Contente
O objetivo principal de todo jardineiro que cultiva pimentões doces em suas roças é obter uma colheita saborosa e abundante. Um dos principais critérios para a escolha do material de plantio é a adaptação das sementes à semeadura e crescimento em uma determinada zona climática. As melhores variedades de pimentão para a Rússia central, são variedades e híbridos comprovados, resistentes a fortes oscilações de temperatura, alta umidade, doenças e pragas características dessas regiões.
Processamento de material de plantio
Apesar de os criadores estrangeiros e nacionais estarem tentando criar variedades cujas sementes já foram desinfetadas e preparadas para a semeadura, para o plantio na Rússia central, é necessário realizar o processamento de controle do material de plantio. Esse trabalho preventivo permitirá reduzir os riscos de morbidade e aumentar a rápida germinação da semente.
As seguintes atividades estão relacionadas ao pré-processamento de material de plantio:
- Calibração grãos por imersão em solução salina. As sementes são colocadas em um recipiente espaçoso com uma solução por apenas alguns minutos. O material de plantio de baixa qualidade, via de regra, flutua. Aquela que fica no fundo do recipiente pode ser preparada para a semeadura.
- Ordenação... Após a secagem das sementes que permanecem no fundo, proceder à triagem, selecionando para posterior utilização apenas as sementes mais lisas e maiores sem defeitos visíveis.
- Desinfecção... Este é um evento obrigatório para qualquer material de plantio, independentemente de ter sido realizado pelo fabricante, uma vez que as sementes podem ser armazenadas em locais com alta umidade e serem suscetíveis a fungos ou vírus. O procedimento é realizado imergindo os grãos em uma solução fraca de permanganato de potássio. Após 15-20 minutos, o material é removido e lavado em água morna corrente.
- Absorver... Mais uma etapa muito importante no trabalho preparatório, permitindo agilizar os processos de bicagem e germinação.
- Estimulação do crescimento... Recentemente, esse procedimento recebeu o merecido reconhecimento de jardineiros que cultivam pimentões na Rússia central. O material de plantio é embebido em soluções nutritivas e bioestimulantes, que aumentam a atividade dos processos de bicadas e o rápido crescimento das mudas.
- Endurecimento... Como a zona central da Rússia é uma zona climática com clima instável de primavera e aquecimento gradual do ar e do solo, as sementes de pimentão são endurecidas. Colocando o material de plantio em um pequeno recipiente com tampa bem fechada, ele é enviado à geladeira e aí mantido por 2 a 3 dias.
- Borbulhante... Realiza-se ao final do complexo preparatório e consiste no fato de o material de plantio ser, por assim dizer, "calcinado", agindo sobre ele com altas temperaturas.
Se você decidir realizar atividades de pré-semeadura, siga uma sequência estrita. Por exemplo, você não pode embeber sementes e depois mergulhá-las em soluções de desinfecção, ou realizar borbulhante antes de endurecer.
Como e quando plantar na Rússia central
A primeira coisa que todo jardineiro e agrário novato deve lembrar é que a pimenta é uma cultura termofílica.O período e o momento da estação de crescimento, bem como o tamanho e a qualidade da colheita, dependerão de como e quando você plantar mudas em terreno aberto ou em estufa.
Para as regiões centrais da Rússia, os agricultores oferecem uma lista de recomendações que devem ser usadas durante o plantio:
- O local de cultivo deve ser escolhido de forma que seja protegido do forte vento norte.
- O solo para o plantio do pimentão é preparado com antecedência, retirando-se o excesso de entulho e ervas daninhas.
- Se você estiver plantando pimenta no segundo estágio, observe que os melhores rendimentos são obtidos nos canteiros onde leguminosas ou raízes cresceram antes disso.
- Antes do plantio, o solo deve ser afrouxado, garantindo uma drenagem suficiente, mas sem exagerar, já que o solo deve reter a quantidade de umidade necessária para a planta;
- Em cada metro quadrado do substrato preparado, adicione 1 copo de cinza de madeira, 1 colher de sopa de sulfato de potássio e superfosfato e uma colher de chá de uréia. É aconselhável fazer isso ao cavar os canteiros.
Como regra, todas as variedades e híbridos de pimentão têm épocas de cultivo bastante longas, por isso é necessário semear as mudas já em meados ou no final de fevereiro. Na segunda quinzena de maio, as mudas podem ser transferidas para campo aberto.
Para a Rússia central, existe um esquema padrão para o plantio de mudas - 30x30 cm. Se as previsões indicarem um possível retorno da geada no ar e no solo, cubra as mudas recém-transplantadas com plástico, filme ou material de cobertura especial.
As melhores variedades de pimentas para campo aberto
Os primeiros híbridos e variedades de pimentão são plantados em campo aberto na Rússia central, formando frutos o mais rápido possível. Isso porque o verão nas regiões é fresco e não há muitos dias de calor moderado.
Asti
Excelente frutífero grande uma variedade precoce de seleção italiana. É usado para cultivo não apenas na Rússia central, mas também na Sibéria Ocidental. Bem adaptado a baixas temperaturas no ar e repentinas ondas de frio no solo.
O arbusto é compacto, subdimensionado em campo aberto, pode atingir a altura de 50-60 cm, em estufas - até 70 cm.Os frutos têm formato cubóide regular, suculento, com densa casca amarelo-esverdeada. A estação de crescimento não excede 100 dias. Na época da colheita, a massa de uma pimenta é de 200-250 g, com espessura de parede de até 1 cm.
É semeada para mudas nos últimos dias de fevereiro. Quando 2-3 folhas verdadeiras aparecem, a planta mergulha, e uma semana antes de se transferir para o terreno aberto, elas devem ser endurecidas. Esquema plantando variedades "Asti" 40x60 cm. No processo de crescimento e frutificação, é exigente quanto a soltar o solo e alimentar-se. De 1m2 colher até 10 kg de frutas.
Arap
A variedade é destinada ao cultivo em condições de estufa e em áreas abertas do jardim sob uma cobertura de filme. A planta não ultrapassa 70 cm de altura, portanto pertence à categoria de subdimensionados. "Arap" refere-se a variedades de maturação precoce, com uma estação de crescimento completa de 110 dias.
Os frutos são em forma de cone, no processo de crescimento são pintados na cor lilás, no período de plena maturação - na cor vermelha. O peso médio de uma pimenta é de 90-110 gramas, com espessura de parede de até 6 mm. As principais características distintivas desta variedade são a sua utilização universal na culinária e a resistência total à ECP. Até 4-5 kg de frutas doces e suculentas são removidos de um arbusto da variedade "Arap".
Antiquário
Pimentão doce vermelho, recomendado para cultivo na Rússia central. O arbusto "Antiquário" pertence à categoria das plantas de médio porte, durante o período de parada do crescimento pode atingir uma altura de 1,2 m, dando bons rendimentos (até 9-10 kg por 1 m2) em estufas e em abrigos de filmes.
Os frutos são de cor vermelha intensa e apresentam o formato de prisma correto. A pele é densa, brilhante.O peso médio de uma pimenta "Antikvar" é de 250 gr., Com uma espessura de parede de pelo menos 5 mm.
O "Antikvar" é apreciado pelos agricultores devido à sua versatilidade. Seus frutos são usados para enlatados, congelados e cozidos. Devido ao alto teor de vitamina C neles, são amplamente utilizados em alimentos para bebês e diet.
Annushka
Um belo pimentão amarelo de formato prismático regular e sabor doce e suculento. A planta pertence à categoria de médio porte e maturação precoce. A primeira colheita pode ser feita já no centésimo dia após a eclosão da semente.
As características distintivas da variedade Annushka são a resistência ao calor e a irrigação irregular. É por isso que a planta é adequada para o cultivo não apenas no centro da Rússia, mas também nas regiões do sul. O peso de uma pimenta durante o período de plena maturação pode chegar a 130-150 gramas, enquanto a parede da fruta não é mais espessa do que 5-6 mm. Em meses frutíferos a partir de 1m2 até 10 kg de frutas podem ser colhidos.
Boyarin
Maduro precoce uma variedade de pimentões, criado por criadores especificamente para as regiões da Rússia central, adaptado para baixas temperaturas do ar e do solo, e é resistente ao fusarium.
A planta é compacta, com a parada total de crescimento não ultrapassa 65-70 cm.Os frutos em processo de maturação apresentam uma cor verde, em maturação biológica - vermelho. O peso de uma pimenta boyarin varia de 100 a 160 gramas. De 1m2 durante a colheita, podem ser colhidos até 5 kg de frutas.
Vesúvio
Uma variedade de pimentão maduro precoce para cultivo em estufa e ao ar livre. A planta não cresce mais que 80-90 cm, é resistente a baixas temperaturas, alta umidade do ar e do solo, lesões de TMV.
Os frutos podem ser verdes claros ou vermelhos. A massa de uma pimenta durante todo o período de maturação é de 130-150g, com espessura de parede de até 7 mm. Com cuidado adequado e nutrição adicional regular, até 4-5 kg da safra são colhidos de um arbusto.
Bom homem
É um dos primeiros pimentos doces de parede grossa com épocas de crescimento muito precoces. Os primeiros frutos do “Bom Menino” podem ser retirados já no 90º dia após a eclosão da semente. A planta é potente, mas compacta, a altura do arbusto não ultrapassa 80 cm, os frutos são arredondados, a casca é vermelha ou verde, doce e suculenta, sem amargor.
Características distintivas da variedade - alta resistência a doenças virais e fúngicas, rendimento "amigável". De 1m2 no processo de colheita dos frutos, podem ser retirados até 13-14 kg de pimenta.
Emelya
Esta variedade recebeu merecidamente o título de melhor pimenta para campo aberto na Rússia central. A planta é classificada como de maturação precoce (período de vegetação 110 dias) e compacta. A altura do arbusto não ultrapassa 70 cm em áreas abertas e 1 metro em casa de vegetação.
"Emelya" é uma pimenta búlgara universal usada em saladas e culinária, enlatados e congelados. Quando totalmente maduros, os frutos são de um laranja brilhante. A pele é densa, com espessura de parede de até 6 mm. O peso médio de uma pimenta é de 100-120 gramas, enquanto até 8 kg de fruta podem ser removidos de um arbusto.
As primeiras variedades de pimenta para plantio em campo aberto na região central da Rússia representam uma ampla gama de produtos. Além dos listados acima, eles incluem, como "Contramestre", "Behemoth", "Junga", "Freckle", "Nafanya", e muitos outros.
Híbridos e variedades para estufas e estufas
Seleção estrangeira e nacional a cada nova temporada agrada os jardineiros com novo material de plantio para o cultivo de hortaliças em estufas e viveiros. Os híbridos de variedades de pimentão e pimenta têm germinação precoce, alta produtividade e resistência a mudanças nas condições climáticas e climáticas.
Escolhendo Sementes de pimenta Búlgaro e suas variedades para a Rússia central, preste atenção àquelas que combinam sabor, maturação precoce e alto rendimento. As seguintes variedades são recomendadas pelos agricultores para cultivo em estufas:
Blondie F1
Um híbrido de pimentão para cultivo em condições de estufa e ao ar livre usando abrigos de filme estacionários. A variedade pertence à época média, a altura do mato não ultrapassa 90 cm e a época de cultivo é de apenas 110 dias.
Os frutos de formato prismático regular, no período de plena maturação, apresentam uma rica cor amarela. O peso de uma pimenta varia de 130 a 150 gramas, com espessura de parede de até 7 mm. As características distintivas do híbrido Blondie são a resistência a solos ácidos e doenças do TMV. Quando cultivado em estufas, tolera a seca, altas temperaturas e umidade. Até 8 kg de pimenta suculenta e densa são removidos de um arbusto.
Goodwin F1
O híbrido pertence a variedades de maturação precoce, altas e de alto rendimento para cultivo na Rússia central. A altura do arbusto em condições de estufa às vezes excede a marca de 2,5 M. A planta requer suportes e ligas adicionais. Além disso, Goodwin é uma variedade que adora umidade que requer rega abundante e regular. A estação de crescimento dura 110-115 dias.
Os frutos são de cor vermelha ou verde escuro e apresentam formato prismático uniforme. O peso médio de uma pimenta é de 220-250 gramas, com espessura de parede de até 10 mm. Com os devidos cuidados, "Goodwin" dá altos rendimentos - até 10 kg de frutas saborosas e suculentas são removidos de um arbusto.
Cardeal F1
Um híbrido curto e compacto com um período de maturação precoce. A primeira safra pode ser colhida até 90 dias após a eclosão da semente. A altura do arbusto durante o período de parada do crescimento, mesmo em uma estufa, não excede 60 cm, mas, apesar disso, "Cardinal" dá rendimentos bastante elevados. De 1m2 você pode remover até 15 kg de pimentas carnudas deliciosas.
Os frutos são uniformes, cubóides. A pele é lisa, brilhante, de cor roxa clara. O peso médio de um pimentão pode ser de 250-270 gramas, com espessura de parede de até 1 cm. As características distintivas do híbrido são a demanda por alimentação regular com fertilizantes minerais e orgânicos, resistência ao TMV, infecções fúngicas e putrefativas.
Latino F1
O híbrido é de maturação precoce, com arbusto de altura de até 1,3 metros. "Latino" tem um gosto excelente e uma apresentação bastante apresentável. Os frutos são de cor vermelha brilhante e apresentam uma forma cubóide regular. Durante o período de maturação completa, a massa de um pimenta "latino" pode atingir 200-220 gr, com espessura média de parede de 1 cm.
As principais características do híbrido são que a planta tem um caule poderoso e um forte sistema de raízes. "Latino" é resistente a temperaturas extremas, imune ao TMV, infecções fúngicas. Até 10 kg de frutas suculentas e saborosas são retiradas de um arbusto durante o período de colheita.
Conclusão
Ao escolher o material de plantio para o plantio na Rússia central, você deve se lembrar que cada planta em áreas abertas ou sob um filme e abrigo de carbonato requer uma abordagem individual. Preste atenção às descrições das variedades na embalagem, consulte jardineiros e agricultores experientes sobre os cuidados e nutrição adequados dos pimentões.
E mais sobre os segredos do cultivo do pimentão, assista ao vídeo: