Contente
A foto do sueco não causa uma impressão particularmente viva, no entanto, este vegetal é muito saudável. Você pode avaliar os benefícios de um vegetal de raiz estudando cuidadosamente sua composição e se familiarizando com as opções de uso do vegetal.
O que é rutabaga e como se parece
Rutabaga é um vegetal crucífero que é um híbrido de nabo e repolho. Externamente, a rutabaga se assemelha a ambos os vegetais progenitores, em forma e densidade é semelhante a um nabo, embora seja maior em tamanho.
As raízes das raízes do sueco podem ser ovais ou esféricas, achatadas ou cilíndricas. Na foto de uma baga de rutabaga, pode-se observar que o vegetal está recoberto por uma casca lisa ou reticulada densa na parte superior, a cor da casca é cinza-esverdeado ou púrpura na parte superior e amarela ou branca na parte inferior . A polpa do sueco reteve muito mais do repolho, principalmente de cor branca ou amarela brilhante.
Rutabaga é um vegetal interessante do ponto de vista do cultivo no jardim. A cultura tem alta resistência ao frio, tolera facilmente a falta de umidade e mesmo em condições difíceis torna-se suculenta e nutritiva.
Onde a rutabaga cresce
Ainda há disputas sobre a pátria da cultura de raízes. Alguns cientistas acreditam que o vegetal apareceu aleatoriamente nos países mediterrâneos, enquanto outros insistem que ele se espalhou pelo mundo a partir da Sibéria. Mas a maioria dos agrônomos acredita que o vegetal foi criado na Suécia, pois é a este país que pertencem as primeiras menções ao vegetal, feitas no século XVII. Pelo mesmo motivo, o vegetal de raiz é muitas vezes chamado informalmente de nabo sueco.
Atualmente, a rutabaga é cultivada em todo o mundo, a durabilidade desta cultura permite que seja cultivada em quaisquer condições naturais. É verdade que, na maioria dos países, o vegetal continua muito menos popular do que a batata, o nabo comum ou o repolho. Mas em alguns países europeus, o vegetal de raiz ainda desempenha um papel importante na culinária tradicional, por exemplo, é respeitado na Alemanha, Finlândia e Suécia.
Qual o gosto de rutabaga
Tanto o nabo quanto o repolho podem ser distinguidos no sabor dos rutabagas. Mas, acima de tudo, a polpa de um vegetal ainda se parece com repolho, mais precisamente, não as folhas das próprias cabeças de repolho, mas um toco, só que menos amargo.
Composição química do sueco
A cultura vegetal da rutabaga é famosa não apenas por sua aparência e sabor incomuns, mas também por suas propriedades benéficas. Ele contém muitos elementos químicos valiosos, a saber:
- vitaminas do subgrupo B - de B1 a B9 em sua totalidade;
- vitaminas A e E;
- vitamina C;
- vitaminas PP e H;
- betacaroteno;
- potássio e fósforo;
- sódio e cálcio;
- magnésio e ferro;
- celulose;
- óleo de mostarda;
- pectinas;
- óleos essenciais.
Além disso, o vegetal de raiz contém selênio e zinco, que conferem ao vegetal propriedades antioxidantes, o que aumenta significativamente o valor do produto.
Por que a rutabaga é útil para o corpo humano
Devido à sua composição, o vegetal de raiz é um vegetal verdadeiramente valioso na dieta diária. Você pode listar algumas das principais qualidades benéficas do produto.
- Rutabaga protege com eficácia contra resfriados e doenças infecciosas. A polpa da raiz vegetal contém uma grande quantidade de vitamina C, que ativa o sistema imunológico humano.É útil comer um vegetal de raiz no período outono-inverno - em ação, ele não dará frutos cítricos e ajudará a diversificar economicamente a dieta.
- O vegetal de raiz tem um efeito positivo no funcionamento dos intestinos e de todo o sistema digestivo. O vegetal promove o aumento da produção de enzimas responsáveis pela degradação dos alimentos e também melhora o peristaltismo. A fibra, presente em grandes volumes na sujeira, não só permite estabelecer movimentos intestinais regulares, mas também tem um efeito de limpeza no corpo, pois remove todas as substâncias tóxicas e até mesmo vestígios de metais pesados junto com as toxinas.
- O vegetal tem propriedades dietéticas. Seu valor nutricional é muito baixo, enquanto o uso de rutabagas ajuda a liberar rapidamente o corpo das toxinas acumuladas, melhorar os processos metabólicos e reduzir a quantidade de gordura corporal.
- As vitaminas do sueco e os minerais da polpa são úteis para o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos. Uma grande quantidade de potássio no sueco ajuda a manter um equilíbrio normal de sal de água no corpo, ao comer um vegetal, os níveis de colesterol são reduzidos e as paredes dos vasos sanguíneos são fortalecidas. Portanto, as rutabagas podem prevenir ataques cardíacos, derrames e aterosclerose, bem como prevenir coágulos sanguíneos.
- O cálcio e o fósforo no vegetal têm um efeito fortalecedor no sistema esquelético e nos ligamentos. Com a ajuda de um vegetal de raiz, é possível aliviar o quadro de osteoporose e outras doenças articulares, é muito útil incluir o vegetal na dieta dos idosos.
- As vitaminas do grupo B e o potássio na composição do vegetal têm efeito positivo no sistema muscular e nervoso do corpo humano. A raiz vegetal ajuda a livrar-se do aumento da irritabilidade e dos problemas de sono, melhora o tônus muscular e tem um efeito revigorante, reduz os níveis de estresse e fortalece a atenção e a memória.
Para os homens, o vegetal de raiz é especialmente útil devido ao seu efeito benéfico no sistema reprodutivo, além disso, este vegetal protege contra a calvície precoce. As mulheres podem usar o produto para enxaquecas, durante a menopausa e durante os períodos dolorosos - as rutabagas ajudam a devolver o bem-estar e o ambiente emocional ao normal.
Um vegetal pode servir como prevenção do câncer - os antioxidantes em sua composição contribuem para a rápida renovação das células do corpo, o que previne o desenvolvimento de tumores cancerígenos.
Contra-indicações para sueco
Claro, as propriedades benéficas e contra-indicações do sueco estão intimamente relacionadas entre si. Não é recomendado comer nabos suecos:
- com alergias individuais, neste caso, o vegetal causará náusea, flatulência, distensão abdominal e diarreia;
- durante a gravidez, a cultura da raiz freqüentemente leva ao aumento da produção de gás, e isso pode causar muitos transtornos para a mulher grávida;
- com inflamação do trato urinário - um vegetal pode ter um efeito irritante e agravar a condição;
- com pancreatite, úlceras estomacais e gastrite na fase aguda, o uso de raízes vegetais só aumentará a dor e piorará o quadro;
- com flatulência e cólicas nos intestinos.
É melhor não usar rutabagas para diabetes - o índice glicêmico do produto é muito alto e o vegetal pode prejudicar o corpo.
Como rutabagas são comidas
Os benefícios do suéter para o corpo humano podem se manifestar com força total se o vegetal for usado corretamente.
- Para comer, escolha raízes saudáveis e macias, com a pele inteira e limpa.
- Antes de usar, o vegetal deve ser bem lavado em água fria e, em seguida, retirado da pele densa.
- A polpa da raiz do vegetal é cortada em pequenos cubos e adicionada a uma salada, por exemplo, ao repolho comum ou à cenoura, com os quais o vegetal tem um gosto especialmente bom.
Você pode usar rutabagas não apenas frescas como parte de uma salada.O vegetal é assado e frito em óleo vegetal, fervido até ficar macio ou estufado sob uma tampa, cozido no vapor. Em todos os tipos de suor, mantém propriedades úteis, embora seja a polpa crua do vegetal que contém a maior quantidade de substâncias valiosas.
É melhor comer o vegetal de raiz pela manhã ou à tarde. Como o vegetal é rico em fibras, ele pode ter um efeito negativo pouco antes de deitar e causar inchaço e flatulência noturna.
Como usar rutabagas
Você pode comer rutabagas não apenas como alimento - a planta tem muitas propriedades medicinais. A medicina tradicional oferece muitas receitas eficazes baseadas no nabo sueco.
- Rutabaga é bom para constipação crônica. Para melhorar o peristaltismo e remover as toxinas do corpo, você precisa fazer um purê macio de um vegetal fervido ou assar uma raiz vegetal no forno. Você precisa comer uma raiz vegetal 150-200 g todos os dias - isso eliminará a prisão de ventre e, em geral, estabelecerá os movimentos intestinais regulares.
- A planta rutabaga é usada no tratamento de resfriados. A receita é a seguinte - a polpa da raiz vegetal é esmagada em um mingau no liquidificador, misturada com mel natural na proporção de 2 para 1, e depois tomada três vezes ao dia com uma colher pequena, regada com água.
- Tirar uma raiz vegetal para fins medicinais é útil para doenças cardíacas e vasculares. Nesse caso, os benefícios e os malefícios do suco de suja estarão em alta, um pequeno vegetal descascado precisa ser ralado e espremido com uma gaze grossa. O suco de vegetais frescos é consumido em 100 ml com o estômago vazio, três vezes ao dia - o remédio não apenas limpa os vasos sanguíneos, mas também elimina o edema, melhorando assim a função renal. Além disso, os remédios caseiros serão benéficos para a anemia - o ferro no sueco aumentará rapidamente os valores de hemoglobina para valores normais.
- Rutabaga é benéfico para bronquite, pneumonia e resfriados persistentes. O tratamento é realizado novamente com a ajuda de suco - toma-se 100 ml três vezes ao dia e, para potencializar o efeito medicinal, é misturado com suco de cranberry ou rosa mosqueta.
- Em caso de doenças nas articulações, a rutabaga com mel fornecerá uma assistência eficaz - o suco espremido de uma raiz fresca deve ser misturado com 30 g de mel natural e consumido duas vezes ao dia com o estômago vazio. Alivia a inflamação e a dor e melhora a mobilidade.
Com a ajuda de raízes vegetais, doenças de pele, cortes e queimaduras podem ser tratados. É muito simples fazer isso - o mingau de um vegetal fresco deve ser aplicado na área da pele ferida e mantido com uma compressa por 30-40 minutos.
O nabo sueco é usado não só pela medicina tradicional, mas também pela cosmetologia doméstica. As substâncias benéficas na composição das raízes têm um efeito benéfico na pele, limpam a epiderme, aumentam a elasticidade da pele, uniformizam a tez e previnem o envelhecimento.
Por exemplo, a seguinte máscara nutritiva é popular:
- A raiz fresca do vegetal é esfregada em um ralador fino;
- o mingau é misturado com 10 g de mel;
- adicione 30-40 g de requeijão gordo à mistura;
- os ingredientes são servidos com suco de cenoura em um volume tal que a máscara adquire uma consistência semilíquida.
A máscara é distribuída sobre a pele limpa do rosto e deixada por um quarto de hora, após o que é lavada. Se o procedimento for realizado pelo menos duas vezes por semana, o aspecto da pele melhorará muito rapidamente, a epiderme ficará mais lisa e elástica, as rugas finas desaparecerão.
Para pele seca do rosto, outra máscara simples será particularmente benéfica:
- a raiz descascada é ralada;
- em quantidades iguais, o mingau é misturado com creme de leite gordo;
- por um quarto de hora, a máscara é espalhada sobre o rosto.
Para obter o melhor efeito, também é recomendável aplicar a máscara duas ou três vezes por semana. E a rutabaga com creme de leite será especialmente benéfica na estação fria, quando a pele precisa de proteção cuidadosa.
Calorie rutabagas
O valor nutricional dos rutabagas é representado principalmente pelos carboidratos, eles estão contidos nos vegetais de raiz cerca de 7,7 g. Além disso, as proteínas estão presentes nos vegetais em uma quantidade de 1,2 ge muito pouco rutabagas contém gordura - apenas 0,1 g.
O conteúdo calórico do vegetal é de 37 kcal por 100 g de polpa. As raízes, quando consumidas com moderação, são completamente seguras para a figura e não podem contribuir para o ganho de peso.
Conclusão
A foto do sueco mostra um vegetal extremamente indefinido e de aparência completamente comum que se parece com um nabo. No entanto, a composição química do sueco é tão diversa que esta planta vegetal é uma fonte valiosa de vitaminas, minerais e fibra vegetal. O uso de raízes vegetais na ausência de contra-indicações tem um efeito muito bom na saúde humana - os vegetais ajudam a combater doenças crônicas e deficiências de vitaminas.