Contente
É quase impossível cultivar uma safra decente de tomates sem o uso de molhos e fertilizantes. As plantas precisam constantemente de nutrientes e esgotam o solo à medida que crescem. Como resultado, chega o momento em que os tomates começam a "morrer de fome", apresentando um sintoma de falta de qualquer oligoelemento. Fertilizantes complexos para tomates ajudam a prevenir a "fome" e suprir a deficiência de substâncias. Você pode ver muitos desses fertilizantes nas prateleiras das lojas. A maioria deles tem uma composição semelhante e podem ser aplicados em alguma fase do crescimento.
Minerais para tomates
Os fertilizantes minerais são uma substância ou várias substâncias misturadas de acordo com certas concentrações. Eles podem ser subdivididos em potássio, fósforo, nitrogênio, complexo.
Entre todos os fertilizantes fosfatados, simples e superfosfato duplo... Este fertilizante para tomates é um pó ou grânulos cinza (branco). A sua peculiaridade reside no facto de serem pouco solúveis em água e antes de os utilizar, recomenda-se infundi-los em água ao longo do dia para obter um extrato. Os fertilizantes de fósforo são usados para criar misturas minerais como um dos ingredientes ou como uma alimentação independente ao observar sintomas característicos de falta de fósforo.
Os fertilizantes de nitrogênio para tomates são freqüentemente usados nos estágios iniciais do cultivo, quando é necessário acelerar o crescimento das plantas. Esses fertilizantes incluem nitrato (amônio, potássio, sódio), uréia e sulfato de amônio. Além da substância básica, esses fertilizantes de nitrogênio podem conter alguns outros minerais em pequenas quantidades.
Potássio um mineral muito importante que ajuda os tomates a desenvolver o sistema radicular e a fornecer nutrientes da raiz às folhas e frutos. Com potássio suficiente, a colheita terá um gosto bom. Entre os fertilizantes à base de potássio para tomates, recomenda-se o uso de potássio magnésio ou sulfato de potássio... O cloreto de potássio não deve ser usado como fertilizante, uma vez que os tomates reagem negativamente ao cloro.
Além dos fertilizantes acima, você pode encontrar magnésio, cálcio, sódio, bórico e outras preparações com um mineral básico.
Assim, conhecendo os fertilizantes minerais simples, é muito fácil preparar independentemente o revestimento de cobertura combinando várias substâncias. Usar apenas um tipo de mineral pode compensar a falta da substância correspondente.
Programação de alimentação usando minerais simples
Você pode usar o molho mineral muitas vezes durante o cultivo do tomate. Então, durante o preparo do solo, pode-se usar uréia. A substância é espalhada sobre a superfície do solo antes de cavar em uma quantidade de 20 g / m2.
Para alimentar mudas de tomate, você também pode usar um complexo mineral feito por você mesmo. Para prepará-lo, é necessário dissolver o nitrato de amônio (20 g) em um balde de água limpa. O líquido resultante deve ser regado ou pulverizado com mudas de tomate.
Antes de plantar no solo, as plantas jovens precisam ser alimentadas com potássio e fósforoo que lhes permitirá criar raízes melhor.Para fazer isso, adicione sulfato de potássio e superfosfato (15-25 g de cada substância) a um balde de água.
Após o plantio no solo, os tomates podem ser fertilizados com uma mistura de nutrientes: 35-40 g por 10 litros de água superfosfato (duplo), 20 g de sulfato de potássio e ureia no valor de 15g. Tal complexo mineral satura o tomate com nitrogênio, potássio, fósforo e outros minerais, de modo que as plantas se desenvolvem harmoniosamente, formando ovários abundantemente e frutas abundantemente vegetais de bom gosto.
Uma alternativa a tal complexo pode ser um fertilizante líquido obtido pela adição de 80 g de superfosfato simples a um balde de água, 5-10 g de nitrato de amônio e sulfato de potássio em uma quantidade de 30 g. O fertilizante pode ser usado em estufas e em campo aberto muitas vezes, em intervalos de várias semanas. Depois de se alimentar com esse complexo, o tomate terá alta vitalidade e resistência a doenças, ao frio.
Foliar molho de tomate pode ser realizada com ácido bórico. Uma solução dessa substância fertilizará as plantas e as protegerá de pragas. Dissolva o ácido de pulverização a uma taxa de 10 g por 10 l.
Ao combinar fertilizantes simples de um componente, você pode ajustar a quantidade de minerais na cobertura, dependendo da fertilidade do solo e da condição dos tomates. Deve-se notar também que o custo de tais fertilizantes será menor do que o custo de curativos minerais complexos, prontos para uso semelhantes.
Fertilizantes minerais complexos
Para os agricultores que não desejam combinar substâncias minerais por conta própria, são oferecidos fertilizantes minerais complexos. Eles contêm todas as substâncias necessárias para o crescimento do tomate em uma determinada fase da estação de cultivo. A vantagem dos fertilizantes complexos é a eficiência e a facilidade de uso.
Melhorando a composição do solo
Você pode usar curativos nutritivos para tomates, mesmo na fase de preparo do solo. Para isso, adubos são adicionados ao substrato em que as mudas vão crescer e à cova, no local de cultivo permanente:
Master NPK-17.6.18
Este complexo fertilizante mineral para tomates contém uma quantidade significativa azoto, potássio e fósforo. O fertilizante é excelente para saturar o solo com nutrientes. A alimentação complexa torna as plantas resistentes ao estresse, acelera seu crescimento e promove o desenvolvimento normal e harmonioso das raízes. O fertilizante "Master" é aplicado ao solo a uma taxa de 100-150 g por 1 m2.
Kristallon
Uma gama completa de fertilizantes minerais complexos solúveis em água pode ser encontrada sob o nome "Kristallon". Recomenda-se adicionar "Special Kristallon 18:18:18" na forma seca ao solo para o cultivo de tomates. Ele contém potássio, fósforo e nitrogênio em proporções iguais. No futuro, os fertilizantes da série Kristallon também podem ser usados para alimentar tomates.
Os tipos listados de fertilizantes complexos podem substituir o estrume e o nitrato de amônio, a ureia ao cavar o solo. Eles devem ser introduzidos no solo na primavera antes do plantio das plantas. Além disso, o adubo de cobertura tem mostrado alta eficiência quando adicionado ao solo para cultivo. mudas de tomate.
Ativadores de crescimento para sementes
Em solo preparado e fértil, pelo menos as sementes preparadas devem ser plantadas. Para fazer isso, eu os preparo em conserva, tempero e embebido em estimulantes de crescimento. Para o ataque ácido, via de regra, o material de plantio é embebido em solução de permanganato de potássio ou suco de aloe vera, endurecendo por meio da tecnologia de temperatura variável.
Você pode acelerar a germinação das sementes, aumentar a porcentagem de germinação e tornar o crescimento do tomate mais forte com a ajuda de estimulantes de crescimento. Das drogas mais famosas, costumam ser usadas:
Zircão
Este promotor de crescimento é baseado em ácidos hidroxicinâmicos naturais de origem vegetal. Os extratos de Echinacea são usados para a produção de fertilizantes.O medicamento é comercializado em ampolas de 1 ml, bem como em frascos plásticos de até 20 litros.
Para embeber as sementes de tomate, deve-se preparar uma solução adicionando 1 gota da substância a 300 ml de água. A duração do processamento do material de plantio com a substância obtida deve ser de 2 a 4 horas. A imersão é recomendada imediatamente antes de semear os grãos no solo.
Humate
Na venda pode encontrar "Humato de potássio-sódio". Esta substância é usada no tratamento de sementes de tomate antes da semeadura. O promotor de crescimento pode estar na forma de pó ou líquido. A solução "Humate" é preparada adicionando 0,5 g de fertilizante por litro de água. A duração da embebição das sementes é de 12-14 horas.
Epin
Um produto biológico que estimula a germinação precoce das sementes e torna os tomates jovens resistentes a baixas temperaturas, transplantes, falta de luz solar, seca e excesso de umidade.
"Epin" é usado para embeber as sementes. Para isso, é preparada uma solução: 2 gotas da substância por 100 ml de água. Os grãos de tomate são embebidos por 6-8 horas. Com base nas observações, os agricultores afirmam que o tratamento de sementes de tomate com "Epin" aumenta o rendimento dos vegetais em 10-15%. O produto também pode ser usado para borrifar folhas de mudas de tomate.
Assim, todos os estimulantes de crescimento listados podem aumentar a porcentagem de germinação das sementes de tomate, tornar as plantas viáveis e saudáveis, dotá-las de resistência a doenças, pragas, adversidades climáticas. Tratamento de sementes de tomate estimulantes de crescimento podem aumentar significativamente a produção de vegetais.
Mais informações sobre o uso de promotores de crescimento podem ser encontradas no vídeo:
Fertilizantes para mudas
As mudas de tomate são extremamente exigentes quanto à composição do solo e à presença de vários minerais. É necessário alimentar as plantas jovens várias vezes, desde o momento em que aparecem as primeiras folhas até o plantio no solo. Os tomates, nesta época, são fertilizados com complexos minerais com nitrogênio, potássio e fósforo:
Nitroammofoska
Este fertilizante é o mais comum e disponível. É usado para alimentar várias hortaliças em vários estágios de cultivo.
O "Nitroammofoska" é produzido em várias marcas, que diferem na concentração das principais substâncias minerais: o grau A contém potássio, nitrogênio e fósforo em proporções iguais (16%), o grau B contém mais nitrogênio (22%) e quantidades iguais de potássio e fósforo (11%) ...
Mudas de tomate devem ser alimentadas com "Nitroammophos grau A". Para isso, uma caixa de fósforo com fertilizante é adicionada a um balde d'água e misturada. Depois de dissolvida, a mistura é usada para regar as mudas pela raiz.
Robusto
"Krepysh" é um fertilizante mineral complexo desenvolvido especialmente para a alimentação de mudas. Ele contém 17% de nitrogênio, 22% de potássio e 8% de fósforo. Não contém absolutamente nenhum cloro. Você pode usar cobertura durante a preparação do substrato de nutrientes, adicionando grânulos ao solo. Também é eficaz usar fertilizantes para regar as mudas de tomate pela raiz. Você pode preparar um molho de cobertura adicionando 2 colheres pequenas da substância a um balde de água. Ao usar o fertilizante "Krepysh" na forma líquida, adicione 100 ml de cobertura a um balde de água.
A cobertura acelera o crescimento mudas de tomate, o torna mais resiliente, resistente a vários estresses e problemas climáticos. Você pode regar os tomates com fertilizante quando a primeira folha aparecer.Você deve usar ração de tomate regularmente uma vez por semana. Após o plantio no solo, os tomates também podem ser alimentados com esse complexo mineral uma vez a cada 2 semanas.
Além dos fertilizantes acima, para mudas de tomate, você pode usar os preparados "Kemira Kombi", "Agricolla" e alguns outros. Esses fertilizantes complexos para tomates são os mais baratos e eficazes. Seu uso permitirá que as plantas obtenham a quantidade necessária de nitrogênio para o crescimento acelerado e harmonioso da massa verde, bem como potássio e fósforo, o que permitirá que as plantas jovens construam um sistema radicular desenvolvido.
Minerais para alimentação regular
Após o plantio das mudas, um período particularmente importante começa quando os tomates precisam de muitos micronutrientes para uma floração abundante e formação de frutos. O potássio e o fósforo são especialmente importantes para eles, enquanto o nitrogênio deve ser adicionado em pequenas quantidades. Então, depois de plantar mudas de tomate no solo, você pode usar os seguintes, os melhores fertilizantes complexos:
Kemira Lux
Esse nome esconde um dos melhores fertilizantes para tomates. Ele contém mais de 20% de fósforo, 27% de potássio e 16% de nitrogênio. Ele também contém ferro, boro, cobre, zinco e outros minerais.
Use "Kemiru Lux" para regar os tomates depois de dissolver 20 g (uma colher de sopa) da substância em um balde de água. Recomenda-se regar os tomates uma vez por semana com tempero superior.
Solução
O complexo mineral é representado por duas marcas: A e B. Mais frequentemente, a "Solução A" é usada para alimentar tomates. Ele contém 10% de nitrogênio, 5% de fósforo prontamente solúvel e 20% de potássio, bem como um complexo de alguns minerais adicionais.
Você pode usar "Solução" para alimentar tomates sob a raiz e pulverizar. Para o adubo de topo na raiz, 10-25 g da substância são dissolvidos em um balde de água. Para pulverização, a taxa de fertilizante é de 25 g por 10 litros. Você pode fertilizar tomates com "Solução" regularmente, uma vez por semana.
"BioMaster Red Giant"
Mineral fertilizantes complexos podem ser usados para alimentar os tomates desde o momento do plantio no solo até o final da frutificação. Ele contém 12% de nitrogênio, 14% de fósforo e 16% de potássio, bem como pequenas quantidades de outros minerais.
O uso regular do fertilizante "Red Giant" aumenta significativamente a produtividade, torna os tomates mais adaptáveis às más condições climáticas, alta umidade e seca. As plantas sob a influência de um complexo mineral equilibrado desenvolvem-se harmoniosamente e crescem rapidamente.
Conclusão
Os minerais permitem que os tomates criem raízes e matéria verde por igual. O potássio e o fósforo não estão contidos na matéria orgânica na quantidade necessária, portanto, o cultivo do tomate é quase impossível de ser feito sem fertilizantes minerais. Pra tomates na estufa e em áreas abertas do solo, você pode coletar substâncias de um componente que precisam ser misturadas umas com as outras ou adicionadas a infusões orgânicas. Os complexos minerais são totalmente capazes de satisfazer as necessidades dos tomates. Que fertilizantes escolher, apenas o próprio jardineiro decide, mas fornecemos uma lista dos curativos minerais mais populares, acessíveis e eficazes.