Contente
A cebolinha é uma planta herbácea perene com valiosas propriedades nutricionais e medicinais. Não é difícil cultivar uma cultura no jardim, sujeito às regras básicas de plantio e cuidados posteriores.
O que é arco de cebolinha
Shnitt-onion, speed ou cinzel, é uma planta herbácea da família Onion, conhecida na cultura desde o século XVI. De sabor agradável, brilhante ou ligeiramente picante, é utilizado na alimentação desde tenra idade até às três semanas.
A cultura é popular entre os jardineiros devido à sua maior resistência e resistência à geada. As folhas da planta não têm apenas propriedades nutricionais, mas também decorativas. As cebolinhas são freqüentemente plantadas no jardim como uma planta de mel ou como parte de composições artísticas.
Como é um arco de cebolinha
A cebola Schnitt é uma planta perene de tamanho médio com bulbos oblongos ou cônicos ovóides de até 25 mm de comprimento em cascas de papel acastanhado. Possui caule cilíndrico e denso de até 60 cm de altura, o caule é “coberto” por bainhas foliares a um terço ou ao meio, as próprias placas são verdes com uma flor cerosa, fistulosa, de até 6 mm de diâmetro.
De maio a agosto, as cebolinhas florescem com botões esféricos rosa pálido ou rosa púrpura. No período de decoratividade, a planta costuma entrar no segundo ano após o plantio. Desde junho, dá frutos - caixas com sementes.
Características da cebolinha
A cebolinha tem uma resistência muito alta e pode facilmente suportar temperaturas tão baixas quanto -35 ° C. Pode ser cultivada em terreno aberto não apenas na faixa do meio, mas também na Sibéria, Extremo Oriente e até mesmo no Extremo Norte.
O rendimento de uma planta depende da variedade específica e das condições de cultivo. Mas, em média, as cebolinhas são capazes de produzir até 7 kg de folhas a partir de 1 m2 e até 600 g de pratos comestíveis de um arbusto adulto. Durante a temporada, a safra pode ser colhida várias vezes - a planta se recupera rapidamente após o corte.
Ao contrário de muitas culturas de jardim, a cebolinha não precisa ser transplantada anualmente. É permitido cultivá-lo em um local por 3-4 anos, e se desempenhar apenas funções decorativas no local, até nove anos. A cultura apresenta alta resistência a pragas e fungos e ainda ajuda a proteger as plantações vizinhas de doenças.
Variedades de cebolinhas
As cebolinhas são representadas por um grande número de variedades com valiosas propriedades decorativas e nutricionais. Vários deles estão em demanda especial.
Bohemia
Uma variedade produtiva permite que você remova até 200 g de verduras de um arbusto por vez. A planta raramente sofre de doenças, desenvolve-se com sucesso em um lugar por vários anos. O primeiro corte pode ser feito três semanas após a formação das folhas.
Planta de mel
Resistente à pressão do frio e aos solos pobres, a variedade cebolinha traz folhas verdes escuras com um sabor agradável e picante durante todo o verão.Difere na bela floração, freqüentemente encontrada em composições artísticas na paisagem. De acordo com o nome, a planta é uma boa melífera e atrai abelhas para o local.
Primavera
Uma variedade primitiva de cebolinha permite que as folhas sejam removidas apenas três semanas após a germinação. A planta apresenta elevada resistência ao gelo, sendo na primavera uma das primeiras a brotar no jardim. Forma arbustos altos e bastante poderosos, o rendimento é de cerca de 6 kg por metro de plantio durante a temporada, sujeito a tecnologia agrícola.
Chemal
Uma pequena variedade de cebolinhas estende-se apenas até 40 cm. O sabor das folhas é forte e brilhante, os indicadores de rendimento são altos - cerca de 7 kg de penas suculentas podem ser colhidas em alguns cortes.
Açafrão
Uma variedade de cebolinhas de amadurecimento precoce é adequada para corte 14 dias após o crescimento das folhas. Tem um sabor agradável e suporta bem as geadas primaveris no exterior. Ao mesmo tempo, o rendimento da variedade é médio - cerca de 600 g de penas podem ser colhidas em um metro de plantio.
Os benefícios e malefícios da cebolinha
A cebolinha vegetal comestível tem inúmeras propriedades medicinais:
- melhora o apetite e acelera os processos digestivos;
- fortalece o sistema imunológico e promove a recuperação de resfriados;
- reduz o risco de desenvolver aterosclerose;
- previne a ocorrência de deficiência de vitaminas;
- tem efeito antimicrobiano e antiinflamatório;
- ajuda a remover toxinas, toxinas e parasitas do corpo;
- melhora a acuidade visual;
- reduz o sangramento nas gengivas;
- dilata os vasos sanguíneos e regula a pressão sanguínea;
- tem um efeito benéfico sobre o estado do sistema geniturinário em homens e mulheres;
- melhora a motilidade intestinal com digestão lenta.
Junto com as propriedades valiosas, a cebolinha tem contra-indicações. Não é recomendado consumir a planta:
- com lesões ulcerativas do estômago e intestinos;
- com exacerbação de pancreatite;
- com doenças crônicas do coração e vasos sanguíneos;
- com hepatite e cirrose hepática;
- com intolerância individual;
- com enxaquecas frequentes.
A cebolinha tem um efeito negativo no corpo, principalmente quando consumida em excesso. Em quantidades excessivas, penas pontiagudas causam azia e náuseas, diarreia, dor de cabeça e erupções cutâneas alérgicas.
Como plantar uma cebolinha
É muito fácil cultivar cebolinhas - a cultura pertence à categoria despretensiosa. A planta pode ser semeada diretamente em terreno aberto ou em recipientes fechados em casa.
Cultivo de cebolinhas a partir de sementes em campo aberto
Você pode semear cebolinhas no local na primavera, no início da estação de crescimento, ou no outono, um pouco antes do frio. Um local para uma planta é escolhido moderadamente iluminado, com uma sombra clara. O solo é necessário para o cultivo solto, enriquecido com calcário, com boa drenagem.
Poucos meses antes do plantio, a área selecionada é desenterrada e limpa de ervas daninhas. Adicione ao solo um balde de húmus ou 500 ml de composto por 1 m2, uma pequena quantidade de ureia e superfosfato é vertida, após o que o substrato é agitado. Poucos dias antes do plantio real da cultura, 20 g de nitrato de amônio por 1 m também são aplicados no local2 e regar abundantemente a terra.
O procedimento para semear cebolinhas em um jardim aberto é assim:
- As sementes das plantas são embebidas por um dia em água morna, trocando o líquido periodicamente, e depois secas em papel toalha.
- No local são feitos pequenos orifícios de até 2 cm de profundidade, deixando uma distância de 5 cm entre eles.
- As sementes tratadas são colocadas em buracos e cobertas com terra.
- As camas são abundantemente pulverizadas com um borrifador.
Na primeira temporada, não é recomendável cortar as folhas novas - a planta tem a oportunidade de ficar mais forte.Se essa regra for seguida no segundo ano, os arbustos trarão uma colheita abundante.
Cultivo de mudas de cebolinha
Você pode plantar sementes de cebolinha primeiro para mudas em casa para posterior transferência para um terreno aberto. A tecnologia é parecida com esta:
- Uma caixa larga com cerca de 20 cm de profundidade é preenchida com um substrato de húmus, solo de jardim, areia e cinza de madeira, não atingindo 3-4 cm até a borda. O solo é nivelado e regado abundantemente.
- As sementes pré-embebidas da planta são colocadas em covas de 1,5 cm de profundidade a intervalos de 2,5 cm, o material é coberto com terra por cima e borrifado com borrifador e a seguir a caixa é coberta com filme ou vidro.
- Por vários dias, as mudas são mantidas em local aquecido com iluminação moderada. Após o surgimento das mudas, o abrigo é retirado da caixa e as microgrelhas da cebolinha são reorganizadas em uma sala mais iluminada com temperatura de cerca de 18 ° C.
- Na hora da formação da primeira folha verdadeira, as mudas mergulham.
Durante o cultivo doméstico, a cebolinha precisa ser umedecida regularmente. As mudas são transferidas para o solo em média dois meses após a formação dos brotos. A essa altura, as plantas devem adquirir duas folhas verdadeiras.
Cuidado com cebolinhas
Você pode cultivar cebolinhas a partir de sementes em qualquer clima. Cuidar de uma cultura não é particularmente difícil, mas alguns pontos requerem atenção.
Rega
Cebolinhas requerem rega abundante. Com a falta de umidade, a planta perde seu efeito decorativo, além disso, as folhas ficam muito ásperas e menos saborosas. Regue a cultura com água morna, você precisa se concentrar no estado da camada superior do solo. O alagamento do solo também é perigoso para a velocidade, já que as raízes da planta podem apodrecer.
Top curativo
Os fertilizantes para cebolinha começam a ser aplicados no segundo ano. A cobertura da planta é realizada após o primeiro corte - ao regar, uma solução de excrementos de pássaros ou uma infusão de verbasco é introduzida no solo. Também é permitido borrifar os leitos com minerais secos - nitrofos ou azofos, 40-100 g por 1 m2.
Ao usar matéria orgânica, você pode alimentar a planta após cada coleta de folhas. Os fertilizantes minerais são aplicados com menos frequência - após 2-3 cortes.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Cebolinhas adultas formam um gramado denso na superfície do solo e geralmente inibem o crescimento de ervas daninhas por conta própria. Porém, recomenda-se que plantas jovens de 1-2 anos sejam removidas e removidas mensalmente. Além disso, isso protegerá a velocidade de pragas e fungos e melhorará o acesso de oxigênio às raízes.
Preparando-se para o inverno
A planta speed tolera bem geadas severas. Mas as regras para cuidar da cebolinha no outono ainda recomendam o isolamento do jardim. Normalmente, uma camada densa de cobertura morta é usada - o solo é coberto com folhagem seca, serragem e coberto com ramos de abeto. Na primavera, com o início do degelo, o abrigo é retirado para não atrapalhar o crescimento da cultura.
Controle de doenças e pragas
A cebolinha raramente sofre de pragas e doenças, pois os fitoncídeos da planta espantam os insetos e destroem os microorganismos patogênicos. Mas algumas doenças ainda representam um perigo para a velocidade:
- Oídio. A doença fúngica pode ser reconhecida por manchas verdes claras nas folhas da planta e uma flor esbranquiçada. Com uma doença avançada, as áreas afetadas ficam marrons com o tempo e as placas de cebolinha morrem.
- Ferrugem. Outra doença fúngica deixa marcas e inchaços marrom-avermelhados na planta.O fungo se espalha rapidamente e pode destruir todo o jardim em pouco tempo.
O combate às doenças da cebola é feito com os fungicidas Topaz, Fitosporin e Baktofit. Não é recomendado cortar as folhas da cultura para uso alimentar dentro de um mês após a pulverização. Como profilaxia para fungos, é necessário manter a limpeza do local e remover os restos vegetais a tempo, nos quais os microrganismos patogênicos hibernam.
Das pragas, o perigo para a cebolinha é principalmente tripes. Você pode remover parasitas usando o medicamento Aktara ou o líquido Bordeaux. Para evitar que os tripes se multipliquem em canteiros com cebolinhas, antes do início do inverno, você precisa limpar a área de restos de plantas em decomposição.
Reprodução
Você pode multiplicar a velocidade no site pelo método de divisão. Isso permite não só aumentar a população de plantas, mas também rejuvenescer arbustos antigos que não são mais capazes de apresentar altos rendimentos.
A divisão para cebolinhas é realizada na primavera ou no início do outono. O procedimento é realizado da seguinte forma:
- No dia selecionado, o canteiro é regado abundantemente.
- Eles cavam em pouco tempo com uma pá e a removem com cuidado do solo.
- As folhas do arbusto são cortadas até 15 cm e as raízes até 5-7 cm.
- Manualmente ou com faca, a planta é dividida em várias partes com 8 a 10 bulbos cada.
- Os pequenos arbustos resultantes são transferidos para novos locais e plantados da maneira usual.
O cuidado com a cebolinha após a divisão é feito de acordo com as regras padrão.
Colheita e armazenamento
Pela primeira vez, a colheita é realizada na segunda safra após o plantio. As folhas jovens e suculentas são totalmente cortadas ou apenas algumas penas são retiradas da planta. Ao mesmo tempo, pequenos tocos são deixados acima do solo. Os caules floridos são removidos durante o verão, imediatamente após a emergência, para evitar o engrossamento das folhas e preservar sua suculência.
Da primavera ao final do verão, a cebolinha pode ser totalmente cortada de 2 a 4 vezes, dependendo da variedade e da taxa de crescimento. A última vez que as folhas são retiradas em meados de agosto e não atrapalham mais a velocidade antes do frio, para que a cultura tenha tempo de acumular um suprimento de nutrientes antes do início do inverno. O melhor sabor é possuído por penas que se estendem até 25-40 cm de altura.
Você pode manter a cebolinha fresca na geladeira por até duas semanas. Se for necessário preparar as penas de uma planta para o inverno, elas precisam ser congeladas em temperaturas negativas ou secas. Em ambos os casos, a velocidade manterá os benefícios máximos e não perderá o sabor.
Conclusão
A cebolinha é uma planta bonita e saudável com bons rendimentos. A cultura não exige muito cuidado, mas permite que você obtenha verduras saborosas e suculentas várias vezes durante a estação de cultivo.