Contente
- 1 Quando você precisa transplantar groselhas
- 2 Quando é melhor transplantar groselhas: no outono ou na primavera
- 3 Como transplantar groselhas para um novo local na primavera ou no outono
- 4 Regras para cuidar de groselhas após o transplante
- 5 Quais erros são cometidos com mais frequência pelos jardineiros
- 6 Conclusão
Alguns jardineiros preferem transplantar groselhas no outono, enquanto outros na primavera. Mas que horário ainda é o mais ideal e como evitar erros durante o trabalho, poucos sabem. Será útil conhecer as regras da tecnologia agrícola para o transplante do Redberry.
Quando você precisa transplantar groselhas
As razões pelas quais foi necessário transplantar arbustos de groselha adulta podem ser muito diversas. Às vezes, escolher o lugar certo não funciona imediatamente, os jardineiros nem sempre levam em consideração o tamanho futuro de um arbusto adulto ao plantar. Como resultado da luta por nutrientes e território, as groselhas ou começam a suprimir seus vizinhos, ou as plantas vizinhas começam a afetar negativamente seu desenvolvimento e frutificação.
Outra razão significativa, na presença da qual o transplante de um arbusto muitas vezes é simplesmente necessário, é a sua derrota por várias doenças que se desenvolvem devido à localização em condições inadequadas. Às vezes, o replantio é a única maneira de salvar uma planta que está morrendo diante de nossos olhos. Assim, por exemplo, quando colocadas em terras baixas, as groselhas tornam-se facilmente vulneráveis a infecções fúngicas.
Quando é melhor transplantar groselhas: no outono ou na primavera
Muitos jardineiros estão se perguntando qual é a melhor época para transplantar groselhas. O outono e a primavera são adequados para este procedimento. No entanto, a época ideal para o transplante ainda é o outono, quando a frutificação já terminou e o arbusto entrou em estado de dormência. A planta, assim, poderá direcionar todas as suas forças para o enraizamento no solo sem prejuízo da formação dos frutos. É por isso que é melhor transplantar groselhas para outro lugar no outono.
É possível transplantar groselhas para um novo local na primavera, no entanto, os botões dos brotos do arbusto começam a se formar muito cedo, por isso não é uma tarefa fácil encontrar o momento ideal para o transplante durante esse período. Após o início da formação dos botões, é indesejável estressar e prejudicar o sistema radicular do arbusto. Será muito difícil para ela se recuperar mais tarde, já que todas as forças da planta durante este período são voltadas para a formação de massa caducifólia. Com isso, a adaptação da planta transplantada será lenta, o que, por sua vez, afetará negativamente o seu desenvolvimento e a qualidade da cultura.
Como transplantar groselhas para um novo local na primavera ou no outono
Depois de decidir transplantar groselhas de um lugar para outro, você precisa se familiarizar com todas as complexidades desse processo. Caso contrário, para um jardineiro inexperiente que nunca trabalhou com esta cultura antes, é fácil cometer muitos erros durante o transplante, o que no futuro pode afetar negativamente o desenvolvimento da planta.
Quando transplantar groselhas na primavera
Para um transplante adequado de groselhas na primavera, é importante, em primeiro lugar, determinar o momento do trabalho.Os botões dos rebentos da planta começam a inchar muito cedo, com a chegada dos primeiros dias quentes. E no final de maio, a maioria das variedades deste arbusto já começam a dar os primeiros frutos.
Para cada região, as datas ideais para o transplante de groselhas na primavera são individuais, além disso, em anos diferentes podem avançar ou retroceder e dentro da mesma região.
É possível transplantar groselhas em abril
Em algumas regiões onde o aquecimento da primavera começa tarde demais, o transplante de arbustos é permitido no início de abril. Isso inclui, por exemplo, o território da Sibéria e dos Urais. Nesse caso, o principal também é confiar na regra básica e iniciar o trabalho de plantio antes do início do escoamento da seiva.
Quando transplantar groselhas no outono
Determinar quando exatamente transplantar groselhas para um novo lugar é muito mais fácil no outono. Via de regra, o período do final de setembro ao início de outubro é propício para o transplante, quando os processos de atividade vital irão desacelerar e todas as folhas cairão dos brotos. A data exata é escolhida de acordo com as condições climáticas da região. Antes do início das primeiras geadas, deve haver tempo suficiente para o arbusto transplantado criar raízes e ficar mais forte.
Seleção do local e preparação do solo
Ao escolher o local de plantio, deve-se ter em mente que as groselhas adoram áreas bem iluminadas com solo úmido. No entanto, não é recomendável colocar a planta em terras baixas, onde se forma a estagnação da água, o que faz com que o solo muitas vezes se torne pantanoso. A exposição prolongada a solo alagado pode levar à deterioração do sistema radicular e ao desenvolvimento de doenças fúngicas, às quais a maioria das variedades não tem imunidade.
O local também deve ser protegido de rajadas de vento. É por isso que a planta é freqüentemente plantada ao lado de uma cerca. Neste caso, a distância do arbusto à cerca deve ser de pelo menos 1,5 m.
Não é recomendado colocar groselhas em áreas onde crescem framboesas ou groselhas ou cresceram pouco antes, uma vez que essas culturas são caracterizadas pelas mesmas doenças e pragas. Como resultado, um arbusto completamente saudável após o transplante pode assumir o controle de qualquer doença de seu antecessor.
Ao transplantar, também é importante considerar que o solo argiloso claro é mais adequado para groselhas. Turfa ou areia é adicionada a solo muito pesado para torná-lo mais leve, argila é adicionada a solo muito leve. A acidez do solo deve ser baixa. A área selecionada deve ser desenterrada, enquanto a limpeza de todos os resíduos vegetais.
Para se obter uma colheita rica na próxima primavera, deve-se ter o cuidado de que a planta receba do solo todos os nutrientes necessários ao crescimento normal dos brotos, ao desenvolvimento e à formação dos frutos. Para isso, é preparada uma mistura de solo fértil, que posteriormente será preenchida com covas de plantio. Consiste nos seguintes componentes:
- 2 partes do solo superficial;
- 1 parte de composto.
Preparando arbustos de groselha para transplante
Os arbustos de groselha devem primeiro ser preparados para o transplante. O algoritmo de preparação é o seguinte:
- Pode podar os brotos velhos e espinhosos. Apenas os ramos mais novos e mais fortes (6 - 7 peças) devem ser deixados. Reduza os brotos restantes em um terço. Isso tornará mais fácil trabalhar com a planta.
- Desenhe um círculo ao redor do arbusto a uma distância de cerca de 30 cm de cada lado.Cave em um arbusto ao longo deste círculo, cortando todas as raízes fora dele com uma pá ou machado.
- Com uma pá ou pé-de-cabra, retire o arbusto do chão, coloque-o na fita e entregue no local escolhido para o transplante.
Se o arbusto transplantado for muito grande e maciço, o diâmetro da parte que precisa ser cavada pode ser determinado com base no tamanho da copa. A própria bucha deve ser removida do solo com cuidado, tomando cuidado para não danificar o sistema radicular.
Como transplantar adequadamente as groselhas para outro lugar
As groselhas podem ser transplantadas para outro lugar usando vários métodos. Abaixo está o mais simples e popular.
Algoritmo de transplante:
- Cave uma cova de plantio no local selecionado de um diâmetro ligeiramente maior em comparação com o tamanho da coma de terra. A profundidade da cova de plantio deve ser, em média, cerca de 50 cm.
- Despeje 4 baldes de água na cova e preencha com a mistura de solo preparada.
- Coloque o arbusto na posição vertical ou ligeiramente inclinado em um buraco, aprofundando não mais do que 7 - 10 cm. Segurando a planta, preencha o espaço livre nas laterais com os restos da mistura fértil.
- Limpe o solo, umedeça abundantemente (3 baldes de água para 1 planta).
Regras para cuidar de groselhas após o transplante
Imediatamente após o transplante da groselha no outono, recomenda-se cobrir o círculo do tronco com uma camada de turfa, graças à qual a umidade não evaporará tão rapidamente. Os rebentos devem ser cortados até ao fim, localizados bem no fundo, os botões.
O cuidado adicional é simples e consiste na rega regular, antes da qual a camada de cobertura morta é removida e depois devolvida. O arbusto transplantado não precisa de abrigo para o inverno: basta borrifá-lo com serragem.
Cuidar das groselhas após o transplante para um novo local na primavera é um pouco diferente. A rega nesta altura deve ser feita com cuidado, procurando não humedecer demasiado o solo. Em primeiro lugar, você deve se concentrar na quantidade de precipitação. Entre outras coisas, a remoção regular de ervas daninhas, a fertilização com fertilizantes complexos e medidas de proteção contra pragas são adicionadas aos cuidados do arbusto transplantado na primavera.
Uma planta transplantada na primavera será capaz de frutificar já no próximo ano. Uma exceção é feita por arbustos, cuja causa do transplante é a doença. Você deve esperar uma colheita deles apenas no 2º ao 4º ano.
Quais erros são cometidos com mais frequência pelos jardineiros
Os erros mais comuns entre os jardineiros ao transplantar groselhas são:
- Removendo um coma de terra antes do transplante. Uma planta adulta não gosta de expor as raízes: se plantada sem um torrão de terra, enraizará pior, se desenvolverá mais lentamente e doerá com mais frequência.
- Plantar em solo esgotado, negligenciando a adição de fertilizantes orgânicos. Para um desenvolvimento normal, as groselhas precisam de muitos nutrientes e, em um solo comum, geralmente não são suficientes. É por isso que o composto é obrigatório nas covas de plantio.
- Temperatura da água muito baixa durante a rega. A temperatura confortável da água para as groselhas é de 18 a 25 graus Celsius.
Conclusão
Quando transplantar groselhas, no outono ou na primavera, cada jardineiro deve determinar por si mesmo. A melhor época para trabalhar é o outono. No entanto, há situações em que simplesmente não há como esperar até o outono, como, por exemplo, no caso de um arbusto afetado por várias doenças. Se você seguir as regras básicas, o transplante só vai beneficiar a planta.