Groselha Smena: características e descrição da variedade

Obtida por meio de pesquisas de melhoramento em um viveiro de frutas e bagas de Moscou, a groselha Smena foi inscrita no Registro Estadual da Federação Russa em 1959. Por muitas décadas, a popularidade da variedade não diminuiu em nada. Hoje, esta cultura da baga é apreciada pelos jardineiros por sua despretensão com o clima e as condições de cultivo, bem como pelo sabor incomparável de frutas suculentas e saudáveis.

Descrição da variedade de groselha Smena

A variedade de groselha espinhosa Smena, de maturação média tardia, é um arbusto de distribuição média com rebentos fortemente ramificados. Os rebentos verdes claros tornam-se cinzentos com a idade, espinhos isolados encontram-se ao longo de todo o seu comprimento. Não há espinhos no topo da cabeça. As folhas verdes, médias e grandes, apresentam forma trilobada e superfície lisa em ambos os lados, com ligeira pubescência. As folhas são serrilhadas nas bordas e têm o topo arredondado. Os pincéis de flores da variedade são verdes claros, coletados de 2 a 3 flores, que, após a polinização, se transformam em frutos vermelho-vinho. Os bagos são de tamanho médio, pesando até 2,2 g, regam abundantemente os ramos do arbusto, que se inclinam para o solo com o peso da colheita. O sabor da fruta é agradável, doce e azedo. Os espinhos do arbusto são fracos, raros, os espinhos finos localizam-se nos ramos um a um, não capturando a copa. Isso torna o cuidado e a colheita conveniente e fácil. A variedade Smena é autopolinizada, autofértil, ou seja, não necessita de vizinhos polinizadores para frutificação ativa.

Groselhas da variedade Smena, uma foto visual é apresentada abaixo, são divididas em zonas por toda a Rússia, exceto no leste da Sibéria e no norte do Cáucaso.

Resistência à seca, resistência à geada

A variedade Smena tem boa resistência à geada, sem abrigo, a groselha é capaz de tolerar até 25 graus de geada. Mudas jovens nessa temperatura no inverno precisam de abrigo. A groselha adapta-se a curtos períodos de seca, mas para se obter uma boa colheita é necessário regar regularmente o arbusto durante a floração e a frutificação.

Frutificação, produtividade

Groselha Smena é uma variedade frutífera: cerca de 6 kg de bagas são retirados de um arbusto por temporada, que duram muito tempo e não se esfacelam quando a colheita atrasa. Os frutos desta variedade médio-tardio amadurecem no início a meados de julho. O período de frutificação vai até o final de agosto.

Vantagens e desvantagens

As vantagens da variedade de groselha Smena estão nas seguintes características:

  • resistência a doenças, em particular ao oídio;
  • alta resistência à geada;
  • excelente rendimento;
  • retenção a longo prazo de bagas maduras nos ramos sem derramar e rachar;
  • fertilidade própria;
  • versatilidade no uso de frutas.

No entanto, a variedade Smena também tem desvantagens:

  • o rápido crescimento do crescimento jovem;
  • instabilidade às pragas;
  • pequenos frutos.

A descrição das características da groselha Smena é totalmente consistente com as avaliações de jardineiros experientes que a cultivam para obter rendimentos consistentemente elevados, apesar das condições climáticas e cuidados.

Informações visuais mais detalhadas sobre a variedade de groselha Smena podem ser encontradas no vídeo:

Características de reprodução

Groselhas da variedade Smena podem ser propagadas:

  • camadas e cortes;
  • dividindo o mato.

Para a estratificação, são escolhidos galhos fortes, que na primavera são colocados com fixação em valas rasas cavadas ao redor do arbusto. Polvilhe terra por cima, regada. As mudas de groselha são cuidadas durante todo o verão e no outono são plantadas em local permanente. Para as estacas, são escolhidos brotos de 2 anos de idade e cortados brotos de 20 cm de comprimento, que são então plantados em cristas separadas sob uma película, cuidadas e arejadas. Com a sobrevivência bem-sucedida, folhas jovens aparecem nos processos.

A divisão é feita em velhos arbustos de groselha da variedade Smena, quando é necessário rejuvenescê-los. Depois de abundante rega, o arbusto é desenterrado, suas raízes são divididas em partes com uma faca afiada e assentadas.

Importante! Aconselha-se a propagação de mudas de groselha em camadas: este método é o mais eficaz e o mais simples. Arbustos antigos são propagados melhor dividindo o arbusto.

Plantar e sair

Plantar groselhas A mudança é programada para o outono ou primavera. Nas regiões do sul, é aconselhável plantar plantas no outono - início de outubro. Durante o período quente do outono, as mudas têm tempo para criar raízes e se preparar para o inverno. Em regiões de climas mais frios, o plantio é realizado no início da primavera - no início ou meados de abril. Um local ideal para a produção de groselhas seria uma área ensolarada, bem iluminada e protegida de ventos frios. Um pequeno morro é perfeito, onde a ocorrência de água subterrânea é profunda. O desenvolvimento posterior da planta depende do material de plantio corretamente selecionado. Portanto, as mudas para plantio são escolhidas fortes, com sistema radicular desenvolvido, sem danos mecânicos. Para uma melhor sobrevivência, antes do plantio, as groselhas jovens são colocadas em uma solução biológica especial para estimular a formação de raízes.

O algoritmo de pouso é o seguinte.

  1. A preparação de covas de plantio começa 2 semanas antes do plantio.
  2. Os poços são cavados em tamanho 40x40 a uma distância de cerca de 1 m um do outro.
  3. O solo da cova é misturado com composto ou húmus, fertilizantes minerais são adicionados - 50 g cada de superfosfato e sulfato de potássio.
  4. Em seguida, o solo é despejado na cova com uma lâmina e uma muda de groselha da variedade Smena é colocada verticalmente.
  5. Com cuidado, em camadas, despeje a terra e certifique-se de que o colo da raiz não fique muito profundo.
  6. O solo é compactado, abundantemente regado e coberto com folhas mortas ou húmus.
Importante! Se o solo no local for argiloso e pesado, areia de rio é adicionada para plantar as groselhas, acrescentando 1 balde em cada cova.

Regras de crescimento

Apesar de a variedade de groselha Smena ser um arbusto despretensioso que não requer cuidados especiais, técnicas agrícolas convencionais devem ser usadas para bons rendimentos. Segundo eles, a saída consiste em:

  • na rega regular com água morna na raiz;
  • cobrindo o círculo do tronco com húmus - para excluir a rápida evaporação da umidade e, adicionalmente, fertilizar o solo;
  • fertilizar com fertilizantes minerais a partir dos 3 anos;
  • poda - sanitária e formativa.

Após o plantio, nos primeiros 2 anos, a variedade de groselha Smena não precisa de fertilização, pois possui nutrientes suficientes no solo. No futuro, um fertilizante mineral complexo com nitrogênio será aplicado anualmente no início da primavera. A cobertura é feita antes do início do fluxo de seiva, imediatamente após a poda sanitária. Quando os ovários começam a aparecer, o composto podre é introduzido diretamente no solo. Durante a frutificação, a variedade de groselha Smena responde bem aos fertilizantes de fósforo e potássio, que adicionam 2 colheres de sopa. para cada arbusto adulto. No final do outono, após a queda da folhagem, a fertilização mineral do arbusto é repetida.

A poda sanitária da groselha Smena é realizada no início da primavera com a remoção dos ramos secos, quebrados e danificados. Os rebentos com sinais de doença, rachados e velhos também são cortados. A poda formativa consiste em aparar os topos em 2/3 do comprimento, se necessário.Os arbustos com mais de 7 anos requerem uma poda rejuvenescedora, que consiste em retirar todos os rebentos, deixando pequenos troncos com botões saudáveis.

Toda a folhagem do tronco circula antes do início do inverno é varrida e queimada, enquanto o solo é capinado e solto. Para fins preventivos, a coroa é tratada com fungicidas. Em regiões com pouca neve, os ramos da groselha são ligeiramente dobrados e cobertos com material não tecido. Para proteger a groselha dos roedores, são usados ​​ramos de abeto, com os quais são amarrados os troncos do esqueleto para que as agulhas fiquem no interior do arbusto. Além disso, os ramos do esqueleto perto do solo são embrulhados com saco, spunbond ou náilon.

Importante! Após a poda, todos os cortes frescos da groselha Smena são tratados com breu, que protege contra infecções e propagação de pragas.

Pragas e doenças

A Groselha Smena é uma variedade bastante resistente às doenças características desta cultura. Com a tecnologia agrícola adequada, a planta não fica exposta nem mesmo à doença mais comum das groselhas - o oídio. No entanto, é menos resistente à antracnose - o aparecimento de manchas marrom-escuras nas folhas. O combate consiste em processar uma solução de sulfato de cobre (50 g por 10 litros de água). Das pragas que preferem se instalar em plantas cultivadas, a groselha Smena é a mais suscetível a lagartas e pulgões. Livre-se deles com inseticidas.

Conclusão

Groselha Smena por suas propriedades e versatilidade de uso de frutas é muito difundida entre os jardineiros amadores. Fortes, com epiderme densa, os bagos são resistentes aos danos mecânicos, o que lhes confere um aspecto atraente em compotas e compotas, bem como boa transportabilidade.

Testemunhos

Inna Voropaeva 26 anos, região de Moscou
Variedade de groselha Minha mudança vem crescendo há muito tempo em minha casa de verão. Eu uso bagas para processamento - geleia e compotas são muito saborosas. Para consumo in natura, usamos outras variedades de groselhas - precoces e de frutos grandes. Mas também adoro Smena pela sua despretensão, pela capacidade de crescer e dar boas colheitas mesmo em condições adversas.
Vladimir Kozlov 60 anos, Khabarovsk
Muitos jardineiros não gostam de Smena para pequenas frutas. Mas, eu não concordo - os frutos desta groselha não são realmente grandes, mas também não são pequenos. É tudo uma questão de tecnologia agrícola. O fato é que os arbustos sem poda ficam muito espessos devido ao crescimento rápido dos jovens. Portanto, todo ano eu corto groselhas fortemente - eu removo até 30% de todos os galhos velhos. Os frutos silvestres são bem iluminados o que os torna açucarados e deliciosos. A maturação ocorre mais cedo.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção