Sementeira pastinaga (vegetal): propriedades úteis e contra-indicações

Parsnip é uma planta herbácea da família Umbrella. Antigamente, um vegetal de jardim era usado como remédio. Decocções eram feitas a partir dele e dadas a pessoas doentes com resfriados. Logo a temperatura caiu, o paciente recuperou as forças e se recuperou completamente.

Na Rússia e na Rússia czarista, uma raiz mediterrânea foi plantada em campos e lotes pessoais. No famoso jardim do czar Alexei Mikhailovich, as pastinacas eram cultivadas em grande escala. A família real amava este vegetal por seu sabor adocicado e aroma picante.

Qual é a aparência da pastinaga e que tipo de vegetal é (escreva uma descrição)

No território da Europa crescem pastinagas silvestres, cujos frutos são extremamente tóxicos, e numerosas fotos mostram vestígios de queimaduras nas folhas.

A raiz da pastinaga na foto é branca ou amarelada e se expande em direção à base.

O vegetal, também chamado de borscht de campo, raiz branca ou popovnik, na aparência se assemelha a uma cenoura com uma colheita de raiz alongada, caules longos e pequenas folhas entalhadas. Pela foto, fica evidente uma diferença significativa na cor das plantas: a raiz da pastinaca é branca.

Os caules da planta são alongados, com nervuras, podem atingir 200 cm e as suas folhas são pequenas e franjadas. A pastinaga floresce no final de julho com flores amarelas em forma de guarda-chuva. Floresce com pequenas flores amareladas, cujo formato lembra a cúpula de um guarda-chuva.

No sul da Rússia, no Cazaquistão, Uzbequistão e outros países da Ásia Central, as pastinacas são cultivadas como uma cultura de jardim, cujos frutos são usados ​​na culinária, medicina e cosmetologia.

Qual é o gosto do vegetal da pastinaga?

Nenhuma foto de uma mesa de Natal na Inglaterra pode ser imaginada sem um vegetal como a pastinaga. É adicionado ao cozer legumes e cozinhar pratos de carne.

Com gosto de salsa ou talos de aipo, este vegetal intensamente picante deixa um sabor doce. O choupo distingue-se pelo aroma agradável.

O sabor e o cheiro dos vegetais de raiz branca têm um efeito estimulante no corpo humano. Pratos com ele agem como afrodisíaco.

Composição e valor nutricional das pastinacas

A raiz da pastinaga é incrivelmente rica em nutrientes. Contém:

  • fibra alimentar com óleo essencial;
  • carotenóides;
  • vitaminas (C, PP, grupo B);
  • minerais (potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, etc.).

Em termos de valor nutricional e presença de carboidratos rápidos, o borscht de campo é líder entre outros vegetais.

100 g de vegetais contém:

  • proteínas - 1,45 g;
  • gorduras - 0,55 g;
  • carboidratos - 9,3 g.

O índice glicêmico (IG) da raiz vegetal tem um indicador de 85.

As pastinaga são alimentos de baixa caloria. Seu conteúdo calórico total é de 47 kcal. Os nutricionistas recomendam incluir um vegetal picante na dieta de pessoas com sobrepeso.

Com um IG suficientemente alto, a raiz branca não provoca o acúmulo de massa gorda. E, ao contrário, contém carboidratos de fácil digestão, úteis durante os períodos de exercícios ativos e intensa perda de peso.Durante longas caminhadas ou logo após a academia, a raiz aumenta os níveis de glicose no sangue para repor as energias.

Por que as pastinacas são boas para você

A raiz de pastinaga tem propriedades benéficas únicas e uma série de contra-indicações.

O vegetal contém uma proporção ideal de minerais e vitaminas úteis para o corpo. Cálcio, fósforo e magnésio ajudam a manter a saúde óssea. O cálcio presente na composição desempenha um papel importante na transmissão dos impulsos nervosos e contrações musculares. O potássio, que também está presente nos vegetais, promove uma melhor circulação sanguínea, e o magnésio - o trabalho do coração.

Devido ao alto teor de vitamina C, as pastinacas têm efeitos antipiréticos e antiinflamatórios. Na Rússia, uma bebida picante era preparada para os doentes, que tinha propriedades medicinais. O caldo incluía não apenas ervas, mas também acrescentava raiz de pastinaga mediterrânea.

No mundo moderno, os medicamentos são produzidos a partir do extrato da raiz - Pastinacin, Beroxan e Eupiglin.

Pastinacin é usado como um agente antiespasmódico para neuroses, irritações e espasmos do trato gastrointestinal, para doenças do sistema geniturinário e rins.

Beroxan (Eupiglin) aumenta a susceptibilidade da pele aos raios ultravioleta, portanto é prescrito para psoríase, para o tratamento de vitiligo, alopecia e outras doenças.

Remédios com extrato de frutas e sementes são eficazes no tratamento de muitas outras doenças:

  • bronquite, pneumonia, turbbeculose;
  • várias neuroses e distúrbios do sistema nervoso;
  • arritmias e outras doenças cardiovasculares.

Para homens

Uma decocção da raiz é muito benéfica para a saúde masculina. O vegetal tem efeito terapêutico na prostatite, pielonefrite e outras doenças urológicas inflamatórias.

Devido ao leve efeito diurético do uso de raízes, a areia é removida dos rins e as pedras se dissolvem.

Após intervenção médica nos órgãos geniturinários, os médicos recomendam adicionar receitas tradicionais comprovadas ao longo dos anos ao tratamento medicamentoso durante o período de reabilitação. Uma bebida feita com este vegetal curativo tem um efeito antiespasmódico e analgésico.

Pastinaga é um afrodisíaco natural. Os óleos essenciais contidos na raiz vegetal têm um efeito estimulante e aumentam a força masculina. O uso regular deste vegetal aumenta a libido e libido.

Para mulheres

A raiz branca é um excelente imunomodulador. Comê-lo na comida estimula o corpo a uma recuperação rápida durante resfriados persistentes.

O vegetal de raiz é bom para mulheres de qualquer idade. Suas propriedades medicinais previnem doenças cardíacas, distúrbios hepáticos e renais e normalizam a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue.

A raiz branca é boa para mulheres grávidas, pois reduz o risco de defeitos congênitos em recém-nascidos.

Propriedades úteis da planta pastinaga

Com o uso correto da raiz e das folhas da pastinaga, esta planta única com suas propriedades benéficas pode aliviar espasmos, dores e ter um efeito tônico no corpo.

As pequenas folhas da raiz vegetal contêm duas vezes mais vitaminas e minerais do que a salsa ou o endro.

A raiz picante ajuda a melhorar a digestão e a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos. É usado como analgésico e expectorante natural.

Outras propriedades benéficas do vegetal picante também são conhecidas. Na medicina, os extratos são usados ​​para edema como diurético, para resfriados - para melhor secreção de escarro, diminuindo as altas temperaturas e aumentando o apetite.

Benefícios da raiz de pastinaga

Pastinaga tem um efeito diurético e diaforético fraco, remove bem o excesso de água do corpo e alivia o inchaço dos tecidos moles.

Além disso, o vegetal de raiz branca tem um efeito antipirético. Ele efetivamente alivia o calor e as dores no corpo, aumenta o apetite e a digestão.Com o consumo de pastinaga, o doente se recupera rapidamente e sente uma onda de força.

Os óleos essenciais de raiz como afrodisíaco têm um efeito afrodisíaco nos homens: melhoram a libido e aumentam o desejo sexual.

Remédios de vegetais picantes são usados ​​para distúrbios nervosos e neuroses. Ele também é usado para várias doenças do trato gastrointestinal como um analgésico homeopático.

A raiz branca tem um forte efeito tônico no corpo, então muitos atletas a incluem em sua dieta diária para melhorar o desempenho atlético.

As folhas e os vegetais de raiz reduzem os níveis de açúcar no sangue, razão pela qual as pastinacas são muito benéficas para as pessoas com diabetes.

O suco de vegetais neutraliza o mau hálito e ajuda a manter as gengivas saudáveis.

É possível comer folhas de pastinaga

O uso de folhas de pastinaga na alimentação é possível não só fresco, mas também seco.

As folhas verdes são ricas em vitamina C. Em saladas de vegetais, a adição de verduras proporciona uma acidez agradável.

Quando seco, todas as propriedades benéficas e aromas são preservados. O tempero de pastinaga enriquece o prato com um sabor picante.

Atenção! As folhas da planta selvagem secretam óleos essenciais que podem queimar a pele e deixar cicatrizes.

Benefícios das sementes de pastinaga

Na medicina, as raízes, folhas e sementes de pastinaga são usadas para benefícios e saúde. Esta é uma matéria-prima natural inofensiva para medicamentos para várias doenças:

  • doenças vasculares e cardíacas;
  • doenças do trato gastrointestinal, etc.

Se você moer as sementes de uma raiz vegetal nas palmas das mãos e inalar um aroma perfumado, o humor melhora com os óleos essenciais e a apatia desaparece.

O uso de vegetais pastinaga na medicina popular

Receitas únicas com pastinaga sobreviveram até hoje.

Para fortalecer a imunidade, aumentar a resistência do corpo a várias doenças, você precisará de:

  • açúcar - 1 colher de sopa. eu .;
  • leite morno - 1 copo;
  • suco de pastinaga - 30 - 50 ml.

O açúcar é dissolvido em suco de pastinaga e em banho-maria e, mexendo sempre, é levado a engrossar. Leite morno é derramado na mistura resultante e misturado. Beba a bebida 30 minutos antes das refeições, duas vezes ao dia.

Na Rússia, a tintura de pastinaga era usada para restaurar a força. A raiz finamente picada foi derramada com aguardente, deixada por 7 dias em um local escuro. Eles consumiram esta bebida uma colher de chá antes das refeições, três vezes ao dia.

O uso de pastinaga na culinária

Na culinária, a raiz é usada fresca e seca.

Fresco e seco, o vegetal de raiz é ideal para sopas de legumes. Dá ao primeiro curso um aroma picante de dar água na boca.

Folhas frescas são adicionadas a várias saladas, e secas - como tempero para peixes e carnes. A raiz da pastinaga, como a cenoura, pode ser comida inteira.

Em muitos países, a cultura da raiz é tratada termicamente. Alguém cozinha com batatas e cogumelos. É fervido e grelhado como acompanhamento. No Canadá, o purê de batata é feito de um produto fervido.

O uso de tubérculos em cosmetologia

Desde os tempos antigos, o óleo essencial e o suco de pastinaga são usados ​​para manter a beleza e a juventude. O extrato foi adicionado a cremes, máscaras, envoltórios e banhos.

O suco de pastinaga mantém o turgor da pele, evitando a formação de rugas. Clarifica manchas senis e uniformiza a tez.

Espinhas, acne, poros dilatados, comedões são tratáveis ​​com produtos que contêm extratos de raiz de pastinaga ou extratos de folhas.

No tempo frio, o creme nutritivo com extrato de vegetal de raiz picante satura a pele com as substâncias necessárias e dá umidade.

O óleo essencial de pastinaga é usado para eliminar áreas problemáticas de estrias e celulite.

Limitações e contra-indicações

Antes de começar a comer pastinacas com benefícios para o corpo, deve consultar definitivamente o seu médico: na presença de doenças crónicas e alergias alimentares, o vegetal deve ser totalmente excluído para minimizar os seus possíveis danos.

A pastinaga é contra-indicada em crianças menores de 6 anos de idade. Os idosos com mais de 60 anos podem usar a raiz picante com cautela e em pequenas quantidades. Nesse caso, certifique-se de monitorar as reações do corpo. Com o aumento do pulso e da pressão, o produto é excluído da dieta.

Além disso, você não deve usar o vegetal de raiz para pessoas com doenças gastrointestinais agudas e quaisquer processos inflamatórios.

Pastinaga é contra-indicada na fotodermatose. Esta inflamação da pele ocorre devido à sensibilidade aguda à luz solar. A composição das pastinacas contém fitoóleos - furocumarinas, que aumentam a sensibilidade da pele à luz ultravioleta.

Pessoas pertencentes ao 1º fotótipo de pele - clara e fina, como porcelana, pele e cabelos loiros - devido ao baixo limiar de sensibilidade à radiação ultravioleta, devem usar este produto com cautela na alimentação e selecionar cuidadosamente os medicamentos à base de pastinaga.

Especialmente com cuidado você precisa manusear as folhas da planta. Em contato com a pele úmida, a folha pode causar queimaduras graves e feridas de longa duração.

O vegetal é estritamente contra-indicado durante exacerbações de gastrite, pancreatite, úlcera gástrica, bem como em doenças hepáticas e renais graves.

Conclusão

A pastinaga (borscht de campo, raiz branca ou popovnik) é uma planta de jardim bienal, cuja raiz é usada na culinária, medicina e cosmetologia.

Com os topos e caules do choupo é semelhante à cenoura.

Na culinária, são usados ​​raízes e verduras frescas e secas. As pastinacas são adicionadas como tempero para dar sabor a um prato, como conservante para preparações de vegetais ou como um dos ingredientes de uma salada.

A indústria da beleza usa óleos essenciais e sucos para manter a juventude. O extrato de pastinaga combate a celulite, estrias, acne e acne.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção