Contente
A questão de como plantar uma groselha corretamente no outono é mais cedo ou mais tarde colocada pelos jardineiros que cultivam esta fruta saborosa e saudável em seu sítio, que aprenderão sobre a possibilidade de plantar uma planta após o período de verão. E não é surpreendente, porque esse método tem suas vantagens.
Quando é melhor plantar groselhas: na primavera ou no outono
Plantar groselhas no outono tem vários benefícios.
Em primeiro lugar, no outono, o sortimento de material de plantio em lojas especializadas e viveiros se expande significativamente. Nas janelas surgem muitas variedades diferentes, graças às quais poderá escolher a mais adequada às condições da zona climática. A seleção de mudas de raiz aberta também está aumentando, possibilitando uma inspeção completa da planta antes da compra. A probabilidade de compra de material de plantio de baixa qualidade é significativamente reduzida.
Em segundo lugar, a taxa de sobrevivência das groselhas no plantio de mudas no outono é muito maior do que na primavera, uma vez que o arbusto não precisa gastar energia no crescimento e desenvolvimento dos brotos nesta época. Como todas as forças da groselha na queda visam o fortalecimento do solo e o desenvolvimento do sistema radicular, suas taxas de sobrevivência chegam a cerca de 85-92%. A baixa temperatura do ar também auxilia na adaptação da planta após o transplante.
O terceiro benefício é a economia de tempo significativa. Após o plantio no outono, os arbustos de groselha requerem manutenção mínima: a rega será realizada principalmente com a ajuda das chuvas de outono, as temperaturas frias retardarão o processo de evaporação da umidade. Tudo isso contribui para o melhor enraizamento das mudas no solo.
Entre as desvantagens do plantio de outono da groselha, pode-se destacar uma alta probabilidade de congelamento do sistema radicular com uma queda acentuada da temperatura, bem como um aumento do perigo de ataque de roedores, que não perdem a oportunidade de provar os jovens. latir no outono.
Como plantar groselhas no outono
O processo de plantio de groselhas no outono tem muitas sutilezas e nuances que devem ser levadas em consideração. Para que a planta cresça e se desenvolva bem, ela precisa receber um local confortável e cuidados adequados desde os primeiros dias de vida. Primeiro, você precisa decidir sobre o momento do plantio, enquanto para cada região eles serão diferentes.
Tempo recomendado
Dependendo das condições climáticas da região, o plantio de groselhas no outono é realizado no início de setembro ou início de outubro. O principal é que antes que cheguem as primeiras geadas, resta pelo menos meio mês: durante esse tempo a planta terá tempo para se fortalecer e criar raízes.
Na região de Moscou e centro da Rússia, as operações de plantio, via de regra, são realizadas dos últimos dias de setembro a meados de outubro. Na Sibéria e nos Urais as geadas chegam mais cedo, portanto, o plantio de groselha deve ser iniciado na primeira quinzena de setembro, para que as mudas tenham tempo de se fortalecer.
É recomendável plantar groselhas em tempo nublado e calmo. É melhor comprar mudas cerca de 10 a 14 dias antes da data planejada de plantio.
Seleção do local e preparação do solo
O local de plantio da groselha deve ter uma superfície plana, ser bem iluminado e protegido de rajadas de vento. Os arbustos não devem ser colocados em terras baixas pantanosas e locais com água subterrânea.
Também é indesejável colocar groselhas em áreas onde o solo foi esgotado por framboesas ou groselhas. Essas plantações são ameaçadas por pragas e patógenos comuns que podem permanecer no solo por um período de tempo bastante longo.
A localização de arbustos de groselha junto a cercas ou árvores frutíferas é permitida, mas neste caso deve-se ter em mente que com o tempo, seus rebentos crescem fortemente. Por isso, ao escolher um local, é importante manter uma distância de pelo menos 1,5 m da cerca e pelo menos 2 m de outras árvores.
O solo para o plantio de groselhas no outono deve ser nutritivo. Uma mistura de solo para envasamento contendo:
- solo superficial (2 partes);
- húmus (parte 1);
- potássio sulfúrico (50 g);
- fosfato duplo (50 g).
Todos os componentes devem ser bem misturados. A mistura de nutrientes resultante é despejada nas covas de plantio com antecedência, cerca de duas semanas antes do plantio, para que tenha tempo de se assentar um pouco. Se o solo na área selecionada for muito pesado, argiloso, não será supérfluo adicionar areia de rio (1 parte) à mistura de solo.
Seleção e preparação de uma muda
Mudas de groselha com sistema radicular aberto com não mais de dois anos são ideais para o plantio no outono. Mudas mais velhas demoram mais para criar raízes, pois o processo de adaptação é mais demorado. Ao escolher, em primeiro lugar, deve-se prestar atenção aos brotos e ao sistema radicular. O comprimento de 2 a 3 brotos fortes deve ser de pelo menos 30 cm, e as raízes devem ter pelo menos 20 cm.
Se o sistema radicular das mudas estiver seco, é necessário colocá-las em água morna por um dia. Depois disso, é necessário remover a massa decídua principal das plantas jovens, bem como as raízes danificadas e secas que não se recuperaram após a imersão em água.
Em seguida, você deve preparar uma mistura de argila na qual a muda de groselha irá aguardar o transplante para um local permanente. Para prepará-lo, você precisará dos seguintes componentes:
- 1 kg de argila;
- 1 kg de solo preto;
- 2 pacotes de "Kornevin";
- 3 litros de água.
Como plantar groselhas no outono
O plantio de groselhas em várias fileiras é melhor feito de acordo com o esquema padrão, segundo o qual a distância entre os arbustos em uma fileira deve ser de aproximadamente 1,5 m, e entre as fileiras - 2,5 m.
Algoritmo para plantar mudas de groselha no outono:
- Algumas semanas antes do plantio, cave a área até a profundidade de uma pá de baioneta, enquanto simultaneamente se livra das ervas daninhas e quebra todos os pedaços de terra dura.
- Cave um buraco de aterrissagem. Seu tamanho deve exceder o tamanho do sistema radicular da planta. Em média, o diâmetro ideal é de 50 cm, a profundidade é de cerca de 60 cm.
- Despeje 2/3 da mistura de solo nutritiva pré-preparada na cova de plantio, distribua uniformemente.
- Com o 1/3 restante da mistura de nutrientes do solo, forme um pequeno monte na cova. Portanto, deixe a terra descansar por cerca de duas semanas.
- Após duas semanas, você pode iniciar o processo de plantio propriamente dito. A muda deve ser colocada em posição vertical em uma cova de plantio em um monte, enquanto suavemente endireita as raízes.
- Regue e cubra com terra localizada ao longo das bordas da cova de plantio, de forma que o colo da muda fique enterrado no solo cerca de 5 cm.
- Pisote levemente o solo ao redor da planta, regue e aplique cobertura morta novamente em abundância.O húmus pode ser usado como cobertura morta, o que evitará a evaporação excessiva de umidade.
Cuidados com o arbusto após o plantio
Uma groselha, plantada em um local permanente no outono, requer menos manutenção após o plantio: você pode deixá-la sozinha até a próxima temporada de primavera. As chuvas de outono manterão o solo úmido e uma camada de cobertura morta e neve ajudará a planta jovem a sobreviver ao frio. Se o inverno promete ser com pouca neve, é recomendável construir um abrigo adicional para as mudas com materiais isolantes de calor especializados.
Conclusão
Para plantar groselhas de forma adequada no outono, é importante seguir algumas regras simples. A variedade da planta deve ser escolhida com base nas condições climáticas da região em que se pretende plantar. O momento do plantio também dependerá do clima. Quando colocadas em solo nutriente, as mudas cobertas com uma camada de cobertura morta não requerem manutenção adicional até o início do primeiro degelo.