Por que os nabos são úteis para o corpo humano: composição, conteúdo calórico de alimentos crus, cozidos, cozidos

O nabo é uma erva anual ou bienal que pertence à família do repolho. Infelizmente, entre a variedade moderna de produtos exóticos nas prateleiras das lojas, os nabos, cujos benefícios e malefícios eram conhecidos até mesmo entre os antigos eslavos, são injustamente esquecidos. Portanto, é especialmente importante lembrar por que um vegetal é tão valioso para a saúde humana.

Qual é a aparência de um nabo

Os nabos são fáceis de distinguir dos outros vegetais graças às raízes dos vegetais lisos, redondos e ligeiramente achatados, como na foto. Seu tamanho e cor variam dependendo da variedade. Em média, o comprimento de um vegetal pode atingir de 10 a 20 cm e peso - até 10 kg. No jardim, a hortaliça se destaca pelas folhas serrilhadas de um verde escuro e inflorescências racemosas, cada uma delas com 15 a 25 flores douradas brilhantes.

Nabo: é um vegetal ou fruta

Embora os nabos sejam frequentemente usados ​​como ingrediente em sobremesas, são sem dúvida um vegetal. Além dos pratos doces, desde os tempos antigos, eram feitos segundos pratos e sopas com este vegetal de raiz, kvass era feito com ele, tortas, carnes e aves eram recheadas com ele. Hoje, muitas receitas foram esquecidas, mas ainda não se perdeu o interesse pelo nabo como legume saboroso e saudável.

Qual é o gosto do nabo?

O sabor dos nabos é bastante interessante e muda ligeiramente dependendo dos métodos de processamento: um vegetal cru é muito semelhante a um rabanete, só que sem o seu amargor característico. Os vegetais de raiz cozidos no vapor e no vapor são mais doces e mais parecidos com as cenouras.

Valor nutricional e composição química dos nabos

Além de seu aspecto alegre e sabor interessante, o nabo é conhecido por suas propriedades benéficas para o corpo humano. Desde os tempos antigos, os povos eslavos usam um vegetal valioso para a prevenção e o tratamento de várias doenças. Essa popularidade da cultura de raízes é explicada por sua rica composição química.

Quais vitaminas estão contidas nos nabos

O nabo serve como fonte de muitas vitaminas e minerais úteis para os humanos. Em vegetais crus, a vitamina C está presente em grandes quantidades - sua participação é o dobro da de outras raízes. Os nabos, principalmente os amarelos, possuem vitamina A em abundância, responsável pela acuidade visual e orientação no escuro. Além disso, contém vitaminas do grupo B, vitaminas PP e E, polissacarídeos de fácil digestão e esterol, que contribuem para a elasticidade das articulações. Além disso, a raiz vegetal contém a substância única glucorafanina, que tem propriedades para resistir a tumores cancerígenos malignos.

Os nabos também são abundantes em minerais. Ele contém cobre, ferro, manganês, zinco, iodo, sódio. Este vegetal saudável é especialmente rico em cálcio, potássio e fósforo.

Importante! Há mais fósforo nos nabos do que em seu "parente" mais próximo - rabanetes.

Quantos carboidratos existem nos nabos

O nabo pode ser considerado um produto dietético sem exagero pelo fato de ser composto por 90% de água. Praticamente não contém gorduras, e os carboidratos constituem a maior parte da matéria seca. Além disso, os indicadores de carboidratos variam muito insignificantemente com diferentes tipos de processamento.

 

Valor nutricional dos nabos por 100 g

BZHU

cru

fervido

cozido no vapor

ensopado

Proteína

2,3 g

3,8 g

1,5 g

1,5 g

Gorduras

0,3 g

0,5 g

0,05 g

0,05 g

Carboidratos

3,2 g

4,3 g

6 g

6,5 g

Quantas calorias tem os nabos

O conteúdo calórico de 100 g de nabos cozidos de várias maneiras também não é muito diferente:

  • vegetais crus têm os valores de energia mais baixos - 26 kcal;
  • vegetais de raiz fritos e cozidos no vapor têm 29 kcal;
  • O nabo cozido tem o maior conteúdo calórico - 33 kcal.

Esse baixo valor energético, aliado a propriedades benéficas, fazem do nabo um vegetal indispensável na dieta de quem busca manter a harmonia e controlar o peso.

Propriedades úteis de nabos amarelos, brancos e pretos

Existem algumas variedades de nabo, mas apenas algumas de suas variedades são populares. Portanto, existem três tipos principais desta cultura de raiz, cada um dos quais com suas próprias características:

  • amarelo;
  • Branco;
  • o preto.

 

  • Amarelo o nabo é rico em vitamina A, amplamente reconhecida por suas propriedades de melhoramento da visão. Além disso, tem um efeito benéfico sobre o estado da pele e fortalece o sistema imunológico. A estrutura rígida do vegetal ativa o trabalho da microflora intestinal, que, por sua vez, evita a ocorrência de problemas com o trato gastrointestinal;
  • Branco uma espécie de raiz vegetal é caracterizada por uma textura mais delicada. Os vegetais de raiz contêm muitas fibras, por isso são recomendados para pessoas com distúrbios de fezes, em particular, com diarreia. Também contém uma grande quantidade de antioxidantes que se ligam aos radicais livres nas células dos tecidos, prevenindo assim o envelhecimento prematuro do corpo;
  • O preto um vegetal é considerado o mais útil devido a uma variedade de oligoelementos em sua composição, razão pela qual suas propriedades são frequentemente utilizadas para fins médicos. Provou-se especialmente bem na hipovitaminose e é indicado para pessoas com imunidade fraca.
Atenção! Ambos os vegetais de raiz doces e salgados desta espécie podem ser encontrados à venda.

Por que o nabo é útil para o corpo humano?

As propriedades úteis do nabo são muito diversas e têm um efeito positivo em quase todos os sistemas da vida humana.

A abundância de magnésio na raiz vegetal apoia o funcionamento ideal do sistema cardiovascular e evita a ocorrência de ataques cardíacos e derrames. Também auxilia na absorção do cálcio, afetando indiretamente o fortalecimento do tecido musculoesquelético, o que é especialmente importante para crianças e idosos.

O fósforo, que também está presente em um vegetal, não é menos útil para o corpo de uma criança em crescimento. Ele, como o magnésio, promove a absorção de cálcio e também é responsável pela estabilidade do sistema nervoso e sua capacidade de resistir a estímulos externos e estresse.

A celulose contida na raiz vegetal tem propriedades laxantes que ajudam a limpar o corpo e previnem a estagnação de compostos nutrientes.

Além disso, as substâncias ativas dos nabos têm propriedades antibacterianas e antiinflamatórias, pelo que o consumo regular deste útil vegetal pode restaurar a microflora gastrointestinal. Eles também regulam a produção de bile, impedindo a formação de cálculos biliares.

Por que os nabos são úteis para os homens

As propriedades curativas dos nabos são comprovadamente benéficas para a manutenção da saúde dos homens. O enxofre, que está presente no vegetal, participa da purificação do sangue e evita distúrbios no funcionamento do aparelho geniturinário, em particular, o aparecimento de cálculos renais e problemas com a micção.O zinco, em combinação com o magnésio, aumenta a produção de testosterona, cuja quantidade afeta o desejo sexual e a capacidade do corpo de produzir esperma. Além disso, os nabos contêm vitaminas B, cujos benefícios para a saúde são regular os níveis hormonais e reduzir os danos psicoemocionais que os homens enfrentam todos os dias.

Por que o nabo é útil para o corpo de uma mulher

O nabo também traz benefícios consideráveis ​​para o corpo da mulher. Contém vitaminas A e E, essenciais para a saúde e a beleza dos cabelos, dentes e unhas. O baixo teor calórico do vegetal promove a perda de peso, e a fibra, que tem propriedade absorvente, remove com segurança as toxinas, toxinas e o excesso de líquidos do corpo. A raiz vegetal também melhora a condição da pele e é recomendada para acne, eczema e acne. Além disso, a colina e o fósforo nos nabos facilitam o enfrentamento da tensão nervosa e suavizam as quedas emocionais, o que é especialmente importante durante a menopausa e no período pós-natal.

É possível nabo durante a gravidez e com hepatite B

Durante a gravidez, você pode comer nabos sem nenhum dano, pois este valioso vegetal pode beneficiar não só a saúde da mulher, mas também a saúde do feto. Portanto, um vegetal de raiz útil aliviará os sintomas da intoxicação, estabilizará a base hormonal e o sistema nervoso e também evitará o desenvolvimento de anemia na mãe. Ao mesmo tempo, contribuirá para o crescimento saudável do feto, fortalecerá os vasos sanguíneos e a imunidade.

Conselho! Os nabos devem ser introduzidos na dieta durante a gravidez com cautela, limitando-se a pequenas porções para evitar flatulência. A dose diária para mulheres durante este período é 250-300 g.

Quanto às mulheres que amamentam, os nabos também são muito úteis para elas, no entanto, algumas variedades podem dar ao leite um sabor amargo, o que pode fazer com que o bebê recuse a comida. Isso deve ser levado em consideração ao adicionar um vegetal ao menu diário.

Com que idade uma criança pode receber um nabo

Graças às suas propriedades benéficas, o nabo se torna um produto ideal para crianças que estão mudando para alimentos sólidos. Os nutricionistas recomendam introduzir o vegetal na dieta da criança aos 6-7 meses de vida na forma de purê macio. Para o primeiro teste, deve ser administrado na ponta de uma colher de chá, e depois esperar 24 horas para revelar a ausência de reações alérgicas. O produto em si não é alergênico, porém, em casos raros, as crianças podem apresentar intolerância individual a esse vegetal. Se não houver sintomas suspeitos, como vermelhidão da pele ou fezes amolecidas, você pode aumentar gradualmente a proporção de raízes de vegetais no cardápio infantil.

Os benefícios do nabo para perda de peso

Na perda de peso, as propriedades benéficas dos nabos também se manifestam da melhor maneira possível. Apesar de seu baixo teor calórico, este vegetal é muito satisfatório e alivia a fome por muito tempo, o que ajuda a evitar lanches não planejados. Além disso, regula o equilíbrio da água nos tecidos e alivia o inchaço, enquanto suas propriedades laxantes suaves ajudam a limpar o corpo e normalizar a digestão. O uso diário deste vegetal de raiz terá um efeito positivo no bem-estar e figurará entre 3 - 4 meses após a sua introdução na dieta, especialmente se substituir as batatas por elas. Ao contrário deste último, o nabo contém muito menos carboidratos, cujo excesso é responsável pelo aparecimento de depósitos de gordura no corpo.

É possível para um nabo com diabetes

Apesar da abundância de propriedades úteis, o uso de nabos com diabetes deve ser feito com cautela, pois o uso desse vegetal para alimentação por pessoas com doença semelhante apresenta algumas nuances.

Dependendo do tipo de processamento, o índice glicêmico da cultura da raiz varia muito. Portanto, nabos fritos e cozidos no vapor têm um IG de 70 a 80 unidades. O produto assim preparado é contra-indicado para diabéticos tipo 1 e tipo 2.

Ao mesmo tempo, o IG de um vegetal cru é de 15 unidades aceitáveis. Em sua forma crua, os nabos podem ser comidos sem medo de picos acentuados de glicose no sangue.Porém, mesmo neste caso, é recomendável consultar um especialista antes de usar o produto.

Que tipo de nabo é mais útil

O nabo não perde suas valiosas qualidades, por mais que tenha sido cozido. Portanto, dizer de forma inequívoca de que forma este vegetal se torna o mais útil. Muito depende das preferências do comedor, no entanto, certos tipos de tratamento térmico ainda melhoram algumas das propriedades da cultura da raiz, que devem ser levadas em consideração ao iniciar o cozimento.

Tudo bem comer nabos crus

Conforme mencionado, os nabos podem ser consumidos em quase todas as formas. Os vegetais crus não são menos saborosos do que os cozidos, e algumas propriedades úteis são inerentes apenas aos vegetais frescos. Portanto, possui propriedades expectorantes. Isso torna os nabos não processados, em particular o suco deles, um remédio eficaz para resfriados. Além disso, contém ácido fólico, essencial para a formação normal do sistema nervoso fetal durante a gravidez.

Um grande número de vitaminas úteis permite que você prepare saladas incrivelmente variadas a partir de vegetais crus. Este vegetal vai especialmente bem com cenouras e repolho:

  1. Para a salada, leve 250 g de nabo e couve jovem, 150 g de cenoura, ½ ramo de salsa e endro, 50 g de óleo de girassol e mostarda granulada.
  2. O repolho é picado finamente e as cenouras e os nabos são ralados em um ralador não muito fino.
  3. As verduras são picadas finamente e depois combinadas com vegetais.
  4. Em seguida, tempere a salada com azeite e adicione a mostarda. Sal a gosto antes de servir.

Um vegetal saudável pode ser complementado com maçãs. Uma combinação tão simples compensará a falta de nutrientes no inverno:

  1. 4 pequenas raízes são descascadas e picadas em um ralador grosso.
  2. Maçãs no valor de 4 unid. descasque e retire o caroço e corte em tiras finas. Para evitar que escurecem, pincele-os com vinagre de frutas ou suco de limão.
  3. Misture os ingredientes, acrescente sal e açúcar a gosto.
  4. Antes de servir, despeje a salada preparada com 1 colher de sopa. creme azedo com baixo teor de gordura.
Conselho! Você pode se livrar do amargor de um vegetal despejando água fervente sobre ele antes de cozinhá-lo.

Os benefícios e malefícios do nabo cozido no vapor

Embora o nabo cozido no vapor não beneficie os diabéticos devido ao seu alto índice glicêmico, este produto não fará nenhum dano à saúde do resto das pessoas. Ao contrário, ajudará a limpar os vasos sanguíneos, o que aumentará o suprimento de sangue a todos os tecidos do corpo e do cérebro e, consequentemente, melhorará a memória. As propriedades sedativas suaves do vegetal cozido no vapor ajudam a combater os distúrbios do sono.

A raiz de vegetais cozida no vapor era considerada o mais simples de todos os pratos possíveis: não foi à toa que essa propriedade foi fixada no provérbio. É muito fácil de cozinhar:

  1. Os nabos descascados e lavados são cortados em círculos finos.
  2. Coloque os vegetais em uma panela de barro, adicione sal e algumas colheres de água. Não deve haver muito líquido, 3-5 colheres de sopa. eu.
  3. A panela é colocada em uma assadeira e levada ao forno aquecido a 160 - 180 ° C.
  4. O prato acabado é colocado fora dos pratos, o óleo é adicionado. Opcionalmente, você pode diversificar o prato com creme de leite, alho, ervas ou mostarda.
Conselho! Na ausência de uma panela, você pode usar uma manga de cozimento.

Os amantes de pratos doces irão apreciar os vegetais cozidos no vapor com passas e especiarias:

  1. Para o preparo da sobremesa, prepare 250 g de nabos e maçãs, 1,5 colheres de sopa cada. passas e creme de leite 10%, 50 g de manteiga, 2 colheres de chá. raspas de limão raladas, quaisquer especiarias para pratos doces na ponta de uma faca.
  2. As passas e os vegetais são bem lavados. As maçãs são descascadas das sementes e do miolo, cortadas em cubos.
  3. O vegetal raiz é cortado em pequenos cubos e colocado em um prato de parede grossa.
  4. Combine o vegetal com maçãs, raspas, passas e especiarias.
  5. Despeje a água, adicione óleo vegetal e cubra com uma tampa.
  6. Os pratos são colocados no fogão ou no forno, levados à fervura.
  7. Em seguida, retire o fogo e cozinhe a sobremesa por mais 40 - 60 minutos. A prontidão é verificada com um garfo.
Conselho! Para tornar o prato menos calórico, o creme e a gordura animal podem ser substituídos por água e 1 colher de sopa. eu. óleo de girassol.

Nabo cozido é bom para você?

O nabo cozido também pode trazer muitos benefícios para o corpo humano. Suas substâncias ativas previnem a queda de cabelo, lutam contra o aparecimento de cabelos grisalhos, e suas propriedades anti-sépticas podem reduzir a dor de dente e eliminar a inflamação das membranas mucosas do estômago e intestinos. Além disso, a polpa quente de um vegetal, moída até o estado de purê, pode ser usada externamente como remédio para gota, escoriações e doenças de pele.

É possível comer folhas de nabo

As folhas deste vegetal também têm propriedades benéficas. Nas terras eslavas, não eram produto menos popular do que a própria raiz, graças ao seu sabor picante, que se revela plenamente em combinação com pratos de carne e peixe. O nabo é uma fonte rica em ácidos poliinsaturados e fibras saudáveis, que nas folhas jovens são cerca de 75% do valor diário. Portanto, as partes verdes do vegetal serão um excelente suplemento vitamínico para saladas, sopas, molhos e pratos principais.

Limitações e contra-indicações

Embora os benefícios dos nabos sejam inegáveis, como a maioria dos produtos, eles apresentam certas contra-indicações, cuja não observância pode causar danos significativos ao organismo. Não é recomendado comer esta raiz vegetal para grupos de pessoas que sofrem de:

  • intolerância individual ao produto;
  • doenças do sistema nervoso central;
  • colecistite crônica e aguda;
  • úlceras do estômago e intestinos;
  • gastrite;
  • enterocolite;
  • hepatite.

Conclusão

O nabo, cujos benefícios e malefícios à saúde são descritos neste artigo, é um vegetal único cujas propriedades merecem muito mais reconhecimento. O valor desse vegetal é preservado, não importa como você o cozinhe, e se você substituir as batatas por 5 a 6 vezes por mês, poderá melhorar significativamente seu cardápio e melhorar seu próprio bem-estar.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção