Contente
A beterraba Kestrel F1 é uma variedade híbrida de maturação precoce que se distingue pelo cuidado despretensioso e pela boa qualidade de manutenção das raízes. Com o preparo adequado do solo, conformidade com os padrões agrotécnicos e tempos de plantio ideais, você pode obter uma excelente colheita de um vegetal suculento e rico em vitaminas.
História de origem
A beterraba Kestrel F1 foi criada na cidade de Yusho (região da Provença, sul da França) por uma equipe de criadores japoneses que trabalhava com base em vegetais Sakata Europe S.A.S. Os documentos para registro do híbrido foram apresentados em 2004. Há três anos, a variedade vem sendo submetida a testes de seleção. A beterraba Kestrel F1 está registrada no Registro do Estado da Rússia desde 2007.
A cultura da raiz rapidamente ganhou reconhecimento e o título de padrão das variedades de beterraba. Desde 2008, é cultivado em países vizinhos (Ucrânia, Moldávia, Bielo-Rússia).
Descrição da variedade de beterraba Kestrel F1
As raízes do híbrido Kestrel F1 têm uma superfície lisa e uma forma arredondada. A raiz é de comprimento médio, fina. A polpa é suculenta, de cor vermelho-carmesim brilhante. A consistência é firme, mas delicada. A principal vantagem das beterrabas Kestrel F1 é um toque fracamente expresso. Peso do fruto de 200 a 400 G. O sabor é excelente, os frutos são doces. O teor de açúcar está na faixa de 10-12%.
Roseta de folhas híbridas eretas de tamanho médio. A altura das copas não ultrapassa 30–35 cm As folhas são onduladas nas bordas, de cor verde brilhante, de forma oval, ligeiramente bolhosa, com longos pecíolos. As copas não perdem o brilho saudável antes da colheita. A roseta de folhas não é danificada durante o processo de colheita, pode ser facilmente removida.
Características da beterraba Kestrel F1
A beterraba é resistente a danos mecânicos. Durante o armazenamento, o sabor da cultura da raiz não é perdido. A cultura tolera facilmente mudanças de temperatura (ondas de frio da primavera), não é exigente em rega.
Condições de amadurecimento e rendimento da beterraba Kestrel F1
O híbrido de beterraba Kestrel pertence à maturação precoce. Termos de amadurecimento:
- com o plantio na primavera, desde o surgimento dos primeiros brotos até a colheita das lavouras nos canteiros, leva de 100 a 120 dias;
- com a colocação no início da primavera, 55-60 dias são suficientes para o cultivo de beterraba em cachos;
- semeadura de verão - 50-60 dias.
O híbrido tolera perfeitamente o transporte e é fácil de manter. O rendimento da variedade em canteiros de jardim a partir de 1 m2 - até 6 kg.
Resistência a doenças e pragas
A beterraba Kestrel é imune ao oídio, fusarium, cercospora. Doenças que podem aparecer nas camas do híbrido se os padrões agrícolas forem violados:
- fomose é manifestada por manchas amarelas na planta. A doença afeta a beterraba se as regras de rotação de culturas não forem seguidas. Se você não tomar medidas para eliminá-lo a tempo, a raiz secará. Ao primeiro sinal, os leitos devem ser tratados com uma solução de sulfato de cobre ou líquido bordalês;
- ascocitose - o aparecimento de manchas marrons nas folhas. A causa da doença são mudanças bruscas de temperatura, irrigação irregular.O tratamento é realizado com agentes funigicidas: Quadris, Maxim, Oksikhom (de acordo com a dosagem e recomendações do fabricante).
Pragas que afetam as camas:
- a pulga da beterraba danifica as folhas jovens. É especialmente perigoso em climas quentes e secos. Se danificar o ponto de crescimento, a planta vai secar;
- a mosca da beterraba pica o interior da folha, onde vive até se transformar em pupa;
- os pulgões sugam a seiva dos caules, brotos e copas.
Vantagens e desvantagens
Vantagens da beterraba Kestrel F1:
- resistência a doenças que afetam plantas da família do amaranto;
- excelente sabor da colheita de raízes;
- alta produtividade;
- tolera bem o transporte;
- adequado para armazenamento de longo prazo.
As desvantagens incluem a derrota do híbrido Kestrel por pragas. Lidar com essa deficiência não é difícil. O principal é realizar as medidas preventivas em tempo hábil.
Quando plantar
A beterraba Kestrel é uma planta termofílica. A variedade não afeta o tempo de plantio. Deve ser plantada em terreno aberto após a ameaça de geadas noturnas de primavera, e o solo aquecerá até +8 ̊С. Residentes de verão experientes recomendam inicialmente isolar as camas usando um material de cobertura. A época ideal para semear um híbrido é de meados de maio à segunda década de junho. Para o cultivo de mudas, a cultura da raiz é semeada na segunda quinzena de abril (aproximadamente 3-4 semanas antes do transplante para campo aberto).
Métodos de pouso
Em algumas regiões, se você esperar condições confortáveis para o crescimento da beterraba, a colheita pode não ser feita. Portanto, os residentes de verão praticam o cultivo do híbrido Kestrel F1 por meio de mudas.
Método de cultivo de mudas
O principal é calcular corretamente o tempo de transplante de mudas para o campo aberto. Se as mudas se esticarem e "crescerem demais", isso levará a uma diminuição no rendimento do híbrido. Para o cultivo de beterraba em bandejas, tanto uma mistura de solo comprada em loja quanto uma preparada à mão são adequadas. As proporções da composição ótima do solo:
- solo de jardim e húmus - um pedaço de cada vez;
- turfa - duas partes.
A cultura de raiz Kestrel F1 não tolera solo ácido, portanto, para cada 5 kg da mistura, adicione ½ xícara de cinza de madeira. Para desinfetar a mistura de solo, deve-se cozinhá-la no forno ou banho-maria por uma hora.
Estágios de semeadura e cultivo de beterraba em mudas:
- O solo na bandeja é compactado. As sementes são colocadas em cima.
- O material de plantio é polvilhado com solo de forma que a altura da camada superior não ultrapasse 1,5 cm.
- A terra na bandeja é amassada um pouco, regada.
Cubra o recipiente com um filme transparente ou uma cúpula de vidro, retire o recipiente em local aquecido (+20 ° C). Após o surgimento dos brotos, o abrigo é retirado, a temperatura ambiente é reduzida para + 15 ... 16 ° C.
Se as mudas germinaram esparsamente, você pode fazer isso sem colher. Basta colocar terra no recipiente para fortalecer as raízes. Ao desbastar, os brotos de beterraba não são jogados fora, mas transplantados para outro recipiente.
As manipulações para pouso em terreno aberto são realizadas em tempo nublado. Após o procedimento, as mudas são regadas diariamente.
Semente em terreno aberto
Antes de semear em campo aberto, elas são calibradas. Tendo derramado em uma folha de papel branca, o material de plantio de aproximadamente o mesmo tamanho é selecionado, rejeitando espécimes danificados e muito pequenos.
Para que as mudas germinem ao mesmo tempo, as sementes são embebidas por um dia. Depois de colocar em um recipiente, encha-o com água, que é trocada a cada 6–8 horas. Quando o material de plantio incha, é recomendável colocá-lo em um recipiente, onde um estimulador de crescimento é derramado em vez de água.
Dependendo da finalidade do cultivo do francelho, os sulcos para a semeadura das raízes são feitos a uma distância de 10 a 35 cm.
Os sulcos são preenchidos com água e, quando o líquido é absorvido, o material de plantio é colocado a uma distância de 5–6 cm um do outro. Polvilhe com terra por cima, aprofundando as sementes em 2 cm.
Recursos de cuidado
Para obter uma boa colheita do híbrido Kestrel, você deve levar em consideração as especificidades da variedade:
- Área de pouso. A área com camas deve ser bem iluminada. Beterraba não gosta de luz solar direta. Os melhores predecessores são legumes, alho e cenoura.
- O solo. O solo deve ser respirável, nutritivo e solto, para que o solo arenoso não funcione. A beterraba Kestrel F1 dá uma sensação boa se a acidez variar entre 6,2-7 pH.
- Rega. O excesso de umidade faz com que as raízes percam a doçura. Portanto, a irrigação das camas é realizada no máximo 1-2 vezes por semana.
- Afrouxamento. Recomendado para ser realizado no dia seguinte após a rega. O procedimento vai saturar o solo com oxigênio, evitando a formação de uma crosta terrestre. A amontoa deve ser realizada uma vez a cada três semanas, adicionando solo ao redor do arbusto.
- Mulching. Permite manter o solo úmido por muito tempo. Você pode usar palha, turfa ou serragem.
- Top dress. Fertilize Kestrel 3-4 vezes por temporada. No estágio inicial de crescimento, o híbrido precisa de fertilização com nitrogênio. Em seguida, deve-se administrar matéria orgânica (infusão de verbasco com água na proporção de 1: 8). A beterraba responde bem à alimentação foliar. Em julho, os leitos são regados com a dissolução de 2 g de ácido bórico em 10 litros de água.
Eles mudam para a colheita depois que as folhas nos arbustos começam a amarelar, secar e cair.
Conclusão
A beterraba Kestrel é adequada para preservação e armazenamento a longo prazo. Mesmo os jardineiros novatos podem cultivar um vegetal. As raízes do híbrido são apreciadas por seu rendimento estável e alto sabor.
Críticas de jardineiros sobre beterraba Kestrel