Contente
Ao procurar arbustos com folhagem densa, boa taxa de sobrevivência e frutas grandes e doces, você deve prestar atenção à groselha de gengibre. Esta variedade é considerada uma das mais populares entre os veranistas. Não requer muita experiência em jardinagem para cultivá-lo. O arbusto dá frutos grandes e médios com casca vermelha e um agradável sabor agridoce.
Para quem é isso
Até mesmo um jardineiro novato pode começar a cultivar a variedade Kolobok. Esta groselha não requer cuidados específicos. Basta escolher o local certo para o plantio e garantir a irrigação sistemática.
Esta variedade de groselha é destinada principalmente às regiões centrais do país. É importante notar que os Kolobok podem ser encontrados em todo o território. Se você fornecer a ele os cuidados adequados e abrigo do frio, a colheita de groselha pode ser obtida nas regiões do norte.
Características de variedade
O homem-biscoito de groselha é considerado uma das variedades de meia-temporada. O jardineiro pode colher no meio do verão. A planta forma um arbusto poderoso e extenso de até um metro e meio de altura. Os ramos têm um pequeno número de espinhos, que se localizam nos nós.
Os botões são volumosos, castanhos. Folhas de groselha são organizadas em pecíolos curtos. Eles têm contornos suaves. A folhagem de Kolobok é de um verde profundo com veios coloridos.
Características das bagas de Kolobok
A seguir, listamos as principais características das bagas Kolobok:
- pele densa, de um vermelho profundo;
- peso de 3-4 a 7 g;
- forma arredondada ou ligeiramente alongada;
- polpa suculenta e ligeiramente crocante;
- sementes pequenas;
- cheiro bom;
- sabor agridoce;
- revestimento ceroso claro.
Se considerarmos a composição química das bagas de groselha Kolobok, ela contém ácido ascórbico, antocianinas, açúcar. A polpa tem sabor agradável, agridoce. Durante a colheita, os frutos são facilmente separados do galho. Os poucos espinhos no mato também são uma vantagem na hora de colher os frutos.
Escolha de um lugar no site
Para que a groselha de gengibre dê frutos bem, você precisa plantar um talo em um local adequado. Os principais requisitos são iluminação suficiente, composição do solo e uma distância moderada do lençol freático.
O melhor playground para Kolobok
As groselhas podem ser plantadas onde leguminosas, batatas ou beterrabas eram cultivadas anteriormente. Mas no local onde antes havia framboesas ou groselhas, o Kolobok não deve ser plantado.
O melhor lugar para comer groselhas é uma área livre e bem iluminada. Se não houver tal zona para uma muda no jardim, um local com sombra parcial é adequado.
Umidade do solo
O segundo fator importante é a proximidade das águas subterrâneas. Embora o homem-biscoito de groselha requeira rega regular, o excesso de umidade pode provocar doenças fúngicas na planta. Se o lençol freático tiver menos de dois metros de profundidade, será necessário preparar um aterro antes de plantar o arbusto.
Composição do solo
Existem vários requisitos para a composição do solo. Para que a groselha Kolobok dê frutos bem, a terra deve ser:
- neutro / ligeiramente ácido;
- solto;
- fertilizado.
Após o plantio da planta, o teor de umidade do solo deve ser monitorado. Quando chover periodicamente, isso será suficiente para o crescimento do arbusto. Se o verão for seco, as groselhas terão de ser regadas.
Características de plantar um arbusto
Você pode plantar um Kolobok de groselha na primavera ou no início do outono. No primeiro caso, a época mais adequada é meados de março. Então a muda terá tempo de criar raízes antes do período de aparecimento de novos ramos.
Se um arbusto for plantado no início do outono, ele deve criar raízes antes da geada. Este método é adequado para jardineiros que vivem nas regiões sul e centro do país. O plantio de groselhas Kolobok no outono permite obter os melhores resultados.
Preparação de mudas
Para que a muda crie raízes rapidamente e, posteriormente, dê frutos abundantes, ela precisa de nutrientes suficientes. Portanto, antes do plantio, suas raízes devem ser mantidas em uma solução de humato de sódio (3 colheres de sopa para cada 5 litros de água são suficientes).
Uma muda jovem com um sistema radicular bem desenvolvido será um novo colono ideal no jardim. Se galhos secos forem visíveis no arbusto, eles são cortados antes do plantio.
Processo de plantio
No local escolhido para a groselha, é puxado um recesso com um volume de cerca de um balde. Se o arbusto for plantado no outono, deve ser preparado algumas semanas antes do plantio. Na primavera, é o suficiente para cavar um buraco em uma semana.
Recomenda-se colocar uma pequena quantidade de cinza ou húmus no fundo. Para o plantio na primavera, sulfato de potássio e superfosfato também podem ser adicionados. A muda é imersa na reentrância verticalmente antes de se ramificar. Em seguida, você deve espalhar as raízes com cuidado. Depois de serem colocados, eles começam a cobri-los com terra. Nesse caso, é importante evitar a formação de cáries. No processo de adormecer, é recomendável socar o solo periodicamente.
No final do plantio, a groselheira é regada abundantemente com água. Em seguida, os ramos são podados de modo que cerca de cinco botões desenvolvidos permaneçam em cada um. Ao redor do tronco, o solo é fertilizado com húmus. Isso reduz a evaporação da umidade do solo. Além disso, essa medida evita a formação de uma crosta na superfície.
Cuidados com a planta
Para que uma planta se desenvolva corretamente, ela precisa de cuidados adequados. O homem-biscoito de groselha precisa de poda regular.
Com a retirada de alguns galhos, o arbusto fica melhor iluminado. Além disso, esta medida permite evitar o espessamento excessivo e promove uma melhor frutificação.
Uma das características da groselha de gengibre é sua tendência a crescer demais. Portanto, a poda dos ramos começa imediatamente após o transplante da planta.
Recortando a descrição
A poda repetida do Kolobok é realizada a cada dois anos na primavera. Você precisará remover os galhos que cresceram diretamente acima do solo. Também vale a pena cortar os rebentos fracos que não atingiram 20 cm de comprimento.
Posteriormente, a poda também será necessária. Isso remove:
- ramos crescendo diretamente acima do solo;
- pontas de brotos crescidos demais;
- brotos tornando a coroa muito espessa;
- ramos danificados e enfraquecidos;
- crescimento da raiz.
Se você desbaste regularmente o arbusto, haverá luz solar suficiente para os ramos frutíferos. Também é necessário remover o crescimento da raiz para que mais umidade e nutrientes entrem no tronco. Com essa abordagem, a groselha Kolobok frutifica abundantemente por 10-15 anos.
No entanto, cuidar de uma planta plantada não se limita à poda. O solo ao lado da groselha Kolobok é exigido regularmente:
- rega;
- alimentação;
- afrouxar.
A rega é relevante apenas em caso de verão seco. Como já mencionado, a umidade excessiva pode causar doenças fúngicas ou podridão da raiz.
Se um jardineiro planeja plantar vários arbustos de groselha de uma vez, é recomendável preparar um sistema de irrigação por gotejamento.Porém, ao plantar uma ou duas plantas, tal medida não será aconselhável.
Afrouxando e removendo ervas daninhas
Recomenda-se realizar mais dois procedimentos imediatamente após a rega: remover as ervas daninhas e soltar. Nesse caso, é importante não prejudicar o sistema radicular da groselha espinhosa Kolobok. Após o umedecimento, o solo fica mais macio e elástico, portanto, a sacha e o afrouxamento são realizados após a rega.
Fertilização
Recomenda-se fertilizar o solo durante o plantio. O fornecimento inicial de nutrientes à planta durará três anos. No quarto ano, um complexo de fertilizantes deve ser adicionado para manter a alta produtividade. A composição inclui:
- composto;
- sulfato de amônia;
- superfosfato;
- sulfato de potássio.
A proporção dos ingredientes é a seguinte: para 5 kg de composto, 25 g de sulfato de amônio e sulfato de potássio e 50 g de superfosfato. Esta composição se encaixa bem sob os arbustos e bate.
Frutificação
Se você cuidar da groselha Kolobok de acordo com as instruções, ela trará até 10 kg de frutas vermelhas por ano.
Essa variedade é resistente a doenças e infecções fúngicas, que conquistaram a simpatia dos jardineiros. As groselhas maduras aderem bem aos galhos. Na hora da colheita é fácil retirá-lo sem danificá-lo. A variedade possui excelente transportabilidade.