Contente
O abacate cresce em regiões de climas quentes. Pertence ao gênero Perseus, a família Lavrov. O conhecido louro também é um deles. Mais de 600 variedades de abacate são conhecidas. Outros nomes de plantas: "American Persia", "Midshipmen Oil", "Agacat", "Aguacate". O povo tem um nome ainda mais estranho - "Pêra de Jacaré". Afinal, a fruta tem formato alongado, em forma de pêra, e é revestida por uma casca verde e áspera, com aparência de pele de crocodilo.
Os abacates são valiosos para cozinhar, cosmetologia e perfumaria. As frutas contêm aminoácidos, fibras, ferro, fósforo, cálcio. Segundo os médicos, a fruta exótica é útil para distúrbios digestivos, doenças cardiovasculares e oncologia.
Qual é a aparência de uma planta de abacate?
O abacate é uma árvore frutífera perene. Possui uma coroa larga. Cresce em altura de 6 a 18 m, o tronco é reto, 30-60 cm de diâmetro, ramificado ao topo. A folhagem é lanceolada, elíptica, coriácea. As bordas são pontiagudas. A lâmina da folha é brilhante. O lado superior é verde escuro, o lado inferior é esbranquiçado. Comprimento - 35 cm As folhas estão saturadas com óleos essenciais, contêm substâncias tóxicas. A parte verde das variedades mexicanas tem cheiro de erva-doce. Por um curto período, o abacate perde sua folhagem, mas o processo vegetativo não para, a árvore continua crescendo. Isso é influenciado pelas condições climáticas.
As flores de abacate são discretas, pequenas e bissexuais. A cor das pétalas é verde claro ou amarelo pálido. As inflorescências são coletadas em panículas. A floração geralmente é abundante, mas os ovários são solitários. Isso se deve ao complexo processo de polinização. Para obter uma colheita, é necessário que vários tipos de abacate cresçam em uma área ao mesmo tempo. Mas para que os períodos de floração durante o crescimento não se cruzem.
Os frutos são em forma de pêra, ovais ou quase redondos. Existe um pescoço. O abacate cresce de 8 a 33 cm de comprimento e até 15 cm de largura. O peso de uma fruta, dependendo da variedade, varia de 50 ga 2 kg. A pele fica firme. A cor é verde escuro, roxo, verde-amarelo. Embaixo está a polpa comestível. Consistência oleosa, cor verde brilhante, textura macia. A polpa tem um aroma rico de noz. No centro do fruto existe uma semente grande, de formato oval e com 5 a 6 cm de comprimento, a semente é dura, a casca é castanha.
Como o abacate cresce na natureza
O abacateiro se adapta facilmente às condições climáticas e ao local. No entanto, existem diferenças entre as variedades:
- As Índias Ocidentais crescem em clima tropical, prefere um regime atmosférico úmido e quente, principalmente durante o período de formação dos frutos, floração;
- As variedades guatemaltecas crescem em áreas montanhosas, são mais resistentes a fatores negativos e mudanças climáticas;
- Os abacates mexicanos são capazes de resistir mesmo a geadas leves, - 4-6 ° C. Eles crescem rapidamente, mas o tamanho dos frutos é pequeno.
Na natureza, o abacateiro cresce bem em argila vermelha, calcário e argila vulcânica. O principal é a presença de drenagem. A árvore não sobreviverá em solo excessivamente úmido, áreas inundadas, mesmo temporárias. A água subterrânea deve estar 9 m abaixo da superfície, então o sistema radicular se desenvolve totalmente. Quanto menos sais minerais houver na água, maior será o rendimento da árvore. O pH é irrelevante. O solo deve ser solto, com acesso adequado de oxigênio.
A árvore cresce sem problemas em áreas sombreadas.A frutificação só é possível em áreas abertas com instalação intensiva. No ar seco, o processo de polinização é interrompido, o que afeta diretamente o rendimento. O abacate cresce mal em áreas com ventos frios.
Em quais países o abacate cresce
Os botânicos acreditam que a cultura poderia ter crescido até mesmo entre os gregos antigos. As primeiras menções a ele apareceram em 1518-1520. Os marinheiros compararam a fruta a uma castanha descascada. É difícil identificar o país de origem de um abacateiro. Provavelmente, vem do território do México moderno. Os astecas eram parte integrante da culinária nacional.
Israel pode ser considerada a segunda pátria. Lá, os abacates cresciam em massa, então os moradores começaram a vender a fruta. É sabido que os marinheiros traziam frutas do continente americano para a Indonésia, depois para o Brasil e, alguns séculos depois, para a Austrália e a África. Os países europeus começaram a se interessar pela cultura exótica apenas no século XIX.
Área natural - trópicos e subtropicais. O abacate cresce no sudeste da Ásia, Filipinas, Peru, Austrália, Malásia, Chile, EUA. A Nova Zelândia, os países da América Central, o Caribe, a Espanha não são uma exceção. Diferentes espécies crescem em cada região. Os abacates são cultivados comercialmente no México. São as frutas mexicanas que podem ser compradas durante todo o ano na Europa.
O abacate cresce na Rússia
Na temporada de verão, os abacates também são cultivados na Rússia. No entanto, apenas na costa do Mar Negro.
É importante notar que as variedades mexicanas são adequadas para um clima temperado. Não há chance de obter a variedade das Índias Ocidentais na Rússia. Somente se a árvore crescer em uma estufa aquecida o ano todo. Qual método escolher: plantar uma planta em campo aberto ou crescer em um recipiente é determinado dependendo das condições climáticas de uma determinada região.
Se a temperatura cair abaixo de -5-7 ° C no inverno, recipientes devem ser usados. Quando fica frio, eles são levados para estufas ou salas quentes e o cultivo é continuado. Neste caso, vale a pena criar variedades anãs ou terá que podar sistematicamente a árvore. A árvore está crescendo rapidamente, por isso é recomendável escolher contêineres grandes ou contêineres com rodas. Então será possível movê-lo livremente, levá-lo para áreas abertas na estação quente.
Os rebentos em crescimento de uma árvore jovem são bastante frágeis, pelo que é necessário um suporte adequado. Este suporte aliviará a planta da deformação. Na natureza, o abacate mexicano cresce em forma de cone. O corte é executado para dar um contorno arredondado à coroa. No entanto, uma vez que o abacateiro cresceu, a poda não é mais necessária.
Durante os períodos de seca, o monitoramento do solo é necessário. Se o solo a uma profundidade de 25 cm estiver seco e se desintegrar, é necessário regá-lo imediatamente. Quando há chuva suficiente, não há necessidade de umedecer especificamente.
Recomenda-se alimentar os abacates uma vez a cada 3-4 meses. Os fertilizantes minerais ou complexos especiais são ideais para alimentar espécies exóticas. Árvores maduras precisam de uma quantidade moderada de nitrogênio aplicada no final do inverno ou início do verão para crescer vigorosamente.
Existem jardineiros amadores que são capazes de cultivar uma árvore inteira a partir de um osso. Sementes de frutas compradas apresentam bons resultados. Você só precisa ter certeza de que a fruta está totalmente madura. O abacate cresce rapidamente, mas não tolera bem o transplante. Portanto, é aconselhável pegar um vaso grande de uma vez para o plantio.
Antes do primeiro frio, os frutos devem ser colhidos, independente do grau de maturação.Superesfriando, eles certamente ficarão pretos e se tornarão impróprios para o consumo humano. Na estufa, é necessário criar parâmetros de temperatura e umidade favoráveis para que a árvore continue crescendo. Você pode cobrir o tronco com espuma de borracha ou outro isolamento. Uma cultura jovem que cresce nas ruas deve ser envolvida em materiais que retenham o calor.
Época de amadurecimento do abacate
O período de amadurecimento da fruta é de 6 a 18 meses. Este longo período depende da variedade e das condições climáticas da área onde o abacate está crescendo. Por exemplo, seis meses são suficientes para as variedades mexicanas amadurecerem, e as frutas guatemaltecas crescem por muito tempo e ficam totalmente prontas somente 17-18 meses após o momento da polinização. A árvore floresce o ano todo em qualquer continente. Na Tailândia, a temporada de abacate começa em setembro-outubro. Acredita-se que as frutas exóticas mais deliciosas amadurecem de agosto a abril.
Curiosamente, os frutos continuam a crescer nos ramos e a ganhar volume mesmo depois de totalmente maduros. E os abacates roxos adquirem uma cor suculenta muito antes de atingirem a maturidade. O amadurecimento final não ocorre enquanto o fruto exótico está preso ao caule, pois ele continua a crescer. O amadurecimento das frutas ocorrerá em temperatura ambiente por mais 10-14 dias após o intervalo.
A fruta da Califórnia cresce e é vendida o ano todo, enquanto a fruta da Flórida chega ao mercado do outono à primavera. Os abacates guatemaltecos podem ser armazenados a + 5-7 ° C por até um mês e meio. O transporte dos frutos é realizado a uma temperatura de + 4 ° C.
Frutos sólidos são escolhidos para implementação comercial. Em contraste, os abacates mexicanos exigem implementação imediata, pois perdem a cor. Os abacates israelenses param de crescer em novembro. É nesse período que o grosso entra no mercado russo.
Frutas verdes costumam ser vendidas em balcões tailandeses. Firme ao toque, com polpa firme, e o sabor lembra um melão verde. Esse produto deve chegar a tempo. A maturação da fruta é determinada pelo estado do pedúnculo. Em um abacate acabado, ele para de crescer e desaparece, e o local sob ele torna-se ligeiramente mais escuro. Para acelerar o processo, as frutas são colocadas em um saco com bananas ou maçãs. Para mantê-lo fresco por mais tempo, polvilhe a polpa ao longo do plano do corte com suco de limão ou de lima. O abacate maduro tem gosto de purê de ervas verdes com manteiga e um toque de noz. Use as frutas para preparar saladas frescas, molhos
Conclusão
O abacate cresce em uma árvore alta e perene. No interior, o fruto possui um grande osso. É considerada uma fruta, mas análises químicas mostram que o produto exótico se assemelha mais aos vegetais. O teor de açúcar na polpa é muito baixo, mas o valor energético é alto. Não causa sabores brilhantes. Prefere o abacate para crescer selvagem em climas tropicais e subtropicais. As principais plantações estão localizadas na Indonésia. As condições climáticas da Rússia não permitem o cultivo de árvores e, consequentemente, o cultivo de abacates em escala industrial, portanto, o abastecimento de frutas é feito no exterior.