Contente
- 1 História de origem
- 2 Descrição da variedade de beterraba Pablo
- 3 Características das beterrabas de Pablo
- 4 Vantagens e desvantagens
- 5 Datas de desembarque
- 6 Métodos de plantio de beterraba de Pablo
- 7 Pablo's Beterraba
- 8 Possíveis doenças e pragas
- 9 Conclusão
- 10 Críticas de jardineiros sobre as beterrabas de Pablo
A beterraba de Pablo é uma variedade russa de uso universal. Difere no bom gosto, forma atraente e alto rendimento. Resistente a geadas, secas e a maioria das doenças e pragas.
História de origem
A beterraba do Pablo é um híbrido de primeira geração (denominação F1), obtido em 1991. A cultura foi testada com sucesso e em 1993 foi incluída no registro de realizações reprodutivas. Aprovado para cultivo em todas as regiões da Rússia, incluindo Norte, Noroeste, Ural, Oeste e Leste da Sibéria e Extremo Oriente. Além disso, o híbrido pode ser cultivado em países vizinhos - Bielo-Rússia, Ucrânia, Moldávia.
Descrição da variedade de beterraba Pablo
As folhas da beterraba Pablo são de forma oval, de cor verde, a superfície é ligeiramente bolhosa, com bordas moderadamente onduladas. A roseta de folhas é poderosa, ereta. O pecíolo é moderadamente longo, a cor é rosa intenso, vermelho.
As raízes não são muito grandes, seu peso chega a 110-180 g, menos freqüentemente até 200 G. A forma da beterraba de Pablo é redonda, nivelada, 15 cm de diâmetro, é considerada exemplar. A cauda da raiz é típica - longa e fina. A pele também é fina, macia ao toque, a cor é marrom. A cabeça tem uma suberização fraca, os anéis também não são pronunciados.
A polpa da beterraba Pablo tem uma cor vermelha profunda, com um tom rubi. É bastante denso e ao mesmo tempo suculento e macio. O sabor é rico, com uma doçura perceptível. Em termos de composição química, a participação da matéria seca chega a 14,5%, o teor de açúcar total é de 8,7%.
Características das beterrabas de Pablo
A beterraba de Pablo é híbrida. É resistente a condições climáticas adversas, bem como a pragas e doenças comuns. É por isso que a variedade pode ser cultivada em várias regiões da Rússia - da zona média e do Território de Krasnodar aos Urais, Sibéria e Extremo Oriente.
Período de amadurecimento e rendimento da beterraba Pablo
A variedade pertence à época média - as raízes são formadas 95 a 105 dias após a emergência em massa dos primeiros rebentos. O rendimento da beterraba Pablo atinge 6-7 kg a partir de 1 m2 (com cultivo industrial de 240 a 320 kg / ha).
As frutas são estáveis, se armazenadas de maneira adequada, retêm sua densidade e sabor por 4–5 meses. Eles são transportáveis, bem tolerados em longas distâncias. Por isso, a beterraba Pablo é cultivada tanto para consumo pessoal como para venda e também para processamento. O objetivo é universal - para uso em diferentes pratos e preparações.
Resistência à geada
O híbrido Pablo normalmente tolera geadas de curto prazo, embora não seja resistente a geadas. Recomenda-se cultivá-lo em áreas abertas e ensolaradas.
Vantagens e desvantagens
As beterrabas de Pablo são apreciadas pelos residentes de verão por sua despretensão e alto rendimento. A polpa é deliciosa, ótima para preparar qualquer prato.
Prós:
- alta produtividade;
- gosto excelente;
- a polpa mantém sua cor mesmo após o tratamento térmico;
- condição comercializável;
- mantendo a qualidade e transportabilidade;
- resistência à geada, seca, doenças e pragas;
- pouco exigente para a composição do solo.
Desvantagens:
- não há imunidade à peronosporose;
- tendência à floração precoce e brotação.
Datas de desembarque
A época do plantio da beterraba Pablo depende do método de cultivo e das características climáticas da região. Se plantado em terreno aberto, você precisa esperar até que o solo aqueça até 8 graus Celsius ou mais. Além disso, de acordo com a previsão, não devem ocorrer geadas recorrentes, pois, por causa delas, parte das lavouras pode morrer.
Portanto, na maioria das vezes os residentes de verão escolhem os seguintes termos:
- sul - início de abril;
- banda média - final do mês;
- o resto das regiões - a primeira quinzena de maio.
Se você plantar sementes de beterraba de Pablo em uma estufa, poderá fazê-lo 7 a 10 dias antes. No caso de mudas em crescimento, elas são orientadas pelos mesmos períodos, levando-se em consideração que as mudas devem ser transferidas para campo aberto um mês após a emergência das mudas:
- sul - o início da primavera;
- banda média - últimos dias de março;
- o resto das regiões - a primeira quinzena de abril.
Se o tempo estiver desfavorável, você pode esperar alguns dias, mas não mais. Caso contrário, as mudas esticarão, o que prejudicará a produtividade.
Métodos de plantio de beterraba de Pablo
Na maioria das vezes, a beterraba Pablo é cultivada por semeadura direta no solo, embora um método de cultivo com mudas também seja permitido. Se você plantar sementes, por exemplo, no início de abril, a primeira safra pode ser colhida em meados de julho. Isso é especialmente conveniente para regiões com fontes frias, onde as geadas são possíveis mesmo em maio.
Método de cultivo de mudas
Uma semana antes do plantio, as sementes da beterraba do Pablo são imersas em água com sal (5%) e após alguns minutos as que flutuam são retiradas. Em seguida, eles podem ser mergulhados em água morna até ficarem completamente inchados e colocados na prateleira de baixo da geladeira por uma semana. Graças a isso, a germinação aumentará.
As sementes podem ser plantadas em recipientes comuns ou em xícaras individuais ou potes de turfa. O solo pode ser comprado na loja ou feito por conta própria com base em solo de grama com composto ou húmus, turfa e areia (2: 1: 1: 1).
As sementes de beterraba Pablo são plantadas a uma profundidade de 1–1,5 cm com uma distância de 4–5 cm, regadas, cobertas com papel alumínio ou vidro e cultivadas à temperatura ambiente. Após o surgimento das mudas, é melhor transferir recipientes com mudas para uma sala fria (14-15 graus). Antes do transplante, as mudas são imersas por várias horas em uma caixa de vibração com argila e um estimulador de crescimento (por exemplo, "Zircão"), para então enraizarem rapidamente em um novo local.
Pouso em terreno aberto
A beterraba é cultivada em canteiro aberto, protegido da água estagnada (uma pequena colina). O local é pré-limpo, o solo é desenterrado e fertilizado (basta colocar um balde de composto ou húmus para cada metro quadrado). Esquema de pouso:
- profundidade do sulco - 10 cm;
- espaçamento entre linhas - 30–40 cm;
- a distância entre as sementes é de 10 cm.
Na primeira fase, é permitido um plantio denso com intervalo de 6 cm, após o qual as mudas devem ser desbastadas, deixando-se 10 cm entre elas, e o solo é bem colocado para que a semente destrua a casca.
Pablo's Beterraba
As beterrabas do Pablo não precisam de cuidados especiais. Esta é uma planta despretensiosa, que é suficiente para fornecer irrigação frequente e 2-3 fertilizações por temporada. A água é fornecida duas vezes por mês para que a camada superficial do solo tenha tempo de secar. Ao mesmo tempo, três semanas antes da colheita, a rega é completamente interrompida. Se a região for seca e a área a ser plantada for grande, aconselha-se a utilização de sistema de irrigação por gotejamento.
Os fertilizantes são aplicados várias vezes por temporada:
- Antes do plantio no solo, qualquer fertilização com nitrogênio é incorporada, por exemplo, uréia em uma quantidade de 20 g por 1 m2.
- No momento do início da formação da cultura da raiz, é introduzida matéria orgânica (infusão de verbasco, excrementos de pássaros).
- Após três semanas, adicione superfosfato (40 g por 1 m2) e sal de potássio (20-30 g por 1 m2).
Possíveis doenças e pragas
A beterraba de Pablo é resistente a muitas doenças e pragas comuns: cercosporose, sarna, comedor de raízes.
Como qualquer outra variedade, Pablo não é imune a pragas. A principal medida preventiva é polvilhar os corredores com cinzas, pó de tabaco. Em casos extremos, produtos químicos podem ser usados. Beterrabas tendem a formar flechas de sementes. A cultura pode sofrer de supersporose e gorgulho da beterraba.
Às vezes, a beterraba é atacada por doenças fúngicas e outras infecções. Na maioria dos casos, isso se deve a cuidados inadequados. A planta deve receber rega moderada, não muito frequente, e afrouxamento regular do solo. A cada 3-4 anos, o local de plantio deve ser mudado, tentando não plantar beterraba nas áreas onde havia raízes anteriormente cultivadas.
Conclusão
A beterraba Pablo é uma variedade de beterraba bastante popular, recomendada por mais de 90% dos residentes no verão. As raízes com a forma correta, de sabor agradável, estão bem conservadas até a primavera. O híbrido é resistente a intempéries e muitas pragas. Periodicamente, o plantio deve ser inspecionado e, se necessário, tratado com produtos químicos ou remédios populares.
Críticas de jardineiros sobre as beterrabas de Pablo