Contente
Raramente, em que canteiro de jardim, as framboesas não são cultivadas - uma das bagas mais bonitas, perfumadas e saudáveis. Atualmente, muitas variedades são conhecidas, tanto tradicionais quanto remontantes. Nem todos são capazes de atender aos diversos gostos dos consumidores. Mas há variedades que, apesar de serem cultivadas há muitas décadas, ainda não só são procuradas, mas também ocupam posições bastante destacadas em muitas características.
Estes incluem a framboesa Mirage, uma descrição da variedade e uma foto da qual são apresentadas neste artigo. O nome da variedade pode parecer um pouco inesperado, mas depois de ver os arbustos desta framboesa durante o período de frutificação, então, talvez, te venha a pensar que isto só pode ser uma miragem. No entanto, esta visão de arbustos cobertos de frutos silvestres é uma realidade com um verdadeiro aroma penetrante de framboesa de frutos silvestres.
Descrição e história da origem da variedade
Em 1976, um dos maiores criadores russos V.V. Kichina cruzou dois híbridos de framboesa obtidos de D. Jennings do Scottish Horticultural Institute como parte de um programa de intercâmbio, 707/75 x Large Dwarf. Como resultado, obteve-se uma forma híbrida de framboesa, que passou a ser testada na base Kokinsky do VSTISP e em 1978 recebeu o codinome K151.
Somente a partir de 1980, esta framboesa adquiriu oficialmente o status de variedade e recebeu o nome de Mirage. Por alguma razão desconhecida, a variedade de framboesa Mirage não foi incluída no Registro Estadual da Rússia, embora fosse muito popular durante todos esses anos e até mesmo cultivada em algumas áreas climáticas como industrial. No momento, é ligeiramente suplantada por variedades de framboesas mais produtivas e resistentes à geada, mas, no entanto, não saiu da distância e é ativamente usada por jardineiros privados e pequenas fazendas.
Os arbustos desta variedade estão moderadamente espalhados em diferentes direções, diferem no vigor médio, atingem uma altura de 1,6 -1,8 metros. Os rebentos anuais frescos têm uma cor castanha clara com uma tonalidade vermelha e uma floração cerosa fraca sem pubescência. Os entrenós estão localizados a uma distância considerável - após 4-7 cm. Os rebentos são fortemente adelgaçados em direção ao topo. Os brotos de dois anos são bastante acinzentados. Espinhos suaves e retos e curtos estão localizados ao longo de toda a altura do broto.
Os ramos frutíferos, os chamados laterais, ramificam-se muito ativamente. Um ramo pode formar de três a cinco ordens de ramificação, cada uma das quais, por sua vez, carrega de 15 a 20 frutas. Folhas de tamanho médio, verde-escuro, fortemente retorcidas, são caracterizadas por uma superfície ondulada e pubescência.
A variedade de framboesa Mirage tem uma boa capacidade de formação de rebentos, forma cerca de 9-11 rebentos de substituição. Isso é suficiente para propagar os arbustos com sucesso e, ao mesmo tempo, conter o crescimento dos arbustos em diferentes direções. Além disso, cada arbusto de framboesa produz cerca de 5 a 8 rebentos de raiz.
O Raspberry Mirage pertence às variedades tardias em termos de maturação. Isso pode ser muito conveniente para preencher a lacuna na frutificação da framboesa, quando as primeiras variedades tradicionais já frutificaram e as remanescentes ainda não estão maduras. As bagas do Framboesa Mirage amadurecem a partir do final de junho nas regiões sul e na segunda quinzena de julho na zona média.A colheita pode ser colhida em cerca de um mês; em 5-6 colheitas, as bagas serão completamente colhidas do mato.
Em termos de parâmetros de rendimento, a variedade de framboesa Mirage ainda ocupa uma das posições de liderança. De um arbusto, você pode coletar uma média de 4-6 kg de bagas. Em termos industriais, isso dá até 20 toneladas por hectare.
Considerando o fato de que a variedade Mirage pertence ao grupo de framboesas de frutos grandes, é relativamente resistente ao inverno em sua categoria - pode suportar até -25 ° -27 ° С. Se você der brotos jovens para amadurecerem bem, eles não precisam nem mesmo ser dobrados para o inverno. Embora nas condições da região de Moscou, esta variedade pode mostrar resistência ao gelo suficiente apenas no caso de dobrar os brotos e cobri-los para o inverno.
Mas a framboesa Mirage é relativamente resistente à seca e tolera bem o calor.
A variedade também apresenta um bom grau de resistência às principais doenças fúngicas e virais. Pode ser um pouco suscetível apenas ao vírus de supercrescimento.
Características de frutas vermelhas
Cachos de frutas vermelhas cheirosas e brilhantes, que literalmente polvilham todo o arbusto de framboesa Mirage na hora da frutificação não deixam de causar deleite e surpresa. Os seguintes parâmetros são característicos de bagas:
- O tamanho das frutas pode ser de grandes a muito grandes: sem muito esforço, você pode obter frutas pesando de 4 a 7 gramas. Com a utilização de tecnologia agrícola intensiva (rega e ração regular e abundante), a massa dos bagos atinge facilmente os 10-12 gramas. Os frutos da primeira colheita são especialmente eficazes.
- A forma das bagas pode ser denominada cónica alongada.
- As bagas nos arbustos são bastante uniformes.
- A cor é vermelho vivo, fosco, sem pubescência.
- Os frutos não são propensos a se desprender dos arbustos ou encolher, eles se prendem com bastante firmeza nos caules.
- Os ossos são de tamanho médio.
- O sabor dos frutos silvestres é excelente, não são apenas doces, mas também doces com um ligeiro toque de acidez, o que dá uma sensação de total harmonia. Um intenso aroma de framboesa é sentido a vários metros de distância e completa o quadro.
- Mesmo durante o período de chuvas prolongadas, as bagas não perdem a doçura e não ficam aguadas.
- Ao sol, o fruto é resistente ao cozimento, não murcha.
- A densidade dos bagos é suficiente para suportar um curto transporte.
- O uso das bagas Mirage é universal, podem ser consumidas frescas, secas, e com elas são feitas numerosas preparações para o inverno, desde compotas a compotas e marshmallows.
Características de cultivo, poda
Dada a distribuição média dos arbustos, no momento do plantio, eles deixam de 1,2-1,5 metros entre eles, sendo melhor fazer o espaçamento entre linhas de cerca de 2,5 metros de largura.
A cobertura abundante dos arbustos com materiais orgânicos resolverá vários problemas ao mesmo tempo: preservar a estrutura e a umidade do solo e fornecer nutrição adicional às framboesas.
A poda primaveril da framboesa Mirage é muito importante, pois permite influenciar tanto a estabilidade como o rendimento dos arbustos. No início da primavera - em abril, todos os caules danificados e fracos são removidos de forma que não mais do que 8-9 brotos permaneçam em um metro contínuo de plantio. Em seguida, os topos das hastes são aparados a uma altura de cerca de 1,5 metros. Em outras variedades de framboesa, a poda adicional geralmente é feita no final de maio - início de junho para aumentar a frutificação. A variedade de framboesa Mirage não precisa disso, já que nela se depositam geneticamente a formação de muitos frutos laterais ao longo de todo o caule, e não apenas no topo.
Os caules frutíferos devem ser cortados imediatamente após o final da frutificação, sem esperar pelo início do outono, para minimizar a propagação de possíveis doenças e infecções.
Em contraste com a poda formativa da primavera, o outono é a época da poda predominantemente sanitária dos arbustos de framboesa Mirage. Apenas rebentos quebrados e fracos são removidos, visto que pode ocorrer alguma precipitação durante o inverno devido à geada.
Caso contrário, para obter bons rendimentos, métodos padrão são usados: rega e alimentação regulares: no início da primavera com predominância de nitrogênio, antes da floração com fertilizantes complexos e durante a brotação e frutificação com predominância de fósforo e potássio.
Críticas de jardineiros
Avaliações de jardineiros amadores e profissionais que cultivam framboesas Mirage em escala industrial podem variar um pouco. Se, para os primeiros, o excelente sabor da baga e os indicadores de rendimento muito bons são importantes, os segundos descobriram para si variedades mais resistentes ao inverno e interessantes em outros aspectos.
Conclusão
O Raspberry Mirage, talvez, pode render algumas variedades de frutos não grandes na resistência à geada, mas em termos da soma de todos os indicadores, ainda permanece uma das variedades mais promissoras para cultivo.