Contente
Todos os jardineiros que cultivam tomates em seu site estão se perguntando qual tempero escolher para esses vegetais. Muitos optaram por um fertilizante mineral complexo - nitrofosk ou nitroammofosk. São substâncias idênticas que aumentam a qualidade e a fertilidade do solo. Como resultado, você pode aumentar significativamente a produção de tomates. Este artigo fornece informações sobre usando nitrophoska como fertilizante para um tomate.
Composição de nitrophoska
Este fertilizante é uma mistura de minerais necessários para o crescimento e desenvolvimento de várias culturas. Os principais componentes da nitrophoska são potássio, nitrogênio e fósforo. Sem esses minerais, nenhuma planta cultivada seria simplesmente capaz de crescer. O fertilizante é vendido na forma granular. Ele se dissolve facilmente na água e é facilmente removido do solo. Isso significa que o período de fertilização das mudas é muito curto.
Apesar do tamanho dos grânulos, eles contêm uma grande variedade de minerais. A composição da nitrophoska inclui as seguintes substâncias:
- nitrato de amônio e potássio;
- Cloreto de Potássio;
- ácido fosfórico amônio;
- superfosfato;
- precipitado de fósforo.
Estes são os principais componentes aos quais outros minerais podem ser adicionados para uma determinada cultura vegetal ou tipo de solo. Por exemplo, quase todos os fabricantes de nitrophoska adicionam magnésio ou cobre, enxofre, zinco e boro ao fertilizante. Você pode determinar a quantidade de cada elemento pelos números na embalagem.
Desvantagens e vantagens
Como todos os curativos minerais, o nitrophoska tem alguns prós e contras. As propriedades positivas deste fertilizante incluem as seguintes propriedades:
- Os minerais básicos representam pelo menos 30% de todos os componentes. Graças a isso, as hortaliças começam a se desenvolver em ritmo acelerado.
- Até o final do período de armazenamento, o fertilizante mantém fluidez, não gruda e não endurece.
- Uma quantidade equilibrada de todas as substâncias incluídas na composição.
- A presença de minerais básicos - potássio, nitrogênio e fósforo.
- Fácil de usar.
- Solubilidade fácil.
- Produtividade aumentada.
Dependendo das próprias plantas, os rendimentos podem aumentar em 10% ou 70%. Claro, nitrophoska também tem algumas desvantagens, mas muitos jardineiros gostam tanto desse fertilizante que não dão muita importância a ele. Portanto, os seguintes fatores podem ser atribuídos às desvantagens óbvias da nitrophoska:
- Todos os componentes são exclusivamente químicos.
- Promove o acúmulo de nitratos no solo.
- Se as regras de uso forem violadas, isso pode levar ao aparecimento de compostos de nitrato nas próprias frutas.
- O fertilizante não pode ser armazenado por mais de 6 meses.
- Risco de explosão e inflamabilidade.
- A necessidade de seguir as precauções de segurança ao usar fertilizantes.
Tipos de nitrofosfato
A composição do nitrofosfato pode ser diferente. Existem as seguintes variedades principais:
- nitrofoska sulfúrica... Pelo nome, fica imediatamente claro que esse fertilizante contém enxofre, que ajuda as plantas a sintetizar proteínas vegetais. Este fertilizante é usado para alimentar pepinos, abobrinhas, repolho, tomates e legumes. Apresentando fertilização diretamente no plantio plantas, você pode fortalecer sua imunidade e proteger contra pragas;
- fosforito... Esta nitrophoska é preparada com base no fósforo, simplesmente necessário para a formação da fibra nos vegetais. Este nitrophoska é mais adequado para fertilizar tomates. Depois de usar este fertilizante, você deve esperar frutos saborosos e grandes. Além disso, esses tomates são armazenados por mais tempo e permanecem frescos;
- sulfato nitrofoska... Esse fertilizante, além dos componentes principais, contém cálcio... É este mineral o responsável pelo processo de floração, pelo tamanho das folhas e pelo esplendor das flores. Essas propriedades tornam o sulfato de nitrofosfato simplesmente um fertilizante ideal para flores ornamentais e outras plantas com flores.
Aplicação de nitrophoska
Como você pode ver, nitrophoska, como seu análogo, nitroammofoska, é adequado para fertilizar uma grande variedade de culturas. Pode ser aplicado antes do plantio, diretamente durante o plantio, bem como para temperar durante todo o período vegetativo.
Você também deve escolher nitrophoska com base nas condições gerais do solo. É necessário determinar quais elementos são necessários. Basicamente, os jardineiros usam nitrofosfato com uma quantidade igual de três componentes principais - fósforo, potássio e nitrogênio. Essa alimentação tem um efeito positivo no solo como um todo, além de auxiliar as plantas no desenvolvimento do sistema radicular e da massa verde.
Se o solo for muito pobre, então você pode pegar um fertilizante que igualará a composição mineral e aumentará a fertilidade do solo. Por exemplo, solo com alta acidez precisa de mais fósforo. Portanto, ao escolher um nitrofosfato, você deve prestar atenção ao conteúdo desse elemento nele. Se você notar que as plantas em seu jardim estão frequentemente doentes, o que pode se manifestar pelo amarelecimento das folhas e letargia, então é melhor optar pelo nitrofosfato, que contém magnésio e boro.
Você pode adicionar nitrophoska ou nitroammophoska das seguintes maneiras:
- espalhar grânulos sobre a superfície do solo;
- colocar fertilizante no fundo do buraco no momento do plantio das mudas;
- na forma de soluções aquosas, tornando a rega.
O primeiro método é mais adequado para solos soltos e leves. Nesse caso, o nitrofosfato pode simplesmente ser espalhado sobre a superfície do solo na primavera. Isso irá preparar o solo para o plantio de uma variedade de safras. Se o solo for bastante duro, a alimentação começa no outono, enterrando-se no solo ao cavar.
É comum fertilizar várias árvores frutíferas, arbustos de bagas perenes e uvas com nitrofosfato no outono e na primavera. Alimentar as plantas no outono ajuda a preparar as árvores e arbustos para o inverno, para que possam se adaptar facilmente às novas condições climáticas. A alimentação na primavera ajudará as plantas a formarem botões e, no futuro, frutos. Nitrofoska vai compensar a falta de oligoelementos essenciais e dar força aos arbustos perenes. Muitos jardineiros usam este fertilizante no cultivo de plantas ornamentais de interior. Nitrophoska é ótimo para flores de jardim, especialmente rosas.
O principal, ao usar esses alimentos, é não exagerar na dosagem. Lembre-se de que o nitrophoska é um fertilizante químico que contém nitratos. O uso excessivo de fertilizantes contribuirá para o acúmulo dessa substância não só no solo, mas também nas próprias frutas. Esses vegetais não são seguros e podem ser prejudiciais à saúde humana.
Independentemente da forma de aplicação do tempero (seco ou solúvel), isso deve ser feito no máximo 2 vezes durante toda a temporada. Somente neste caso você pode alcançar bons resultados sem prejudicar a saúde. Usando grânulos secos para fertilizar o solo, não mais do que 100 gramas de nitrofosfato podem ser retirados por 1 metro quadrado de jardim. E para 10 litros de solução, são apenas 40 a 60 gramas.
O uso de nitroammophoska para fertilizar tomates
Nitrophoska é ótimo para alimentando tomates... Este fertilizante atende plenamente todas as necessidades desta cultura. É capaz de fornecer ao tomate todos os nutrientes de que necessita. Ao cultivar tomates para fins industriais, é mais fácil simplesmente espalhar o fertilizante seco sobre o solo. É melhor fazer isso na primavera para preparar o campo para o plantio de mudas de tomate. Em áreas onde o tomate é cultivado um pouco, mais atenção pode ser dada à cultura. Nesses casos, o adubo de cobertura é aplicado nos buracos durante o plantio.
Ao usar fertilizante, tome cuidado para não exceder a quantidade necessária. É muito fácil alimentar o tomate com nitroammofos, porque o fertilizante é vendido pronto e não requer a adição de minerais adicionais. Para alimentar os tomates, você precisa misturar uma colher de sopa de nitrophoska ou nitroammophoska com o solo e, em seguida, colocar a mistura no fundo do buraco. Então você pode começar a plantar mudas de tomate imediatamente.
Você também pode alimentar com uma solução deste fertilizante. Para fazer isso, 10 litros de água e 50 gramas de nitrophoska são combinados em um recipiente. A solução é agitada até que os grânulos estejam completamente dissolvidos e, em seguida, é vertida em cada poço. Para 1 arbusto de tomate, você precisará de cerca de um litro dessa solução. A próxima e última alimentação com uma mistura semelhante é realizada apenas 2 semanas após o plantio do tomate.
"Parentes" de nitrophoska
Hoje, existe um grande número de complexos minerais, que em sua composição se assemelham ao nitrofosfato. A diferença entre essas substâncias está na presença de minerais adicionais ou na proporção entre os componentes principais. Os fertilizantes mais comuns são:
Azofoska
Este fertilizante, como o nitrophoska, tem três elementos principais - nitrogênio, potássio e fósforo. Portanto, alguns os classificam na mesma classe. A diferença nessas misturas é muito pequena. As diferenças podem ser atribuídas ao fato de que o fósforo no azofos é completamente absorvido pelas plantas, mas no nitrofos apenas parcialmente. Além disso azophoska contém enxofre e é uma parte da nitrophoska na forma de ácido sulfúrico.
Ammofoska
Este fertilizante também é composto por três componentes principais, como nos casos anteriores. Mas há uma diferença significativa que faz com que os jardineiros dêem preferência ao ammofoska. Nesse caso, o nitrogênio tem a forma de amônio, por isso os nitratos não se acumulam nos frutos. O fertilizante contém pelo menos 14% de enxofre. Ele também contém magnésio. As vantagens incluem também o fato de que ammophoska não contém cloro, sódio e substâncias de lastro. Isso permite que o fertilizante seja usado em diferentes tipos de solo. Ammophoska é ótimo para alimentar plantas em estufas. Por não conter cloro na composição, pode ser utilizado com segurança em plantas sensíveis a essa substância, como groselha, batata, tomate, groselha e uva.
Nitroammofoska
Como mencionado acima, esses fertilizantes são quase idênticos. Eles consistem nos mesmos componentes principais e diferem apenas na proporção da quantidade de alguns deles. As diferenças também podem ser atribuídas à falta de magnésio na composição. mas ao mesmo tempo fertilizante nitroammofosk contém uma grande quantidade de sulfatos. Não é lavado tão rapidamente do solo, pelo que pode agir por mais tempo nas plantas.
Nitroammofos
Este fertilizante difere do anterior pela ausência de potássio em sua composição. Tal composição não permite o uso muito difundido deste complexo mineral. Aplicando em seu site, provavelmente, você terá que adicionar potássio adicional ao solo.
Amofos
Este fertilizante também é elemento duplo. Ele contém grandes quantidades de fósforo e nitrogênio.Este fertilizante concentrado é obtido neutralizando os ácidos ortofosfóricos com amônia. A vantagem do amofós sobre os fertilizantes à base de nitrato é que todos os seus componentes são facilmente absorvidos pelas plantas.
Embora esses fertilizantes não difiram significativamente entre si, graças a essa variedade, você pode escolher exatamente o complexo que é mais adequado para o seu solo. Os fabricantes tentaram o seu melhor e satisfizeram as necessidades de qualquer tipo de solo.
Armazenamento de nitrophoska
Já foi mencionado acima que nitrophoska se refere a substâncias explosivas. O fertilizante nunca deve ser aquecido. A substância deve ser armazenada em salas frias de concreto e tijolo. A temperatura do ar em tais locais não deve exceder + 30 ° C. Também uma condição importante é a umidade do ar, que não pode chegar a mais de 50%.
É difícil prever as consequências da interação da nitrophoska com outros produtos químicos. Portanto, esses fertilizantes devem ser armazenados separadamente. A vizinhança errada pode causar incêndio ou explosão. O local onde o nitrophoska é armazenado não deve ter nenhum dispositivo de aquecimento ou eletrodomésticos. O fertilizante não deve estar perto de chamas.
Atenção! Após a data de validade, a substância torna-se ainda mais explosiva.
O prazo de validade da nitrophoska não é superior a 6 meses. Após o término desse período, o fertilizante simplesmente perde suas propriedades. O fertilizante pode ser transportado embalado ou simplesmente colocado em recipientes. É aconselhável usar apenas transporte terrestre para esses fins.
Conclusão
Nitrophoska ou nitrophoska é um fertilizante mineral complexo universal, que contém todas as substâncias necessárias para o crescimento do tomate. Com sua ajuda, você pode alcançar altos rendimentos e aumentar a fertilidade do solo em sua área.