Contente
As batatas Kumach são populares não só no nosso país, mas também no estrangeiro. Essa variedade, criada por criadores nacionais no início do século 21, invariavelmente ganha prêmios em degustações durante exposições agroindustriais.
Descrição da variedade de batata Kumach
A cultura desta variedade foi criada para cultivo na parte central da Rússia em solos ricos em solo preto. Esta é uma planta termofílica que não tolera mudanças bruscas de temperatura e geadas e requer boa iluminação. Ao mesmo tempo, a safra não perde sua produtividade em condições de seca.
O arbusto tem um caule ereto de tamanho médio com folhagem verde brilhante. Aproximadamente 33 - 35 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos, a planta floresce com abundantes flores azuis ou roxas brilhantes. A produtividade não depende da intensidade da floração. Os tubérculos são ovais, nítidos, do mesmo tamanho, com uma casca rosada e lisa com alguns olhos pequenos. A polpa é cremosa e não muda durante o cozimento.
As batatas Kumach amadurecem em média em 90 dias.
Qualidades de sabor de batatas
Esta variedade conquistou amplo reconhecimento entre os jardineiros em nosso país e no exterior devido ao seu sabor adocicado especial. A partir das opiniões dos consumidores de batatas Kumach, fica claro que tanto as crianças quanto os adultos gostam de pratos feitos com ela. A cultura foi criada especificamente para fritar e assar; purê de batatas e batatas fritas são especialmente bem-sucedidos.
A batata Kumach pertence a variedades com alto teor de amido - em seus tubérculos de 12% a 18% deste componente. Devido a esta composição, é frequentemente utilizado como matéria-prima na produção de amido.
Prós e contras da variedade Kumach
De acordo com as avaliações dos agricultores, a variedade de batata Kumach possui características que a distinguem de outros tipos desta cultura:
- sabor único;
- alta produtividade;
- despretensão: a variedade tolera perfeitamente a seca, é resistente às doenças e pragas da batata;
- não se deteriora por muito tempo durante o transporte e armazenamento de longo prazo;
- sucesso comercial: vende bem devido às qualidades acima.
As desvantagens não são tão significativas: a desvantagem são as exigentes condições de luz e temperatura, bem como a susceptibilidade das plantas ao ataque de nemátodes.
Plantando e cuidando da batata Kumach
Apesar da despretensão, o cultivo da batata Kumach requer algum preparo. As principais atividades são irrigação, remoção ervas daninhas, amontoamento, alimentação, soltura.
Seleção e preparação do local de pouso
Da descrição das batatas Kumach, conclui-se que esta variedade tem requisitos especiais para iluminação, então a melhor opção seria plantar da parte norte do local para a parte sul - para que cada planta receba uma quantidade suficiente de luz solar.
Os agrônomos recomendam escolher o solo em que o linho, os cereais ou as leguminosas foram plantados anteriormente. Mas as áreas onde as plantas dióicas cresceram não são adequadas para o cultivo.
Preparação de material de plantio
Para aumentar a produtividade e proteger contra doenças e pragas, é recomendável desinfetar o material de plantio. Normalmente, para esse fim, os jardineiros usam uma solução de permanganato de potássio. 1 g de pó é adicionado a 10 l de água e os tubérculos são imersos na solução por 30 a 40 minutos. A seguir, pouco antes do plantio, são borrifados com cinza de madeira. Recomenda-se também fazer cortes transversais nos tubérculos para estimular o crescimento do máximo de olhos.
Você também pode usar os métodos de preparação clássicos: aquecimento e germinação. A primeira opção envolve manter os tubérculos a uma temperatura de + 25 ° ... + 27 ° C por 5–7 dias. No segundo caso, as batatas são expostas à luz e deixadas à temperatura de + 12 ° ... + 15 ° C durante 20-30 dias. Eles são borrifados com água a cada 5-7 dias.
Regras de pouso
Ao plantar batata-semente Kumach, não será supérfluo colocar uma pequena quantidade de excrementos de pássaros em cada cova.
A distância entre os arbustos deve ser de cerca de 60 cm, entre as linhas - pelo menos 40 cm; aprofundar o material de plantio em no máximo 15 cm. Este plantio proporciona a cada planta luz solar suficiente, facilita o cuidado e posterior colheita.
Regar e alimentar
Batatas Kumach são resistentes à seca, portanto, regar é suficiente até 3 vezes por temporada. A melhor hora para isso é à noite. A rega pode ser feita tanto na raiz como ao longo dos sulcos, devendo cada planta ter no mínimo 3 litros de água.
A primeira etapa da alimentação é realizada durante o período de crescimento ativo da planta. Uma mistura de húmus e ureia é adequada para isso. A segunda fase da fertilização é realizada para estimular a floração. Durante este período, uma mistura de sulfato de potássio com cinzas é usada. Durante a formação dos tubérculos, a terceira etapa da alimentação é realizada com o auxílio de superfosfato de potássio.
Alguns jardineiros afirmam que alimentar batatas Kumach só pode ser feito uma vez por temporada. Para isso, excrementos de pássaros ou esterco de vaca diluídos em água são suficientes. Cada bucha deve ter pelo menos 2 litros de solução.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
A batata Kumach, como outras variedades desta cultura, brota por muito tempo, portanto, as ervas daninhas aparecem no solo na primeira semana após o plantio. A sacha, junto com o afrouxamento, fornece acesso de ar às raízes e estimula a formação de grandes tubérculos. O solo é solto em um dia quente, seco e ensolarado. Esse tratamento destrói até 80% das ervas daninhas.
Hilling
O amontoado é outra técnica de controle de ervas daninhas que pode ajudar a aumentar a produtividade. O procedimento consiste em borrifar solo úmido e solto sobre o caule da planta. O primeiro amontoado é feito quando o caule tem cerca de 14 cm de altura, o segundo antes da floração.
Doenças e pragas
A batata Kumach é uma variedade resistente à maioria das doenças e pragas. No entanto, é perigoso para ele ser atingido por um nematóide. Os principais sinais são o enrolamento das folhas, aparecimento de manchas invulgares, curvatura dos caules, floração retardada. Um meio eficaz de combater a praga é o Tiazon.
Os excrementos de galinhas e vacas também podem ser usados como um agente de controle de nematóides.
Rendimento de batata
O sistema radicular de cada planta contém de 10 a 20 tubérculos. Com os devidos cuidados, até 25 raízes podem ser colhidas de um arbusto. O peso de um tubérculo é em média de 200 g, muitos jardineiros conseguem cuidar, em que esse número aumenta para 250 G. De 1 hectare, pode-se obter até 1 tonelada de batata Kumach.
Colheita e armazenamento
Os tubérculos de Kumach, como outros tipos de batata, podem ser colhidos quando os arbustos começam a florescer. Esta é uma colheita antecipada. O momento da colheita das raízes completamente prontas para armazenamento depende da região.
O sistema radicular é cuidadosamente removido com um forcado e o arbusto é puxado para fora. As batatas são colhidas melhor em climas secos e ventosos. Assim, ficará melhor armazenado e menos sujeito a apodrecimento.
Quando a safra é colhida, os tubérculos são separados, todas as batatas danificadas são selecionadas e as que são colocadas para armazenamento são pulverizadas com uma solução de sulfato de cobre (2 g por 10 l de água). É melhor armazenar as batatas em um ambiente escuro e seco a uma temperatura de + 2 °… + 4 ° C.
Conclusão
As batatas Kumach são uma variedade atraente para fazendas agrícolas e jardineiros amadores. Alto rendimento, despretensão, resistência a doenças e pragas e excelente sabor tornam-no cada vez mais popular. Com os devidos cuidados, esta variedade irá deliciá-lo com belas raízes de alta qualidade que serão armazenadas até a próxima colheita.