Contente
Framboesa não é em vão que ele gosta de tanta atenção e amor entre os jardineiros. Ao escolher a técnica de cultivo certa, ela terá um número bastante grande de vantagens em comparação com as framboesas comuns. Mas se, por inexperiência, você escolher a maneira errada de podar ou cuidar, então cultivá-la pode causar muitos problemas e problemas. Em qualquer caso, você precisa entender que, como a maioria das culturas hortícolas, as framboesas têm limitações em sua vida útil. Não importa o quão maravilhoso você cuide dele, após 10-12 anos de plantio, ele ainda precisará ser atualizado. Por outro lado, as mudas framboesa remanescente não é barato. Se você quiser plantar uma framboesa de tamanho decente, o investimento inicial na compra de mudas será muito significativo. Tudo isso sugere que framboesas remanescentes precisam ser aprendidas. multiplicar.
O fato é que a maioria das variedades de framboesas remanescentes forma um pequeno número de brotos de reposição, e algumas variedades nem mesmo os formam. No entanto, esse recurso pode até ser considerado uma vantagem, já que cuidar dos arbustos de framboesa é muito mais fácil - não há necessidade de desbastes infinitos. E usando algumas técnicas não convencionais, é bem possível multiplicar até mesmo vários arbustos de framboesa em vários anos, de modo que haja mudas suficientes para venda e para plantar sua própria framboesa.
Diferentes formas de criar framboesas
Como propagar framboesas remanescentes? Existem várias maneiras e todas são bastante confiáveis. Alguns deles permitem que você obtenha mudas prontas em uma estação. Outros o obrigarão a se armar de paciência, pois os arbustos de framboesa maduros prontos só podem ser obtidos um ano após o início do processo de criação.
Camadas de raiz
Este método de criação é o mais tradicional para as framboesas. Como mencionado acima, devido à baixa capacidade de formação de rebentos da maioria das variedades de framboesas remanescentes, seu uso é um tanto limitado e não se pode contar com um grande número de mudas.
No entanto, é totalmente inadequado negligenciá-lo, porque:
- Em primeiro lugar, há um número suficiente de variedades remanescentes de framboesa que formam um grande número de brotos, por exemplo, Atlant, Firebird, Guindaste, Colar de rubi, Milagre laranja... Variedade de framboesa Gigante amarela forma uma grande quantidade de brotos, mas é semi-reparada, ou seja, não está sujeita à poda obrigatória de outono, uma vez que a segunda safra se forma apenas no topo dos brotos.
- Em segundo lugar, você pode usar uma técnica agrotécnica especial que permite aumentar o número de brotos emergentes. Consiste no fato de que no segundo ou terceiro ano após o plantio da muda, no início da primavera, a parte central do arbusto é cuidadosamente cortada com faca afiada. O diâmetro da parte cortada pode ser de aproximadamente 10-20 cm, claro que este procedimento deve ser executado com muito cuidado.
A parte central é transplantada para um local separado e cresce ainda mais. A essência do método é que cerca de 20 novos brotos podem se desenvolver a partir das raízes que permanecem no solo, que podem ser colocadas em mudas no futuro. - Em terceiro lugar, se na primavera pelo menos metade de todos os brotos que se formaram for cortada ou plantada perto do arbusto, no ano seguinte o número de brotos aumentará. Assim, ao propagar regularmente os arbustos separando as camadas, você apenas aumenta sua capacidade de reprodução.
Camada verde
Para a reprodução de framboesas remanescentes dessa maneira, o período de primavera é o mais adequado. Quando, com o início do clima quente, novos brotos começam a brotar intensamente do solo, é necessário armar-se com uma pá, uma faca afiada de jardim e um recipiente com uma talhadeira de argila para proteger imediatamente as raízes da secagem. Fora.
Se você olhar de perto os brotos em crescimento, poderá ver o centro do arbusto, de onde cresce o maior número de brotos. Em um arbusto, sobram 4 a 6 dos mais fortes e poderosos brotos. O restante deve ser cuidadosamente separado da planta-mãe com o auxílio de uma pá e uma faca. É melhor separar aqueles que crescem a uma distância considerável do centro. Assim, a mata-mãe receberá menos danos e será mais fácil de trabalhar.
Os processos destacáveis com um pedaço de rizoma são imediatamente colocados em uma pasta de argila para evitar que as raízes sequem. Ao final do processo, os brotos são plantados em canteiro especial com solo fértil solto e regados. No outono deste ano, mudas maduras serão obtidas deles.
Assista a um vídeo abaixo que ilustra em detalhes esse processo de reprodução das framboesas remanescentes:
Camadas de raiz maduras
Um procedimento de reprodução semelhante para framboesas remanescentes pode ser realizado no outono. Se por algum motivo você não teve tempo de desbastar suas plantações na primavera, isso deve ser feito no outono. Além disso, os rebentos de outono costumam criar raízes melhor, visto que, via de regra, têm um sistema radicular mais maduro e poderoso. Há apenas uma desvantagem - durante todo o verão eles retiram nutrientes da planta mãe, o que não pode deixar de afetar a produção.
Ao desenterrar rebentos de raiz, eles podem ser imediatamente divididos pelo número de arbustos.
Estacas de raiz
A reprodução de framboesas remanescentes também é possível com a ajuda de estacas de raiz. Para isso, no outono, em tempo nublado, um dos arbustos de framboesas já frutíferas é selecionado e cuidadosamente desenterrado com a ajuda de um forcado de jardim para não danificar o sistema radicular. Normalmente, na camada superior do solo da arbusto-mãe em todas as direções, há muitas raízes com ramos. É necessário cortar alguns deles, cerca de um quinto a um sexto. O principal é não exagerar, para não enfraquecer fortemente a mata-mãe.
Em seguida, esses segmentos de raiz são enterrados no solo de um viveiro pré-preparado ou são colocados um de cada vez em potes de plástico com terra e enviados para a adega durante o inverno. Na primavera, colocadas em local quente, brotam muito rapidamente, que em clima quente já podem ser plantadas em local permanente. No outono, mudas boas e fortes crescerão a partir desses brotos.
Assista a um vídeo que descreve este método de criação:
Estacas de caule
Você pode propagar framboesas remanescentes de uma maneira muito simples. Quando você está atrasado no outono aparar todos os brotos ao nível do solo, então os próprios brotos não podem ser jogados fora, mas cortados em estacas para reprodução.É claro que a principal condição desse método de reprodução é que os arbustos estejam absolutamente sãos, caso contrário, todas as doenças passarão para as mudas obtidas.
As estacas, imediatamente após a poda, são plantadas em canteiro com solo solto e compactadas na base. Nas regiões do norte, o canteiro para o inverno pode ser coberto com tecido não tecido.
Na primavera, 50 a 90% das estacas criam raízes e brotam. Uma vez que inicialmente são plantados com bastante densidade para arbustos adultos, no outono já podem ser transplantados para um local permanente.
Propagação de sementes
Por falar em reprodução de framboesas remanescentes, não se pode deixar de citar a reprodução por sementes. Este método tem duas desvantagens: demora muito para esperar o material de plantio e as plantas obtidas a partir das sementes, em regra, correspondem apenas à variedade parental em 60%. No entanto, para os fãs de experimentos, o método de reprodução por sementes é bastante digno de existência.
Conclusão
Como você pode ver, existem maneiras suficientes de reproduzir framboesas remanescentes para que você possa usar as mudas resultantes para qualquer propósito a seu critério. Escolha as que lhe parecem mais acessíveis e desfrute do doce sabor das suas framboesas favoritas.