Contente
A falta de luz solar é ruim para o desenvolvimento das mudas. Sem iluminação artificial complementar, as plantas estendem-se em direção ao vidro da janela. O caule fica fino e curvo. O forte escurecimento cria condições favoráveis para o desenvolvimento de bactérias patogênicas. As plantações são afetadas pela "perna preta". Criar condições ideais para o desenvolvimento ajudará luz para mudas das lâmpadas.
A necessidade de iluminação adicional
Mesmo ao cultivar material de plantio em uma sala bem iluminada, iluminação adicional para mudas ainda é necessária. A semeadura em muitas regiões começa em fevereiro. Nesta época do ano, o dia ainda é curto. Nas plantas, a fome começa devido à falta de luz natural. Com o início do crepúsculo, a produção de fotossíntese diminui. Para remediar a situação, os horticultores organizam a iluminação complementar das mudas em casa com as próprias mãos, estendendo assim o horário do dia.
Os benefícios da iluminação artificial são inegáveis:
- aumento das horas de luz do dia, se necessário forçamento antecipado das mudas;
- a iluminação uniforme de toda a área evita o estiramento e a curvatura dos caules das plantas;
- um espectro de luz bem escolhido contribui para o rápido desenvolvimento das células;
- as mudas que receberam a quantidade necessária de luz tornam-se mais resistentes às intempéries e à infecção por vírus.
Sabendo dos benefícios da iluminação adicional, os horticultores preparam com antecedência lâmpadas para o cultivo de mudas em casa, mas enfrentam um novo problema. Nem toda luz artificial é boa para as plantas. As lâmpadas incandescentes convencionais não serão úteis. O espectro de luz emitido não é absorvido pelas plantas. A iluminação artificial será benéfica se contiver raios vermelhos e azuis.
O brilho vermelho é útil para sementes no estágio inicial de incubação. Spectrum acelera o crescimento da raiz. No futuro, isso afetará um bom ovário e um rápido amadurecimento dos frutos.
O brilho azul promove a divisão e o desenvolvimento celular. O crescimento rápido diminui. O caule não estica, mas cresce em espessura.
Raios verdes, laranja e amarelos refletem na folhagem. Esses espectros não desempenham um papel especial no desenvolvimento das plantas, mas devem estar presentes na iluminação artificial.
Opções de iluminação adicionais
Na hora de escolher uma lâmpada para iluminar mudas em casa, eles prestam atenção a dois parâmetros importantes: baixo consumo de energia e emissão de espectros úteis para a planta. A partir das fontes de luz do mercado, você pode escolher as seguintes opções:
- As lâmpadas incandescentes convencionais não trazem benefícios para as mudas devido à falta de radiação do espectro azul e vermelho. Eles consomem muita eletricidade. No entanto, a lâmpada emite muito calor. Ele pode ser combinado com outra fonte de luz se o ambiente for frio e o ar ao redor das mudas precisar ser aquecido.
- A melhor opção é iluminar as mudas com lâmpadas fluorescentes, que só são inferiores aos LEDs em termos de desempenho. Aqui, o primeiro lugar é o baixo custo do produto. No entanto, as lâmpadas têm baixa potência, sendo aconselhável pendurá-las em duas partes sobre as mudas.
- Luminescente as governantas dos lustres também emitem luz branca do dia. No entanto, as lâmpadas cobrem uma pequena área.É melhor dar preferência aos modelos tubulares.
- As lâmpadas de sódio têm uma alta eficiência luminosa. A luz amarela brilhante é prejudicial à visão e não é particularmente benéfica para as mudas. As lâmpadas são adequadas como fonte de luz temporária e, de preferência, em uma sala que não seja de estar.
- LEDs emitem todo o espectro útil para mudas. Lâmpadas, lâmpadas são usadas para iluminação, mas as mais convenientes são consideradas tira led e governantes. É conveniente colocá-los ao longo de todo o comprimento prateleiras prateleiras com mudas. Os LEDs são econômicos, não emitem calor e são caracterizados por uma longa vida útil.
- Se você leva a sério o cultivo de mudas, é melhor comprar um fitolamp para iluminação. O dispositivo consiste em um conjunto de LEDs vermelhos e azuis. Lâmpadas de outras cores podem ser adicionadas em pequenas quantidades. Fitotopos LED estão à venda. A iluminação sairá um pouco cara, mas valerá a pena com o tempo.
O número e a potência das lâmpadas são selecionados, levando em consideração a área necessária para iluminar.
Arranjo de iluminação e locais para cultivo conveniente de mudas
O local tradicional para o cultivo de mudas é o peitoril da janela. No entanto, não há espaço suficiente para as caixas e ainda não há luz do dia suficiente vinda da janela. Será possível ampliar o espaço e equipar a iluminação para mudas em casa com recurso a artifícios:
- Você pode expandir o espaço para mudas fazendo um rack. Uma estrutura de três prateleiras é colocada no parapeito da janela. Se isso não for suficiente, um rack fixo de cinco prateleiras é montado e colocado no chão. O ideal é escolher um local oposto à janela, para que durante o dia as plantas recebam luz natural adicional. As estantes são montadas a partir de um material improvisado: ripas de madeira, um canto ou perfil de aço, um cano de esgoto em PVC com um diâmetro de 50 mm. As prateleiras são cortadas em material de folha durável.
- Um gazebo pode ser adaptado para o cultivo de mudas. As aberturas são cobertas com filme transparente. Vai ser luz para as plantas no gazebo da estufa, mas à noite você ainda precisa ligar a iluminação artificial. Um aquecedor com ventilador barato é adequado para aquecer o ambiente.
- Para fazer funcionar iluminação para mudas com as próprias mãos custo mínimo, é feito um suporte caseiro para lâmpadas. O projeto consiste em dois suportes em forma de U com pernas ajustáveis em altura e um jumper no qual é fixada a fonte de luz. O suporte é mais adequado para instalação no peitoril de uma janela.
- Se houver algum suporte saliente em forma de gancho, dobradiça de janela ou alça acima das mudas, uma lâmpada pendente é fixada nele. A opção é indicada quando as mudas são iluminadas em casa nas prateleiras. Se a luminária não for adaptada para suspensão, duas pontas da corrente são fixadas ao seu corpo. A suspensão é ajustada para que você possa alterar a altura da lâmpada acima das mudas.
- Simples lâmpada de muda faça você mesmo com LEDs azuis e vermelhos. As lâmpadas, junto com os resistores de separação, são soldadas com fios em um circuito, fixadas na barra e conectadas à fonte de alimentação. Uma opção mais fácil é comprar uma faixa de LED com perfil de alumínio e montar uma lâmpada a partir delas.
- Se for necessária iluminação adicional de pequenas quantidades de mudas, use uma prateleira portátil. Uma luminária de chão feita de fábrica é adequada ou uma estrutura com uma altura de 1,5 m é montada a partir de ripas.
O local devidamente organizado e a iluminação devem garantir o conforto das mudas, sem criar transtornos para a pessoa.
Os benefícios de combinar luz natural e artificial
A beleza da luz natural é que seus raios se espalham pelas plantas para melhor absorção. Qualquer fonte de luz artificial emite feixes direcionais longos. Caso não seja possível colocar as mudas próximas à janela, será necessário atualizar a iluminação. Independentemente do tipo de lâmpada utilizada, a luminária está equipada com um difusor de luz mate.Feixes mais curtos causarão menos danos às plantas.
Em uma sala bem iluminada pela luz do dia com grandes janelas, é aconselhável mover as mudas para o peitoril da janela. Se for pequeno, faça um rack com três prateleiras. A combinação de iluminação natural e artificial não só economizará energia, mas também terá um efeito benéfico no desenvolvimento das plantas.
A luz que cai da janela ilumina brilhantemente apenas as plantações próximas, e as plantas distantes caem na sombra. Se você não virar as caixas, as hastes começam a se esticar em direção à janela. Existem truques para direcionar e até mesmo aumentar a luz natural. O segredo está no uso de espelhos refletores. Folha, espelhos velhos ou isolamento de folha - polietileno com espuma são adequados para a fabricação.
O resultado final é que o peitoril da janela é coberto com material de luz reflexiva, proteções são instaladas nas laterais da abertura da janela e em frente à janela atrás das caixas com mudas. Acontece uma espécie de sala de espelhos, dentro da qual estão localizadas as plantas. O conjunto caindo da janela não se espalha pela sala, mas é refletido nos escudos espelhados, espalhando-se uniformemente pelas mudas. Com o início do anoitecer, a iluminação artificial é ligada.
Montagem da lâmpada LED
É razoável montar uma lâmpada LED feita em casa se guirlandas de árvore de Natal ou pedaços de fitas de LED vermelhos e azuis desnecessários estiverem espalhados pela casa. Comprar todas as peças especialmente é mais caro do que comprar um fitolampo pronto. Para obter a combinação ideal de espectros, a proporção de LEDs é observada em uma lâmpada feita em casa: 1 lâmpada azul contém 2–5 lâmpadas vermelhas.
Se as casas estiverem repletas de guirlandas de LED, a lâmpada para iluminação adicional das mudas será soldada em lâmpadas separadas. Qualquer trilho ou pedestal é tomado como base da lâmpada. Em uma guirlanda que não esteja funcionando, os LEDs são desligados junto com os resistores de isolamento. Usando um multímetro, eles verificam o desempenho das peças e também descobrem a polaridade. Os LEDs de trabalho são soldados em paralelo com um fio em uma cadeia. Se as lâmpadas acenderem quando conectadas a uma fonte de alimentação CC, o circuito está montado corretamente. Resta fixar a corrente luminosa na barra com fita adesiva ou cola quente.
A montagem da luminária a partir de pedaços de tiras de LED ocorre em sequência semelhante. Em uma base de faixa, existem módulos que consistem em três resistores de bloqueio e diodos. Para alternar as lâmpadas vermelhas e azuis, você terá que cortar as fitas em módulos e depois soldá-las. É mais fácil fixar duas faixas de LED de luminescência diferente na base em paralelo. Não será possível obter a proporção correta de lâmpadas, mas isso não prejudicará muito as mudas.
O vídeo mostra uma lâmpada LED caseira:
Ao organizar a iluminação das mudas com as próprias mãos, é preciso levar em consideração o brilho das lâmpadas e a distância das mudas. As plantas são sensíveis à luz de maneiras diferentes. Alguns se sentem confortáveis com iluminação forte, enquanto outros se sentem confortáveis com iluminação moderada. O brilho da luz de fundo é ajustado com um dimmer. O regulador é colocado em um circuito na frente das lâmpadas. A iluminação é regulada pela altura da lâmpada. A distância entre a fonte de luz e as plantas é mantida na faixa de 10-50 cm.Se a iluminação for feita corretamente, na hora do plantio o produtor receberá mudas fortes.