Mirtilos para o Noroeste: as melhores variedades

O mirtilo é uma taiga saudável e saborosa. Cresce em áreas de clima temperado, tolera temperaturas baixas e frutifica de forma estável no verão. Arbustos selvagens foram domesticados por criadores e adaptados para cultivo em jardins e quintais. As variedades de mirtilo de jardim para o Noroeste da Rússia levam em consideração as peculiaridades das condições climáticas da região.

Características climáticas da região

As regiões de Leningrado, Pskov e Novgorod estão localizadas no noroeste do país. A proximidade da região com o Mar Báltico confere ao clima seus traços característicos.

  • No noroeste da Rússia, prevalece um clima temperado continental, passando para o marítimo;
  • Os territórios são predominantemente alagados e pantanosos devido à proximidade do mar;
  • Os solos do Noroeste são podzólicos ou pantanosos. Para o cultivo de safras de frutas e bagas, misturas de nutrientes são introduzidas adicionalmente.

O noroeste tem invernos quentes e úmidos, outono e primavera chuvosos e verões quentes, porém curtos. Esses recursos ditam as regras na escolha de uma variedade de mirtilo. É mais conveniente para os jardineiros cuidar de variedades zoneadas que estão prontas para as condições naturais típicas da área de cultivo.

Variedades de mirtilo para o noroeste

Os mirtilos são hibridizados por várias razões. Os criadores procuram melhorar a palatabilidade, aumentar o tamanho dos bagos, bem como aumentar as propriedades adaptativas que ajudam a obter uma colheita estável. Cada variedade de mirtilo é diferente da outra. Antes de escolher o pouso, é realizada uma análise completa das características.

Chantecler

Esta é uma das primeiras variedades de mirtilo do Noroeste, que foi criada por criadores canadenses. O tamanho médio dos bagos é de 2 cm. O arbusto é alto, podendo chegar a 1,8 m. A colheita ocorre na primeira quinzena de julho. Até 5 kg são colhidos de um arbusto adulto, com poda aprimorada e controle sobre indicadores de solo, a variedade pode produzir até 8 kg de frutos. Chauntecleer é resistente a doenças, resiste a geadas até –28 ° C. As bagas são caracterizadas como doces e azedas, adequadas para a colheita, congelação e consumo fresco.

Chandler

Uma variedade alta de mirtilo com rebentos retos e fortes, o arbusto se estende até 1,6 m. A frutificação ocorre na segunda quinzena de agosto. Os bagos da cultura são grandes, com pele fina. Eles não são propensos a armazenamento e transporte de longo prazo, portanto, são consumidos frescos ou processados.

Denis Blue

A variedade de mirtilo da Nova Zelândia, adequada para o cultivo no Noroeste do país, possui grau de maturação intermediário inicial, cuja vantagem é o amadurecimento uniforme e sem alongamento. Por volta do 3º ao 4º ano de existência, até 7 kg de bagas são colhidas de um arbusto adulto.

Bônus

Variedade criada com o objetivo principal de aumentar o tamanho dos mirtilos. Seus arbustos chegam a 1,7 m, os frutos podem crescer até 3 cm, pesar 2,5 - 3,5 g. A colheita começa em julho e termina em agosto. O amadurecimento das bagas é desigual. A vantagem da variedade Bonus são as características de qualidade dos bagos. Têm excelente sabor, ao mesmo tempo, têm altas taxas de conservação, são bem armazenados e são fáceis de transportar.

Bluegold

Esta é uma variedade de mirtilo de maturação precoce. Quando madura, a safra é colhida no Noroeste em um curto espaço de tempo, pois os bagos estão sujeitos a queda. O arbusto médio da variedade dá 5 kg de bagos, mas com a correta redistribuição das forças do arbusto, pode agradar com um rendimento maior. Os arbustos da variedade Bluegold são compactos em tamanho, os brotos da cultura são propensos a ramificar, portanto, precisam ser podados regularmente.

Weymouth

Uma variedade precoce de mirtilo adequada para o noroeste. É caracterizado como ereto, de porte médio e com período de maturação prolongado. Os frutos começam a amadurecer na parte inferior e, gradualmente, passam para o topo. O tamanho médio dos frutos é de 2 cm, 4 - 6 kg são colhidos de um arbusto adulto.

Tecnologia agrícola para o cultivo de mirtilos de jardim no noroeste

As peculiaridades do clima do Noroeste são levadas em consideração no planejamento do plantio de mirtilos de jardim. Muitos jardineiros cometem erros típicos de plantio que levam à morte do arbusto.

Como plantar corretamente

O mirtilo é uma cultura atípica que cresce bem em solo ácido e quase paralisa em outros tipos de solo. Para ela, eles escolhem lugares em suas cabanas de verão ou terrenos pessoais, onde tenham luz solar suficiente.

Tempo recomendado

As mudas de mirtilo no noroeste são recomendadas para serem plantadas no início da primavera. Escolhendo um período em que o solo aquece o suficiente para cavar um buraco de plantio, o plantio é feito antes que os botões comecem a inchar nos brotos.

Conselho! O plantio de outono no Noroeste não é recomendado, pois o início do outono chuvoso pode retardar o processo de enraizamento.

Seleção do local e preparação do solo

Para mirtilos, áreas planas abertas com luz solar suficiente são adequadas. Os arbustos podem ser desconfortáveis ​​com vento forte ou à sombra de árvores grandes.

A escolha do local também depende do método de plantio:

  • o método de abertura de valas envolve a preparação de longas filas e desembarque a uma distância definida;
  • com um único arbusto, os mirtilos são plantados em um buraco ou em um recipiente especial.

O solo para mirtilos é de suma importância, todas as variedades de culturas crescem em solos ácidos. O sistema radicular do mirtilo é desenhado de forma a não apresentar pelos habituais nos arbustos que se alimentam do solo, pelo que os indicadores de acidez são mantidos ao mesmo nível para o pleno desenvolvimento do arbusto.

Para o solo do Noroeste é necessário adicionar turfa e acidificação artificial. Os valores do solo não devem exceder 4,5 ou estar abaixo de 3,5 pH.

Algoritmo de aterrissagem

A cova de plantio é preparada com antecedência, é cavada até uma profundidade de cerca de 40 cm, com um diâmetro de até 60 cm.No fundo da cova é feita a drenagem de agulhas de coníferas, aparas de cascas, agulhas. Em seguida, adiciona-se turfa, tornando o solo leve e solto.

Uma muda de mirtilo é colocada na camada espalhada, enquanto as raízes são cuidadosamente esticadas, caso contrário o arbusto não conseguirá se adaptar. Depois de colocar o solo nutriente e sua compactação, a camada superior é coberta com cobertura morta ácida.

Importante! Para a cobertura morta do círculo do tronco, grama cortada, agulhas de coníferas, grandes aparas de casca de carvalho são usadas.

Regras de cuidado

Após o plantio de uma variedade selecionada para as condições dos Territórios do Noroeste, inicia-se um período de amamentação, que leva em consideração as características da cultura. Além disso, as regras de atendimento são ajustadas de acordo com as condições meteorológicas.

Programa de rega e alimentação

Após o plantio, os mirtilos são regados à medida que a camada superior do solo seca. Os mirtilos não são tolerantes à seca, mas a água estagnada prejudica as raízes.

No verão quente no Noroeste, o arbusto de mirtilo é regado uma vez por 4 dias. Cada arbusto é regado com 10 litros de água. Para irrigação, utiliza-se água quente da chuva decantada. Quando começa o período chuvoso, a quantidade de rega é minimizada.

Conselho! Evite plantar mirtilos em áreas que tendem a acumular umidade. Água estagnada pode levar ao apodrecimento das raízes e à perda de arbustos.

Após o plantio, os mirtilos se adaptam por 2 a 3 semanas.Quando as folhas e botões aparecem, o nitrato de amônio é adicionado ao solo. O complexo nitrogenado contribui para o crescimento ativo da massa verde.

No verão, sulfato de potássio e nitrato de potássio são adicionados ao solo. O enfeite de cobertura com matéria orgânica no primeiro ano de existência é completamente excluído.

Afrouxando e cobrindo o solo

O solo ao redor dos arbustos de mirtilo é coberto com cobertura morta imediatamente após o plantio. Uma camada de cobertura morta ajuda a reter a umidade, inibe o crescimento de ervas daninhas e a transmissão de insetos. Nesse caso, a camada de cobertura morta deve ser de espessura média para que o solo sob ela não apodreça.

O afrouxamento é realizado após regas intensas e chuvas, ao ajustar a camada de cobertura morta. Os utensílios de jardinagem não têm mais de 3 cm de profundidade, devido ao facto de o sistema radicular das diferentes variedades de mirtilos se situar principalmente na camada superior do solo, pelo que é fácil danificá-lo.

Recursos de poda

A formação de um arbusto de mirtilo depende da variedade selecionada. Os arbustos espalhados são podados com mais freqüência do que os arbustos de variedades com brotos médios a pequenos. O corte é regular:

  • na primavera - cortar brotos congelados, galhos quebrados e danificados;
  • no outono - antes da preparação para o inverno, os arbustos plantados são cortados até a base e os adultos são cortados pela metade;
  • no verão - os arbustos são desbastados para que a luz solar alcance todas as partes da cultura.
Importante! A cada 3 a 4 anos, é realizado um corte de modelagem completo para rejuvenescer o arbusto.

Preparando-se para o inverno

O mirtilo é considerado um arbusto resistente à geada; para o Noroeste, são escolhidas variedades capazes de suportar temperaturas abaixo de zero. Mas muitos jardineiros no noroeste preferem cobrir os arbustos para evitar o congelamento. No norte da região, os invernos podem ser frios e com neve, portanto, abrigo para mirtilos no noroeste do país não é incomum.

A preparação para o inverno começa com antecedência. Inclui vários estágios sequenciais:

  1. Rega pré-inverno... A última rega abundante no Noroeste é realizada a uma temperatura de +5 ° C, a reserva de umidade deve ser suficiente para os arbustos durante todo o inverno. Com excesso de umidade, o solo pode congelar nas primeiras geadas, então a quantidade de água é medida para cada arbusto, com foco no tamanho.
  2. Empilhamento, cobertura morta... O solo é suavemente solto, criando assim uma trincheira de proteção, o círculo do tronco é coberto com agulhas de pinheiro frescas, serragem ou casca de pinheiro.
  3. Abrigo... Os galhos de um arbusto de mirtilo adulto são dobrados ao chão, cobertos com estopa, amarrados e criam opressão adicional.

Pragas e doenças

Quase todas as melhores variedades de mirtilo para o noroeste têm altas taxas de resistência a doenças e pragas.

O perigo pode ser representado por lesões de doenças fúngicas em caso de plantio impróprio em solos sujeitos a retenção de umidade, estagnação de água devido a depressões.

O oídio começa a se desenvolver nas raízes, gradualmente se desloca para a parte aérea, inibe o crescimento de arbustos, manifesta-se com o amarelecimento e o descarte de placas foliares, diminuindo os frutos.

O fungo pode ser visto em mirtilos na primavera. Se o apodrecimento das raízes começou no outono e se desenvolveu durante o inverno, na primavera os botões do arbusto terão uma flor preta característica, os brotos e as folhas começarão a secar imediatamente após a formação.

As lagartas podem aparecer nos mirtilos na primavera, que comem a folhagem e levam à morte do arbusto. Você pode economizar mirtilos se tratar a planta em tempo hábil na primavera com meios especiais. Além disso, quando aparecem lagartas ou borboletas, as folhas são borrifadas com água com sabão ou uma solução infundida de folhas de tabaco.

Conclusão

As variedades de mirtilo para o Noroeste levam em consideração as peculiaridades das condições climáticas. A melhor opção para essas áreas são as variedades com um período de maturação precoce ou médio.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção