Contente
O plantio e o cuidado do mirtilo nos Urais têm características próprias. O sucesso do cultivo dependerá da variedade e do plantio corretos. É importante realizar procedimentos agrotécnicos - irrigação, alimentação, capina, poda. Jardineiros atenciosos irão deliciar a baga com uma boa colheita.
Como os mirtilos crescem nos Urais
Existem atualmente mais de 700 variedades de mirtilos. A maioria deles tolera bem baixas temperaturas -36… -38 ° C. Existem variedades termofílicas que não resistem a temperaturas abaixo de -24 ° C. Eles foram obtidos na América, Flórida. Essas variedades são cultivadas nos Urais, cobrindo cada arbusto com ramos de abeto e adormecendo com neve quando cai. Alguns jardineiros plantam mirtilos termofílicos em banheiras e, com o início da geada, os escondem em rebanhos.
As melhores variedades de mirtilo para os Urais
Apesar da grande variedade de variedades modernas de mirtilo, as variedades resistentes à geada são adequadas para o cultivo nos Urais.
Quais variedades de mirtilos são melhores para cultivar nos Urais
Na escolha de uma variedade de mirtilo para os Urais, deve-se levar em consideração não só a qualidade do fruto, o rendimento e a resistência a doenças, mas também a zona de resistência à geada. O Registro do Estado inclui seis variedades das espécies High Blueberry, recomendadas para cultivo em todas as regiões da Rússia:
- "Bluecrop" - uma variedade de maturação média, de tamanho médio.
Bagas azuis escuras com sabor de sobremesa, pesando até 1,9 g. Tolera facilmente geadas de até -25 ° C. Em invernos frios, ele precisa de isolamento.
- "Huron" - os bagos de uso universal não são muito doces, pesando até 2,6 g.
Os brotos são arbustos altos, verdes claros, não pubescentes. Resiste a geadas até -25 ° C.
- "Duque" - um arbusto de médio porte com rebentos retos vermelho-esverdeados sem pubescência.
A colheita está amadurecendo cedo. Os bagos são achatados, azuis, pesando até 2,9 G. O sabor dos mirtilos é doce, o aroma é agradável. Danificado em temperaturas abaixo de -30 ° C.
Variedades Liberty, Aurora, Draper nos Urais, só podem ser cultivados em estufas ou contêineres, pois não toleram geadas abaixo de -20 ° C.
Para os Urais, as variedades do tipo Blueberry são adequadas, toleram geadas até -42 ° C, são resistentes a doenças. O Registro do Estado inclui:
- "Dispersão de azul";
- "Gracioso";
- Iksinskaya;
- "Néctar";
- "Maravilhoso";
- "Taiga Beauty";
- Shegarskaya
- "Yurkovskaya".
As bagas das variedades listadas são cerca de duas vezes menores que as do High Blueberry, não são tão doces, mas saudáveis e aromáticas.
Plantando mirtilos nos Urais
Para o plantio e cultivo de mirtilos nos Urais, são adquiridas mudas com raízes fechadas. 2-3 variedades diferentes são plantadas no local para polinização cruzada.
Tempo recomendado
Mudas com sistema radicular fechado podem ser plantadas nos Urais durante a estação de crescimento. Melhor de tudo, eles transferem um transplante para um local permanente em agosto, quando não há calor extremo, e na primavera, em maio.
Seleção do local e preparação do solo
Os mirtilos adoram locais ensolarados e bem iluminados, protegidos do vento frio. A acidez do solo para cultivo deve ser pH 4,5-5.Em solo franco-arenoso, a planta se sente melhor do que em solo argiloso e pesado. Ao plantar, turfa azeda, serragem podre e lixo de coníferas são adicionados diretamente ao buraco.
As raízes do mirtilo vivem em simbiose com a micorriza, um fungo especial que ajuda a planta a absorver água e nutrientes. Apenas um ambiente de solo ácido é adequado para micorriza. Portanto, um arbusto plantado em solo comum de jardim com acidez neutra para de crescer e logo morre.
Como plantar mirtilos nos Urais
Nos jardins próximos, as plantações crescem com diferentes requisitos de solo e manutenção. Os mirtilos são diferentes da maioria das culturas hortícolas. Descrição do plantio de mudas de mirtilo nos Urais na primavera:
- A muda é embebida em água por 3-4 horas, livre do recipiente.
- Uma cova é preparada com um diâmetro de 40 cm e 50 cm de profundidade.
- Turfa azeda preta é despejada no fundo e misturada com serragem podre. O poço é preenchido até 1/3 da altura.
- O solo da parcela é isolado do conteúdo do buraco onde os mirtilos crescerão. Isso pode ser feito com pranchas, toras, sacos de polipropileno sem fundo ou plástico denso, que é vendido em centros de jardinagem.
- A cerca é instalada ao longo do diâmetro externo do poço para formar uma partição que separa as duas camadas de solo - externa e interna.
- A raiz da muda é ligeiramente amassada, sem destruir o caroço de terra, emaranhada com pequenas raízes.
- O buraco é regado, a muda é colocada no centro.
- O espaço vazio é preenchido até o topo com turfa vermelha azeda, e levemente compactado e, em seguida, regado.
- O círculo do tronco é coberto com liteira de coníferas com uma camada de 4 cm, depois coberto com palha para evitar que resseque. Regue a muda de cima sobre a palha e as folhas novamente.
Durante o plantio, esterco e cinzas não devem ser introduzidos.
Cultivo de mirtilos nos Urais
Existem várias maneiras de plantar mirtilos de jardim nos Urais. Eles são divididos em industriais e privados, para pequenas parcelas de jardim. Em um campo grande, não há necessidade de cercar cada arbusto separadamente, porque todos crescem como uma monocultura e ajudam uns aos outros.
A planta é propagada por camadas. Para isso, o galho lateral é dobrado até o solo e enterrado no solo, deixando o topo na superfície. Depois de um ano e meio a dois anos, um novo arbusto crescerá do corte, que pode ser separado com um podador e plantado em um novo local.
Programa de rega e alimentação
Depois de plantar mirtilos nos Urais, de acordo com os jardineiros, o cuidado se resume em regar regularmente. É especialmente importante durante a fase de brotamento. A formação de botões para futura frutificação ocorre de julho a agosto. Se a planta ficar sem comida e água durante este período, não haverá colheita.
Para o crescimento normal dos mirtilos nos Urais, é necessário acidificar o solo em que cresce na primavera e no outono. Para isso, utiliza-se enxofre coloidal. Ele está espalhado na quantidade de 2 colheres de sopa. eu. sob cada arbusto e cubra com uma camada de cobertura morta.
Para que o mirtilo aproveite a colheita e cresça bem, além de manter o nível de acidez do solo necessário, é importante uma alimentação adicional. Existem fertilizantes minerais especializados com alto teor de enxofre, por exemplo, Florovit. A planta é alimentada no início de maio.
Afrouxamento e cobertura morta do solo
A melhor cobertura morta que aumenta a acidez do solo é a serapilheira. Mas você pode usar fibra de coco e feno para isso.
Mycorrhiza multiplica-se mais intensamente sob uma camada de cobertura morta. A nutrição do mirtilo melhora e muda diante de nossos olhos - os brotos tornam-se poderosos, as folhas são brilhantes e suculentas com uma cor verde brilhante. O rendimento e o tamanho dos bagos aumentam.Tal planta será capaz de resistir com sucesso a geadas, secas, umidade elevada e outras condições climáticas desagradáveis.
Ervas daninhas são ervas daninhas ao redor dos mirtilos, elas tiram 30% de sua umidade e nutrição se crescerem perto do círculo do tronco. Siderados são plantados nos corredores:
- mistura de ervilhaca e aveia;
- trigo sarraceno;
- phacelia.
Então, antes da floração, o adubo verde é retirado e coberto com uma camada de palha. Se o trigo sarraceno for plantado entre as fileiras, ele suprimirá o crescimento de ervas daninhas por secreções de raízes, destruindo os competidores dos mirtilos para alimentação.
Poda
Nos Urais, a poda do mirtilo é realizada todos os anos perto da primavera, em fevereiro-março, antes da abertura dos botões. Arbustos velhos rejuvenescem cortando galhos velhos com mais de 2-3 cm de diâmetro na base. Nos mirtilos, eles tentam não deixar galhos com mais de quatro anos. Nos rebentos velhos, a casca é escura, os frutos amadurecem pequenos. Além disso, todos os ramos doentes e espessos são cortados. Após a poda, muitos brotos anuais sairão da base do arbusto.
Antes de iniciar a poda, o arbusto de mirtilo é examinado cuidadosamente e, em seguida, os brotos são cortados:
- fraco e magro;
- quebrado;
- crescendo dentro do mato;
- velho, com casca marrom escamosa.
Como preparar mirtilos para o inverno nos Urais
Se plantados incorretamente em solo neutro, os mirtilos congelam no inverno, mesmo no sul dos montes Urais. Uma planta saudável é resistente à geada e permanece intacta a -32 ° C. Apenas as geadas do final da primavera são terríveis para a baga.
Pragas e doenças
As larvas do besouro podem danificar gravemente os arbustos de mirtilo nos Urais. Se os arbustos começarem a secar sem motivo aparente, é necessário verificar a presença da praga no solo. Ao varrer o solo sob os mirtilos secos, você pode encontrar larvas grandes de besouros brancos, semelhantes a lagartas grossas.
Em lotes domésticos, mirtilos danificados pelo crisântemo são tratados com preparações de Antikhrushch ou Aktara. Durante a temporada, quatro pulverizações de mirtilos são realizadas com um medicamento da larva da larva Para evitar a propagação da praga, antes do plantio de mirtilos, uma preparação biológica "Metarizin" é introduzida no solo.
O urso também é um perigo para os mirtilos. Ela roe as raízes. Você pode trazer o urso para o local junto com a turfa. Eles destroem insetos colocando iscas - garrafas com cerveja ou xarope doce são enterradas no chão até o pescoço. Medvedka sobe para dentro, mas não consegue mais sair.
As lebres também são pragas. No inverno, os galhos de mirtilo são um deleite para eles. Para proteger o local, você terá que pegar um cachorro grande e consertar a cerca para que as lebres não possam entrar no jardim.
Os mirtilos têm forte imunidade, raramente são afetados por doenças. Se os requisitos agrotécnicos básicos forem observados durante o plantio e cultivo, a cultura tolera com segurança geadas e intempéries.
O amarelecimento das folhas de mirtilo indica clorose. Isso significa que a planta não absorve ferro, falta nitrogênio. Para o sucesso do tratamento da clorose, é necessário acidificar o solo com eletrólito ou enxofre.
O avermelhamento das folhas é a falta de fósforo e outros oligoelementos. Para eliminar o problema ao redor do arbusto, é necessário derramar 2-3 pás de vermicomposto, acidificar o solo com eletrólito e fechar o círculo do tronco em cima com palha. A recuperação virá em 2-3 semanas, as folhas ficarão verdes brilhantes.
Mirtilos enfraquecidos nos Urais podem ser afetados por algumas doenças fúngicas, bacterianas e virais. Os mais comuns são:
- podridão cinzenta - manifesta-se no avermelhamento das folhas, caules, flores e frutos, surgindo então uma flor cinzenta;
- fisalosporose - no outono, aparecem manchas avermelhadas e inchadas nos rebentos jovens, que se transformam em feridas;
- mancha dupla - na primavera aparecem pequenas manchas marrons nas folhas, aumentando com o tempo;
- câncer de tronco - leva à morte de tiros;
- moniliose de fetos - os arbustos parecem danificados pela geada;
- mancha branca - manchas brancas, cinzentas ou amareladas de 5 mm de diâmetro aparecem nas folhas.
Para o tratamento de doenças fúngicas, são utilizados medicamentos universais - Bordeaux líquido, Topsin e Euparen.
Além disso, você pode aprender como plantar e cuidar adequadamente dos mirtilos nos Urais com o vídeo.
Conclusão
Plantar e cuidar dos mirtilos nos Urais proporcionará prazer aos jardineiros atenciosos. O mirtilo não é apenas uma fruta gourmet saudável. É uma bela planta com folhas brilhantes e flores brancas em forma de sino. Ele se encaixa perfeitamente em qualquer composição de paisagem.