Contente
Nos jardins de verdadeiros conhecedores de plantas, você pode encontrar muitas maravilhas diferentes do mundo das plantas. Muitos deles são caracterizados por nomes que atraem e ao mesmo tempo despertam interesse, mas ao mesmo tempo têm pouca ligação com a realidade. A framboesa tibetana é uma representante típica dessa classe de plantas. Ela tem muitos outros nomes inspiradores: rosa com folhas, morango, framboesa sedutora, rosalina, morango-framboesa, morango, framboesa e até zemmalina. E tudo isso se trata de uma planta, que causa admiração e deleite em alguns, enquanto outros a rejeitam quase com desprezo e indignação.
Esta diferença de atitude deve-se principalmente às expectativas exageradas do arbusto, que, tendo muitas propriedades únicas, no entanto, não é de todo capaz de substituir framboesas ou morangos, e mais ainda não é o seu híbrido, como muitas vezes pessoas sem escrúpulos tentam apresentar vendedores de mudas.
Descrição da espécie
Essa planta pertence ao gênero Rubus, ou seja, é mais próxima das framboesas e das amoras-pretas, e está ligada aos morangos apenas por pertencer à mesma família rosa (Rosaceae). No entanto, a aparência das framboesas tibetanas, de fato, em parte se assemelha a morangos, e na maioria dos países de língua inglesa, devido a isso, secretamente se apropriavam do nome "morango-framboesa". No entanto, esta planta é uma espécie de framboesa silvestre separada e é oficialmente chamada pelos botânicos de framboesa sedutora (Rubus illecebrosus) ou framboesa com folhas de rosa. Talvez essas sejam duas variedades distintas, diferindo apenas no tamanho do arbusto.
Ele também sugeriu que a pátria dessa framboesa é o Japão, onde ela se espalha nas encostas das montanhas e nas florestas leves a uma altitude de 1.500 metros. De acordo com outras versões, as origens da framboesa e morango com folhas de rosa devem ser procuradas na China e no Tibete, daí um de seus nomes mais populares na Rússia - framboesa tibetana.
Desde então, ele se espalhou amplamente por toda a América do Norte e do Sul, onde é até classificado como erva daninha plantas. Na Europa, as framboesas tibetanas têm sido particularmente populares nas últimas décadas, principalmente nos países bálticos.
A framboesa rosácea é um arbusto arredondado para fora muito atraente, que raramente atinge uma altura de mais de 60-70 cm, embora em casa possa crescer até 2-3 metros. Seu rizoma é rasteiro e está localizado próximo à superfície.
Os caules da framboesa geralmente crescem verticalmente para cima, sua casca é verde e lignificada apenas na base dos brotos. As folhas são decorativas. Eles são caracterizados por:
- oblongo-lanceolado,
- cor de verde claro a verde escuro,
- superfície de chapa ondulada com bordas serrilhadas,
- comprimento da folha de 3 a 8 cm.
Tanto os caules como os pecíolos das folhas da framboesa tibetana são cobertos por espinhos curvos que se agarram a todos, por isso é necessário comunicar-se com a planta com muito cuidado. Mas suas plantações são capazes de criar uma cerca viva impenetrável, decorada com lindas flores e frutas comestíveis saudáveis.
As flores e os frutos das framboesas-morango são relativamente grandes, com até 4 cm de diâmetro. Um efeito decorativo adicional é dado a eles pelo fato de estarem localizados no topo das hastes, acima do volume das folhas. As bagas começam a amadurecer a partir de meados de julho, e a frutificação dura até a primeira geada. Além disso, em um arbusto de framboesa com folhas de rosa, pode haver flores e frutos maduros ao mesmo tempo, o que o torna ainda mais atraente na aparência. Ao contrário das variedades comuns de framboesas, as flores e os frutos são geralmente localizados um de cada vez.
Descrição variedades de framboesa rosácea ficará incompleta se você não prestar atenção suficiente aos seus frutos. As frutas realmente lembram morangos e framboesas em sua aparência.
- Eles têm uma forma obovada ligeiramente oblonga.
- De coral a vermelho vivo.
- O tamanho dos bagos varia de 3,5 a 5 cm.
- Uma fruta semelhante da botânica é chamada de poliestireno, as sementes são encontradas em numerosas micropapilas que se projetam da superfície.
- Mas os frutos são facilmente separados do recipiente, como no caso das framboesas comuns.
- O sabor da fruta fresca é neutro e não se assemelha a framboesa ou morango.
Para muitos, os frutos parecem sem gosto, mas o aroma leve e o gosto amargo na boca são revelados apenas quando as framboesas tibetanas estão totalmente maduras. Além disso, após o tratamento térmico, as bagas têm um sabor e aroma claros de morango ou até mesmo de abacaxi, que é usado ativamente por muitos jardineiros para preparar vários pedaços de framboesa tibetana.
Benefício e dano
Apesar do fato de que na virada dos séculos XIX-XX, as framboesas tibetanas desfrutaram de uma popularidade extraordinária, mais tarde foram esquecidas por muitas décadas e, portanto, nenhum estudo sério sobre as propriedades de suas bagas foi realizado. É sabido que as bagas de framboesa tibetana contêm muitos elementos úteis para o corpo humano: pectinas, necessárias para regular o trato gastrointestinal, vitaminas E e C, ferro, cobre, ácido fólico. É difícil superestimar os benefícios de todas as substâncias contidas nas framboesas com folhas de rosa:
- A eficiência do sistema circulatório é mantida, as paredes dos vasos sanguíneos são reforçadas e sua elasticidade aumenta;
- O nível de hemoglobina no sangue aumenta;
- Um excelente remédio para a prevenção de gripes e resfriados;
- A digestão da comida é normalizada;
- O metabolismo melhora;
- As framboesas tibetanas podem ser usadas como antidepressivos.
Quase não há contra-indicações para o uso - framboesas-morango podem ser usadas mesmo por mulheres grávidas e lactantes. Mas ainda é recomendável ter cuidado no seu uso por pessoas com diabetes e com tendência a alergias.
Cuidado e cultivo
Plantar e cuidar de framboesas tibetanas não é muito difícil. Graças ao boom da publicidade, suas mudas podem ser injustificadamente caras, então é mais fácil encontrar jardineiros que já tenham framboesas tibetanas crescendo em seus lotes e pedir-lhes brotos. Afinal, ele se reproduz por meio de estacas, sementes, camadas e até pedaços de rizomas.
É mais fácil enviar pelo correio as sementes de framboesa rosácea, especialmente porque elas se parecem quase com as sementes de framboesas comuns, exceto pelo fato de serem ligeiramente maiores em tamanho.
Plantar framboesas tibetanas corretamente não é tão difícil quanto parece. Ela prefere solos férteis neutros e soltos em pleno sol, mas podem crescer em sombra parcial. Mas em terras baixas com muita umidade, é melhor não plantar. O sistema radicular da framboesa morango é superficial, mas bastante agressivo.Portanto, se o seu terreno for muito pequeno, então é melhor plantar rizomas de framboesa em qualquer recipiente (balde furado, bacia, barril, banho), tendo previamente cavado em local adequado.
Ao plantar em linhas, a distância entre as plantas é mantida em 0,8-1,2 metros. No primeiro ano após o plantio, apenas algumas frutas podem aparecer nos arbustos - a framboesa tibetana está apenas criando raízes. Nos anos seguintes, começará a ganhar força e crescer ativamente. Embora o rendimento de um arbusto seja pequeno em comparação com as variedades comuns de framboesa, os frutos são grandes e aparecem durante a segunda metade do verão.
A poda dos brotos da framboesa quase no chão pode ser feita no outono ou no início da primavera.
Esta cultura necessita moderadamente de irrigação e fertilização, e no clima da zona média pode crescer praticamente sem cuidado, como na natureza. No sul, as framboesas tibetanas podem precisar de irrigação adicional durante os períodos de cultivo mais quentes e secos. Nas condições da região de Moscou, a framboesa com folhas de rosa vive bem, mesmo sem abrigo adicional na zona das raízes. Em áreas mais ao norte, é melhor cobrir as raízes da framboesa com uma camada de ramos de abeto ou outra cobertura orgânica.
Como a planta é nativa do Japão, ela adora o calor do sol, mas prefere manter as raízes frescas. Em climas quentes, a zona da raiz da framboesa tibetana deve ser abundantemente coberta com composto ou outra matéria orgânica, o que servirá simultaneamente para reter a umidade e garantir a nutrição da planta.
É possível transplantar framboesas tibetanas tanto na primavera, quando a altura da parte aérea chega a 10 cm, quanto no outono.
Uma vantagem importante da framboesa tibetana é que ela não é atraente para a maioria das pragas que gostam de comer framboesas normais. E isso, é claro, torna muito mais fácil cuidar dela.
Uso em paisagismo
Muitos jardineiros apreciaram as propriedades decorativas da framboesa tibetana e a usam ativamente em projetos de paisagismo.
- A sua plantação será indispensável em grandes áreas para criar composições pitorescas nas encostas para o seu reforço adicional;
- Dados os espinhos afiados da framboesa tibetana e a boa taxa de crescimento, é possível criar sebes impenetráveis para os humanos e a maioria dos animais para proteger o local;
- Desde que protegidas da propagação, as framboesas tibetanas podem ser utilizadas em composições com outros arbustos ornamentais e flores perenes, visto que o seu baixo crescimento permite admirar um mosaico de folhas e flores com atraentes bagos de cima;
- O arbusto é uma excelente planta de mel e atrai muitas borboletas, abelhas e zangões.
Críticas de jardineiros
Uma vez que as framboesas tibetanas são freqüentemente erroneamente posicionadas como um híbrido de morangos e framboesas, algo mais é esperado dela do que pode realmente dar. A este respeito, as críticas dos jardineiros sobre o assunto são muito contraditórias e frequentemente cheias de decepções. Mas os verdadeiros conhecedores de exotismo, beleza e benefícios nas plantas adoram e ficam felizes em cultivar framboesas-morango.
Conclusão
As framboesas tibetanas não pertencem às bagas universais que absolutamente todos amam. Mas este arbusto exótico merece mais atenção pela sua beleza, despretensão e pelos benefícios que os seus frutos silvestres proporcionam.