os tomates que estiveram entre os primeiros a aparecer. Na estufa - da segunda ou terceira escova, no solo - da primeira. Primeiro, os ovários inferiores florescem primeiro, quando as abelhas ainda não estão ativas, portanto, a probabilidade de polinização cruzada é menor. Em segundo lugar, os frutos apicais são menores do que os inferiores. Em terceiro lugar, quanto mais tempo um tomate cresce, maior é a probabilidade de desenvolver requeima ou outras infecções fúngicas.
  2. Mesmo em variedades que são novas para você, antes de coletar sementes de tomate, pergunte como elas deveriam ser. Leve apenas frutas de formato, cor e tamanho típicos.
  3. Para obter seu próprio material de plantio, é melhor colher tomates marrons (então eles amadurecer), em casos extremos em cores, mas não totalmente maduras. Frutos maduros não são adequados para a coleta de sementes - o embrião já está pronto para a germinação e, após a secagem, não é adequado para reprodução posterior.
  4. Sempre colha tomates em arbustos saudáveis ​​e sem doenças. Se você acha que é melhor deixar os tomates adoecerem do que “envenená-los com produtos químicos”, plante várias plantas separadamente e processe apenas elas. Se não fez na hora, plante, o tomate tolera perfeitamente o transplante.

Coleta de sementes

Lave os tomates marrons depenados, seque, coloque para amadurecer a uma temperatura de cerca de 25 graus. Só tome cuidado para não amadurecer demais, pois depois disso só servirão para fazer salada. Existem muitas maneiras de colher sementes de tomate. Eles são todos semelhantes entre si, mas diferem apenas em pequenas coisas.

Fermentação

Corte em duas partes tomates bem maduros, mas não muito maduros da mesma variedade, colete cuidadosamente suas sementes com uma colher junto com o líquido em um frasco, tigela ou copo plástico.

Comente! Um recipiente separado será necessário para cada variedade. Não se esqueça de assinar!

Cubra o recipiente com gaze, coloque em local aquecido e protegido da luz solar direta para a fermentação (fermentação). Geralmente dura 2 a 3 dias, mas depende muito da temperatura ambiente e da composição química dos tomates. Assim que o suco passar, a maioria das sementes irá afundar e bolhas ou um filme aparecerão na superfície, prossiga para a próxima etapa.

Escorra o líquido do recipiente junto com as sementes de tomate que flutuam na superfície - elas ainda não vão brotar. Quando sobrar pouco suco, use uma peneira. Enxágüe várias vezes, a última vez em água corrente.

Dissolva uma colher de chá de sal em um copo d'água e despeje sobre as sementes de tomate. Os qualitativos irão afundar, os inadequados irão flutuar.

Via rápida

Tudo acontece. Mesmo a dona de casa mais exemplar justamente no momento em que os frutos do tomate, selecionados para obter as sementes, amadurecem, pode não ter tempo suficiente para a sua fermentação. O que fazer? Retire as sementes do tomate, espalhe sobre o papel higiênico espalhado sobre a mesa. Não enxágue ou tente retirar a polpa coletada em uma colher.

A qualidade das sementes de tomate, é claro, será pior do que após a fermentação e o descarte, mas bastante aceitável.

Secagem e armazenamento

Agora só falta secar a semente e mandar para o armazenamento. Basta colocar as sementes obtidas de forma rápida num local protegido do sol (por exemplo, num armário ou debaixo da cama), cobrir com uma camada de gaze e secar à temperatura ambiente.

Comente! Talvez você tenha um secador especial, use-o.

Coloque as sementes de tomate obtidas após a fermentação sobre um pano limpo, guardanapo, sanita ou papel branco comum. Você pode secá-los mexendo de vez em quando ou simplesmente espalhando-os sobre o papel em uma camada fina.

Conselho! Se você quiser economizar tempo na primavera, espalhe cada semente no papel higiênico na mesma distância uma da outra enquanto planta as mudas. Na primavera, basta cortar do rolo uma tira do comprimento desejado, colocá-la em uma caixa de mudas, cobrir com terra e água. O papel higiênico não interfere no crescimento dos tomates.

Coloque as sementes secas em sacos de papel e certifique-se de anotar o nome da variedade e o ano de colheita. Os tomates mantêm uma boa germinação (econômica) por 4-5 anos.

Assista a um vídeo sobre como colher sementes de tomate:

Conclusão

Como você pode ver, não há nada difícil em coletar sementes. Tendo obtido a variedade desejada de tomates uma vez, não é necessário gastar dinheiro com sua compra no futuro. Lembre-se de que isso não se aplica a híbridos. Boa colheita!

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção