Contente
O tomate é cultivado em quase todas as fazendas do país, em particular e em fazendas. Este é um desses vegetais, cuja tecnologia agrícola é conhecida por muitos jardineiros. Em campo aberto, o tomate Furacão F1 cresce bem, de acordo com a descrição e características de que se pode entender o que é esta variedade.
História de criação
O híbrido Hurricane foi obtido por criadores da empresa agrícola tcheca Moravoseed. Registrado no Registro do Estado em 1997. Zoneado para a Região Central, mas muitos jardineiros cultivam em outras regiões da Rússia, onde cresce normalmente.
Projetado para cultivo em campo aberto. Recomenda-se o seu cultivo em parcelas de horta, em pequenas quintas e em parcelas familiares.
Descrição da variedade de tomate Furacão F1
O tomateiro deste híbrido é padrão, com formação média de brotos e folhas. O arbusto é indeterminado, atinge uma altura de 1,8-2,2 m O formato da folha é comum, o tamanho é moderado, a cor é clássica - verde.
A inflorescência do híbrido Furacão F1 é simples (a primeira forma-se após 6-7 folhas, seguida de cada 3 folhas. O caule do fruto está com uma articulação. O híbrido está maduro precocemente, a primeira colheita pode ser obtida quando 92-111 dias se passaram, depois de como os brotos vão aparecer Como o tomate "Furacão" pode ser visto na foto.
Descrição das frutas
O tomate é achatado e redondo, com uma superfície ligeiramente nervurada, com 2-3 câmaras de sementes em seu interior. A pele é densa, não racha, por isso o tomate tolera bem o transporte. A cor dos frutos maduros é vermelha. São pequenos, pesando apenas 33-42 G. A polpa é firme mas macia, o sabor é considerado bom ou excelente. A maioria dos tomates maduros está em condições de comercialização.
Características do tomate Furacão F1
É uma casta alta e de maturação precoce com frutos pequenos mas regulares. As plantas precisam ser amarradas a suportes e fixadas com pinos.
O rendimento do tomate Furacão e o que o afeta
De 1 sq. m. da área ocupada pelo tomate híbrido "Furacão", você pode coletar 1-2,2 kg de frutas. Isso é maior do que o das variedades "Gruntovy Gribovskiy" e "Bely Naliv", que são consideradas o padrão. Em casa de vegetação, em condições mais estáveis, o rendimento será maior do que nos canteiros.
O número de frutas que podem ser colhidas nos arbustos também depende de como o produtor cuidará dos tomates. Não será possível colher uma grande safra de arbustos maltratados ou doentes.
Resistência a doenças e pragas
Moderadamente resistente à requeima nas copas, fortemente afetada por esta doença nos frutos. O híbrido é imune à maioria das doenças comuns.
Alcance da fruta
Os frutos do tomate "Furacão" são utilizados para alimentos frescos e enlatados inteiros, para a obtenção de sumo e pasta. Os frutos contêm 4,5-5,3% de matéria seca, 2,1-3,8% de açúcares, 11,9 mg de vitamina C por 100 g do produto, 0,5% de ácidos orgânicos.
Vantagens e desvantagens
O híbrido de tomate Furacão pode ser cultivado tanto em canteiro aberto quanto em estufa, mas além disso, apresenta as seguintes vantagens:
- unidimensionalidade das frutas;
- amadurecimento precoce e amigável;
- pele densa e sem fissuras;
- boa aparência de frutas;
- Sabor fantástico;
- a resistência das copas à requeima;
- produzem.
Também existem desvantagens:
- Por causa da altura, você precisa amarrar as plantas.
- É necessário cortar os enteados.
- Alto risco de doenças das frutas com requeima.
Não se pode deixar as sementes "Furacão" para reprodução, pois são híbridas.
Características de plantio e cuidado
Os tomates são cultivados principalmente a partir de mudas, a semeadura deve ser feita na primavera em épocas diferentes. Eles dependem das condições climáticas das regiões. Deve-se escolher um horário para que faltem cerca de 1,5 mês até a data proposta de plantio do tomate “Furacão” nos canteiros. Demora muito para crescer mudas.
As sementes do tomate "Furacão" são semeadas em xícaras ou potes separados, de plástico ou turfa. Você pode semear em um recipiente comum, mas eles terão que mergulhar ao jogar fora 3-4 folhas. O volume dos copos deve ser em torno de 0,3 litro, o que será suficiente para que as mudas cresçam normalmente.
Para o seu enchimento, é adequado um substrato universal, que se destina ao cultivo de mudas de vegetais. Os copos são cheios com a mistura de solo quase até o topo, uma pequena depressão é feita em cada um no meio e 1 semente é lançada lá. Anteriormente, as sementes do tomate "Furacão" eram embebidas em água por 1 dia e, em seguida, em uma solução de fungicida para curar por cerca de 0,5 h.
As sementes são regadas e polvilhadas com substrato. Após o plantio, os copos são transferidos para um local aquecido e coberto com papel alumínio. Eles devem permanecer em vasos até que os brotos saiam do solo. Em seguida, as mudas são transferidas para um local bem iluminado. O local mais adequado para os tomates nesta altura é o peitoril da janela.
Para regar mudas de tomate "Furacão" use água morna e sempre macia, separada da água com cloro. No início, é conveniente regar o solo com um borrifador, simplesmente umedeça-o e depois com um pequeno regador para flores.
O tomate furacão pode ser alimentado com fertilizantes complexos com microelementos. A frequência de aplicação é a cada 2 semanas, começando na fase em que aparecem 1-2 folhas verdadeiras nas plantas.
As mudas do tomate "Furacão" são transferidas para o solo somente quando a geada passa. Nas regiões do Cinturão Médio, isso pode ser feito na segunda quinzena de maio. A estufa pode ser plantada pelo menos 2 semanas antes. Os tomates "Furacões" são colocados em ranhuras ou buracos de acordo com o esquema de 0,4 m em uma fileira e entre - 0,6 m. Como as plantas crescem altas, elas precisam de apoios. Eles são instalados em canteiros de tomate imediatamente após o plantio.
A agrotécnica do tomate Furacão não difere da maioria das variedades desta cultura. Eles precisam ser regados, soltos e alimentados. Água para que o solo permaneça sempre úmido. Não pode ser úmido demais e seco demais. Após a rega, deve-se soltar. O mesmo procedimento destruirá os brotos das ervas daninhas.
A cobertura dos tomates híbridos Hurricane é realizada 3 ou 4 vezes por estação: 2 semanas após o transplante e o início da floração e do crescimento dos frutos, e durante o período de seu crescimento em massa. Os fertilizantes orgânicos e minerais podem ser usados como fertilizantes. É útil alterná-los, mas não podem ser aplicados ao mesmo tempo.
Os tomates "Furacão" crescem bem no topo, mas dão pequenos ramos laterais. Eles são formados em 2 brotos: o primeiro é o ramo principal, o segundo é o enteado principal. O resto é cortado, como as folhas velhas mais baixas dos pés de tomate. As hastes são amarradas a suportes para que não se quebrem.
A colheita de tomates dos arbustos do híbrido Hurricane deve ser colhida de junho a meados de agosto. Eles podem ser colhidos completamente maduros ou ligeiramente verdes.A partir de frutas vermelhas e moles, pode-se preparar o suco de tomate, que acaba sendo muito espesso, denso, ligeiramente verde - pode ser conservado em potes. Os tomates podem ser armazenados em um local fresco e escuro por um tempo. Eles precisam ser dobrados em pequenas caixas de não mais do que 2-3 camadas para reduzir a probabilidade de decomposição ou mofo.
Métodos de controle de pragas e doenças
Tomates "Furacão" muitas vezes adoecem com requeima, então você precisa realizar uma pulverização preventiva. Primeiro, você pode usar remédios populares, como infusão de alho. É preparado da seguinte forma: 1,5 xícaras de cravo picado são despejados em 10 litros de água e deixados em infusão por 1 dia. Após a filtragem, adicione 2 g de manganês. Pulverizado a cada 2 semanas.
Se os sinais da doença já são perceptíveis, você não pode ficar sem produtos químicos. Os tomates são imediatamente pulverizados com fungicidas. Prepare uma solução e efetue o processamento de acordo com as instruções de uso.
Conclusão
O tomate Furacão F1 tem características que são encontradas em muitos tomates altos. Colheita híbrida, dá frutos uniformes de alta qualidade e excelente sabor. Para cultivo doméstico, este híbrido é adequado para os produtores que preferem variedades altas.
Críticas de jardineiros sobre o furacão F1 do tomate