Contente
- 1 Quais são as variedades de madressilva
- 2 As variedades mais doces de madressilva comestível
- 3 Variedades precoces de madressilva
- 4 Variedades tardias de madressilva
- 5 Variedades de madressilva de baixo crescimento
- 6 Variedades altas de madressilva
- 7 Novas variedades de madressilva com frutas grandes
- 8 Variedades que não se desintegram de madressilva
- 9 Variedades de elite de madressilva
- 10 Variedades de madressilva resistentes ao inverno
- 11 Conclusão
As variedades de madressilva com uma descrição devem ser estudadas por quem deseja plantar uma planta com frutas doces no local. A cultura comestível é apresentada em uma seleção muito diversificada.
Quais são as variedades de madressilva
Existem dezenas de variedades de madressilvas comestíveis adequadas para cultivo na Rússia. Por conveniência, eles são divididos em vários grupos:
- de acordo com o nível de resistência à geada, alguns arbustos crescem melhor na faixa do meio, outros toleram bem as condições da Sibéria;
- em termos de maturação - madressilva é precoce, maturação média e tardia;
- em tamanho, algumas plantas dão frutos pequenos, outras se distinguem por grandes frutos;
- no paladar - a madressilva é doce-sobremesa, com acidez, com um gosto amargo;
- pela resistência à queda - em algumas variedades os bagos caem ao solo muito rapidamente, em outras ficam muito tempo nos galhos;
- em altura, o tamanho do arbusto de madressilva é importante na organização da paisagem.
As variedades mais doces de madressilva comestível
Ao plantar uma safra comestível no local, a maioria dos jardineiros tende a desfrutar de frutas realmente saborosas. Você pode consultar a classificação das variedades de madressilva com um sabor particularmente doce.
Azure
A planta está a meio da maturação, os frutos nos seus ramos amadurecem no final de Junho. A madressilva Azure sobe até 1,3 m acima do solo, o arbusto é bastante compacto, comprimido, as folhas são alongadas com uma borda sólida.
A pontuação de degustação da variedade de madressilva Lazurnaya é de 5 pontos, este é o indicador máximo. As bagas azuis escuras, quase roxas, exalam um agradável aroma de mirtilo, de sabor muito doce. Os bagos são de forma oval, com uma nitidez na parte superior. Em uma estação favorável, Lazurnaya pode trazer até 5 kg de colheita de um arbusto.
Ramenskaya
A madressilva desta variedade chega a atingir 1,5 m de altura e pode espalhar-se por cerca de 1 m. A maturação ocorre no final de junho, a Ramenskaya traz bagas alongadas de cor azul escuro com ligeira pubescência e floração azulada.
A carne de Ramenskaya é doce, mas tem um leve azedume, então os degustadores dão uma nota de apenas 4,5 pontos. O rendimento máximo do arbusto é de pouco mais de 2 kg.
Kingfisher
Entre as variedades mais doces de madressilva sem amargor, vale a pena mencionar Kingfisher. Em altura, o arbusto pode atingir 2 m, geralmente não se espalha mais que um metro de diâmetro. Frutando no final de junho, o Kingfisher produz grandes bagas ovais arredondadas de uma cor azul densa. A pele do Kingfisher é fina, coberta com uma flor azul, a carne não tem cheiro.
O martim-pescador é estimado em 4,8 pontos de degustação, o sabor dos frutos silvestres é macio, doce, sem acidez e amargor. Frutos de madressilva refrescam bem. Aproximadamente 2 kg de frutos maduros podem ser removidos de um arbusto de planta adulta.
Variedades precoces de madressilva
A madressilva é considerada precoce, com floração e frutificação em maio entre 10 e 20 de junho. Estas variedades são especialmente apreciadas porque permitem desfrutar do sabor da fruta já no início do verão.
Jugo
O crescimento do arbusto é geralmente de 1,2 m, Koketka carrega a colheita na segunda década de junho. As bagas de Koketka são alongadas de forma oval, de cor azul, com uma flor leve e clara. Ao paladar, a polpa é muito tenra, com bom sabor agridoce e uma avaliação dos provadores de 4,3.
O volume da produção de arbustos é de cerca de 1,4 kg. O coquete é adequado para uso em qualquer forma, mas é especialmente bom quando fresco.
Altair
Em termos de crescimento, a planta sobe 1,5 m, frutifica por volta de 15-20 de junho. Os frutos do Altair são ovais e alongados, de um azul profundo com uma pronunciada flor de cera e pele lisa e densa.
A polpa da madressilva de Altair é densa, com aroma fraco e sabor agridoce. A casta merece uma nota de degustação de 4,4, é consumida fresca e é feita a partir de frutos silvestres. Até 2 kg são colhidos de um arbusto.
Moraine
O arbusto desta variedade é considerado de tamanho médio e atinge cerca de 1,5 de altura. As bagas da Morena são bastante grandes, alongadas e cilíndricas, com uma superfície ligeiramente acidentada. A cor das bagas é azul, escura, a pele fina é coberta por uma abundante flor de cera. Os frutos amadurecem em 20 de junho, o que dá motivos para considerar a Morena uma planta precoce.
A polpa da Morena exala um agradável aroma delicado, distingue-se por um retrogosto agridoce, na escala de cinco pontos é estimado em 4,5 em termos de qualidades de sobremesa. Rendimentos médios de até 2,5 kg são obtidos no mato.
Variedades tardias de madressilva
A madressilva está atrasada, cujos frutos amadurecem em junho próximo ao dia 30. Essas plantas são apreciadas pelo sabor doce das frutas vermelhas. Os gourmets observam que a madressilva tardia costuma ser mais doce.
Ânfora
Em altura, os arbustos da ânfora sobem 1,5 m, e a maturação ocorre nos últimos dias de junho. Os frutos da Ânfora são grandes e maciços, até 3 g de peso, em forma de jarro e com casca lisa. Pela cor, os bagos são azul-azulados, com uma floração azulada perceptível.
A polpa da Ânfora não tem aroma, é densa em consistência, com fibras. A polpa tem um sabor agradável - principalmente doce, com notas sutis de azedo e amargo. No paladar, nota-se a tonalidade de mirtilo. A pontuação da degustação é 4,5, o rendimento de Amphora é estimado como alto - até 2 kg por arbusto.
Lenita
Uma variedade alta de até 2 m de altura produz uma safra após 25 de junho. As bagas de Lenita são grandes, alongadas e em forma de jarra, de cor azul. Uma planta adulta no local é capaz de produzir mais de 3 kg de bagas, e este número é considerado acima da média.
A pontuação de degustação de Lenita é de 5 pontos, o sabor é doce com um amargor ligeiramente perceptível. A finalidade das bagas é universal, quando maduras permanecem muito tempo nos ramos.
Ninfa
A ninfa é uma variedade alta, podendo atingir 2,5 m, a planta frutifica no final de junho, espalha-se ligeiramente, dá frutos grandes até 1,9 g de formato fusiforme. A cor dos bagos é azul-azulada, a superfície é acidentada.
O sabor da Ninfa é muito doce, a avaliação de suas qualidades de sobremesa é 4,7. Uma leve adstringência é sentida no paladar. O rendimento da ninfa é moderado, em média 1,3 kg por planta.
Variedades de madressilva de baixo crescimento
Os jardineiros apreciam os arbustos de baixo crescimento pelo fato de serem muito convenientes colhê-los. Mesmo as frutas mais altas podem ser alcançadas sem o uso de um banquinho ou escada.
Gzhel atrasado
O arbusto geralmente não se eleva mais do que 1,5 m acima do solo. Apresenta frutos grandes em forma de pêra, de cor azul escura, com ligeira pubescência na casca. Esta variedade pode ser colhida no final de junho.
O Gzhel tardio merece uma classificação de degustação de 4,8 e tem um sabor doce e ligeiramente ácido. O peso da baga é em média 1,1 ge o rendimento do arbusto é de 2 kg por planta adulta.
Júlia
A variedade de maturação média sobe até 90 cm acima da superfície do solo, produz frutos ovais alongados com uma pequena massa em meados de junho. No topo têm um pequeno rolo, a cor dos bagos é azul com uma flor azulada.
O sabor da variedade Julia é doce, as bagas recebem uma pontuação de cerca de 4,5 de acordo com um esquema de cinco pontos. O rendimento de Yulia é baixo, um pouco mais de 1 kg de um arbusto em particular. Bagas são adequadas para qualquer uso, muitas vezes usado em sobremesas.
Gourmet
Um pequeno arbusto com cerca de 1,4 m de altura dá frutos de forma alongada, de casca azul escura, recobertos por uma flor característica. Seu peso é médio, com apenas uma planta será possível colher até 3 kg com muito cuidado.
A pontuação de degustação atribui 4,9 pontos a Lakomka, o sabor da polpa é doce com uma leve nota azeda, totalmente sem amargor. Esta variedade pode ser colhida em meados de junho.
Variedades altas de madressilva
A madressilva alta é apreciada pelos jardineiros pelas suas boas qualidades decorativas. Ao plantar no local, não só é possível colher frutas deliciosas, mas também utilizar os arbustos como parte de grupos de arte. Além disso, variedades de madressilva de alto rendimento são mais freqüentemente observadas entre arbustos vigorosos.
Bakcharskaya
Um arbusto alto sobe até 1,7-2 m acima do solo, tem uma copa espessa e larga. Os bagos desta variedade são de cor azul-azulada, em forma de gota com um pequeno rolo apical, pesando cerca de 0,7 g.A superfície da casca é ligeiramente acidentada, a própria casca é densa.
A madressilva de Bakchar é saborosa e doce, mas possui um amargor distinto, então a variedade é estimada em termos de qualidades de sobremesa em apenas 4,2. Amadurecimento ocorre no início de julho. Com bom cuidado, você pode obter cerca de 3,8 kg de rendimento com um arbusto.
Fortuna
Um arbusto alto com copa compacta arredondada pode elevar-se até 2 m acima do solo. A frutificação ocorre mais cedo, em meados de junho, os frutos da Fortuna são alongados de forma cilíndrica, de azul escuro quase a preto.
Fortuna tem sabor agradável, mas com leve acidez e adstringência, portanto a avaliação da degustação é 4,5. O mato traz rendimentos médios, a finalidade dos frutos é universal.
Moscou-23
A altura do arbusto pode chegar a 2,5 m, a colheita de Moskovskaya-23 é colhida mais perto de 20 de junho. Os frutos da casta são grandes, alongados, de cor quase negra com floração cerosa azulada. A frutificação média na mata é alta, em torno de 3,5 kg.
O sabor da Moskovskaya-23 é bastante agradável, agridoce, mas com uma adstringência perceptível. A polpa é fibrosa, a variedade totalmente imprópria para o transporte, pois se amassa muito. Os frutos de Moskovskaya-23 são estimados em apenas 3,9 pontos.
Novas variedades de madressilva com frutas grandes
A maioria das variedades antigas de madressilva comestível dá frutos com um peso pequeno, cerca de 1 g. Mas, nos últimos anos, os criadores criaram variedades que dão frutos mais massivos. Em comparação com as variedades de madressilva, várias variedades assumem posições de liderança.
Strezhevchanka
A madressilva alta sobe até 2 me tem uma copa esparsa. Frutos iniciais, os bagos são muito grandes - até 2,7 g. Na cor, os frutos são quase pretos, com uma floração azulada, sua casca é fina. As bagas amadurecem ao mesmo tempo, e até 4,5 kg por planta podem ser colhidos em uma estação.
A polpa de Strezhevchanka é macia, de sabor doce e azedo; durante a degustação, a nota foi atribuída a 4,8. A variedade foi cultivada apenas em 2012, mas é considerada muito promissora.
Deleite
Um arbusto alto com cerca de 1,8 m, criado em 2012, tem ramos retos e uma copa fina, o que o torna muito decorativo. A massa dos frutos da Delícia é de até 2,8 g, a cor dos frutos silvestres é púrpura escura com um tom azulado. A variedade amadurece cedo, até meados de julho, e os frutos são facilmente separados dos ramos. De um arbusto, Delight, você pode coletar até 5,5 kg de frutas maduras.
Delight refere-se a variedades de madressilvas grandes e doces. Recebeu nota 4,8 dos provadores.
Borealis
A variedade 2007 pertence à categoria de subdimensionado e não ultrapassa 1,2 m de altura. As bagas de Borealis são ovais, de peso médio. A nota de degustação é 4,8, pois a fruta é muito doce e com uma adstringência agradável.
Os frutos são de cor púrpura-azulada, suculentos e macios. O rendimento de uma planta é médio, a Borealis raramente pode trazer mais de 2 kg de uma planta em particular.
Variedades que não se desintegram de madressilva
Muitas variedades de madressilva comestível têm uma desvantagem comum - após o amadurecimento, os frutos começam a se desfazer dos galhos, razão pela qual parte da colheita é perdida. No entanto, existem variedades que não apresentam essa desvantagem.
Chapim
A altura da planta é de cerca de 1,5 m, o chapim dá frutos nos estágios iniciais. O arbusto em boas condições pode produzir até 5 kg de bagas - alongadas, cilíndricas, azuis escuras. A polpa do titmouse é muito aromática e saborosa, agridoce, mas fibrosa. A pontuação oficial dos provadores é bastante alta, é igual a 4,7.
É melhor usar a safra colhida fresca, ela não poderá ser armazenada por muito tempo. Mas por outro lado, quando maduro, o Titmouse não se desfaz e é adequado para colheita simultânea.
Pavlovskaya
O arbusto largo de tamanho médio atinge 1,5 de altura e carrega frutos azuis, tingidos de púrpura, oval com um cone no topo. O rendimento da variedade é baixo, e os próprios frutos são pequenos em peso, mas bastante saborosos - doces com acidez, com uma estimativa de 4,4 pontos.
Pavlovskaya frutifica em meados de junho e não se desintegra por muito tempo. A madressilva mantém-se bem e por isso é adequada para qualquer aplicação.
Malvina
A altura da madressilva é de cerca de 1,7 m, a variedade amadurece na segunda década de junho. Os frutos da Malvina são de tamanho médio e massa, azul-azulada, ligeiramente protuberantes e alongados.
A polpa da Malvina quase não tem aroma, mas é suculenta e doce com notas ácidas. Estimado pelos provadores em 4.4. Os bagos de malvina não são armazenados por muito tempo, mas mantêm-se bem nos rebentos e não se desintegram com a maturação.
Variedades de elite de madressilva
Algumas variedades de madressilva comestível são consideradas verdadeiramente de elite. Eles são altamente considerados por suas qualidades de sobremesa, bem como por sua maior resistência e bom rendimento.
Yugan
Uma variedade bastante jovem, lançada em 2010, já entrou na lista das melhores. A variedade Yugan amadurece tardiamente, no final do primeiro mês de verão, atinge 1,5 m de altura.Os frutos são de cor púrpura escuro, bagas em forma de jarra com tonalidade quase preta.
Yugan tem um sabor doce, com uma classificação de 4,9.A planta tem um alto rendimento, até 6 kg por planta, frutifica de forma estável e não é propensa a queda.
Volkhova
A variedade Volkhova, que amadurece no dia 20 de junho, merece notas altas. Um arbusto alto pode atingir os 2 m, os seus frutos são pequenos, mas muito saborosos, doces e com um agradável aroma a morango. A pontuação dos provadores é 4,7.
O arbusto Volkhov é apreciado não só pelo seu bom gosto, mas também pela sua robustez invernal e resistência a doenças. A variedade é moderadamente frutífera, em boas condições dá mais de 2 kg de frutos silvestres para sobremesa.
Filha do gigante
Um arbusto grande e extenso com uma coroa oval produz bagas roxas escuras quase pretas com um sabor de sobremesa. Os frutos em forma de pêra têm um ligeiro azedume, mas sem amargor, e em peso os bagos chegam a quase 3 g. Os provadores atribuem à variedade 4,8 e notam a versatilidade desta casta.
Entre as vantagens da planta, nota-se a resistência ao frio e às doenças e o facto dos frutos não se desintegrarem dos ramos durante muito tempo. O arbusto é capaz de demonstrar alta capacidade de frutificação, mais de 3 kg de fruto. A Filha do Gigante amadurece mais perto do início de julho.
Variedades de madressilva resistentes ao inverno
Quase todas as variedades de madressilva comestível toleram bem o frio. Mas nas descrições e no vídeo das variedades de madressilva, é feita menção especial às variedades com maior resistência à geada para a Sibéria e os Urais.
Pássaro azul
A planta não atinge mais de 1,5 m de altura e, na idade adulta, dá uma safra de volumes médios. O amadurecimento ocorre em meados de junho, mas, ao mesmo tempo, os frutos individuais podem amadurecer nos galhos por cerca de um mês. Os bagos são de tamanho e peso médios, cor azul, aroma de mirtilo e sabor adocicado e ligeiramente azedo.
Os provadores dão ao Blue Bird um 4.5. A madressilva tem alta resistência ao frio e enraíza-se bem na Sibéria em temperaturas de inverno de cerca de -35 ° C.
Wiliga
Um arbusto alto de até 2 m de copa pequena e esparsa, amadurece próximo a 30 de junho. Os frutos da variedade Wiliga são de um azul denso, não muito pesados. Mas um arbusto adulto é capaz de colher até 2,5 kg de colheita.
Os frutos silvestres têm gosto de sobremesa, sem amargor, embora haja um ligeiro azedume e adstringência, razão pela qual a variedade só recebe 4,4 pontos na avaliação da degustação. Viliga cresce bem nas regiões do norte do país e tolera frios severos de inverno abaixo de -35 ° C.
Kamchadalka
A madressilva com o nome expressivo Kamchadalka foi criada especificamente para reprodução na Sibéria. A variedade frutifica até o final de junho, com uma altura máxima de 1,5 m, o rendimento em Kamchadalka é médio e o amadurecimento é irregular e espaçado no tempo. Mas a variedade não é propensa a derramamento, então você pode apenas esperar até que a maioria dos bagos atinja a maturidade.
Os frutos do arbusto são azul-azulados com casca densa, ovais e ligeiramente alongados. O sabor é doce com acidez distinta, embora não haja adstringência e amargor na polpa. A nota média é de cerca de 4,6 pontos.
Uma característica surpreendente de Kamchadalka é sua alta resistência à geada, até -50 ° C. É possível cultivar madressilva doce mesmo nas zonas climáticas mais severas.
Conclusão
Variedades de madressilva com descrições dão uma boa idéia da variedade de arbustos de frutas. Se desejar, para o jardim, pode encontrar uma cultura com óptima resistência ao frio e rendimento, com sabor a sobremesa e frutificação precoce.