Contente
A noz-pecã comum continua sendo uma cultura exótica para a Rússia. A árvore é popular na América do Norte e seus frutos são nutritivos. Para o cultivo de pecãs na faixa do meio, variedades resistentes ao inverno são escolhidas e fornecem um bom cuidado para as plantações.
Onde a noz-pecã cresce na Rússia
A noz-pecã comum é nativa do sudeste dos Estados Unidos. No território da Rússia, ela cresce na Crimeia, sujeita a rega abundante. A árvore também é encontrada na costa do Mar Negro de Sochi a Batumi. Não tem valor industrial na Rússia.
Os jardineiros cultivam nozes-pecãs comuns em outras regiões do sul. A noz precisa de ar quente e úmido e muito sol. Existem casos conhecidos de cultivo bem-sucedido na faixa do meio e na região de Moscou.
Descrição da noz-pecã
A noz-pecã comum é um membro da família Nut. Árvore de folha caduca com altura de 25 a 60 m. Em climas quentes, cresce até 40 m, na faixa do meio - até 15 m. O período de frutificação é de até 300 anos.
A copa é ampla, larga, em forma de tenda, atingindo 40 m de circunferência, e o tronco tem 2 a 3 m de diâmetro, reto, com casca marrom-acinzentada. Existem inúmeras rachaduras na superfície do eixo. Os rebentos são castanhos, glabros. Folhas com 5 cm de comprimento, verde brilhante, alternadas. A lâmina foliar é brilhante, lisa e compactada.
Foto de uma árvore de noz-pecã crescendo em seu ambiente natural:
Flores de tipo masculino e feminino. Flores masculinas caídas, em forma de brincos, aparecem na base dos brotos. Feminino - coletado em 3 - 10 peças. em inflorescências em forma de espinhos que crescem nas extremidades dos ramos jovens. A floração começa em maio e termina em junho.
Os frutos são oblongos, com 7 cm de comprimento e 3 cm de largura, com peso médio de 20 g, são revestidos por uma casca coriácea que se torna dura e racha à medida que amadurece. As frutas crescem em cachos de 3-10 unidades, têm forma oval, ápice pontiagudo e comprimento de 2 cm. As nozes são enrugadas, marrons, contêm uma amêndoa. Eles diferem da noz na ausência de septos e convoluções menos pronunciadas.
Nozes-pecãs comuns são ricas em vitaminas, minerais, ácido fólico, taninos. Eles também contêm componentes que reduzem os níveis de colesterol. Os núcleos são úteis para a deficiência de vitaminas, anemia, exaustão física, doenças do coração e vasos sanguíneos.
Variedades populares
Existem mais de 150 variedades de nozes-pecãs comuns. A maioria deles é criada nos EUA e Canadá. As nozes-pecãs do norte são escolhidas para cultivo na Rússia. Eles são altamente resistentes ao inverno e adaptados a climas temperados.
As melhores variedades de nozes-pecãs comuns para a Rússia:
- Indiana (Indiana). O híbrido mais antigo obtido em 1830 na América. Frutos com peso até 16 G. A casta tem bom sabor a lembrar o chocolate. A palatabilidade melhora um mês após a colheita. Frutificação em meados de outubro. A árvore tolera geadas de até -35 ° С.
- Carlson 3 (Carlson 3). O híbrido foi desenvolvido no Canadá. É uma das variedades de noz-pecã mais ao norte. De acordo com a descrição, dá pequenas nozes alongadas. O miolo é castanho claro e de boa qualidade. Ela floresce e frutifica cedo.
- Stewart (Stuart). Grande variedade de nozes-pecãs comuns, produz nozes com 45 mm de comprimento e 20 mm de largura.O miolo é amarelo, denso, com um leve gosto adocicado. Os frutos amadurecem no final de setembro. A força de crescimento é moderada. A noz é resistente a doenças. Tolera geadas até -35 ° С.
- Busseron (Busseron). Híbrido francês, criado em 1890. Difere em produtividade e facilidade de manutenção. Frutos com peso 12 G. O sabor é agradável a castanha. A variedade possui alta imunidade a doenças. Resistência ao gelo até -35 ° С.
- Principal (Principal). No início de outubro, a árvore dá frutos largos e arredondados. Coloração marrom acinzentada, peso até 12 G. Os grãos são fáceis de extrair e possuem um sabor picante único. O híbrido é muito difundido. Resistência ao gelo até -36 ° C.
- Rio Verde (Rio Verde). A famosa noz-pecã comum americana. Dentro de 2 anos após o plantio, a árvore cresce lentamente, expandindo-se rapidamente. Frutos de casca fina, de cor castanha clara. Peso de nozes 15 g. A colheita amadurece no início de outubro. A variedade Green River pode resistir a geadas de até -36 ° С.
Como cultivar nozes a partir de sementes
O material para o cultivo de pecãs a partir de sementes é colhido no final do outono. Em climas quentes, eles são plantados imediatamente no jardim. Na faixa do meio, recomenda-se a germinação das sementes primeiro. As mudas mais fortes são transferidas para o solo.
Para o plantio de outono, canteiros com sulcos são preparados. As sementes estão enterradas de 5 a 7 cm. Quando os brotos aparecem, eles são ralos e as plantas mais fortes permanecem.
Método de mudas de cultivo de nozes-pecãs comuns a partir de sementes:
- Em dezembro, as sementes são colocadas em areia úmida e mantidas em geladeira ou adega.
- No início de março, o material é despejado com água morna e deixado por 2-3 dias em temperatura ambiente.
- As sementes são colocadas em um recipiente e mantidas aquecidas. Eles são lavados com água todos os dias. É importante manter as sementes úmidas e livres de mofo.
- Quando aparecem bocas, são transplantadas para recipientes com terra.
No primeiro ano, a raiz se forma na noz. Essas plantas atingem uma altura de 20 a 30 cm. As mudas precisam de irrigação constante. No outono, eles são plantados em terreno aberto.
Plantando e cuidando de nozes pecãs
É importante escolher um local adequado para o cultivo de nozes. As plantas são cuidadas durante toda a temporada. No outono, a noz é preparada para o inverno.
Preparação de material de plantio e local
Normalmente, os jardineiros compram mudas ou mudas de noz-pecã enxertadas. Ao escolher uma planta, ela é avaliada visualmente. Escolha uma cópia sem mofo, rachaduras e outros danos. O trabalho é realizado na primavera ou no outono, quando o fluxo de seiva diminui nas árvores.
Para obter um alto rendimento, recomenda-se o plantio de pelo menos dois tipos dessa castanha. Para a polinização cruzada, restam 8 - 10 m entre as mudas. É permitida a enxertia de diferentes variedades em um estoque.
A noz é pouco exigente para a composição do solo. A principal condição é evitar pântanos. Ela cresce melhor em solos férteis e soltos. Antes de plantar, eles cavam os canteiros, aplicam húmus e fertilizantes minerais.
Regras de pouso
Ordem de plantio de noz-pecã:
- Primeiro, cave um buraco com 50 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro.
- Solo fértil é preparado para preenchê-lo. Húmus e fertilizantes minerais podem ser adicionados ao solo.
- O buraco é preenchido com terra e um suporte é instalado, então um pequeno morro é formado.
- Uma muda é colocada no topo, suas raízes são cobertas com terra e compactadas.
- A planta é amarrada a um suporte.
Regar e alimentar
O solo no círculo do tronco da noz é regularmente umedecido. A rega é especialmente importante para mudas jovens. Ao mesmo tempo, a estagnação da umidade não é permitida, o que leva à morte da árvore.
Nozes-pecãs comuns respondem positivamente à alimentação. Na primavera, adicione verbasco ou solução de uréia. Na formação dos ovários, a noz é fertilizada com sal de potássio e superfosfato. O consumo de cada substância para 10 litros de água é de 35 g.
Corte e modelagem
Todos os anos, rebentos fracos, secos e congelados são cortados da noz-pecã comum. O processamento é realizado na primavera ou no outono. Para plantios jovens, a poda formativa é realizada.Os processos são removidos completamente. Os ramos não são encurtados, pois neles se formam inflorescências.
Se preparando para o inverno
A maioria das variedades de nozes-pecãs comuns são altamente resistentes ao inverno. O aquecimento é necessário para mudas jovens. Seu tronco é envolto em fibra de fibra para protegê-lo do gelo e dos roedores. No final do outono, a noz é regada abundantemente. Em seguida, o tronco é coberto e uma camada de húmus é derramada.
Características do cultivo de pecãs na região de Moscou
Para cultivar uma noz de noz-pecã do norte na região de Moscou, é importante levar em consideração uma série de nuances:
- escolha uma variedade enxertada resistente ao inverno;
- quando cultivadas a partir de sementes, elas devem ser estratificadas;
- alocar um lugar ensolarado aberto debaixo de uma árvore;
- fertilizantes de nitrogênio são aplicados apenas na primavera, eles devem alimentar a árvore no verão e no final do outono.
As pecãs não são suscetíveis às geadas da primavera devido à floração precoce. No entanto, é recomendável preparar as árvores com cuidado para o inverno, especialmente as plantações jovens.
Nas condições da região de Moscou, as nozes nem sempre têm tempo para dar uma colheita no verão. Uma opção alternativa para o plantio é a avelã em forma de coração. É um parente selvagem da noz-pecã que pode suportar o frio do inverno sem problemas. Seus frutos têm sabor amargo.
A colheita
A noz-pecã comum amadurece em setembro-outubro. Frutas maduras caem no chão. A colheita é feita anualmente. Quando cultivada a partir de sementes, a frutificação começa aos 9 anos de idade. No caso da enxertia, a árvore dá uma colheita de 4 anos. Uma planta jovem traz até 5 kg de nozes, um adulto - cerca de 15 kg. O rendimento máximo é de 200 kg.
As nozes são comidas cruas, secas e fritas. Na casca, as nozes são armazenadas por não mais de um ano a uma temperatura de 10 - 14 ° C. Os grãos descascados são mantidos na geladeira por 6 meses, em condições ambientais - não mais do que 3 - 4 semanas.
Reprodução
Para propagar nozes-pecãs comuns, os seguintes métodos são usados:
- Sementes... As pecãs são propagadas por mudas ou as sementes são plantadas diretamente em terreno aberto. O material de plantio é tratado para aumentar sua germinação. As mudas mais fortes são escolhidas para cultivo.
- Por estacas... Vários rebentos jovens são selecionados de uma árvore jovem e cortados em um comprimento de 15 cm. As estacas são enraizadas em uma estufa ou em casa. Eles são constantemente cuidados: regados, alimentados com fertilizantes minerais, soltos do solo.
- Vacinação... Nozes-pecãs comuns são plantadas em julho ou fevereiro. Mudas resistentes ao inverno com dois anos de idade são usadas como estoque. Estacas saudáveis obtidas de brotos anuais são enxertadas na árvore.
Doenças e pragas
As doenças mais comuns das nozes-pecãs comuns são sarna e manchas. São doenças fúngicas que se propagam em climas frios e com alta umidade. A crosta tem a aparência de uma camada marrom que se espalha por toda a árvore. Os sinais de manchas são manchas escuras nas folhas e nos rebentos.
Para combater as doenças, são utilizados medicamentos especiais: Bordeaux líquido, sulfato de cobre, Topázio, Oxyhom, Fundazol. Os tratamentos são realizados no máximo 2 vezes por mês.
As nozes de noz-pecã crescem em uma casca densa que protege o kernel de pragas de forma confiável. Na América do Norte, a árvore sofre de pulgões negros, cochonilhas, gorgulhos de noz-pecã. Na Rússia, a planta não apresenta etno-pragas, portanto raramente é atacada por insetos.
Conclusão
Nozes pecãs são apreciadas por nozes que contêm um complexo de nutrientes. A madeira prefere um clima úmido e quente. As variedades do norte são capazes de crescer na Rússia. Os cuidados com as nozes incluem irrigação, alimentação, poda e proteção para o inverno.