Contente
O período de floração é um dos mais importantes e responsáveis pelo cultivo do tomate. Se antes era extremamente importante para o tomate respeitar o regime de temperatura adequado e proporcionar às plantas a máxima iluminação possível, então, após o aparecimento dos primeiros botões, surge a alimentação correta e oportuna dos pés de tomate. Claro, era possível alimentar os tomates até este ponto, mas foi molho de tomate durante a floração, é decisivo para uma colheita rica, saborosa e saudável.
O que os tomates precisam durante este período
No momento em que o primeiro cacho de flores é formado, os tomates, como regra, já adquiriram de 6 a 8 pares de folhas verdadeiras e o nitrogênio como nutriente passa para o fundo.
Pode ser o caso se as mudas forem compradas no mercado e tratadas de má-fé. Mas em uma situação normal, na fase de floração, os tomates são os que mais precisam de fósforo e potássio, bem como em vários meso e microelementos, como cálcio, magnésio, ferro, boro, enxofre e outros.
Fertilizantes minerais
Atualmente, a escolha de medicamentos para alimentar os tomates durante o período de floração é tão diversa que não é difícil para os jardineiros experientes se confundirem. Que fertilizantes minerais faz sentido usar para tomates na fase de floração?
Já que os tomates têm mais medo da falta de fósforo e potássio, então você pode usar fertilizantes especiais contendo esses elementos. Esses incluem:
- superfosfato simples ou granular (15 - 19% de fósforo);
- superfosfato duplo (46 - 50% de fósforo);
- sal de potássio (30-40% de potássio);
- cloreto de potássio (52 - 60% de potássio);
- sulfato de potássio (45 - 50% de potássio).
Para combinar dois elementos em um fertilizante, você pode usar monofosfato de potássio... Este fertilizante solúvel em água contém cerca de 50% de fósforo e 33% de potássio. Para 10 litros de água, é necessário o uso de 8 a 15 gramas do medicamento. Essa quantidade é suficiente para derramar um metro quadrado de canteiros de tomate.
Se não houver excesso de nitrogênio em seus pés de tomate, é bem possível usar vários fertilizantes complexos... Eles são convenientes porque todos os elementos estão neles em uma proporção e forma especialmente selecionadas para tomates. Basta diluir a quantidade de fertilizante necessária de acordo com as instruções na água e derramar tomates sobre ela. Além disso, a alimentação de tomates durante a floração também deve levar em consideração a introdução de uma variedade de oligoelementos, portanto, quanto mais deles houver no fertilizante complexo selecionado, melhor.
A seguir estão os principais fertilizantes complexos mais adequados que podem ser usados para tomates em flor com suas características.
- Kemira Lux - fertilizante totalmente solúvel em água, que contém: nitrogênio-16%, fósforo-20%, potássio-27%, ferro-0,1%, além de boro, cobre, manganês, molibdênio e zinco. É necessária fertilização adicional com preparações contendo cálcio, por exemplo, cinzas de madeira.
- Perua - fertilizante granulado sem cloro com alto teor de substâncias húmicas. As substâncias húmicas podem melhorar a composição do solo sob as plantas e aumentar a absorção de nutrientes básicos. Composição do fertilizante: nitrogênio-7%, fósforo-7%, potássio-8%, compostos húmicos-3,2%, magnésio-1,5%, enxofre-3,8%, bem como ferro, zinco, boro, cobre, manganês, molibdênio. A adição de fertilizantes de cálcio também é necessária. Não é adequado para alimentação foliar.
- Solução - um fertilizante solúvel em água, muito semelhante em ação e composição ao Kemira-Lux.
- Effekton - fertilizante complexo de origem orgânica, obtido por compostagem ativa de turfa, com adição de xisto betuminoso cinzas e rocha fosfática. Se você não tem a oportunidade de preparar esse fertilizante em seu próprio local com suas próprias mãos, então esta será uma excelente alternativa à infusão verde caseira. Contém todos os nutrientes necessários para a alimentação do tomate, inclusive na estufa.
- Senor Tomato - um fertilizante especialmente desenvolvido para alimentar tomates e outras solanáceas. Inclui nitrogênio, fósforo e potássio na proporção de 1: 4: 2. Não existem oligoelementos, mas também contém substâncias húmicas e a bactéria Azotbacter. Estes últimos enriquecem o solo com microrganismos benéficos e, em cooperação com os ácidos húmicos, melhoram suas características nutricionais. Não é adequado para alimentação foliar.
Você pode usar qualquer outro fertilizante complexo que encontrar à venda em sua região.
Só é importante lembrar que, para alimentar os tomates durante o período de floração:
- O teor de fósforo e potássio deve ser significativamente maior do que o teor de nitrogênio;
- Em fertilizantes, a presença de oligoelementos como cálcio, magnésio, boro, ferro e enxofre é altamente desejável. O resto dos elementos são de menor importância;
- É desejável que o fertilizante contenha humates ou ácidos húmicos;
- É indesejável que o fertilizante contenha cloro e seus constituintes.
Alimentos orgânicos e remédios populares
É claro que os fertilizantes minerais são muito convenientes de usar e são tradicionais para a alimentação de tomates, mas, recentemente, cada vez mais atenção é dada aos alimentos que não agridem o meio ambiente. E os tomates cultivados com fertilizantes minerais nem sempre podem ser considerados amigos do ambiente. Mais e mais jardineiros estão se concentrando no uso de molhos naturais para o cultivo de tomates. Além disso, eles têm outra vantagem adicional - muitos deles podem ser usados não apenas para alimentar tomates, mas também para protegê-los de doenças, em particular de phytophthora. Esta doença é um problema real para os tomates, especialmente em verões frios e chuvosos, então o uso de remédios naturais que ajudam a proteger os tomates da requeima é muito importante.
Humates
Esses fertilizantes orgânicos surgiram há relativamente pouco tempo, mas já conquistaram muitos. Eles melhoram a estrutura do solo e contribuem para o desenvolvimento da microflora benéfica. Preservando e aumentando o húmus, permitem colher tomates mesmo nos solos mais pobres. Você pode usar GUMI de Kuznetsov (2 colheres de sopa são diluídas em 10 litros de água). Além disso, para fertilizar tomates em flor, você pode usar Gumat + 7, Gumat-80, Gumat-Universal, Lignohumate.
Levedura
Alimentando tomates com fermento capaz de fazer milagres. Mesmo aquelas plantas que, por um motivo ou outro, ficaram para trás no crescimento, adquirem uma aparência saudável e começam a frutificar ativamente após a alimentação com fermento. É o período de floração que é mais favorável para este tempero, já que você também não deve abusar dele - o fermento é mais um poderoso estimulante de crescimento e desenvolvimento para tomates do que uma solução nutritiva.Sua ação costuma durar muito tempo - de duas a quatro semanas, dependendo da presença de matéria orgânica no solo.
A maneira mais fácil de preparar uma solução de fermento para a alimentação do tomate é a seguinte: dissolva 100 gramas de fermento fresco em um litro de água morna, deixe fermentar por várias horas e leve a solução para um volume de 10 litros. A quantidade resultante é suficiente para processar cerca de 10 a 20 pés de tomate regando pela raiz. Essa grande discrepância nos números é causada pela diferença em molhar os arbustos de tomate no início da floração e durante a pega dos frutos. No início da floração, 0,5 litro de solução de fermento é suficiente para um arbusto de tomate, e durante a segunda cobertura, é aconselhável colocar cerca de um litro de cobertura por baixo de cada arbusto.
Cinzas
As cinzas não só a madeira, mas também a palha e a turfa são uma fonte rica de elementos necessários para o tomate, principalmente cálcio, potássio, fósforo, magnésio e outros. Portanto, a sua aplicação na fase de floração do tomate é absolutamente necessária. Além disso, é quase impossível superalimentá-lo e você pode alimentá-lo de diferentes maneiras:
- polvilhe no chão perto dos pés de tomate em uma quantidade de cerca de uma colher de sopa sob o arbusto a cada duas semanas.
- prepare uma solução para o curativo de raiz e regue os tomates duas vezes por mês.
- fazer molho foliar para tomates de cinzas. Também servirá como proteção adicional contra pragas de insetos.
A solução para o tratamento de raízes é preparada de forma simples - você precisa misturar 100 g de cinzas em 10 litros de água. Na hora da alimentação, a solução deve ser constantemente misturada, visto que cinzas tenderá a afundar o tempo todo. Para regar um arbusto de tomate, meio litro de solução de cinzas é suficiente.
Uma infusão para alimentação foliar é preparada um pouco mais difícil. Primeiro, 300 g de cinza bem peneirada são dissolvidos em três litros de água e a mistura é fervida por 30 minutos. Em seguida, é dissolvido em 10 litros de água, um pouco de sabão em pó é adicionado para a adesão e infundido por cerca de 24 horas.
Iodo e laticínios
Uso de ordinário iodo como cobertura durante o período de floração do tomate pode aumentar a quantidade ovários, aceleram seu amadurecimento e obtêm frutas mais doces e deliciosas.
O tempero mais simples é diluir 3 gotas em 10 litros de água e regar a solução resultante de tomates em flor na raiz.
Se você dissolver 30 gotas de iodo em um litro de leite ou soro de leite, adicione uma colher de sopa lá peróxido de hidrogênio e diluindo tudo isso em 9 litros de água, você obtém uma solução maravilhosa para o processamento foliar, que não só dará nutrição adicional aos pés de tomate, mas também os protegerá da requeima.
Ácido bórico
Ao cultivar tomates em ambientes fechados, muitos jardineiros se deparam com o fato de que há uma temperatura muito alta na estufa durante a floração dos tomates. Nessas condições, o tomate floresce, mas não dá frutos. Os jardineiros nas regiões do sul da Rússia enfrentam um problema semelhante, onde a temperatura pode subir acima de + 30 ° C em maio. Para ajudar os tomates durante este período, a pulverização de plantas com ácido bórico tem sido usada há muito tempo.
Para preparar a composição necessária, 10 gramas de ácido bórico em pó são primeiro dissolvidos em uma pequena quantidade de água quente, então o volume é levado a 10 litros. Esta solução pode ser usada para tratar arbustos de tomate com efeito de estufa, desde o início da floração até a formação de ovários todas as semanas. No campo aberto, o esquema de processamento é semelhante se o tempo estiver quente.
Infusão de ervas
Se você tiver que escolher qual fertilizante é melhor para alimentar um tomate durante a floração, fazer uma infusão de ervas é uma boa escolha. Existem muitas receitas para sua preparação. Esta é a receita mais completa e abrangente que inclui a quantidade máxima de ingredientes e, portanto, pode ser usada tanto para nutrição quanto para proteção de tomates.
Um barril com um volume de 200 litros é preenchido com:
- 5 baldes de qualquer erva, de preferência urtigas;
- 1 balde de verbasco ou 0,5 balde de excrementos de pássaros;
- 1 kg de fermento fresco;
- 1 kg de cinza de madeira;
- 3 litros de soro de leite.
Completar com água e infundir por 1-2 semanas. Então, 1 litro dessa infusão é usado para regar um arbusto de tomate. Este fertilizante contém quase tudo o que os tomates precisam e na forma mais facilmente digerível.
Conclusão
Assim, a escolha de molhos para tomates com flor é quase inesgotável, todos podem escolher algo que gostem. Afinal, quase todos os curativos podem ser misturados entre si em diferentes proporções, dependendo do que houver mais disponível na fazenda.