Contente
Cultivar boas mudas de pimenta é equivalente a jogar roleta russa. Mesmo que o jardineiro crie as condições ideais para as plantas jovens, ainda podem surgir problemas com elas. Afinal, a pimenta é uma cultura muito caprichosa que reage dolorosamente até às menores mudanças ou erros no cuidado. Mas ele não pode mostrar seu desagrado, então ele mostra ao jardineiro de todas as maneiras possíveis que ele se sente mal: suas folhas ficam amarelas e ondulam, e então o caule cai. A seguir falaremos sobre os motivos desse comportamento das mudas de pimenta, bem como as medidas de primeiros socorros para as mudas.
Por que mudas de pimenta ficam amarelas
O amarelecimento das folhas é uma reação normal de qualquer planta a quaisquer problemas ou falhas em seu crescimento, e mudas de pimenta não são exceção à regra. Ao mesmo tempo, é importante não perder este sinal de ajuda e começar imediatamente a economizar medidas. E para isso você precisa saber por que tal situação pode surgir em geral.
Mas se o amarelecimento começou nas folhas do meio e superiores, esse é um motivo para soar o alarme.
A seguir, veremos as causas mais comuns do amarelecimento das folhas na pimenta, bem como as formas de ajudar as plantas doentes. É importante entender que após a implementação de certos procedimentos, as folhas amareladas não ficarão verdes. Mas outras folhas e a própria planta se sentirão muito melhor.
Problemas do sistema raiz
Em plantas de pimenta, especialmente em mudas jovens, o sistema radicular é o ponto mais fraco. A causa mais comum de amarelecimento das folhas é justamente o problema com as raízes das plantas jovens. Além disso, o amarelecimento das folhas faz com que não só morram ou fraco desenvolvimento da raiz das mudasmas também seu crescimento excessivo. Neste caso, as raízes estão tão fortemente entrelaçadas entre si que nos locais de entrelaçamento o processo de fornecimento de nutrientes é interrompido e as raízes começam a morrer. Além disso, o sistema radicular das mudas pode ser danificado pelo afrouxamento excessivo do solo.
Se as folhas das mudas de pimenta ficarem amarelas, a primeira coisa a fazer é verificar o sistema radicular. Para fazer isso, a planta deve ser retirada do vaso ou recipiente de plantio com o máximo de cuidado possível e as raízes devem ser examinadas. Se houver poucos deles ou se forem de cor escura, o sistema radicular morre. Para ajudar a planta, é necessário usar estimulantes de formação de raízes. Se as raízes forem brancas, mas fortemente entrelaçadas, você deve tentar endireitá-las com muito cuidado.
Falta de nitrogênio
Se o sistema radicular da pimenta estiver saudável, o amarelecimento das folhas pode ser causado por falta de nitrogênio. De todas as substâncias necessárias para o crescimento ideal das plantas jovens, a pimenta é especialmente sensível ao nitrogênio. A pimenta absorve essa substância do solo, portanto, quando o nitrogênio acaba, as plantas começam a doer.
A coisa mais simples e eficaz a fazer em caso de amarelecimento das folhas devido à falta de nitrogênio é aplicar fertilizantes contendo nitrogênio. Na maioria das vezes, a ureia e o nitrato de amônio são usados para esses fins.
Afinal, o excesso dessa substância também pode prejudicar as mudas jovens. Portanto, você não deve usar esses fertilizantes com frequência, muito menos exceder as dosagens recomendadas.
Uma solução para alimentar mudas jovens com ureia ou nitrato de amônio é bastante simples de preparar. Para isso, uma colher de sopa de fertilizante é diluída em 10 litros de água decantada. A solução preparada de acordo com esta receita revelou-se muito fraca, por isso é adequada não só para regar as plantas, mas também para as pulverizar.
Além da ureia e do nitrato de amônio, o Azogran também pode ser usado. Deve ser usado somente de acordo com as instruções: 1 grânulo por planta.
Violação das condições de atendimento
O amarelecimento das folhas como uma reação a más condições de cuidado não é incomum. As mudas de pimenta jovem são bastante caprichosas, por isso podem se rebelar mesmo após um ligeiro desvio dos cuidados habituais.
Na maioria das vezes, as folhas de pimenta podem ficar amarelas com uma queda brusca de temperatura. Isso pode ser um esboço ou endurecimento direcionado de mudas. O limite inferior da temperatura permissível para mudas desta cultura caprichosa será de +12 graus. Se a temperatura cair abaixo, então a princípio as folhas começarão a amarelar e então a própria planta murchará.
Depois disso, o endurecimento pode ser retomado, mas a temperatura noturna deverá ser mantida na faixa de +15 a +18 graus.
Além disso, o amarelecimento nas folhas das mudas de pimenta pode estar associado a uma violação do processo de rega. Além disso, pode ser falta ou excesso de umidade. Para evitar isso, é necessário regar as mudas apenas na medida da necessidade, quando a camada superficial do solo secar. Para mudas emergentes e mudas jovens, regar uma vez a cada 5 dias será o suficiente. Mudas mais maduras requerem um pouco mais de água, então a rega deve ser feita a cada 3 dias.
Resposta a um transplante para um assento permanente
O resultado final do cultivo de mudas de pimenta é o plantio de plantas maduras em um local permanente, seja uma estufa ou terreno aberto. Mas mesmo quando todas as dificuldades com mudas jovens já tiverem passado, você pode enfrentar o amarelecimento das folhas.
Na maioria dos casos, isso acontece quando o jardineiro planta mudas crescidas demais em um local permanente. Suas raízes já enlaçaram toda a capacidade de plantio e não têm onde crescer. E aqui, em campo aberto ou em estufa, novas terras se abrem na frente das raízes das plantas, onde você pode crescer. E eles começam a se afastar ativamente, tirando todas as forças das folhas. E as folhas das plantas, privadas dos nutrientes necessários, começam a murchar e amarelar.
Nesse caso, as plantas podem ser auxiliadas pela fertilização com fertilizantes minerais ou orgânicos. Mas, o melhor de tudo, plante as mudas em um local permanente um pouco antes, enquanto seu sistema radicular ainda não ocupou toda a capacidade de plantio.
Infestação de Pragas
Mudas de pimenta são o melhor tratamento para pragas como pulgões e ácaros. No início, é bastante difícil adivinhar a presença desses convidados indesejados. Embora suas colônias sejam muito pequenas, são difíceis de ver a olho nu. Mas com o crescimento de sua população em mudas de pimenta, os seguintes sinais característicos podem ser notados:
- a presença de teia de aranha entre as folhas adjacentes, bem como no caule da planta;
- amarelecimento da folha ou parte da mesma, bem como torção da placa da folha.
Na presença desses sinais, é impossível atrasar o processamento das mudas. Afinal, essas pragas são bastante glutonas e podem destruir facilmente as plantas jovens. Para se livrar desses insetos, existem várias receitas naturais testadas pelo tempo:
- Tintura de cebola... Para preparar essa tintura, é preciso levar um litro de água e um copo de cascas de cebola. Eles devem ser misturados e deixados em infusão por um dia. É necessário processar mudas jovens com tintura de casca de cebola a cada 5 dias até que as pragas desapareçam.
- Tintura de alho com dente de leão... Para esta tintura, você precisa misturar 1 xícara de alho, dente de leão e, em seguida, despejar 10 litros de água sobre eles.Essa solução deve ser infundida por 3 horas, após o que se deve pulverizar todas as mudas.
Mas os remédios naturais só são bons quando os pulgões e ácaros ainda não se multiplicaram muito. Se suas colônias atingiram uma escala impressionante, vale a pena buscar a ajuda de produtos químicos com efeito inseticida. Muitos jardineiros falam bem de Aktar e Bi-58.
Você também precisa cuidar com antecedência dos equipamentos de proteção individual, como luvas e respirador.
A melhor forma de prevenir essas pragas é inspecionar as mudas. Afinal, quando os insetos não são suficientes, é muito mais fácil livrar-se deles.
As causas consideradas para o amarelecimento das folhas das mudas de pimenta, na maioria dos casos, aparecem como resultado de cuidados inadequados com essas mudas sensíveis. Para evitar os erros mais comuns, recomendamos que você se familiarize com o vídeo sobre as características de seu cultivo antes de plantar esta cultura: