Na escola, fomos informados sobre os distúrbios da batata durante a época de Pedro, o Grande, que surgiram das tentativas de forçar os camponeses a plantar batatas. Os camponeses tentaram comer não tubérculos, mas bagas, e envenenaram-se com o alcalóide solanina. A solanina é encontrada em mais ou menos quantidades em todas as solanáceas, às quais a berinjela também pertence. A tradução literal do nome de berinjela do latim soa assim: beladona negra.
A relação da berinjela com a solanina é diferente da de outros vegetais da família. Hoje, a batata, após o cultivo de variedades "sem bagas", pode ser envenenada apenas mantendo os tubérculos sob a luz até ficarem verdes e comê-los crus. Em condições normais, as batatas modernas não produzem veneno.
No tomate, a quantidade máxima de solanina é encontrada nos frutos verdes, que não são recomendados para consumo sem processamento. Quanto mais madura a fruta, menos solanina ela contém.
O oposto é verdadeiro para a berinjela. A quantidade máxima de solanina é encontrada nas frutas maduras. Por isso, são colhidos no estágio da chamada maturidade técnica, ou seja, imaturos, mas já suficientemente grandes. Nesta fase, eles são completamente comestíveis após o pré-tratamento.
A solanina na berinjela também é distribuída de maneira desigual. Acima de tudo, ele se acumula em uma pele bonita, brilhante e negra com uma tonalidade roxa. A casca da berinjela deve ser removida, independentemente do seu grau de dureza.
Por causa da solanina, é impossível usar berinjelas frescas em saladas. Berinjela picada pelo menos deve ser embebida em água salgada por 24 horas para remover o amargor. Para ser preciso, solanina, que tem gosto amargo. É longo, enfadonho e não há garantia de que você não será envenenado sem um tratamento térmico preliminar.
Quando cozida, a berinjela perde uma parte significativa de suas vitaminas. Além disso, não é possível remover completamente a solanina e os pratos com gosto amargo de berinjela. Quem, pode-se imaginar, poderia arranjar tal estado de coisas em que um vegetal dietético saudável seja quase impossível de usar ao máximo. Certamente não criadores que se propuseram a desenvolver variedades de berinjela que não contenham solanina.
Seus esforços foram coroados de sucesso e hoje existem muitas variedades de berinjela sem solanina... É verdade que, junto com a solanina, a pele escura e a carne colorida desapareceram. Berinjelas sem solanina têm polpa branca (outro sinal de falta de solanina) e podem ser rosadas, verdes, brancas, amarelas e até listradas.
Uma dessas variedades listradas, criada na Rússia, chamava-se Matrosik. Aparentemente, por analogia com o colete. A "camisa" da berinjela é listrada. Listras rosa são intercaladas com brancas, o que é claramente visível na foto.
Descrição
A variedade Matrosik conseguiu o reconhecimento de todas as categorias de consumidores. Os criadores apreciam as peles coloridas. Os residentes de verão adoram Matrosik por sua alta produtividade e despretensão. Donas de casa de excelente sabor e pele fina, que não precisa ser removida antes de cozinhar a fruta. Além disso, a berinjela pode ser usada crua em saladas. O último é especialmente importante para crudívoros com princípios.
Nas regiões do sul, a variedade Matrosik é cultivada em campo aberto. Ao norte apenas em estufas. É uma variedade média precoce. O arbusto cresce até um metro com os sessenta e setenta centímetros declarados. Dá muitos tiros laterais. As berinjelas são grandes. Na forma, os frutos são semelhantes a uma pêra de quinze a dezessete centímetros de comprimento. O peso médio de uma fruta Matrosik é de duzentos e cinquenta a quatrocentos gramas. Em condições favoráveis, as frutas podem crescer até um quilo.Devido ao grande peso da berinjela, o arbusto tem que ser amarrado. A variedade Matrosik oferece até oito quilos de rendimento por unidade de área.
A polpa da berinjela Matrosik é macia, branca, não há vazios dentro da fruta.
Afinal, não existe ideal, a variedade Matrosik também tem um ponto negativo: espinhos no cálice e no caule. Por isso, a colheita dos frutos é feita com luvas ou com podador.
A variedade Matrosik é bastante resistente a doenças fúngicas. No entanto, crescendo em uma estufa em condições de alta umidade, pode ser afetado pelo apodrecimento do colo da raiz.
Para o tratamento, são usados fungicidas. Como medida preventiva, você pode ventilar as plantações e também borrifá-las com fungicidas.
Em terreno aberto, outros inimigos aparecem. A variedade Matrosik não é resistente ao besouro da batata do Colorado e pode ser afetada por ácaros. Para combatê-los, são usados inseticidas.
Agrotécnica
Antes do plantio, as sementes de berinjela devem ser desinfetadas em uma solução de meio por cento de permanganato de potássio por meia hora. Enxágüe com água limpa e deixe de molho por 24 horas em uma solução nutritiva.
Após a preparação, plante as sementes em recipientes separados. A berinjela tolera muito a colheita. Também será mais conveniente plantar mudas no solo usando o método de transbordo.
O desembarque é realizado nos últimos dias de fevereiro - início de março. As sementes de Matrosik brotam em uma semana. O Matrosik é plantado no solo ou na estufa no final de maio, depois que o ar aqueceu e as geadas noturnas terminaram completamente.
Água Matrosik duas vezes por semana com água morna. A rega deve ser feita diretamente sob o arbusto. A quantidade de água necessária para um arbusto depende do clima. Em média, são dez litros por arbusto durante uma rega.
A berinjela é alimentada durante a floração e formação de frutos com fertilizante para berinjela. Durante o amadurecimento, fertilize novamente com matéria orgânica e fertilizante mineral.
Críticas de jardineiros
Eles se distinguem pelo reconhecimento das altas qualidades do Matrosik.