Contente
O marmelo japonês (Chaenomeles japonica) é um arbusto compacto com flores. Além de decorar o jardim, produz frutas saudáveis e ricas em vitaminas. A seleção cuidadosa do local de plantio, a irrigação regular e a poda correta do marmeleiro no outono afetam o tamanho da produção e a velocidade de desenvolvimento da planta.
É possível cortar marmelo japonês
Como a maioria das árvores frutíferas e arbustos de bagas, o marmelo japonês precisa de poda regular. O procedimento ajuda a criar um belo formato de coroa, aumenta o acesso de luz a cada galho e protege a planta da propagação de doenças e pragas. De acordo com a finalidade de sua conduta, ela pode ser dividida em vários tipos:
- Poda sanitária - projetada para remover galhos doentes, danificados e congelados no final do outono e no inverno.
- Forming - serve para estimular o crescimento dos brotos, aumentar a produtividade, criar uma bela coroa do formato correto.
- Rejuvenescedor - aplicado não antes de 10 anos após o plantio, com diminuição da formação de frutos e envelhecimento do arbusto.
Podar e dar forma à coroa do marmelo japonês é indolor para ela, se as regras básicas e o momento de sua aplicação forem observados.
Quando podar marmelo japonês
Começando a poda do marmeleiro, eles são guiados pela sua idade e estação do ano. A primavera é um período favorável para o procedimento. É importante não perder o momento e começar a cortar antes do início do fluxo de seiva. Na região central da Rússia, cai no final de março - início de abril. É neste período que se corta o marmelo do mato, retirando não só ramos enfraquecidos, mas também localizados horizontalmente.
A poda de verão é menos popular entre os jardineiros e é usada para melhorar a frutificação.
No inverno, não vale a pena podar o marmeleiro japonês, porque no frio até as variedades mais resistentes apresentam ramos frágeis, as feridas cicatrizam por muito tempo e a planta adoece.
No outono, beliscam os brotos fortemente crescidos, livram-se dos galhos velhos que não dão frutos, recortam os verticais que interferem na correta formação da copa.
Quando podar marmelo - na primavera ou no outono
A época ideal para podar o marmelo é a primavera. Após o procedimento no final de março, as plantas se recuperam rapidamente e começam a crescer.No outono, o corte de cabelo é feito apenas como último recurso. A remoção tardia dos ramos pode resultar no congelamento total do mato se os invernos na região de cultivo forem gelados e com pouca neve. Para evitar a morte das plantas, vale lembrar que na poda do marmeleiro no outono, a copa não deve ser encurtada mais de um terço da altura.
Esquemas de poda de marmelo japonês
Fazer o mínimo de danos ao arbusto é a principal tarefa durante o período de poda. Na maioria das vezes, as atividades de formação da copa, remoção de galhos velhos e rejuvenescimento de toda a planta se combinam no tempo. Para isso, vários esquemas são usados.
Rejuvenescedor
É necessário podar o marmelo para rejuvenescer aos dez anos. Pode ajudar a acelerar o crescimento atrofiado e resolver o problema de frutificação insuficiente. A poda é realizada na primavera ou outono de acordo com o esquema:
- Os ramos são removidos com incrementos de mais de três anos.
- Encurte os brotos de dez anos de idade.
- Corte dois terços de toda a copa, mantendo de dez a quinze ramos de diferentes idades.
- Amostras alojadas e verticais são removidas.
- Cortes e cortes são tratados com piche.
Em concha
O esquema é utilizado no outono e visa dar à copa o formato de uma tigela, na qual a planta receberá o máximo de luz solar. Isso é especialmente verdadeiro em regiões com invernos rigorosos.
O corte é realizado de acordo com o esquema:
- No primeiro ano de vida, formam-se ramos esqueléticos, que deveriam estar localizados a uma distância de sete botões.
- A camada é criada a partir de cinco tiros direcionados em diferentes direções.
- Uma lacuna de 35 cm é deixada entre o primeiro e o segundo nível.
- No ano seguinte, o segundo nível é cortado em 50 cm.
- O segundo e o terceiro são formados, encurtando todos os brotos em 50%.
- A extremidade do rim a partir do tronco deve ser direcionada para cima.
No primeiro ano de frutificação
Durante este período, a poda e a formação de copas são mínimas. Para não perder a colheita, já no primeiro ano de aparecimento dos frutos, aderem a um esquema simples:
- Examine o marmelo.
- Remova os brotos que interferem uns nos outros.
- Os ramos que se cruzam são diluídos.
- Os rebentos anuais são reduzidos em um quarto.
Poda de árvore
Se o marmelo for cultivado na forma de uma árvore, o esquema de poda é significativamente diferente. Agindo de acordo com o plano:
- O tronco principal é formado pela remoção de todos os brotos, exceto um.
- O topo é encurtado, deixando 50-70 cm do solo.
- Após um ano, os ramos laterais desenvolvidos são cortados em 40 cm.
- A operação é repetida com novos tiros laterais.
- Quatro anos depois, no outono, os ramos do esqueleto são selecionados (como em uma macieira) e os que sobram são retirados.
- Os anuais mais fortes são encurtados em um terço do comprimento.
- Depois de alguns anos, os brotos secos e danificados são cortados.
- Todos os ramos localizados dentro da coroa são removidos.
Quais ferramentas e materiais serão necessários
É necessária uma ferramenta especial para podar o marmelo. Deve estar limpo, bem afiado e desinfetado.
Tesouras de podar
A poda é necessária para o corte de ramos com um diâmetro de até 2,5 cm. A parte de trabalho possui duas lâminas metálicas de aço entrelaçadas com um revestimento anticorrosivo. Pelo tipo de ação, podem ser de contato (com uma parte superior móvel) e planas (funcionam como tesouras). As alças podem ser de plástico, borracha ou metal.
Tesoura
Com a ajuda deles, você pode fazer até cortes em brotos finos. A estrutura da ferramenta lembra uma tesoura de metal, mas com lâminas mais longas. Eles se distinguem pela leveza, ergonomia, capacidade de fazer um corte suave devido à presença de uma mola.
Serra de jardim
Lâmina de serra com lâmina serrilhada de aço carbono de formato arredondado. Com sua ajuda, você pode remover cadelas de marmelo de qualquer espessura fazendo um corte uniforme. O peso da ferramenta é pequeno. Não é adequado para remover pequenos ramos.
Lopper
Parece uma tesoura com cabos longos (30 cm a 90 cm) para criar uma boa alavanca. Ideal para nivelar ramos se estiverem cobertos de espinhos como o marmelo. O maior tipo de ferramenta de jardim. É fácil e conveniente para eles trabalharem.
Jardim var
Uma substância viscosa, insolúvel em água, composta por colofónia, cera e gordura interior. Eles são tratados com secções para proteger as feridas que surgiram de danos por fungos, bactérias e do vazamento de suco.
Luvas são utilizadas para tornar o processo de poda do marmelo (foto) agradável no jardim.Para arbustos espinhosos, é melhor escolher mãos grossas, emborrachadas e com proteção confiável.
Como podar e dar forma adequada a um arbusto de marmelo japonês
A copa do marmelo cresce rapidamente, por isso precisa de podas periódicas. No outono, retire brotos velhos e secos que atrapalhem o crescimento de novos. Ao mesmo tempo, eles seguem as regras:
- Use uma ferramenta de qualidade.
- Forme a coroa correta.
- Os ramos são cortados em um quarto.
- Os eventos são realizados no outono, mas o mais tardar em meados de outubro, antes do início das geadas persistentes.
Como podar adequadamente um arbusto de marmelo japonês no outono
Para formar adequadamente um arbusto de marmeleiro no outono japonês, é necessário agir estritamente de acordo com o algoritmo:
- Inspecione os arbustos e determine o ângulo de inclinação dos ramos em relação ao tronco.
- Remova aqueles com menos de 45⁰.
- Deixe uma distância de 15 cm entre os ramos da fileira inferior e 30 cm para a superior.
- Esquelético afilado e cortado a 70 cm, deixando o botão bem na borda.
- Corte o crescimento da raiz.
Se você cortar muito o marmelo japonês no outono, isso pode provocar a formação excessiva de rebentos e o desperdício de energia da planta na formação da massa verde, e não nos frutos.
Vídeo para iniciantes - poda de marmelo no outono:
Como podar marmelo na primavera
Na primavera é necessário cumprir os termos e ordem dos cortes de cabelo. É igualmente importante cuidar de outros cuidados com a planta. O trabalho é realizado de acordo com o plano:
- Os rebentos secos, partidos e congelados são cortados até ao ponto de crescimento.
- Remova todos os ramos cujo crescimento é direcionado para o arbusto.
- Apenas quatro caules fortes são deixados na raiz, removendo todo o crescimento.
- Corte os brotos caídos no chão ou apontando verticalmente para cima.
- Encurte ramos com mais de 50 cm por um terço.
O cuidado adicional consiste em regar abundantemente para que a planta receba uma boa carga de humidade durante toda a estação. A hidratação é repetida no momento da formação do ovário e do crescimento dos frutos.
Corte de marmelo japonês no verão
A poda de verão do marmelo japonês é menos popular, mas pode ser feita sob certas condições. Verificou-se que com o alongamento dos crescimentos anuais, os botões localizados na parte inferior dos brotos germinam pior, por isso esse local fica significativamente nu. A poda de verão permite que você se livre desse defeito e crie uma nova camada.
As flores de marmeleiro aparecem nos brotos do ano corrente, portanto, quanto mais incrementos, maior é a produção do arbusto. Ramificar após a poda aumenta seu número. Para torná-lo máximo, os brotos que atingiram 40 cm são encurtados em um quarto.
É permitida a poda decorativa do marmelo no verão. Isso é feito para dar ao arbusto uma forma especial a fim de se encaixar no design do local. Sujeita a todas as regras, a planta tolera um corte de cabelo tão facilmente quanto na primavera e no outono.
Conclusão
Saber as regras para cuidar de arbustos de bagas, poda de marmelo no outono, primavera ou verão não é difícil para um jardineiro. Sem a sua implementação, é impossível alcançar um alto rendimento e excelente qualidade de frutas. A formação correta da copa, a irrigação e a alimentação oportunas permitem que você cultive marmelo em um local por até quarenta anos.