Contente
As variedades de beterraba de mesa são um produto alimentar conhecido por quase todos os habitantes da Rússia, tradicionalmente utilizado para a preparação de todos os tipos de pratos do dia-a-dia ou festivos. Este vegetal de cor característica do vinho confere aos pratos um sabor peculiar e certas propriedades úteis. Os benefícios e malefícios da beterraba para a saúde de pessoas de diferentes idades são há muito conhecidos e podem servir não só para a nutrição, mas também um bom remédio para tratar e prevenir certas doenças.
Composição e valor nutricional da beterraba vermelha
Existem muito poucas proteínas, gorduras e carboidratos na beterraba vermelha, como em outros vegetais. Por exemplo, 100 g de raízes contém apenas 1,5 g de proteína, 8,8 g de carboidratos e 0,1 g de gordura. Contêm 2,5 g de fibra e 86 g de água, estando presentes compostos de pectina e ácidos de origem orgânica.
O valor nutricional e os benefícios da beterraba estão nos carboidratos, proteínas e gorduras que entram no corpo como resultado do seu consumo, bem como nos compostos vitamínicos e elementos minerais que contém.
Teor de vitamina
As vitaminas da beterraba vermelha são representadas pelo ácido ascórbico, beta-caroteno e retinol derivado dele, ácido nicotínico, diversos compostos do grupo B (B1, B2, B4, B5, B6, B9), tocoferol, filoquinona e niacina.
Existem também macro e microelementos suficientes no vegetal, estes são K, Ca, Mg, Na, S, Ph, Cl, B, V, Fe, I, Co, Mn, Cu, Mo, Ni, Rb, Se, F, Cr e Zn. Desta lista, acima de tudo no vegetal estão elementos como potássio, cobalto, manganês, cobre, cromo, molibdênio.
Quantas calorias tem a beterraba
Como todos os vegetais, a beterraba vermelha não é muito nutritiva: as calorias cruas são de apenas 42 kcal. Se você fervê-lo, o conteúdo calórico aumentará, mas não significativamente. Observa-se que o valor nutricional dos vegetais de raiz cozidos é de 47 kcal.
Quais são os benefícios da beterraba crua?
Os indiscutíveis benefícios da beterraba crua para o corpo e preservação da saúde foram notados por nossos ancestrais no passado. Foi usado principalmente como um produto alimentar popular e acessível, mas também como um excelente remédio caseiro que estava sempre à mão. As propriedades medicinais e benéficas da beterraba crua são:
- previne doenças do sangue resultantes de uma diminuição na concentração de hemoglobina;
- rejuvenesce todos os tecidos do corpo, ajudando a substituir células velhas e gastas por novas;
- aumenta o apetite, estimula a digestão, melhora a motilidade intestinal;
- remove toxinas acumuladas e compostos nocivos externos;
- previne o surgimento e o desenvolvimento de tumores (graças às antocianinas - corantes que lhe conferem uma cor vermelho-bordô característica);
- liberta os vasos sanguíneos das acumulações de colesterol, torna-os mais elásticos, ajudando assim a prevenir o desenvolvimento ou a tratar a aterosclerose ou hipertensão já existentes;
- aumenta a potência;
- reduz a gravidade da dor menstrual nas mulheres;
- tem efeitos diuréticos e laxantes leves;
- alivia a dor e a inflamação de várias naturezas.
A beterraba crua aumenta a resistência física e mental, aumenta a vitalidade, afeta positivamente a acuidade visual, ajuda no tratamento de patologias da tireoide causadas por deficiência de iodo e também melhora o humor e trata a depressão leve.
A beterraba crua, não tratada com calor, é útil para aquelas pessoas que têm uma carência severa de vitamina C, o que faz com que as gengivas se soltem e sangrem, surjam capilares e até sangramentos nasais. Os benefícios da beterraba para o corpo humano também são observados por muitos nutricionistas - eles argumentam que ela é capaz de normalizar o metabolismo e, portanto, pode ser incluída em dietas para perda gradual de peso.
A beterraba crua também é útil para o corpo, pois limpa o fígado, a vesícula biliar e os rins e ajuda a melhorar o funcionamento desses órgãos. As substâncias vegetais melhoram a composição do sangue, evitam a formação de coágulos sanguíneos e reduzem a pressão arterial. Graças a isso, é útil comer a cultura da raiz para aquelas pessoas que têm doenças do coração ou do sistema circulatório, e a composição bioquímica do sangue é alterada.
Os benefícios da beterraba como melhora da visão, tratamento da inflamação da membrana mucosa do nariz e da garganta, doenças ginecológicas e metabólicas e patologias do sistema digestivo também são observados. O vegetal também é adequado para a prevenção de todas essas violações.
Quais são os benefícios da beterraba para o corpo?
A beterraba crua pode ser consumida em pequenas quantidades pelo menos todos os dias. A maneira mais fácil é ralar um pequeno pedaço de raiz vegetal e comê-lo assim, sem alimentos adicionais. Assim, todas as vitaminas dele serão completamente preservadas e o resultado será máximo.
Para homens
A beterraba crua para os homens é útil porque previne o desenvolvimento de doenças da próstata, por exemplo, hiperplasia benigna ou adenoma. Isso é especialmente verdadeiro para homens com mais de 50 anos - nessa idade, muitos deles começam a ter problemas desse tipo. A beterraba contém substâncias que impedem o crescimento do tumor ou evitam o seu aparecimento. Isso se torna possível graças ao zinco, do qual contém 0,425 mg por 100 G. Além disso, a beterraba limpa o sangue, remove as toxinas, o que também contribui para a manutenção da saúde do homem. Mas para que a beterraba funcione com eficácia, você precisa comê-la diariamente, para o qual uma pequena colheita de raiz é suficiente.
Além das doenças típicas, os homens costumam ser perseguidos por doenças cardiovasculares. E aqui a beterraba crua vai ajudar. Ele contém flavonóides e betacianina, eles reduzem o aumento da pressão arterial, aliviam os espasmos, têm um efeito de fortalecimento dos vasos sanguíneos e normalizam a composição do sangue. O iodo e o ácido oleico orgânico ajudam a prevenir a aterosclerose e a fortalecer o músculo cardíaco. A niacina tem o mesmo efeito, e há mais na beterraba crua do que em muitos outros vegetais.
Para mulheres
Para as mulheres, outras substâncias e minerais são de interesse na beterraba vermelha crua, nomeadamente o ácido fólico e a valina. Juntos, eles estabilizam os hormônios em geral e, em particular, antes do início da menstruação. Eles ajudam a neutralizar os sintomas típicos dessa condição, como alterações de humor, irritabilidade e dor surda. Beterraba crua também será útil após dias críticos - ela contém ferro, o que impedirá o desenvolvimento de anemia. Outro aminoácido - a arginina - tem atividade antitumoral, portanto a raiz vegetal crua será útil para as mulheres e para a prevenção de tumores nos órgãos femininos.
Durante a gravidez e hepatite B
Para mulheres grávidas, a beterraba vermelha crua é útil com o mesmo ácido fólico (ou vitamina B9), iodo e ferro. Eles são necessários para o bom desenvolvimento do feto e o curso normal da gravidez da própria mãe. Um vegetal de raiz incluído na comida neste momento pode prevenir a anemia, possíveis problemas com a glândula tireóide. A beterraba durante a gravidez ajuda a evitar edema e prisão de ventre, que costumam ocorrer nesta fase crucial da vida da mulher.
Depois que o bebê nasce, a beterraba crua pode ser consumida, mas em quantidades limitadas. Atenção! Os corantes dessa raiz passam para o leite e podem provocar alergias em uma criança. Se isso acontecer, é melhor abandonar as beterrabas imediatamente.
Para crianças
Para um organismo em crescimento, a beterraba é de interesse principalmente como fonte de vitaminas e elementos. Deve fazer parte da alimentação de todas as crianças, exceto aquelas que apresentam doenças para as quais é contra-indicado. Os benefícios deste vegetal para as crianças são as suas propriedades anti-inflamatórias, imunoestimulantes, apetite, digestão e reguladoras do metabolismo.
Para os idosos
As propriedades benéficas da beterraba também são úteis para os idosos. Foi provado experimentalmente que os vegetais de raiz crus e seu suco aumentam o metabolismo energético no corpo dos idosos, permitindo que eles se sintam com mais energia. Eles gastam menos energia na execução do trabalho e se recuperam mais rapidamente e são mais ativos fisicamente. Também foi descoberto que a beterraba tem um efeito rejuvenescedor no tecido cerebral, retardando assim os processos destrutivos relacionados com a idade que ocorrem nele e melhorando a qualidade de vida dos idosos.
Por que a beterraba vermelha é útil?
Beterraba crua pode ser um remédio maravilhoso que você sempre encontrará em sua cozinha. Pode tornar-se um agente de cura que complementará o principal tratamento tradicional de certas doenças.
Com diabetes
O índice glicêmico da beterraba crua é de 30 unidades, enquanto a beterraba cozida é de 65. Conclui-se que é o vegetal fresco que trará os maiores benefícios aos diabéticos, especialmente aos que têm distúrbios digestivos.
Pacientes com os dois tipos de diabetes podem comer beterraba crua, mas é necessário seguir as normas e não ultrapassá-las. Na diabetes tipo 2, a beterraba pode até ser comida diariamente. Seus carboidratos são absorvidos gradualmente, razão pela qual não há um salto brusco da glicose no sangue. No diabetes mellitus, a beterraba pode ser consumida simplesmente ralada, na quantidade de 100 g por dia, ou em combinação com creme de leite ou azeite. Isso ajudará não apenas a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, mas também a perder peso. A beterraba no diabetes também regula os intestinos, o que apenas aumenta seu efeito terapêutico no corpo.
Com pancreatite
Com a doença, a beterraba crua não deve ser consumida, pois estimula os órgãos digestivos, inclusive o pâncreas, e aumenta sua atividade secretora. Isso pode provocar uma exacerbação, portanto, nem raiz vegetal crua nem seu suco espremido na hora podem ser ingeridos. No entanto, isso não se aplica a vegetais cozidos - beterraba cozida não é contra-indicada para pancreatite. Pode ser consumido sozinho ou incluído em todos os tipos de pratos.
Com gastrite
Para essa doença de estômago, a beterraba crua pode ser benéfica e prejudicial ao corpo. Tudo depende de que tipo de gastrite - com acidez alta ou baixa. No primeiro caso, não dá para comer, pois contém ácidos orgânicos que vão irritar a mucosa já danificada. É lógico que, no segundo caso, você possa comer um vegetal fresco, não será prejudicial, mas, ao contrário, será benéfico. Quanto ao uso de tubérculos nesta doença em geral, os médicos dizem que comer beterraba para gastrite é melhor do que assada ou cozida. Mas as raízes em conserva e em conserva são contra-indicadas em ambos os casos.
Por pressão
Uma das propriedades benéficas da beterraba crua é que ela reduz a pressão arterial. Assim, os hipertensos devem incluí-lo no cardápio e os hipertensos não. Você pode tomar o "remédio" fervido, fazer suco e kvass de vegetais.
Como cozinhar beterraba sob pressão
As raízes cozidas podem ser consumidas separadamente ou usadas como componente de pratos. O suco deve repousar por 2-3 horas antes de beber, não é recomendado beber suco preparado na hora.Para quem não gosta muito do seu sabor natural, pode misturá-lo com suco de outros vegetais, por exemplo, cenoura ou abóbora ou mel.
Preparação Kvass:
- Descasque e lave as raízes.
- Corte-os em pequenos pedaços finos ou tiras.
- Encha a jarra com eles até 1/3 do seu volume.
- Coloque 1 colher de sopa. eu. açúcar e 2-3 fatias de pão ou pão de centeio.
- Despeje água limpa e fria no topo.
- Cubra com um pedaço de gaze limpa e coloque em local escuro em temperatura ambiente.
A beterraba kvass estará pronta quando o sabor específico de um vegetal cru não for sentido. Entre as doses, guarde na geladeira doméstica, leve aquecido.
Os benefícios da beterraba crua em cosmetologia
Os benefícios deste vegetal são expressos não apenas internamente, mas também externamente. Tem um bom efeito na pele do rosto e no estado dos cabelos: remove as inflamações, hidrata e descama, clareia as manchas da idade e pequenas sardas, torna os cabelos brilhantes, macios e duradouros.
Receita de beterraba crua para pele seca:
- 1 Colher de Sopa. eu. Misture os vegetais cozidos e picados com 1 gema.
- Aplicar no rosto por 0,5 horas.
- Em seguida, enxágue com água morna.
Receita para pele problemática:
- Rale as batatas e as beterrabas em um ralador fino.
- Tome 1 colher de sopa. eu. cada um dos ingredientes e misture.
- Mantenha o rosto por 0,5 hora.
- Lave com a mistura de água e leite (1 a 1).
Receita para uma loção brilhante:
- Pegue partes iguais de sucos de beterraba e cenoura e misture.
- Umedeça os cabelos com líquido, coloque um saco plástico na cabeça e espere 0,5 hora.
- Lave os sucos com água morna.
Limitações e contra-indicações de uso
Este vegetal pode trazer não apenas benefícios óbvios para o corpo, mas também prejudicar se usado incorretamente. As contra-indicações para isso são:
- gastrite aguda ou com aumento da acidez;
- diarréia crônica;
- doença urolitíase;
- artrite reumatoide;
- pancreatite aguda;
- hipotensão;
- gota.
As mulheres que estão alimentando uma criança devem ter cuidado com este vegetal. Sabe-se que as antocianinas, que lhe conferem sua cor característica, podem causar uma reação alérgica no bebê.
Os malefícios da beterraba crua também podem ser notados em pessoas que são completamente saudáveis, se a comerem imensamente, portanto, ao comer, é preciso seguir a norma: não coma muito de cada vez ou com muita frequência.
Conclusão
Os benefícios e danos à saúde da beterraba dependem de como você a usa. Possui uma série de propriedades e qualidades úteis indiscutíveis, o que o torna atraente para uso por quase todas as pessoas. Apesar de existirem contra-indicações ao uso da beterraba crua, em geral, é uma hortaliça saborosa e muito útil para o bom funcionamento de diversos órgãos. Quando consumido de forma saudável e moderada, é capaz de manter ou restaurar a saúde.