Contente
Beterraba Mulatka é uma das variedades de mesa mais populares. Há muito que se tornou atraente para os jardineiros devido ao seu sabor, propriedades úteis e rendimento. Para o cultivo bem-sucedido de uma cultura de raiz, é necessário seguir as regras da tecnologia agrícola, levando em consideração as características da variedade.
História de origem
Beterraba de mesa (Beta vulgaris L.ssp.vulgaris var. Conditiva Alef.) O trabalho de melhoramento da variedade continuou até 2001 na empresa agrícola Poisk. Dois anos depois, foi incluído no registro de realizações reprodutivas da Federação Russa e recomendado para cultivo na maioria das regiões do país, de Volgo-Vyatka ao Extremo Oriente. Muito rapidamente, a beterraba mulata se espalhou, passou a ser cultivada nos países da CEI, na União Européia e nos Estados Unidos.
Descrição da variedade de beterraba Mulatka
Em fase de maturação técnica, a beterraba Mulato apresenta raízes arredondadas com pele lisa. Às vezes, suas cabeças podem adquirir uma estrutura de cortiça. A polpa é marrom, sem anéis cilíndricos. O peso médio de um vegetal é de 200-400 g. A raiz axial é pequena, de cor roxa. Folhagem oval de beterraba mulato verde claro forma uma roseta ereta de até 40 cm de altura, cujos pecíolos no dorso são carmesim. As bordas das placas das folhas são onduladas, a superfície é ligeiramente borbulhante.
As qualidades gustativas da variedade Mulatka são excelentes. Na polpa de um vegetal, o teor de açúcar é de 14,5%, matéria seca - até 19,8%.
Características do mulato de beterraba
A variedade pertence à cantina, pode ser utilizada na cozinha, na colheita e na arrumação no inverno.
O período desde o aparecimento dos primeiros rebentos até à colheita é de 130 dias. O rendimento da beterraba mulata depende das condições climáticas e da composição do solo. Quando cultivado em fazendas da Região Central da Terra Negra, é 250-400 c / ha, na região de Moscou - 200-300 c / ha. O rendimento dos produtos comercializáveis é alto, de até 98%.
A resistência à geada da beterraba mulata é média, suas mudas toleram facilmente geadas recorrentes e raízes maduras são resistentes a quedas bruscas de temperatura.
Vantagens e desvantagens
O cultivo de beterraba mulata não é difícil, não requer cuidados especiais, dá um alto rendimento estável.
Entre as vantagens da variedade Mulatka:
- Sabor fantástico;
- aparência atraente;
- falta de anéis brancos na cultura da raiz;
- preservação da cor brilhante da polpa de beterraba após tratamento térmico;
- prazo de validade longo;
- alta portabilidade;
- resistência à floração.
Desvantagens:
- a necessidade de uma boa iluminação;
- resistência média a pragas e doenças.
Plantando beterraba mulata
Para obter uma safra anterior de raízes, o método de mudas é usado, mas na maioria das vezes as beterrabas são semeadas diretamente em terreno aberto.Solo franco-argiloso ou arenoso é adequado para o cultivo. Se a acidez for alta, cinza de madeira ou farinha de dolomita (600 g por 1 m2).
Método de cultivo de mudas
O método permite não apenas obter raízes um mês antes do normal, mas também evitar o desbaste das mudas. Além disso, a beterraba mulata, obtida por meio de mudas, tem imunidade mais estável a doenças e pragas. Eles agem de acordo com o esquema:
- Os recipientes são preenchidos com uma mistura de solo de composto, húmus, areia e serragem misturada na proporção de 1: 1: 0,5: 0,5.
- Espalhe as sementes de beterraba na superfície do solo com um intervalo de 2 cm.
- Polvilhe com uma camada fina de mistura de solo.
- Hidratar.
- Cubra a parte superior com filme, vidro ou tampa transparente e transfira para um local aquecido (+20 ⁰С).
- Após o aparecimento dos primeiros rebentos, o abrigo é removido e a temperatura reduzida para +14 ⁰С.
- Dez dias antes do desembarque, as mudas são endurecidas, expondo-as ao ar livre, primeiro por uma hora, e depois de alguns dias - por cinco ou seis.
- Durante uma semana, reduz-se a rega da beterraba Mulato, e na véspera do plantio, o solo é umedecido com uma solução de cloreto de potássio (2 g por 1 litro de água).
Pouso em terreno aberto
Mudas prontas são plantadas depois que passa a ameaça de geadas recorrentes. O solo deve aquecer até +10 ⁰С. Para a beterraba mulata, escolha um local ensolarado sem sombreamento. Húmus ou composto bem decomposto (3 kg por 1 m2) e 30-40 g de fertilizante mineral complexo. Eles cavam pás até o fundo da baioneta e fazem cristas. Os furos estão localizados a uma distância de 5 cm e sua profundidade e volume devem corresponder ao tamanho do sistema radicular juntamente com a massa de terra. Uma lacuna de 25 cm é deixada entre as linhas.
Eles começam a plantar beterraba em tempo nublado e chuvoso ou à noite. Um método de transbordo é usado para maximizar a integridade do sistema raiz. Os poços são regados, após o que as mudas são transferidas para eles e cobertas com solo.
As mudas são regadas com uma solução de humate e cobertas com material não tecido por vários dias para proteger as mudas frágeis da luz solar direta.
Também se pode plantar beterraba mulata em terreno aberto com sementes (secas ou germinadas). O material de plantio não tratado (marrom ou bege) é primeiro colocado em uma solução salina e depois de algumas horas as sementes que se fixaram no fundo são selecionadas. Depois de enxaguar em água corrente, eles são colocados por 12 horas em uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfecção, e então - por duas horas em um estimulador de crescimento ("Epin", "Zircon"). As sementes são colocadas em um local aquecido por um dia, onde incham e bicarão. Em seguida, eles agem de acordo com o esquema:
- Nas cristas preparadas, são feitos sulcos com 2 cm de profundidade.
- Regue-os.
- As sementes são espalhadas em intervalos de 2 a 8 cm.
- Adormeça com uma fina camada de solo.
- Regue suavemente para não lavar a sujidade.
Mulato para cuidar de beterraba
As principais medidas agrotécnicas no cuidado da beterraba mulata são irrigação oportuna, remoção de ervas daninhas, afrouxamento do espaçamento entre fileiras e adubação de cobertura. Você deve se concentrar nas condições climáticas, condições e aparência das plantas.
Regar, remover ervas daninhas, soltar
Apesar de a beterraba mulata tolerar facilmente a seca temporária, a humedecimento deve ser realizada regularmente, à medida que a camada superficial do solo seca. No início, as mudas são regadas a cada dois dias, mais tarde - duas vezes por semana. A irrigação é geralmente combinada com a remoção subsequente de ervas daninhas, afrouxamento, cobertura morta.
Para aumentar o teor de açúcar das raízes, a rega é interrompida 2 a 3 semanas antes da colheita.
Top curativo
O uso de fertilizantes minerais pode causar rachaduras nas culturas de raízes e a formação de vazios nas mesmas. Para a alimentação da beterraba mulata, deve-se utilizar matéria orgânica - solução de infusão de verbasco (1: 8) ou excremento de ave (1:12). O consumo é de 1,2 l por 1 m2 área. A solução é despejada nas ranhuras previamente preparadas, deixando-as a uma distância de 5 cm das mudas.
Após o fechamento da folhagem, as plantas são alimentadas com cinzas de madeira (um copo por 1 m2) e regado abundantemente.
Desbaste
Se nenhuma planta cresceu no ninho, mas duas ou três, é feito o desbaste, deixando a mais forte. É necessário processar plantações espessadas de beterraba mulata se na fase de 4-5 folhas a distância entre as mudas for menor que 5-6 cm.
Possíveis doenças e pragas
Em caso de violação da tecnologia agrícola e em condições climáticas adversas, a beterraba mulata pode ficar exposta a doenças e ao ataque de pragas. Uma resposta oportuna ajuda a lidar com eles e salvar a colheita.
Fomoz
A doença fúngica afeta a folhagem. Anéis concêntricos amarelos pálidos ou marrons com pontos pretos aparecem nele. Mais tarde, seu núcleo apodrece e seca. Quando os primeiros sinais de fomoses são encontrados em beterrabas mulatas, a alimentação das raízes é feita com marrom e a folhagem borrifada com uma solução de ácido bórico.
Peronosporose
A derrota do míldio ou peronosporose parece uma flor roxa acinzentada no dorso das folhas. Mais tarde, suas bordas se curvam e a própria lâmina de folha desbota e seca. As beterrabas doentes mulato perdem mantendo a qualidade, apodrecem.
Raiz ou perna preta
Uma doença infecciosa é perigosa para mudas jovens de beterraba mulata. Quando danificado por um verme da raiz, o caule fica preto, fica fino e a planta morre. Na maioria das vezes, o produtor de raízes se desenvolve em solo pesado, com falta de oxigênio no solo e alta acidez.
Dos insetos, os mais perigosos para a beterraba mulata são os pulgões, cochonilhas, moscas da beterraba, conchas, pulgas. Para combater a primeira praga, usa-se a pulverização com infusão de casca de cebola. Você pode se livrar das moscas da beterraba, conchas, pulgas e cochonilhas usando inseticidas (Iskra Bio) ou produtos biológicos (Gomelina, Bitoxibacilina).
Conclusão
Beterraba Mulatka distingue-se pela sua despretensão, cresce bem em qualquer solo, exceto em ácidos e pantanosos. Com uma manutenção mínima, a variedade dá um rendimento garantido de raízes de excelente sabor, por isso os jardineiros já a escolheram há muitos anos.
Críticas de jardineiros sobre beterraba Mulatka