Contente
O brócolis amamentando é um dos vegetais mais seguros e saudáveis que existe. Devido ao aumento do teor de vitaminas, macro e microelementos, o aspargo repolho enriquece o leite materno, ajuda a mãe a curar o corpo debilitado pelo parto.
Os brócolis podem ser amamentados?
O leite materno é o melhor alimento para um recém-nascido. Não devemos esquecer que todos os pratos da dieta de uma nutriz de forma adaptada entram no corpo do bebê. Portanto, durante a lactação, a mulher precisa aderir cuidadosamente a uma dieta saudável e balanceada que não prejudique uma criança pequena.
Os brócolis, ao contrário de outros vegetais da família do repolho, não causam aumento da formação de gases nos intestinos, inchaço e cólicas na mãe e no bebê. O produto é hipoalergênico, contém vitaminas e minerais úteis, fibras. Com o preparo adequado dos pratos, observando as normas de consumo, o brócolis pode e deve ser introduzido na dieta da nutriz durante a amamentação.
Quando o brócolis pode ser usado com HB
Os pediatras aconselham a não comer vegetais imediatamente após a alta hospitalar. Recomenda-se começar a comer brócolis quando seu bebê tiver 4-5 semanas de idade. A primeira vez é comer 20-30 g de sopa e observar o comportamento do recém-nascido por 24 horas. Na ausência de cólicas intestinais e erupções cutâneas, as porções do produto podem ser aumentadas gradualmente.
O uso de brócolis durante a amamentação no segundo mês de vida do bebê pode ser aumentado para 100 G. No futuro, as porções do vegetal podem ser de 200-300 g até 3 vezes por semana.
Benefícios do brócolis para HS
Um produto vegetal raramente causa alergias, é rico em vitaminas A, C, K, ácido fólico, microelementos úteis: magnésio, cálcio, manganês.
Benefícios do brócolis para a amamentação:
- antioxidantes preservam o esmalte dos dentes, melhoram a condição da pele e das unhas, previnem a queda de cabelo;
- o caroteno e o ácido ascórbico restauram as forças imunológicas do corpo;
- fibra melhora a motilidade intestinal, ajuda na constipação pós-parto;
- o potássio estabiliza o estado do sistema cardiovascular, ajuda a eliminar o edema;
- o magnésio reduz a fadiga aumentada, enfrenta a irritabilidade;
- o hormônio dopamina aumenta a síntese de serotonina - ajuda a combater a depressão pós-parto;
- o ácido fólico é necessário para o desenvolvimento do tecido ósseo do bebê, reduz o risco de anemia na mãe e no filho.
Contra-indicações para brócolis durante a amamentação
Muito raramente, um recém-nascido tem uma alergia na forma de vermelhidão nas bochechas, manifestações de diarreia. Isso geralmente acontece se a mãe comeu brócolis com hepatite B no primeiro mês de vida do bebê ou se a ingestão de vegetais foi excedida. Em casos isolados, uma criança apresenta hipersensibilidade congênita à vitamina C contida no produto. Os sinais negativos de patologia parecem erupções cutâneas com comichão e erupções cutâneas persistentes nas fraldas.
Se o bebê tiver um intestino fraco, mesmo um pequeno consumo de repolho pode causar inchaço e cólicas intestinais.Manifestações indesejáveis significam que o corpo da criança ainda não está pronto para mudar a dieta. A próxima tentativa de introduzir brócolis na dieta de uma mãe que amamenta pode ser repetida no máximo um mês depois.
Para mulheres em trabalho de parto que foram submetidas a uma cesariana, quaisquer pratos de repolho são contra-indicados por 4-6 semanas. No futuro, é permitido o uso de brócolis em purê.
Os brócolis devem ser usados com cautela por mulheres com aumento da coagulação do sangue. O produto contém muitas fibras, com úlceras estomacais, colite e outras doenças inflamatórias do trato gastrointestinal, podendo ocorrer exacerbação.
Como cozinhar brócolis durante a amamentação
As mães que amamentam podem comer repolho de aspargos somente após o tratamento térmico: na forma fervida, cozida e assada. O mais facilmente o produto é assimilado pelo corpo na forma de purê. O vegetal vai bem com creme de leite e óleo vegetal.
É estritamente proibido comer inflorescências cruas - isso aumenta a formação de gases na mãe e no bebê. Brócolis frito e enlatado não é adequado para uma dieta de amamentação e é prejudicial ao estômago.
As inflorescências devem ser preparadas frescas, o prazo de validade máximo na geladeira é de 2 dias. O produto não deve ser lacrado em bandejas ou sacos plásticos. Os brócolis são bem lavados com água morna para remover a sujeira e as bactérias putrefativas.
Receitas de brócolis para HS
A alimentação da amamentação deve ser dietética, sem pimenta e especiarias. Um curto tempo de cozimento permitirá que você conserve o máximo de nutrientes.
Omelete de brócolis
Ingredientes:
- inflorescências de brócolis - 5-6 pcs .;
- 2 ovos de galinha;
- 1,5 colher de sopa. eu. creme de leite com baixo teor de gordura;
- 1 Colher de Sopa. eu. farinha de trigo.
Procedimento de cozimento:
- Ferva o vegetal por 3-5 minutos em água com um pouco de sal.
- Misture os ovos com o creme de leite, bata ligeiramente.
- Depois de combinar os ingredientes, leve ao forno em um prato untado com óleo vegetal por 15-20 minutos.
Omelete de vegetais é ótimo para o café da manhã das mães durante a amamentação.
Sopa de purê de brócolis
Não demora muito para fazer a sopa. Os purê de legumes são os mais fáceis de serem absorvidos pelo corpo.
Ingredientes:
- repolho de espargos - 600 g;
- carne ou caldo de vegetais - 1 l;
- cebola - 1 unidade;
- creme - 50 g.
Procedimento de cozimento:
- Refogue a cebola picadinha por 3-4 minutos.
- Adicione as inflorescências de repolho, cortadas em 3-4 pedaços, cozinhe em fogo baixo por 3-5 minutos.
- Adicione os vegetais e as natas ao caldo salgado fervente e ferva por 1-2 minutos.
- Use um liquidificador para picar os vegetais até ficarem cremosos e lisos.
A sopa de purê é o primeiro prato de brócolis recomendado para a alimentação das mães.
Salada de espargos
Os brócolis na forma de saladas são mais consumidos a partir de 2 a 3 meses de alimentação.
Ingredientes:
- peito de frango - 1 un .;
- inflorescências de repolho - 5-6 pcs .;
- queijo duro - 200 g;
- creme de leite - 100 g.
Procedimento de cozimento:
- Ferva o peito sem pele por 30-40 minutos, corte em cubos.
- Ferva os brócolis por 5 minutos, corte em 3-4 pedaços.
- Rale o queijo em um ralador grosso.
- Mexa a salada com a adição de creme de leite e sal a gosto.
Se desejar, você pode adicionar croutons de pão branco à salada.
Dicas úteis
Ao escolher um vegetal para comer, você deve prestar atenção a:
- cabeças de brócolis saudáveis de cor verde escura, áreas amareladas, flores amarelas desabrochando são inaceitáveis;
- vegetais frescos - suculentos, elásticos ao toque, os ramos individuais se quebram com um estaladiço característico;
- você precisa escolher grupos de inflorescências com hastes macias e finas, elas são ásperas em repolho maduro.
Dependendo da variedade, as cabeças de repolho podem ter uma tonalidade roxa ou levemente acinzentada.
No período inverno-primavera, é melhor usar um produto congelado, que retém até 70% dos nutrientes. O repolho cultivado em estufas aquecidas no inverno contém muitos pesticidas e nitratos. Na hora de escolher o congelamento, preste atenção na cor do vegetal (deve ser verde brilhante) e na presença de gelo. Uma grande quantidade de gelo indica que o produto foi descongelado várias vezes. A violação das regras de armazenamento leva à destruição da maioria das vitaminas.
Conclusão
Pratos de brócolis para amamentação são extremamente benéficos para mães que amamentam e bebês, a menos que seja contra-indicado. O corpo da mãe tem uma necessidade maior de vitaminas, oligoelementos: cálcio, ferro, fósforo. O brócolis é fonte de nutrientes e fibras, as fibras grossas restauram a microflora intestinal, removem ativamente as toxinas, o que tem um efeito benéfico na qualidade do leite materno.